Advertisements
Anúncios

Consciência Negra: 1924 – o ano em que o Vasco da Gama respondeu ao racismo do futebol

vasco consciência negra

Advertisements
Anúncios

Facebook Comments

27 comentários sobre “Consciência Negra: 1924 – o ano em que o Vasco da Gama respondeu ao racismo do futebol

  1. Ok, um fato importante, histórico, digno.

    Depois disso….

    Cade o Vasco???

    Dinamitaram o Vasco!

  2. O ano em que o curica respondeu à homofobia no futebol com a criação das GAIVOTAS FIÉIS, oficializando o rótulo de primeiro clube assumidamente GAY do Brasil.

  3. já o parmerinha, só depois da 2ª guerra mundial que foi contratar seu primeiro jogador negro, e só fez isso pra esconder seu passado CARCAMANO NEOFASCISTA !!

    que vergonha eim parmerinha !!!

    e depois quer dar lição de moral nos outros, tsc, tsc, tsc..

  4. Apelidamos de mulambos por que são mulambos! Alias você sabe o que é mulambo, mulambo Mengão?
    Paulinho, por favor, se você puder, coloque no seu blog o porque o Vasco tem o Estádio de São Januário para os CúrinhiÂnus e mulambos saberem o que é historia! Só uma palhinha para esses dois ai de cima: sem ESTADIO o Vasco não ia poder participar do campeonato (eles, os então 5 grandes do RJ chamavam de estádio os campinhos com meia dúzia de degraus de estádio (e até hoje é a mesma merda na gávea, em laranjeiras e na general silverio)) então o Vasco fez com o DINHEIRO DOS SEUS TORCEDORES, EM MENOS DE 2 ANOS UM ESTADIO1 Mais o Olaria, Madureira, Bangu e América (me perdoem os que não citei) TEM ESTADIO!

  5. Consciência negra? Faz-me rir!

    Muitos por aqui exaltam o tal “Dia da consciência negra”, rasgam elogios e tal (até por peso de consciência)…mas, os mesmos que elogiam, são os mesmos que são contra o Bolsa-Família (80% dos que recebem são da “RAÇA” NEGRA), tbm são contra tbm as “COTAS PRA NEGROS NAS UNIVERSIDADES”(onde milhares deles estão se formando, e saindo do círculo vicioso da miséria)…e como foram contra o Programa “MAIS MÉDICOS” (Teve até médico chamando os “NEGROS” de Cuba de escravos). Pois é…vai entender.

  6. Miguel do Carmo, nasceu em Campinas, filho de escravos, no ano de 1.885, aos 15 anos de idade, portanto em 1.900, foi um dos fundadores da Ponte Preta, ele jogou no primeiro time com a camisa oficial da Ponte, e também prestou serviços no cargo de diretor, Miguel do Carmo faleceu aos 32 anos, em 1.917. Lembrado pela Câmara Municipal de Campinas agora em 2013, recebeu a medalha do mérito desportivo que foi entregue ao seu filho Geraldo do Carmo que hoje está completando 87 anos, lúcido e carismático, gravou comigo uma matéria para a TV Fox Sport, ontem dia 19/11/13

  7. Vasco é o time luso-brasileiro que mais tem a ver com a escravidão. Aliás, não foram os portugueses praticantes por séculos da Escravidão.

    Vasco Da Gama é sinônimo de escravidão

  8. Paulinho,

    existe uma certa controvérsia com essa aceitação de negros pelo Vasco. Vou colar abaixo um trecho do Blog Jornalheiros.

    Abraços

    http://jornalheiros.blogspot.com.br/2012/06/dossie-bacalhau.html

    1923 – Luta pela inclusão? Ou vantagem desleal?
    A versão que costumamos ouvir da história do primeiro título do Vasco é muito romantizada. Logo em seu ano de estreia no Campeonato Carioca, o clube levantou a taça de maneira espetacular, com um timaço avassalador. O domínio vascaíno foi tamanho que gerou suspeitas, de que o Vasco não estaria jogando de acordo com as regras. E não estava mesmo. Empresários portugueses pagavam os jogadores para que eles se dedicassem exclusivamente ao futebol – o que era proibido pelo regulamento da Liga. Como o futebol ainda vivia a fase do amadorismo por aqui, todos os jogadores eram obrigados a possuir uma profissão além do futebol. Os vascaínos podiam se preparar melhor e tinham, portanto, uma enorme vantagem competitiva em relação aos atletas dos outros clubes. Por isso, e por não querer se adequar às regras, o Vasco foi expulso da Liga, e não pôde defender seu título em 1924. A luta pela inclusão dos negros e dos pobres foi muito bonita, mas é utilizada para esconder o fato de que o Vasco não jogou de acordo com as regras estabelecidas na época.

  9. Parada Gay: 2014 Disse:
    novembro 20, 2013 às 2:54 pm

    O ano em que o curica respondeu à homofobia no futebol com a criação das GAIVOTAS FIÉIS, oficializando o rótulo de primeiro clube assumidamente GAY do Brasil. [2]

    Parmerinha seu passado te condena Disse:
    novembro 20, 2013 às 3:16 pm

    já o parmerinha, só depois da 2ª guerra mundial que foi contratar seu primeiro jogador negro, e só fez isso pra esconder seu passado CARCAMANO NEOFASCISTA !!

    que vergonha eim parmerinha !!!

    e depois quer dar lição de moral nos outros, tsc, tsc, tsc..[2]

    FATOS INCONTESTÁVEIS

    Em comum, a mediocridade de ambos

  10. Parabéns a Vasco que, agiu como qualquer um deve agir, mas para os padrões da época, época em que ignorância que era o “fino da educação” imperava, foi uma bela atitude.

    O ser humano precisa aprender uma coisa definitivamente, só existe uma raça, A RAÇA HUMANA.

    No dia que todos os seres humanos, forem de fato humanos, respeitarão a todos os outros que tenham em seu comportamento a retidão (geral), independente de origem social, cor de pele, entre outras.

    Mas, os safados, ladrões, bandidos, segregadores e mal feitores de modo geral, que as leis do universo sejam rígidas com eles.

    A Raça Humana merece respeito, independente da cor da pele!!!!

    Aos subdesenvolvidos, sem civilidade, mal educados, periféricos, suburbanos, que diferem as pessoas por cor de pele e posição social, eu desejo que:

    MORRAM DE SEDE BEM LENTAMENTE, DIANTE DE UMA FONTE LÍMPIDA DE ÁGUA PURÍSSIMA.

  11. Parabéns ao Vasco, um time GIGANTE assim como o PALMEIRAS, de um passado SUPER GLORIOSO, absurdamente mau administrado.

    ACORDA VASCO DA GAMA, ACORDA PALMEIRAS, O BRASIL PRECISA DE VOCÊS FORTES NOVAMENTE!!!

  12. Essa é apenas uma página de um clube que influenciou direta e indiretamente a política desse país.

  13. Essa torcida sim que chama flamenguista de mulambo, sabe por quê?
    Se intitulam o mais querido do brasil, mas ganharam esse concurso invadindo o JB e jogando fora os votos dados ao Vasco. Se orgulham de jogos ganham com gols de Valido (dito por um dos mestres dos mulambos, Ary Barroso), se orgulham de ladrilheiros, se orgulham de terem tido em seu clube José Roberto Writh, contam para si títulos ganhos por outros rubro-negro e pior, são leitores do Extra, do Meia Hora e do Expresso. São ou não são mulambos?
    Mulambada, chora escória dos estádios!!!

  14. Para alguns desinformados da coluna, o primeiro negro que jogou no Palmeiras foi Og Moreira. Veio ao Palmeiras em 1942, portanto no começo da 2ª guerra e não depois. Foi campeão em cima do SPFC no jogo histórico da mudança de nome de Palestra para Palmeiras. Inclusive o pênalti que fez o SP fugir de campo foi em cima dele, quando já estava 3 a 1 para o Verdão.
    A história está aí para ser consultada.

  15. 12 jogadores? Um time todinho de escravos kkkkkkkkkkkkkk. Saíram bem na fita na desculpa para não liberarem os escravinhos kkkkkkkkkkkkkkkkk

  16. De quem foi a ideia idiota de produzir um símile de um documento historicamente importante como esse… com uma fonte quase ilegível? Francamente.

  17. Club de Regatas Vasco da Gama, esse clube sim tem uma história da qual a sua imensa torcida tem motivo de se orgulhar. O resto é o resto e tem motivos para se envergonhar.

  18. Ô Diogo, você é bem tendencioso! Os jogadores dos outros times ERAM RICOS e da RAÇA BRANCA e por isso não precisavam TRABALHAR pois seus pais, ou eles próprios, tinham seus negócios, mais também NÃO TREINAVAM. O Vasco ganhou de forma avassaladora porque o Vasco começou a estabelecer TREINOS TECNICOS (aprenda mais essa!) e assim os nossos jogadores NEGROS TREINAVAM. O suposto salario deles é o que eles ganhavam como EMPREGADOS no comercio dos bravos Portugueses. O “GRANDES” da época, recebiam para ficar em casa ou seja: RICOS e VAGABUNDOS! Ficaram putos é obvio! Como perder para esses monte de NEGROS? Para terminar, leia a observação no final da carta reproduzida pelo Paulinho!

  19. e mais uma, o flamengo(time dos aristocratas cariocas) foi o primeiro clube a jogar pó de arroz nos jogadores negros, e não o florminense.
    SAUDAÇÕES VASCAÍNAS – O TIME QUE TEM TRADIÇÃO E HISTÓRIA

  20. e até hoje a imprensa carioca principalmente impõe o preconceito contra o Vasco por este ser vencedor, detentor de uma das maiores torcidas do brasil e ser do subúrbio carioca!

  21. O problema não era a cor da pele e sim pessoas que não faziam parte da elite ganhando notoriedade. Nessa época havia muito preconceito contra pobres no Brasil e isso não era exclusivo da raça negra. Veja um trecho de um artigo em um jornal de SP de 1920 que pude conhecer essa semana:

    “Onde pensam que vão estes operários italianos, que nas tardes de domingo lotam os bondes da empoeirada avenida Água Branca para ver o Palestra Itália jogar? Hoje eles querem ganhar dinheiro com futebol, amanhã eles vão querer ser gerentes em nossas fábricas e casar com nossas filhas. Onde pensam que vão esses italianos?”

    Mesmo quase 100 anos depois ainda esse tipo de pensamento preconceituoso é algo dominante no Brasil e vc consegue ver isso em todos os lugares. Vejam os comentários aqui no blog do Paulinho vinculando o Palmeiras ao facismo italiano e o Vasco a escravidão. Vejam como tanto tempo depois ainda temos que conviver com pessoas que incentivam o ódio ideológico na sociedade.

  22. Nao sei por que mais acho que os jogadores negros sao os que tem mais raça, suam sangue, e jogam por amor ao time!
    Esses caras boa pinta, e cheio de modinha so querem mesmo e ganhar milhoes sem jogar nada!

  23. Quando se fala de time que começou um processo histórico, cultural e se faz referência ao negros no futebol, pensa-se em flamengo, mas isto está totalmente errado, até pela origem do time carioca, o primeiro time carioca a ter um jogador negro pertencia ao Bangu, mas em 1924 decidiu pela exclusão de atletas negros para poder participar do campeonato da época, de uma forma flamengo, fluminense, botafogo, Bangú e américa decidiram em uma decisão muito polemica na época.
    O Clube de Regatas Vasco da Gama, não aceitou tal reinvindicação e como o clube contava não apenas com jogadores negros, mas era formado por operários, algumas pessoas falam que o Vasco estava praticando de deslealdade ao remunerar seus jogadores, pois a liga era para jogadores amadores, então vejamos:
    _Os principais times cariocas realizavam suas partidas em clubes, e eram formados por atletas que faziam parte das principais famílias, como posso dizer famílias tradicionais cariocas, logo o futebol era um esporte de “Brancos”.
    Então como jogadores que tinham mal dinheiro para se prover, com suas necessidades básicas, estes oriundos das favelas, e operários e muitos analfabetos, poderiam jogar em mesmas condições a atletas de um padrão social melhor.
    Obrigado Vasco por ter dado a chance de jogadores negros, operários de mostrarem que futebol não é um esporte de elites, espero que todos que postem um comentário antes façam uma pesquisa histórica e assim possam ajudar outras pessoas a entender a historia esportiva tanto do negro mas de todas as camadas sociais deste pais e sua participação no esporte do decorrer do tempo.

  24. o vasco sofre preconceito até hoje por ter sido o primeiro clube a fazer a inclusao do negro no futebol,os outros clubes racistas nao aceitarao,e a imprensa carioca até hoje persegue o vasco,alias o flamengo foi o ultimo clube do rio a botar um jogador negro pra jogar, só em 1928 botou um negro, leonidas da silva que foi do vasco para o flamengo,que vergonha,o vasco acabou com racismo em 1905,com o primeiro presidente negro de um clube de futebol em 1923 a inclusao dos jogadores negros,o flamengo,fluminense,botafogo,bangu,america,se retirarao da liga para nao jogar com os jogadores negros do vasco,o vasco é o unico time que veio do povo das peliferias,com seus socios e jogadores,o vasco lotava os estadios na sua liga e liga dos ricos era vazia,vendo isso eles aceitarao o vasco de volta,essa é a historia mais linda de um clube no brasil,orgulho pra o unico clube verdadeiramente do povo que é o vasco,orgulho do brasil!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: