Advertisements

Decisão judicial prejudica principais credores da Portuguesa

Denise Boni de Mattos e Antonio Carlos Castanheira

Por decisão do desembargador Sérgio Pinto Martins, as mais de 300 ações trabalhistas em que a Portuguesa é reclamada serão unificadas.

Caíram todas as penhoras, menos as do estádio do Canindé.

Pelo novo acordo, a Lusa terá que destinar 30% de seu faturamento (não do lucro) para quitar, gradativamente, os calotes, sendo que o valor das mensalidades não pode ser inferior a R$ 250 mil.

Trata-se de uma impossibilidade fática.

Muito provavelmente, em havendo entrada de dinheiro, a parcela superará, subtraindo despesas, mais do que 50% do disponível na contabilidade do clube.

Ocorre que, há anos, o resultado contábil da Lusa nunca indica essa sobra.

Pelo contrário: os prejuízos se acumulam.

Por outro lado, partindo-se do princípio que, nesses casos, a Justiça Trabalhista não pode favorecer, apenas, o infrator, sob qualquer leitura e análise, a decisão do desembargador Martins é uma tragédia para os credores.

Muitos deles, os que mais tem a receber, se conseguirem, levarão décadas para ver a cor do dinheiro – se houver pagamento.

A conta é óbvia.

Ao final, no contexto real da Portuguesa, esse resultado, que vem sendo tratado como a ‘luz no fim do túnel’ do clube, sem mudança administrativa radical – inexistente nas últimas décadas, servirá apenas para protelar pendências antigas e, talvez, facilitar a vida pessoal da cartolagem.

Vale lembrar que, recentemente, o presidente da Portuguesa, Antonio Castanheira, ‘criou’ uma empresa que foi colocada em nome de preposto e vem sendo controlada pela sua vice-presidente, Denise, objetivando, dentre diversas possibilidades, justamente a de ocultar dinheiro que, por ordem judicial, deveria estar entrando no bolso de quem, há anos, tenta receber qualquer centavo devido pelo clube.

Facebook Comments
Advertisements

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: