Advertisements
Blog do Paulinho

Richarlyson dá o pontapé inicial para a mudança na cultura preconceituosa do futebol

O ex-jogador Richarlyson, após longo período de sofrimento, enfim sentiu-se à vontade para revelar, publicamente, sua bissexualidade.

Fez bem em fazê-lo.

Aliviará a pressão que, provavelmente, deveria estar sentindo ao longo dos anos e servirá de exemplo para os que, como ele, sofrem ou sofreram calados diante do preconceito, principalmente os jogadores de futebol.

Em quase todos os clubes existem atletas em silencioso e sufocante pedido de socorro diante da mesma situação.

Todos com medo.

Ricky, por exemplo, apesar de grande desempenho – a ponto de ser convocado para a Seleção Brasileira – era ridicularizado e ameaçado pela própria torcida do São Paulo, assim como pelos cartolas, que, em grande gesto de preconceito e canalhice, brigaram para não inseri-lo na famosa ‘calçada da fama’, localizada no estádio do Morumbi.

É pouco provável que jogadores em atividade, inseridos num contexto de discriminação – amparado pela cúpula da cartolagem, absolutamente conservadora – tenham coragem, em curto prazo, de saírem do armário.

O próprio Richarlyson sentiu-se seguro somente após pendurar as chuteiras.

Nos anos 80, o craque Cleo, ex-Internacional e Palmeiras, assumiu-se homossexual numa das edições, salvo engano, de Placar.

Sua carreira foi arruinada.

Vivemos tempos diferentes, se não no futebol, na sociedade.

A imprensa deveria cobrar ações efetivas dos dirigentes para que qualquer gesto preconceituoso seja passível de duras punições, seja ele de atletas, cartolas, torcedores ou jogadores.

Somente desta maneira, aliado a incentivos para a mudança da cultura machista existente no meio futebolístico (palestras, cursos, etc), os jogadores começarão a sentir-se seguros para não mais precisarem esconder a realidade de suas personalidades e desejos, impactando na melhora da convivência social com os companheiros e, consequentemente, no rendimento esportivo.

Facebook Comments
Advertisements

Um comentário sobre “Richarlyson dá o pontapé inicial para a mudança na cultura preconceituosa do futebol

  1. Pingback: Richarlyson e Cléo – Blog do Paulinho

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: