A criação do blog da Petrobrás, independente da questão política que o cerca, evidencia uma tendência que vem, a cada dia, se fortalecendo no país.
A grande mídia está enfraquecida e temerosa sobre seu futuro.
Blogs e sites independentes surgiram para contar fatos e dar opiniões diferentes do padrão oficialista que é visto por ai.
As grandes editorias, obrigadas a não contrariar interesses de parceiros das empresas em que trabalham, e que contribuem para a proliferação de profissionais acovardados, em breve, terão que explicar o porquê de tantas distorções e omissões de informações, que pautam o dia a dia das principais redações do país.
Mídia tem que falar a verdade, não fazer média.
O mundo da comunicação está em franca evolução.
A tendência é o fim da picaretagem e o surgimento de uma nova geração de gente comprometida com a realidade dos fatos.
O consumidor de notícias, mais exigente, buscará informações onde sentir que o jornalista divulga o que vê, fala o que pensa.
Diferente do que acontece hoje, onde o jornalista escreve o que lhe é mandado, e “pensa” de acordo com o raciocínio do chefe.
Mídia sem média.
Este é o futuro.
Paulinho, cuidado com isso pois não demorará muito pra começarem a censurar blogs e sites, como se não me engano já se tentou algo parecido com isso.
Eles não abrem a mão tão fácil assim não. Vão fazer de tudo pra que não percam o seu quinhão.
Infelizmente boa parte do povo brasileiro não acessa internet e dos que acessam, poucos entram em blogs e costumam ler e/ou comentar os assuntos.
Espero q isso não ocorra, e q a grande mídia se exploda nesse inferno de imundícia.
Paulinho,
Neste quesito penso de forma bem semelhante à tua, no entanto, ao passo que me conforta saber que temos alternativa, também me preocupa pensar na possibilidade da tal da censura baixar com força total e opressora também na internet, afinal, alguma coisa eles, os reis da sucata, hão de fazer para continuar no controle de todas as coisas.
É um caso a se pensar para preparar, posto que já se comenta criar novas leis para usuários da rede.
[/teoria da conspiração mode off]
Abraços alvinegros de uma corinthiana sempre alerta! Hahaha
Paulinho, o blog da Petrobras foi criticado por jornalistas sérios, isentos e que possuem blogs também. Para todos aquilo foi sim um ataque contra o jornalismo.
A grande verdade é que nós consumidores temos todas as chances de censurar quem faz média, não comprando o jornal.revista e/ou não assistindo programas de TV/rádio. Mas a grande dúvida é saber como se sustentarão os blogueiros e independentes, pois a publicidade ainda não atingiu este tipo de “veículo”.
Paulinho: Aos poucos está começando a atingir. Os tempos mudaram…
Os grandes grupos midiáticos já detêm um bom espaço na internet e fazem lobby no Congresso para que esses interferiram no conteúdo do ciberespaço, mais ou menos nos moldes chineses.
Já se estuda banir os sites e blogs que disponibilizam livros, músicas e filmes, enfim, tudo aquilo que os usuários chamam de compartilhamento e os empresários chamam de “pirataria cibernética”.
Esse seria apenas o primeiro passo.
O grande problema da midia Brasileira é a falta de credibilidade, antigamente as notícias e entrevistas eram verdadeiras sem tirar e nem por uma virgula sobre o assunto, hoje o que é dito e até mesmo investigado, nunca condiz com a verdade a sempre interesses no meio, perderam a ética pelas audiências e pelas vendas, quem hoje dara uma entrevista sabendo que tudo que diz não será escrito e até mesmo mal interpretado, a mídia virou supermercado.
Paulinho, você acha correto a Petrobrás criar um blog para desqualificar as acusações que vem sofrendo? Para acobertar o aparelhamento da empresa, a ocupação por pelegos de sindicato?
Isso para você não é mídia com média também? Ou só porque é blog pode proteger picareta e vc ainda acha bonito?
Paulinho: Leia novamente o texto. Você não entendeu.
Paulinho, semana passada por coincidência ouvi um comentário muito parecido como esse na Rádio CBN Campinas, concordo com ele na íntegra viu. Abraços!!!
BLOG DA PETROBRAS: IDÉIA BOA, EXECUÇÃO PÉSSIMA
Não faço parte da turma que, de cara, é contra o blog da Petrobras. Bobagem. Muitas empresas usam blogs como ferramenta de comunicação e, independentemente do “oportunismo”, é uma ótima forma de transparência, sim.
Mas a execução da idéia, até agora, deixou a desejar.
E não falo aqui apenas dessa coisa de “publicar as perguntas”. A empresa, a meu ver, não tem obrigação de guardar sigilo quanto às perguntas feitas pelos jornalistas – e essa história de publicar MEIA NOITE EM PONTO, convenhamos, não muda nada (os jornais chegam às seis, sete da manhã para os assinantes – e ficam disponíveis na web a partir das três, por aí…).
O grande erro, acredito, ficou por conta do confronto “blog x jornalistas” – repetindo aquilo que acontece nos blogs mais radicais (não falo dos ponderados, mas dos “da pesada”). Poderiam – exagerando – atacar os veículos. Mas, não! Usaram a tática mais suicida: foram pra cima dos “coleguinhas”. Aí danou-se.
No revide, criaram um blog-espelho (por pura sacanagem), um blog-resposta (com coletânea de perguntas não respondidas, entre outras coisas) e, mais do que isso, ficou estabelecida uma animosidade absolutamente desnecessária com praticamente todos os jornalistas que apuram notícias referentes à empresa.
Muitos deles – e isso é fundamental – até então não tinham NADA contra a Petrobras. Convenhamos, não é o papel que se espera de uma assessoria de imprensa. Funciona como pregação aos convertidos, mas é um desastre em matéria de relações públicas.
Segunda Etapa
A equipe do blog voltou atrás, mas o fez de forma tímida, com esse negócio de publicar as perguntas “na primeira hora do dia em que será publicada a matéria”. Ou eles mantêm a posição de que não há sigilo de perguntas, ou publicam tudo no dia seguinte da matéria publicada (para fazer algum sentido a mudança). Nem um, nem outro.
Para piorar, do outro lado há um movimento (mais partidário que jornalístico-corporativo, é fato), de atulhar o blog com perguntas e mais perguntas. É legítimo? Creio que sim. Uma vez que se entra na “web 2.0”, é um preço que se deve arcar.
Isso – CLARO!!! – se são perguntas procedentes e relacionadas com o funcionamento da empresa.
Por enquanto, não vejo um contorno satisfatório no que diz respeito ao erro tático inicial, e a estatal vai cortar um dobrado para responder todas as perguntas. As sem resposta, como sabemos, vão para os outros blogs e serão amplamente divulgadas.
Em vez de amenizar ou diluir, o blog amplificará a CPI. Não se trata de transparência: é um erro estratégico gigantesco, diante da CPI que se avizinha. Talvez digam que esse seja o objetivo. Alguém acreditará?
O grande ponto é pensar (e agir) mais como empresa-empresa, menos como estatal. Ou, caso seja inevitável, mais como estatal e menos como “governamental”. Um esforço que precisa ser empreendido. Talvez ainda dê tempo.
Fonte: http://www.interney.net/blogs/imprensamarrom/
Paulinho: tenho recentemente criticado sua postura, principalmente em re-
lação ao Timão alvinegro do Parque. Todavia, nesta matéria sobre o blog /
da Petrobras, um orgulho nacional, e sobre a tendência da Grande Impren
sa, você brilhou. Parabéns! De fato, o futuro da média é sem média.Abra-
ços corinthianos!
Paulinho: tenho recentemente criticado sua postura, principalmente em re-
lação ao Timão alvinegro do Parque. Todavia, nesta matéria sobre o blog /
da Petrobras, um orgulho nacional, e sobre a tendência da Grande Impren
sa, você brilhou. Parabéns! De fato, o futuro da mídia é sem média. Abra-
ços alvinegros do parque!
Claro que tem direito, as acusações são do DEM,PSDB e Pig.
Vc acha que uma empresa vai começar a perder ações devido a
uma guerrinha politica entre governo e oposição.
Nao é de hj que defendo a midia alternativa indepentende da posição
politica seja direita ou esquerda.
Tem muitos jornalistas que não se venderam e foram excluidos, e os
blogs foram a alternativa de voltar a ativa, e mostrar a podridão.
A classe media desse pais é muito burra, facil de ser manipulada,
acreditam em tudo que a veja e a globo publicam, ta na hora de
acordar, começar a pensar um pouco mais e parar de falar besteira.
Rafael, o gravata hj defende o DEM, PPS e PSDB, eu acompanhava o imprensamarrom das antigas e ele não pensava desta forma, foi depois
que a soninha virou a casaca que ele começou a puxar sardinha pra eses caras, como ja mencionei em comentarios anteriores, vcs acreditam
na midia golpista.
Paulinho, nao adianta sonhar, o poder corporativo hoje manda no mundo e nao ha quem tenha poder de combate-lo. O que esta comecando a acontecer no Brasil ja aconteceu aqui nos Estados Unidos. Muitos jornalistasinhos sumiram domapa, contudo, o que acontece aqui hoje e’ a noticia dada por grandes corporacoes. Ou seja, as grandes empresas jornalisticas identificam-se ou como liberais ou como conservadores e passam a contratar profissionais de imprensa liberais ou conservadores. Ninguem forca ninguem a escrever nada, tudo acontece no instante dacontratacao, se o cara for liberal o suficiente e capaz a empresa de linha editorial liberal o contrata e assim tb com as empresas conservadoras. Cabe ao ouvinte ou telespectador escolher aquele queo agrada mais. E’, e’ verdade. Ninguem esta mais preocupado com os fatos, os americanos, como a maioria da populacao do mundo, quer ouvir aquilo que lhes agrada e nao o que lhes incomode, por isso, aqui, os jornalistas de materias bombasticas ja quase nao existe. A NBC e’ da General Electric que tambem e’ dona da Directv, ja a CBS pertence a VIACON, grupo que tambem possui diversos outros canais fechados, como MTV. A FOX e’ do super direitista Murdoch, o amiguinho da Globo e ABC e do grupo Disney. Ou seja, acabou a verdade abssoluta no jornalismo, hj o que existe e a verdade de alguns. Por isso, Paulinho, nao sonhe, e’ so’ uma questao de tempo.
Paulinho, boa publicação. Mas o conceito de “consumidor de notícias” é dose, hein? O que você quis dizer é “cidadão”, um conceito universal que transcende o de mero “consumidor”. A mídia é responsável por formar e incentivar o debate público entre cidadãos, e não entre consumidores.
Paulinho
A cronica esportiva de São Paulo(meu estado) é uma vergonha, com rarriiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiissimas exceções