Advertisements

Mídia sem média

A criação do blog da Petrobrás, independente da questão política que o cerca, evidencia uma tendência que vem, a cada dia, se fortalecendo no país.

A grande mídia está enfraquecida e temerosa sobre seu futuro.

Blogs e sites independentes surgiram para contar fatos e dar opiniões diferentes do padrão oficialista que é visto por ai.

As grandes editorias, obrigadas a não contrariar interesses de parceiros das empresas em que trabalham, e que contribuem para a proliferação de profissionais acovardados, em breve, terão que explicar o porquê de tantas distorções e omissões de informações, que pautam o dia a dia das principais redações do país.

Mídia tem que falar a verdade, não fazer média.

O mundo da comunicação está em franca evolução.

A tendência é o fim da picaretagem e o surgimento de uma nova geração de gente comprometida com a realidade dos fatos.

O consumidor de notícias, mais exigente, buscará informações onde sentir que o jornalista divulga o que vê, fala o que pensa.

Diferente do que acontece hoje, onde o jornalista escreve o que lhe é mandado, e “pensa” de acordo com o raciocínio do chefe.

Mídia sem média.

Este é o futuro.

Facebook Comments
Advertisements

16 comentários sobre “Mídia sem média

  1. Eduardo Henrique

    Paulinho, cuidado com isso pois não demorará muito pra começarem a censurar blogs e sites, como se não me engano já se tentou algo parecido com isso.
    Eles não abrem a mão tão fácil assim não. Vão fazer de tudo pra que não percam o seu quinhão.
    Infelizmente boa parte do povo brasileiro não acessa internet e dos que acessam, poucos entram em blogs e costumam ler e/ou comentar os assuntos.
    Espero q isso não ocorra, e q a grande mídia se exploda nesse inferno de imundícia.

  2. Larissa Beppler

    Paulinho,

    Neste quesito penso de forma bem semelhante à tua, no entanto, ao passo que me conforta saber que temos alternativa, também me preocupa pensar na possibilidade da tal da censura baixar com força total e opressora também na internet, afinal, alguma coisa eles, os reis da sucata, hão de fazer para continuar no controle de todas as coisas.

    É um caso a se pensar para preparar, posto que já se comenta criar novas leis para usuários da rede.

    [/teoria da conspiração mode off]

    Abraços alvinegros de uma corinthiana sempre alerta! Hahaha

  3. Cesar Cas

    Paulinho, o blog da Petrobras foi criticado por jornalistas sérios, isentos e que possuem blogs também. Para todos aquilo foi sim um ataque contra o jornalismo.

  4. Rodrigo

    A grande verdade é que nós consumidores temos todas as chances de censurar quem faz média, não comprando o jornal.revista e/ou não assistindo programas de TV/rádio. Mas a grande dúvida é saber como se sustentarão os blogueiros e independentes, pois a publicidade ainda não atingiu este tipo de “veículo”.

    Paulinho: Aos poucos está começando a atingir. Os tempos mudaram…

  5. Luís Carlos

    Os grandes grupos midiáticos já detêm um bom espaço na internet e fazem lobby no Congresso para que esses interferiram no conteúdo do ciberespaço, mais ou menos nos moldes chineses.

    Já se estuda banir os sites e blogs que disponibilizam livros, músicas e filmes, enfim, tudo aquilo que os usuários chamam de compartilhamento e os empresários chamam de “pirataria cibernética”.

    Esse seria apenas o primeiro passo.

  6. valdir teodoro

    O grande problema da midia Brasileira é a falta de credibilidade, antigamente as notícias e entrevistas eram verdadeiras sem tirar e nem por uma virgula sobre o assunto, hoje o que é dito e até mesmo investigado, nunca condiz com a verdade a sempre interesses no meio, perderam a ética pelas audiências e pelas vendas, quem hoje dara uma entrevista sabendo que tudo que diz não será escrito e até mesmo mal interpretado, a mídia virou supermercado.

  7. Rodrigo Leme

    Paulinho, você acha correto a Petrobrás criar um blog para desqualificar as acusações que vem sofrendo? Para acobertar o aparelhamento da empresa, a ocupação por pelegos de sindicato?

    Isso para você não é mídia com média também? Ou só porque é blog pode proteger picareta e vc ainda acha bonito?

    Paulinho: Leia novamente o texto. Você não entendeu.

  8. Ribamar Bianchini

    Paulinho, semana passada por coincidência ouvi um comentário muito parecido como esse na Rádio CBN Campinas, concordo com ele na íntegra viu. Abraços!!!

  9. Rafael Costa

    BLOG DA PETROBRAS: IDÉIA BOA, EXECUÇÃO PÉSSIMA

    Não faço parte da turma que, de cara, é contra o blog da Petrobras. Bobagem. Muitas empresas usam blogs como ferramenta de comunicação e, independentemente do “oportunismo”, é uma ótima forma de transparência, sim.

    Mas a execução da idéia, até agora, deixou a desejar.

    E não falo aqui apenas dessa coisa de “publicar as perguntas”. A empresa, a meu ver, não tem obrigação de guardar sigilo quanto às perguntas feitas pelos jornalistas – e essa história de publicar MEIA NOITE EM PONTO, convenhamos, não muda nada (os jornais chegam às seis, sete da manhã para os assinantes – e ficam disponíveis na web a partir das três, por aí…).

    O grande erro, acredito, ficou por conta do confronto “blog x jornalistas” – repetindo aquilo que acontece nos blogs mais radicais (não falo dos ponderados, mas dos “da pesada”). Poderiam – exagerando – atacar os veículos. Mas, não! Usaram a tática mais suicida: foram pra cima dos “coleguinhas”. Aí danou-se.

    No revide, criaram um blog-espelho (por pura sacanagem), um blog-resposta (com coletânea de perguntas não respondidas, entre outras coisas) e, mais do que isso, ficou estabelecida uma animosidade absolutamente desnecessária com praticamente todos os jornalistas que apuram notícias referentes à empresa.

    Muitos deles – e isso é fundamental – até então não tinham NADA contra a Petrobras. Convenhamos, não é o papel que se espera de uma assessoria de imprensa. Funciona como pregação aos convertidos, mas é um desastre em matéria de relações públicas.

    Segunda Etapa
    A equipe do blog voltou atrás, mas o fez de forma tímida, com esse negócio de publicar as perguntas “na primeira hora do dia em que será publicada a matéria”. Ou eles mantêm a posição de que não há sigilo de perguntas, ou publicam tudo no dia seguinte da matéria publicada (para fazer algum sentido a mudança). Nem um, nem outro.

    Para piorar, do outro lado há um movimento (mais partidário que jornalístico-corporativo, é fato), de atulhar o blog com perguntas e mais perguntas. É legítimo? Creio que sim. Uma vez que se entra na “web 2.0”, é um preço que se deve arcar.

    Isso – CLARO!!! – se são perguntas procedentes e relacionadas com o funcionamento da empresa.

    Por enquanto, não vejo um contorno satisfatório no que diz respeito ao erro tático inicial, e a estatal vai cortar um dobrado para responder todas as perguntas. As sem resposta, como sabemos, vão para os outros blogs e serão amplamente divulgadas.

    Em vez de amenizar ou diluir, o blog amplificará a CPI. Não se trata de transparência: é um erro estratégico gigantesco, diante da CPI que se avizinha. Talvez digam que esse seja o objetivo. Alguém acreditará?

    O grande ponto é pensar (e agir) mais como empresa-empresa, menos como estatal. Ou, caso seja inevitável, mais como estatal e menos como “governamental”. Um esforço que precisa ser empreendido. Talvez ainda dê tempo.

    Fonte: http://www.interney.net/blogs/imprensamarrom/

  10. J.C.CAMARGO

    Paulinho: tenho recentemente criticado sua postura, principalmente em re-
    lação ao Timão alvinegro do Parque. Todavia, nesta matéria sobre o blog /
    da Petrobras, um orgulho nacional, e sobre a tendência da Grande Impren
    sa, você brilhou. Parabéns! De fato, o futuro da média é sem média.Abra-
    ços corinthianos!

  11. J.C.CAMARGO

    Paulinho: tenho recentemente criticado sua postura, principalmente em re-
    lação ao Timão alvinegro do Parque. Todavia, nesta matéria sobre o blog /
    da Petrobras, um orgulho nacional, e sobre a tendência da Grande Impren
    sa, você brilhou. Parabéns! De fato, o futuro da mídia é sem média. Abra-
    ços alvinegros do parque!

  12. django

    Claro que tem direito, as acusações são do DEM,PSDB e Pig.
    Vc acha que uma empresa vai começar a perder ações devido a
    uma guerrinha politica entre governo e oposição.
    Nao é de hj que defendo a midia alternativa indepentende da posição
    politica seja direita ou esquerda.
    Tem muitos jornalistas que não se venderam e foram excluidos, e os
    blogs foram a alternativa de voltar a ativa, e mostrar a podridão.
    A classe media desse pais é muito burra, facil de ser manipulada,
    acreditam em tudo que a veja e a globo publicam, ta na hora de
    acordar, começar a pensar um pouco mais e parar de falar besteira.

  13. django

    Rafael, o gravata hj defende o DEM, PPS e PSDB, eu acompanhava o imprensamarrom das antigas e ele não pensava desta forma, foi depois
    que a soninha virou a casaca que ele começou a puxar sardinha pra eses caras, como ja mencionei em comentarios anteriores, vcs acreditam
    na midia golpista.

  14. sergio lima

    Paulinho, nao adianta sonhar, o poder corporativo hoje manda no mundo e nao ha quem tenha poder de combate-lo. O que esta comecando a acontecer no Brasil ja aconteceu aqui nos Estados Unidos. Muitos jornalistasinhos sumiram domapa, contudo, o que acontece aqui hoje e’ a noticia dada por grandes corporacoes. Ou seja, as grandes empresas jornalisticas identificam-se ou como liberais ou como conservadores e passam a contratar profissionais de imprensa liberais ou conservadores. Ninguem forca ninguem a escrever nada, tudo acontece no instante dacontratacao, se o cara for liberal o suficiente e capaz a empresa de linha editorial liberal o contrata e assim tb com as empresas conservadoras. Cabe ao ouvinte ou telespectador escolher aquele queo agrada mais. E’, e’ verdade. Ninguem esta mais preocupado com os fatos, os americanos, como a maioria da populacao do mundo, quer ouvir aquilo que lhes agrada e nao o que lhes incomode, por isso, aqui, os jornalistas de materias bombasticas ja quase nao existe. A NBC e’ da General Electric que tambem e’ dona da Directv, ja a CBS pertence a VIACON, grupo que tambem possui diversos outros canais fechados, como MTV. A FOX e’ do super direitista Murdoch, o amiguinho da Globo e ABC e do grupo Disney. Ou seja, acabou a verdade abssoluta no jornalismo, hj o que existe e a verdade de alguns. Por isso, Paulinho, nao sonhe, e’ so’ uma questao de tempo.

  15. Ângelo Luz

    Paulinho, boa publicação. Mas o conceito de “consumidor de notícias” é dose, hein? O que você quis dizer é “cidadão”, um conceito universal que transcende o de mero “consumidor”. A mídia é responsável por formar e incentivar o debate público entre cidadãos, e não entre consumidores.

  16. Clovis

    Paulinho
    A cronica esportiva de São Paulo(meu estado) é uma vergonha, com rarriiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiissimas exceções

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: