Advertisements

Jornalismo de esgoto

Por Luiz Nassif

O maior fenômeno de anti-jornalismo dos últimos anos foi o que ocorreu com a revista Veja.  Gradativamente, o maior semanário brasileiro foi se transformando em um pasquim sem compromisso com o jornalismo, recorrendo a ataques desqualificadores contra quem atravessasse seu caminho, envolvendo-se em guerras comerciais e aceitando que suas páginas e sites abrigassem matérias e colunas do mais puro esgoto jornalístico.

Clique abaixo para ler a reportagem completa.

http://luis.nassif.googlepages.com/home

Facebook Comments
Advertisements

80 comentários sobre “Jornalismo de esgoto

  1. RICARDO DS

    Será que o Nassif tem cacife para criticar a Veja, ainda mais trabalhano no jornal do Ronan Maria Pinto e sua trupe de Santo André?

    Paulinho: Ele falou a verdade

  2. sergio eduardo

    Patrulha?
    tudo por que há de se proteger à candidata do lula?

    Huuuuuuummmmmmmmmmmmmm!

    Paulinho: Aqui não há isso

  3. Rodrigo Leme

    Ué, o Paulinho defendendo o jornalismo chapa-branca do governo Lula? Como explica? A Veja é esgoto, mas os puxa-sacos do governo tbm são. E pior: esses puxa-sacos se acham no direito de criticar outros jornalistas.

    Paulinho: Nassif falou a verdade

  4. Paulo Carvalho

    Nossa Paulinho, vc que é tão informado deveria saber que este “grande jornalista” foi demitido da Folha por reproduzir notas pagas por lobistas. Aliás, qual é o exemplo de jornalismo para vc? Carta Capital, que faz matéria apoiando os terroristas das FARC?
    Continue fazendo o que vc faz de maneira EXCELENTE; desmascare as mazelas do futebol.

    Paulinho: Nassif falou a verdade

  5. Alessandro

    O curioso que os mesmos que criticam a Veja ( na maioria ) são leitores ferrenhos da Carta CaPTal, que nada mais nada menos é uma espécie de Veja financiada pelo governo para defende-la e alem de tudo é comandada por um escroque canalha que tem a coragem de tirar sarro da deficiencia do filho de um desafeto. Espero que os defensores da Carta CaPTal e papagaios de pirata que malham a Veja, na maioria das vezes sem saber, só pq é “cool” falar mal da Veja e da Rede Globo, nunca tenham um filho deficiente para não passar por isso…
    No mais, deixando bem claro que não sou fã da Veja, mas tenho a noção de perceber que a diferença da Veja para a Carta CaPTal são somente os lados que defendem, acho estranho os mesmos Petistas que falaram que a Veja era um exemplo de jornalismo na época que ela ajudou a derrubar o Collor ( O Lula fez até discurso elogiando a Veja ), agora a atacam, pq será?
    Aproveitando a frase “clichê” de um comentario acima, coloco a minha tb (rs):
    Leu na Carta CaPTal, pior!!

    Paulinho: Não tenho partido e a minha opinião sobre a Veja é a mesma do Nassif

  6. Diego

    Paulinho, olha que coincidencia. Quando li esse tópico sobre a ‘Veja’ tive certeza que vc estava se referindo à matéria publicada sobre o Casão na Veja! A reportagem mostra o ‘policiamento’ da imprensa ‘camarada’ à matéria da Placar. Nela, o jornalista (que não se identifica, nem em iniciais) cita até o estádio 97 e o Juca como ‘camaradas’ do Casão. Tudo porque eles não queriam que fosse exposto o drama do craque.

    Concordo com eles. Acho que o Casa está doente e precisa de cuidados. E Não de uma capa de revista para mostrar o q acontece com ele..

    Vc leu essa matéria?

    Abração

    paulinho: Li, ridicula

  7. julio augusto

    A Revista VEJA mantém a sua linha desde o seu primeiro fascículo. Quem mudou foram os ativistas anti ditadura militar e hj a favor da ditadura do petismo desenfreado!! Quando a VEJA noticiou a reportagem com Pedro Collor, ninguém da “esquerda” reclamou,depois com a primeira reportagem com a propina dos Correios, nossa mae, quanto ataque à Revista, meu Deus do céu!! Aquele jornalista ativista ainti-ditadura hj é jornalista chapa-branca, quanta contradiçao!!!
    Paulinho, sou seu fã, quando vc ataca os poderosos principalmente, sou fã da democracia e liberdade de expressão!! Vc, postando isso acima, se coloca como iguais aqueles q te perseguem!! Deisa a VEJA publicar, se se sentirem ofendidos, a processem!!! Como já te defendi: deixem o Paulinho escrever, se se sentirem ofendidos o processem!! N faça com os outros aquilo que nao quer que façam contigo!!
    E se não gostarem da VEJA, leiam a CARTA CAPITAL!! Eu leio as duas e me divirto com opiniões tão distintas sobre o mesmo assunto!!

    Paulinho: Não pedi a censura da revista apenas comentei o que acho dela

  8. rodrigo

    realmente paulinho a veja caiu muito, aliás despencou… é decepcionante ver um veículo de comunicação desse porte se destruir… tá parecendo os tablóides ingleses… tá certo que jornalismo imparcial praticamente inexiste, mas a veja anda ignorando vários conceitos do jornalismo sério.

    Paulinho: Há muito não praticam o bom jornalismo

  9. Affonso

    Paulinho,

    Dar crédito ao Nassif é o mesmo que dar crédito ao PCC.

    Esse cara é um idiota, recebe do jornal aqui do ABC para falar bem dos cupinchas envolvidos na morte do Celso Daniel.

    E que moral ele tem pra falar da Veja?

    A grande maioria do denuncismo feito pela revista foi COMPROVADO.

    Dossiê FHC, Renan-gate, Mensalão…. agora tu me cai nessa onda insana desses vendidos?

    Não existe revista ou publicação perfeita, e nunca existirá, mas dar crédito ao Nassif é sacanagem, pô!

    Agora, respeito sua opinião, mas “Jornalismo de esgoto” é sinônimo de denunciar falcatrua? Ou se a Veja denunciasse os podres do Corinthians ela mereceria o mesmo tratamento aqui?

    Pense bem meu amigo.

    Um grande abraço.

    Paulinho: Eu falo a verdade e a Veja ?

  10. Marcos

    Antes a VEJA do que a Carta Capital… Por mais impopular que seja remar contra a maré, é preciso abrir os olhos para não cairmos no populismo cego de Lulla lá. Veja rema contra a maré. E a esquedinha de boutique brasileira fica se remoendo…

    Paulinho: Não tenho partido e prefiro a Carta Capital

  11. Moacyr

    Demorou para repercutir o assunto, hein Paulinho. Bom, antes tarde do que nunca.

    Paulinho: Pois é

  12. Fabrício

    Paulinho, já tinha lido esta série de reportagens sobre a revista Veja no blog do Luis Nassif.
    Confesso que fiquei assustado, pois a coisa é muito pior do que achava. Não se trata de exercício de ódio de classe – que, por si só, e também pelos métodos empregados, é condenável -, mas inclui também uso de influência para atender interesses comerciais, muitas vezes ilegais.
    Isso sem contar na péssima qualidade técnica, mesmo de reportagens superficiais ou sobre amenidades.
    Apesar disso, a Veja continua sendo a fonte de informações mais confiável. Invariavelmente, o que você lê ali é mentira. Então leia, e acredite no oposto, que estará bem informado.

    Paulinho: É bem por ai

  13. Rodrigo

    Paulinho,
    Espero que não me leve a mal, mas nos últimos dias seus posts têm se parecido muito com o jornalistmo de Veja. O caso emblemático é o texto sobre a Medial Saúde. Você poderia evitar cair na vala do jornalismo que Veja pratica se procurasse se retratar quando, eventualmente errasse (como é evidente no post citado), e maneirasse um pouco nos ataques pessoais. É certo que isto é um blog, onde o que vale é a opinião do autor, mas no início você se propôs a praticar jornalismo (vide o título do blog), o que sem dúvida atraiu muitos leitores (inclusive eu). Só que ultimamente algumas denúncias não têm tido a sustância daquelas que marcaram seu início e como nunca há retratação quanto aos equívocos e os ataques pessoais estão ganhando prioridade, a impressão que fica é a de puro denuncismo e de que o objetivo é criar factóides. A críica não é “por criticar” simplesmente. Se eu não gostasse deste espaço não perderia meu tempo.
    Abraço

    Paulinho: Pode ter certeza que falo a verdade

  14. PAULO

    PARA GENTE, SO PORQUE FALO DA DOENÇA DO CASÃO, É FIGURA PÚBLICA, TEM O ÔNUS E O bÔNUS, A VFEJA É A MELHOR DO bRASIL DISPARADO, QUE DECEPA PAULIMHO

    Paulinho: Discordo

  15. marcus alexandre mammana

    Luis Nassif, amigo da banda podre do PT da mesma linha de Paulo Henrique Amorin, entre outros, que moral tem pra falar da Veja que é a unica revista semanal do Brasil que atacou o governo FHC e agora desmascara o governo podre e fétido do PT.
    Pelo visto a Folha não presta , a Veja não presta , a Placar não presta, enfim, dane-se a informação , a cultura e viva aqueles que se dizem donos da verdade e tem ligação com partidos politicos, bandidos , etc…
    Parabens a Placar pela reportagem sobre o nosso eterno idolo Casagrande , assim como Ortega do River, que enfrenta o problema publicamente e ainda joga, Maradona no auge da carreira, Edinho , filho do Rei, entre outros, que ninguem condenou por se tratar publicamente do assunto.
    Ocorre que o Casão é amigo de alguns jornalistas que sabem do problema , NUNCA FIZERAM NADA PRA AJUDAR e que se doeram com a divulgação.

    Paulinho: Não acredite em bobagens

  16. Rafael Molina Pacheco

    É triste que uma revista que começou sob as rédeas do grande Mino Carta tenha caído nesse abismo moral. A ética acabou e o jornalismo foi totalmente corrompido em nome dos interesses particulares.

    Aliás, aos que comparam Veja e Carta Capital, prestem atenção: a Carta Capital é clara em sua linha editorial, pois defende uma posição. A Veja defende pessoas como Daniel Dantas em troca de sabe-se lá o quê!

    Sobre o comentário do amigo Rodrigo que disse que você está fazendo posts parecidos com a linha Veja, Paulinho , terei que concordar. Longe de te relacionar ao mau caratismo da revista, pois você é excelente jornalista. Mas acredito que se perde em alguns exageiros de vez em quando, como quando generaliza e rotula as torcidas organizadas, por exemplo.

    De qualquer forma, parabéns por se posicionar junto aos bons jornalistas do país.

    Abraços

    Paulinho: Todos os meus posicionamentos são a expressão fiel do que penso

  17. Leao

    Acreditar no Nassif? Tá bom. Quem é contratado do governo tem que defender o seu patrão.

    Paulinho: Ele falou a verdade

  18. Rodrigo L

    Sobre o texto fo Futebol Interior:

    Paulo Francis escrevia Wall (variante de well, “bem” em inglês), não UAU.

    Além de tudo, fingem ter cultura.

    Paulinho: Futebol Interior é um saco de lixo

  19. Rodrigo L

    Paulinho, por favor, desconsidere a mensagem anterior. Saiu com erro de digitação. Eis a nova:

    Sobre o texto do Futebol Interior:

    Paulo Francis escrevia Wall (variante de well, “bem” em inglês), não UAU.

    Além de tudo, fingem ter cultura.

  20. Rodrigo L

    Quem não deve não teme.

    Por que a notícia do Futebol Interior não está assinada?

    Até parece quando a Veja fez uma crítica mal feita ao Daniel Piza. Escondem-se no anonimato. Ai, ai…

    Paulinho: Bandidos não assinam o crime

  21. ricardo maravalhas

    CARO PAULINHO, SE VC É DA TRUPE DO NASSIF… LHE PRESTO CONDOLÊNCIAS….

    A PARTIR DE HOJE, VC PERDEU UM LEITOR.

    Paulinho: Nem o conheço, apenas sei que ele falou a verdade

  22. PEDRO PAULO

    Os seus princípios ideológicos não devem cegá-lo em relação aos extremismos políticos que estão atuando no Brasil.
    Na minha modesta opinião, o equilíbrio consiste ouvir os lados em disputa e pesar as qualidades e defeitos de suas razões, para então tomar uma decisão. Assim como, adquirimos conhecimentos sabendo filtrar informações.
    Dar ao Nassif todo a glória e razão, em relação à Veja seria uma forma desequilibrada e parcial de tomar partido de uma situação; assim como, dar toda razão à Veja, sem levar em conta os mérito de Nassif seria incorreto.
    Conhecemos Nassif e a Veja, portanto, sabemos que não são nem anjos e nem demônios, pois ambos servem aos senhores de ocasião, seja governo ou seja o mercado.

    Paulinho: O que Nassif fala nessa reportagem é a verdade

  23. Lord Vader

    Na boa Paulinho..

    gosto do seu blog, te defendo onde posso..

    mas nessa, não estou com vc..

    faço minhas as palavras do Alessandro, Julio Augusto e do Affonso.

    abraço.

    Paulinho: Sem problemas, a democracia existe para isso..abraço

  24. rafael

    E que credibilidade o Sr. Nassif tem pra falar da Veja? Daqui a pouco vc vai colocar uma opinião do Paulo Henrique Amorim…hahahahahahaha

    Paulinho: Nassif falou a verdade.

  25. cristiano bertoni

    Acompanho o relator Lord Vader :oP

    Paulinho, se quiser perder créditos *definitivamente*, basta fazer um post parecido apoiando o Paulo Henrique Amorim.

    A propósito, sigo a mesma linha do julio augusto. Leio veja, carta capital, pha, nassif, mainardi, frei Betto, etc (blog do mino não dá… também tem limite pra tudo). Procuro ter minha própria opnião. Política NÃO é futebol e partidos políticos NÃO são times, portanto NÃO devem ser tratados de forma passional.

    abraços

    Paulinho: Nassif falou a verdade

  26. Thadeu

    Paulinho, parabéns pelo post.

    Nassif é um dos melhores jornalistas em atividade no Brasil e a série de reportagens mostrando toda a verdade sobre a Veja é sensacional, sempre muito bem fundamentada.

    O Blog do Nassif merece ser lido sempre, uma aula de jornalismo.

    Paulinho: Tem falado a verdade

  27. Gilberto Minhoca

    Primeiramente é revista de burguês metido a intelectual, somente agora foram perceber que é uma revista que leva o nome de “VEJA”, como se eu não soubesse ler e imaginar que é uma revista…

    Paulinho: Pois é

  28. Gustavo

    A revista tem credibilidade quando denuncia os outros. Quando denuncia o partido que o cara gosta perde a credibilidade. Uma vergonha você dar espaço para gente como Luis “Copy-Paste” Nassif. Perdeu um leitor.

    Paulinho: Nassif falou a verdade

  29. Celso

    Paulinho

    Recentemente postei aqui um comentários para elogiar sua atitude e de jornalistas decentes e íntegros…
    Cancelei minha assinatura no UOL, principalmente, porque me embrulha o estômago atitudes como as que tiveram com o seu blog.
    E hoje recebo esse “chute na canela”!

    Lamento, cara, um leitor a menos não fará diferença prá vc.
    Vou procurar Blogs com maior discernimento!
    Mas, tente melhorar um pouco sua visão…
    Boa Sorte!

    Paulinho: Já ouviu falar em democracia e liberdade de opinião ?

  30. Toel

    Isso é que me assusta no jornalismo, materia fabricada para favorecer A ou B, é um deserviço à população, hoje em dia tudo que leio, principalmente sobre denúcias, fico pensando quem seria o grande beneficiário, é complicado e pode nos levar a conclusões que as vezes não condiz o que a verdade, lamentável.
    Obs. Paulinho nunca se deixe corromper pelo poder, se um dia isso vier acontecer, serei o primeiro a jogar uma pedra, mas confio na sua vontade de fazer um trabalho sério, isso tem seu preço tbm e é alto vc sabe disso, mas a recompensa é maior para nossos filhos e o futuro desse castigado País. Abraço guerreiro, falei que jogaria a pedra mas não disse que acertaria, vê lá hein, abraço irmão.

    Paulinho: Não há esse risco

  31. Rivaldo

    Caro Paulinho, mais uma vez permita-me chamá-lo assim. Já tive a oportunidade de me manifestar aqui no seu blog no caso do goleiro Marcos.
    Como disse naquela época sou seu leitor assíduo e admiro sua coragem e posicionamento em relação a alguns assuntos, mas neste caso você está sendo totalmente enganado.

    O Sr. Nassif é o que há de pior no jornalismo brasileiro. Trabalha à soldo para vários interesses, sejam coorporativos, sejam governamentais, sem qualquer isenção ou credibilidade, não se compare a este cidadão, que vende a voz e o pensamento.

    Quero crer que o slogan desse blog ¨Jornalismo com credibilidade” não seja mera falácia.

    Por favor, não vá para o lado escuro do jornalismo, você que começou tão bem.

    Forte abraço,

    Rivaldo

    Paulinho: Não frequento lados escuros de jornalismo apenas acredito que Nassif falou a verdade

  32. geraldo c araujo

    Não considero jornalismo como o desse Nassif digno de servir de modelo para qualquer jornalista honesto. Não sei o que motivou esse post tão infeliz, mas mesmo nas citações porventura acertadas desse indivíduo – o que acho muito improvável – prefiro ler citações de opinião no mesmo sentido emitida por alguém realmente bem intencionado. Realmente lamentável esse post.

    Paulinho: Caro Geraldo, independente do que pensamos sobre ele não há como negar que falou a verdade

  33. Ricardo_Nunes

    Parabéns Paulinho, ler o Nassif faz bem a todo cidadão de bem. Um dos poucos jornalistas integros que ainda temos no Brasil, vem a meses denunciando a campanha mercantilista que a Revista Veja vem fazendo contra o Governo Federal, ao mesmo tempo que empurra para debaixo do tapete a sujeira dos DEMOS/Tucanos paulista.

    E como eu sempre digo, tem que se proibir jornalistas de fazerem denuncias sem provas concretas, já vimos de tudo na veja, Dolár de Cuba, Ibsen Pinheiro cassado ( e depois inocentado), Apoio a Collor, Apoio declarado ao Imperalismo americano e por ai vai….

    Torço para que o Virus da Veja não te ataque neste seu começo de carreira, Jornalismo com credibilidade e jornalismo isento!!!

    Paulinho: Não há perigo

  34. Carlos

    Você citando Nassif quer dizer que você assina em baixo…
    Lamentável, Paulinho. Você parecia ser do time do bem.
    Este cara é um safado e mesmo que a Veja não seja nenhuma flor que se cheire, Nassif é da escória jornalística. Daqueles que como o Paulo Henrique Amorim se vendem para se manter em alta.
    Fique no futebol que é o que você faz bem.

    Paulinho: Ele falou a verdade

  35. Anderson Viana

    Rídiculo, tinha em Luis Nassif um bom jornalista, mas infelizmente me decepcionei com essa afirmação. Mas como ele é ferrenho defensor do governo que está aí, roubando e achando tudo normal, penso que ele deve ser igual, pois critica quem ataca e defende quem apóia esta prática nefasta. Sou assinante da Veja há anos, é a principal revista do país, e a única que dignamente procura posicionar os cidadãos de bem contra esse governo nefasto e corrupto que temos. Pra mim a Carta Capital mais parece um informativo semanal do Governo, até propaganda do mesmo há na revista.

    Paulinho: Prefiro a Carta Capital

  36. Flavio

    Vai me desculpar Paulinho você acaba de perder um leitor assíduo de seu blog. Pior que esse Nassif só mesmo o paulo henrique amorim. Há anos sou assinante da Veja mas não sou tão burro a ponto de achar que ela é imparcial, aliás é esse o grande mérito da revista, afinal ela escolhe um lado e não esconde de ninguém ao contrário da imprensa chapa-branca que adora atacar os inimigos do Lula mas não tem coragem de dizer de que lado está. Fica com Deus e boa sorte.

    Paulinho: Nassif falou a verdade

  37. Sergio Santana

    alguém disse :
    “Nossa Paulinho, vc que é tão informado deveria saber que este “grande jornalista” foi demitido da Folha por reproduzir notas pagas por lobistas”
    O próprio dono do jornal ( otavio filho ) desmentiu isso aí . é só procurar pra ler e não sair repetindo o que diz o tal de ” tio rei ”
    Esses caras aí inventam pedras que caem do espaço e justificam as obras eleitorais dos cupinchas deles .
    A pedra derrubou o tunel e depois se esfarelou !
    ( agora ela quicou e derrubou o fura -fila )
    Parabéns pelo post paulinho !

    Paulinho: Valeu Sergio, abraço

  38. Blefe

    A VEJA tem o direito de fazer o jornalismo que ela quiser!
    E você assina se quiser!

    Paulinho: E eu tenho o direito de comentar o que quiser…é a democracia…

  39. Douglas

    O pior de tudo é que tem gente que vem discutir assuntos baseado no que saiu na veja.

    Paulinho: Pois é

  40. Miro

    hahahahahaha….Grande Nassif. É o jornalista que muda de opinião três vezes ao dia. De manhã ele acha alguma coisa boa, depois fala mau e a noite volta a elogiar.
    O ódio dele pela Veja é pq foi exposto e desmascarado como “pena de aluguel” em sua coluna na Folha de SP. Ao ser descoberto, a direção do jornal resolveu demiti-lo.
    Parabéns Paulinho pela “credibilidade” de suas referências jornalísticas.

    Paulinho: Nassif falou a verdade

  41. Miro

    Ah, Nassif dizia que a Veja perseguia e mentia sobre o Renan Calheiros… A história calou Nassif.
    Nassif dizia semana passada que o dossiê denunciado por Veja não existia… Hoje o Governo já admite a existência do dossiê.

    Paulinho: Nesse texto ele falou a verdade

  42. Fred

    Paulinho. Você é novo e honesto. O tempo lhe dará a temperança necessária para saber a hora de falar e hora de se calar. Veja o exemplo do próprio Juca. Concordo que a verdade é uma só. Mas podemos ser enganados no caminho da busca da verdade achando já tê-la encontrado. A experiência ajudará a separar o joio do trigo.

  43. Ana Maria Ortega

    Paulinho, eu lhe admiro muito, mas acho que a o subterfúgio que você usou para atacar a revista Veja está mais para retaliação. Só porque a revista publicou uma matéria onde dizia que a`Rádio 97 FM e o jornalista Juca Kfouri “patrulharam” a reportagem da Revista Placar, você procurou um modo de atacá-la. Jornalismo sério não é só “defender” os amigos é também aceitar críticas.
    Do jeito que você anda conduzindo sua coluna, dá a impressão que causar polêmicas é o mote para angariar mais leitores, como o faz Milton Neves.

  44. Heitor Afonso

    Prezado Paulinho,

    Primeiramente confesso que não sou fã de seu trabalho. Não gosto de sua linguagem agressiva, carregada de adjetivos desnecessários para emitir sua opinião contra seus desafetos.

    E acho curioso que seu “estilo” seja este, pois pessoas que você publicamente já afirmou que admira e se espelha (como Juca Kfuri) não trabalham com um vocabulário tão limitado e pesado, sem no entanto perder em conteúdo as críticas que fazem.

    Mas admito que uma parcela razoável de seu trabalho seja investigativo e não puramente opinativo, e neste tipo de trabalho sim eu dou valor.

    Valorizo também os limites daquilo que se noticia, o conhecimento da linha nada tênue entre o que é notícia e o que é matéria apelativa…e para minha grata surpresa noto que você, ao criticar indiretamente a Placar (pertencente ao grupo Abril, assim como a Veja), conhece este divisor.

    É então que te faço uma sugestão. Ao término de cada texto seu, observe com que mais ele se parece…se ele tiver uma retórica muito adjetivada, essencialmente opinativa, com termos pobres que apenas intencionam denegrir alguém, sem a menor relevância para a informação que se deseja passar (assim como os textos de Reinaldo Azevedo), proponho que os refaça. Caso sejam mais informativos, sem aquela vontade primitiva de tirar sangue da pessoa criticada, onde de fato o assunto abordado seja de interesse comum (assim como os de Nassif), proponho que os divugue.

    Como você mesmo pode observar pelas críticas que você recebeu nestes comentários apenas por citar o Nassif e criticar a Abril , não é uma atividade fácil e a custo zero filtrar o que se publica, mesmo porque fica evidente nestas críticas que os seus leitores já estão habituados a buscar em seu blog a “notícia que sangra” e não a “notícia que informa” (sugiro que você pesquise em que tipo de notícia há mais comentários que massageiem seu ego…se naquelas realmente informativas ou se naquelas carregadas na tinta).

    Ciente de que minha opinião deva ter um impacto reduzidíssimo na sua auto-crítica, desde já agradeço a atenção dispensada. Do mais, desejo-lhe sabedoria e sorte.

    Heitor

  45. Sergio Santana

    Alguém disse :
    “A VEJA tem o direito de fazer o jornalismo que ela quiser!
    E você assina se quiser!”
    Esse raciocínio vale também para o estelionato :
    O sujeito te enganou e vc. caiu na dele porque quis !

  46. João Luís

    Recusou meu comentário de novo… Gostava de ler o seu blog, Paulinho, principalmente porque considerava que este era um espaço aberto para debates e opiniões diversas… Eis meu comentário de novo, pois ainda tenho a esperança que eu estava certo a seu respeito…

    Paulinho,
    Já conhecia essa reportagem do Luis Nassif, concordo com todas as críticas à revista Veja (que realmente é um lixo), e acho importante que esse tipo de reportagem seja divulgada… Mas faço apenas uma ressalva: quando você posta essa repostagem (que foi escrita há algum tempo) logo após a Veja ter feito uma crítica ao Juca, você acaba fornecendo munição à todos que o criticam por parcialidade… Porque essa crítica à Veja só foi publicada agora no blog? Antes da crítica ao Juca ela não era importante? Esse tipo de atitude se assemelha muito aos assassinatos de reputação encomendados por vingança que a própria reportagem denuncia por parte da Veja…
    Veja bem, Paulinho, não quero te por no mesmo nível que essa revista, até porque, ao contrário da Veja, acredito que suas intenções são sempre as melhores possíveis… Só acho que na minha humilde opinião você as vezes peca por parcialidade excessiva… E não há credibilidade sem imparcialidade no jornalismo…
    Abraço

  47. Carlos Cesar

    Paulinho, seguindo a linha do tópico acrescentaria o termo JORNALISMO ESPORTIVO DE ESGOTO, que é muito adequado ao MENTIROSO NATO! Me espanta como ainda tem idiota que paga para esse indivíduo fazer programa esgoto na televisão… lamentável!

  48. Alexandre Surian

    Uma pena… Aqui também meu comentário foi reprovado.

    Disse apenas que a linha de jornalismo parcial é a que fazes, meu nobre repórter. Aproveitei para dizer que jornalismo é, oposição e não perseguição.

  49. LULA.SP

    Caramba! O Nassif publicou mais dez capítulos do “Dossiê Veja” desde a última vez que acessei seu blog!

    Não posso deixar de ler. Fui!

  50. sergio lima

    Vc e’ um hipocrita. Nao tem o direito de usar liberdade de opiniao em suas respostas uma vez que nao aceita a opiniao de quem o critica sem lhe ofender. Nos ultimos dias teve a capacidade de nao publicar nenhum de meus comentarios que discordavam de vc com relacao ao Luxemburgo. Sinto muito, meu caro, mas eu como muitos temos sim a liberdade de vir aqui ou nao, esta ninguem nos tira. Sobre a sua recente crise de sei la o que eu so tenho uma coisa a dizer, LAMENTAVEL !!!

  51. Affonso

    Paulinho,

    De alguns anos pra cá a VEJA usou com a verdade sim.

    Ou era invenção o Mensalão?

    Renangate?

    Dossiê do ex-presidente?

    Aliás, vc sabia que o colunista da Veja (Mainardi) ganhou uma ação contra o defensor do “mascate” – Luis Nassif – (o querido e obsoleto Paulo Henrique Amorim), por motivos semelhantes ao ódio que o Nassif mascatão incita sobre a Veja?

    Publicação imparcial nunca terá. Ou a Carta Capital q vc exibe vários trechos aqui é exemplo de isenção?

    Ninguém é santo Paulinho, ninguém mesmo, ainda mais nesse meio que vc estuda para chegar lá, que é o JORNALISMO.

    Podemos aqui citar, por exemplo, como chega a publicidade oficial na Carta Capital. Será pelos mesmos meios que a mesma publicidade chegou ao jornal ligado ao MR-8, que ameaçou de morte um colunista em 2007? Se vc n sabe, posso te trazer os links sobre o fato. Mas como um cara antenado que é, deve saber da história.

    Agora, como te disse antes…. a Veja seria um exemplo esgotífero se publicasse 60% das falcatruas que existem no Corinthians na gestão Andres e na gestão Dualib?

    Vejo aqui que muitas opiniões – respeito TODAS elas – não são voltadas ao lado jornalistico, mas sim pelo lado IDEOLÓGICO-PANFLETÁRIO da questão. Há anos acompanho isso na internet. Muitos criticam a Veja por ser CRÍTICA ao Governo.

    Agora… ser CRÍTICO é ser sinônimo de JORNALISMO DE ESGOTO?

    O presidente Lula, q sei q vc não defende nesse espaço – democrático, claro – passaria RETO como se nada tivesse ocorrido se não houvessem as denúncias do “Jornalismo de Esgoto”.

    Então meu querido Paulinho, vc entra numa vala semelhante a Veja, sendo CRÍTICO a gestão Andres Sanches. E claro, com suas razões e na sua grande maioria das vezes, MUITO ÓBVIAS E TRANSPARENTES.

    Vc sabe que gosto muito do seu blog, é um espaço bacana, mas ficar corroído pelo “mascate”, não dá né. Se prenda por gente de fibra, como Juca Kfouri, que é um cara de esquerda, mas respeito e admiro demais.

    Grande abraço.

  52. Paulo Carvalho

    Nossa, só agora entendi o motivo do seu post, o que me causou muita decepção. Vc recorreu a uma prática barata de jornalismo de quinta ao procurar opinião de outros jornalistas “amigos” para fundamentar sua posições. Aliás, quando vc se alinha a uma revista PAGA como a Carta Capital, que defende terroristas como os membros das FARC, só demonstra que o que lhe sobra de coragem em alguns matérias, lhe falta de estudo em outros pontos.

  53. silvio pellacani jr

    Paulinho
    n me decepcione….o GOVERO LULA É DIFERENTE DA ATUAL e DA ANTIGA DIRETORIA DO TIMAO EM QUE? ou vc tb acha que ele e vitima das elites ?ou vc acha que todas as noticias envolvendo desvios e mais maracutaias são invensões da midia ( incluindo aqui a Veja – que diga-se de passagem não leio, mas ela faz um bom trabalho de oposião a esta palhaçada que nos temos de chamar de governo ) …..não caia em contradição meu velho….

  54. Vini

    Poxa Paulinho. Sou admirador do Juca e por consequencia comecei a acompanhar seu blog… hoje foi tudo por agua abaixo. Dar crédito pro Nassif mostra somente seu “preconceito invertido”, “di isquerda”… Ridiculo: preferir Carta Capital, do jeito que ela é feita e principalmente patrocinada. Reacinário de esquerda, não há outra justificativa, e não me venha com a respostinha padrão: Nassif falou a verdade… Falou nada, acorda prá vida, leia http://www.reinaldoazevedo.com.br . O Nassif não entende nem de economia. Ah, e pelo jeito tu amas o Lula (ama sim!). Pegunta pro Juca se o Lula é mentiroso? Se já mentiu prá ele

  55. Anderson Viana

    Paulinho, o Nassif não vem acertando uma. Muita me estranha a forma com que ele defende o Governo e tudo de errado que o mesmo faz. Não gostar é direito de cada um. Mas não pode-se usar as palavras de alguém como verdade absoluta.

  56. Alexandre Bonna Jr

    Paulinho,

    pq vc CENSURA opiniões divergentes ?!

    a ainda vem reclamar da UOL ?!

    Bonna

  57. Miro

    Calma gente. Paulinho tem méritos por ser a polícia moral do jornalismo esportivo.
    Paulinho é a Verdade.
    Paulinho é a Lei.

  58. Anderson Viana

    O grande problema, foi quando a Veja repercutiu a patrulha sobre a Placar no episódio Casagrande. O que acredito que a Placar está certa em termos, pois esse assunto é antigo e se queria ter divulgado, deveria ter feito isso antes. Tivemos inúmeros casos desse tipo de doença, pois dependentes químicos são doentes, mesmo no futebol e sempre foram divulgados ao extremo, nunca vi um jornalista reclamar da exposição. Agora como é o Casagrande…

  59. Rivaldo

    Caro Paulinho, boa tarde!

    Ao postar meu comentário sobre a matéria, portanto antes de ler suas respostas sobre tais comentários, acreditava que você havia se equivocado em defender o Sr. Nassif e a “revista?!” Carta Capital, mas infelizmente vejo que não.

    Creia-me que jornalista vendido, que você tanto combate e revista imparcial que não ouve todas as partes da notícia, são o quê há de pior no jornalismo.

    Fico com triste com seu posicionamento. Li acima que com o tempo, você que é jovem, agirá com mais moderação, também acredito nisso.

    Por ora, dexarei de ler o seu blog, que para mim, até a presente era uma satisfação.

    Desejo-lhe sorte na sua carreira.

    Atenciosamente,

    Rivaldo Lopes

    nganado

  60. cristiano bertoni

    Tá, tudo bem. O Nassif falou a verdade agora. OK !

    Semana passada ele publicou que NÃO EXISTIA DOSSIE. Algo já desmentido pelo PRÓPRIO governo.

    ENTÃO a semana passada ele MENTIU, certo ?

    Vc vê credibilidade em jornalistas que mentem AS VEZES ?

    abraços

  61. julio augusto

    Vc concordou quando Mino Carta falou que Diogo Mainardi foi castigado por Deus por ter tido um filho deficiente? Nassif trabalha com os assassinos de Celso Daniel?

  62. RICARDO DS

    Há muito tempo o Nassif perdeu o rumo e a credibilidade; a Veja embora tenha seus problemas, ainda é a melhor revista semanal do Brasil, ou você Paulinho acha a Carta Capital exemplo de joernalismo, onde até as Farc são retratada em cores suaves. Acorda Paulinho.

  63. Miguel Ribeiro

    Paulinho, Mais uma vez as pessoas estão sendo levadas por caminhos que somente interessam a bandidagem. Ficam discutindo se o Nassif tem razão, ou não. Isso Não interessa. O que interessa é saber se existe realmente este tráfico de interesses. Isto é que deve ser investigado. O resto: se a Veja é boa ou ruim; se o Mainardi é bom ou não, é decorrencia da apuração desta investigação. Pois se existe este tráfico, então a Veja não presta, o Mainardi não é digno de ser chamado de jornalista etc.etc. etc. Os jornalistas sérios devem apurar ou apresentar provas desta maracutaia da comunicação. No mais um abraço, pois tiveste a coragem de levantar este assunto na tua coluna, que é de futebol, mas não só sobre futebol. Que continues assim…

  64. Marco

    O Nassif é sensacional, a série dele sobre a Veja está desestruturando toda a canalhice da revista que é partidária da extrema direita da elite preconceituosa paulista! Causa me asco que alguns hipócritas que escreveram aqui tentem denegrir a imagem do Nassif. Para quem não sabe a
    Veja é de propriedade do grupo Sul Africano Naspers que entre outras coisas “inventou” o apartheid. Outra coisa: a imprensa quase que inteira é contra o governo Lula, entretanto, nas pesquisas de popularidade o mesmo governo atinge quase a unanimidade de aprovação. Apenas 11% (pesquisas Sensus, Datafolha e Ibope) consideram o governo ruim ou péssimo.
    Podem bater, espernear, xingar… não adianta muito.
    A veja é esgoto e já faz muito tempo!!

  65. Claudio

    A Veja ainda existe?

    Tem gente que ainda lê revista semanal mesmo depois que criaram a internet?

    Para quê? Ser enganado. Só pode ser.

    Eu deixei de ler revistas semanais há uns 15 anos.

    E essa aí então, nem se fala. Só besteira.

    Toda semana tem uma ‘BOMBA’, uma ‘DENÚNCIA’, ou então dizendo a você como você deve ser, pautando o leitor.
    Quero liberdade, e não preciso de nenhuma revista imbecil para me dizer o que fazer, o que comprar, onde ir, etc.

    No fundo é só sensacionalismo barato para vender umas porcarias de revistas com notícias requentadas da semana passada e um monte de publicidade no meio.

    Dada é cara, pois é inútil.

    O mundo mudou. Ainda bem.

  66. larissabeppler

    “A VEJA tem o direito de fazer o jornalismo que ela quiser!
    E você assina se quiser!”
    Esse raciocínio vale também para o estelionato :
    O sujeito te enganou e vc. caiu na dele porque quis!

    Assino embaixo…

    E só pra lembrar, a despeito do que disseram, não tenho partido, sou pelo libertarianismo. Só pra começar…não tem nada a ver com Lula.

    Apenas considero o Mainardi um babaca e a Veja um canal de alienação.

  67. Leao

    Nassif disse a verdade. Hummmm. Que verdade disse o grande jornalista? A verdade conveniente. Porque certos jornalistas mudam de opinião de acordo com quem paga por elas. Certas verdades não se sustentam. Acredito na verdade do Nassif. Acredito na verdade do Maluf, Pita, Dirceu, Lula “eu não sabia”, Dilma “isto é um banco de dados” e por aí vai. É a velha história de Pedro e o Lobo. Por mais que pareça verdade, quem conta não tem como dar-lhe credibilidade. Credibilidade é para poucos. Cuidado para quem passa recibo.

  68. milton

    Paulinho, quando usar a palavra “veja”, linque a mesma para a home da reportagem do Nassif [http://luis.nassif.googlepages.com/home].
    Assim, você contribui para que a reportagem se torne mais visível nas pesquisas do Google.

    Fonte: [http://www.benderblog.com/realidade/revista-veja-a-verdade-luis-nassif-e-mais-um-bombardeio/]

  69. Evaristo

    Que pena, vc estava indo bem, mas reproduzir o Nassif nao da…ele ha mto deixou de ser qq coisa para se tornar um garoto de recado pago.
    Reproduzir isso no seu blog, apenas o diminui para garoto de garoto…tente reverter, abs

  70. Murillo Magini

    O Nassif é do mesmo balaio que PHA, Mino Carta…ou seja, aqueles que adoram criticar quem já foi patrão deles. Principalmente ainda se forem inimigos do desgoverno do Mula.

  71. Roberto

    Parabéns Paulinho, por divulgar a série do Nassif.

    O Nassif não escreve sobre a veja torcendo para acreditarem nele, êle simplesmente prova o que escreve com a reportagem da propria revista.
    Em momento algum a revista contestou o que êle está escrevendo, êles apenas o insultam, mas não ha contestação.

  72. SERGIO SANTANA

    Paulinho
    Ufa ! Acabei de ler toda a reportagem a respeito de veja !
    Obrigado ! Nunca mais vou comprar essa porcaria !
    O curioso é que ninguém contesta o conteúdo da matéria
    Abraços !

  73. silvio pellacani jr

    IMPRESSIONANTE !!! o (des)governo LULA tem um escandalo por semana e tem gente aqui que ainda acha que a VEJA e demais pessoas e orgaos de impresna de oposiçaõ são os culpados…..SOU ORGULHOSO POR FAZAER PARTE DOS 11 % QUE CONSIDERAM ESTE GOVERNO RUIM OU PESSIMO…pois meus pais me ensinaram o que era certo e o que era errado na vida : roubar, ludibriar , mentir , dissimjular…tuso isso me foi ensinado que era ERRADO……o engraçado é que qdo estamos falando de figuras como KIA, DUALIB, ANDRES. MUSTAFA, EURICO RICARDO TEIXEIRA podemos dsescer o pau…mas quando falamos mal do LULA< DIRCEU< DILMA, PALOCCI, GENOINO etc….temos de achar normal e ainda assinarmos que quem esta errada ea revista ou as elites….que porra de elites são essas ?…pessoas que pensam e que como eu não concordam com roubalheira e maracutaias ?…
    palhaçada….
    PAULINHO UM CONSELHO : limite-se apenas ao futebol, senão toda a sua credibilidade conseguida por ter sua opiniao ( correta sobre stes sujeitos que mencionei acima ) vai por agua baixo…pois como disse não consigo diferenciar a quadrilha do futebol da quadrilha do palacio do planalto
    abs

  74. Divanio

    Paulinho,
    Tendo em vista a afirmação do Nassif, realizei algumas pesquisas sobre o
    Mainardi. Discordo veementemente do Sr. Luís(Petista)Nassif!
    Uma pessoa como o Diogo Mainardi, que vai ao Jô Soares(televisão
    aberta= vídeos no Youtube) e desce a lenha neste desgoverno de forma
    categórica, não pode estar mentindo! Álias, o tal do dossiê apareceu né?
    Viu a Ministra hoje, suando, na frente dos repórteresinventando desculpas?
    Coitados dos sulbarternos dela, vão pagar o pato!Tudo isso após a publicação da Veja!Inclusive o Mainardi, publicou um livro sobre o mensalão, onde conta os bastidores! O título é bastante sugestivo: Lula É Minha Anta!
    O Nassif mentiu quanto aos processos, também!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: