Advertisements
Anúncios

Qual a culpa de Genoino?

genoino

Da FOLHA

Por MARCELO COELHO

“Genoino não roubou, fez o que lhe pareceu mais certo, sem pensar em vantagens. Mas inocente não era”

Dói muito ver a prisão de uma pessoa com o passado de José Genoino. Está muito acima, pelo caráter, pela coerência, pela simplicidade, da grande maioria dos políticos brasileiros.

Não enriqueceu, nem quis enriquecer, com os cargos que ocupou. Na linguagem de todos os dias, corrupto é aquele que recebe propinas ou favores. Com toda certeza, Genoino não é dessa laia.

Mas foi condenado de forma praticamente unânime no STF. Até por Dias Toffoli. Dos dez ministros, somente Ricardo Lewandowski o absolveu.

Qual o crime? Corrupção. Pela lei, não se pune somente quem recebe dinheiro, mas também quem oferece.

Os ministros se basearam nos testemunhos dos autos. Começaram rejeitando os argumentos do Ministério Público, que acusava Genoino de ter corrompido parlamentares do PMDB e do PL. Não havia nenhuma menção concreta a tratativas de Genoino com esses partidos. Até por isso, Delúbio terminou com uma pena maior do que ele.

Houve, entretanto, encontros de Genoino com líderes do PTB e do PP. Políticos como José Janene, Pedro Henry, Emerson Palmieri, Pedro Corrêa e, vá lá, Roberto Jefferson contam isso.

Lewandowski absolveu Genoino afirmando que, afinal de contas, todos esses testemunhos vinham de réus do processo também. Em tese, esse tipo de depoimento vale pouco, porque é plausível que um réu acuse outro para livrar a própria pele.

Não era o caso, porque tanto Genoino quanto esses réus seguem a mesma linha de argumentação. Havia encontros, sim, mas tudo se resumia a tratar de acordos políticos, não se discutiu ajuda financeira.

Quando a história é contada mais detalhadamente, vê-se que o problema financeiro estava o tempo todo em pauta. O político Vadão Gomes, que nem era réu, conta que, numa conversa com Genoino, Delúbio, Pedro Henry e Pedro Corrêa, discutiu-se a necessidade de ajuda em dinheiro para o PP, com vistas às eleições de 2004. Outro parlamentar do PP, o falecido José Janene, testemunhou sobre reunião em que Genoino, e apenas ele, representava o PT.

O PP ainda alegava ter problemas para pagar a conta de advogados, contratados para defender parlamentares do partido. Entre eles, Ronivon Santiago, que confessara ter recebido propina para votar a favor da reeleição de Fernando Henrique Cardoso.

O bom PT prontificou-se a resolver isso. Três milhões resolveriam. Advogados caros, esses.

Pode-se chamar esse tipo de combinação um “acordo meramente político”? Foi o que fizeram todos os réus. Mas prometer dinheiro em troca de apoio pode ser melhor chamado de corrupção, e foi isso o que concluíram nove ministros do STF.

Também as necessidades do PTB, com relação aos gastos na campanha que se aproximava em 2004, foram discutidas com José Genoino presente. A promessa, antiga, era de R$ 20 milhões para que o PTB apoiasse Lula.

Jefferson conta ter avisado Genoino: uma quantia dessas seria alta demais para ser considerada apenas “caixa 2” –doações de empresários por baixo do pano. Entenda-se: empresários não dariam tanto dinheiro assim. Genoino teria respondido que o repasse seria feito de partido a partido, ou como contribuição de empresas ao fundo partidário.

Ignorava tudo? Dificílimo de acreditar. Qualquer pessoa, mesmo com menos experiência política do que José Genoino, sabe perfeitamente que, numa conversa “política” assim, programas e ideologias não são exatamente o prato principal.

A ministra Cármen Lúcia manifestou pesar pela condenação de Genoino. Mas não estamos julgando histórias pessoais, disse ela. Estamos julgando as provas dos autos.

Ela reexamina os depoimentos. Todos concordam: as finanças do PT estavam “em frangalhos” em 2002. Como é possível, pergunta ela, que do início de 2003 até meados de 2005 o PT passasse a ter tanto dinheiro, sem José Genoino perguntar de onde vinha, como foi conseguido?

Três milhões vinham do Banco Rural, através de um empréstimo avalizado por Marcos Valério e Delúbio Soares. O empréstimo foi considerado fictício, apenas uma maneira de Marcos Valério esquentar o dinheiro que recebera do Banco do Brasil.

Lewandowski foi à carga. Consta dos autos que pelo menos uma parcela desse empréstimo foi de fato paga pelo PT; não era uma fraude, portanto. Ayres Britto interveio. Sim, uma parcela foi paga… mas em 2012! Quando o processo do mensalão já corria com mais ritmo, interessando a todos dar credibilidade às teses da defesa.

José Genoino também foi avalista desse empréstimo do PT com o Banco Rural, quando ocorriam as renovações do crédito, a cada três meses.

Certo, não entendia de finanças. Como presidente do PT, tinha de cumprir, pelo estatuto, o dever de assinar aquele tipo de coisa.

Observo que não é à toa que o estatuto exige a assinatura do presidente do partido. Um nome como o de José Genoino não se construiu aos poucos; está lá, justamente, para dar credibilidade e honradez aos atos partidários. Quantos não se deixaram enganar, vendo que “até o José Genoino” endossava esses acordos “políticos” negociados no balcão de Jefferson, Janene e Companhia?

O crime maior, que o PT cometeu contra a própria credibilidade, mas em favor de reformas econômicas que negavam o seu programa, foi ter-se envolvido em acordos com a escória da política brasileira. Há quem ache que valeu a pena, pensando no desempenho do governo Lula, há quem ache que não.

Quem resolve dar festa num chiqueiro termina sujo também. José Genoino não roubou, José Genoino fez o que lhe pareceu mais certo, sem pensar em vantagens financeiras pessoais. Mas inocente não era.

Advertisements
Anúncios

Facebook Comments

51 comentários sobre “Qual a culpa de Genoino?

  1. LIXOS da sociedade….LULA,DILMA,GENOINO,DELUBIO…entre tantos outros merecem morrer na cadeia…deviam morrer na maca de algum hospital público…pra sentirem como está o SUS e nada fazem!!!

  2. Olá Paulinho e blogueiros!
    “Naquele país de “OZ” a bela menina Doroty, não sabia de NADA,absolutamente NADA,pobrezinha,Não tinha Alimentação descente,Escola.Hospital,Transporte,Nada sabia sobre Corrupção,Falcatruas,porque todos os “políticos de “OZ” eram de uma “dignidade acima de qualquer suspeita!Vivia com um “Tal Bolsa família”,que a senhor sua mãe recebia todo mes, que ela agradecia de joelhos, em total reverencia ao “Mágico de OZ”
    E foi feliz para sempre!
    Abraços a todos

  3. O que dói é que nós somos tratados como mero pagadores de impostos, cada vez maiores, para tratar de toda esta corja politica, cada vez mais dinheiro para alimentar esta corrupção que não para de crescer. A gente, como empresário que gera dinheiro para estes pilantras, além de pagar cada vez mais impostos, ainda tem que pagar taxas altissimas para os bancos, que mandam parte de seus lucros para os mandatários da nação.

  4. O pior de tudo isso e ver qual era realmente o objetivo de ter que gastar tanto com uma ampla base de apoio no congresso, já que nos oitos anos do governo lula mais o 3 anos da dona dilma não foram aprovadas nenhuma reforma constitucional que necessita-se de uma ampla base de votos, na verdade apenas com a metade mais um já era possível fazer o que o PT fez, em suma se sujaram por nada e ainda brincam de tribunal politico, de elites contra o PT e tudo mais que possa bagunçar o processo e leva-los a liberdade, em nenhum momento o PT e o seus seguidores demonstram compromisso com a nação mas sim com o seu projeto de poder onde tudo o que for feito pelo partidão deve ser aceito sem oposição.

  5. que porcaria de texto, foi escrito por um militante do PT??? como assim o PT se misturou a escória da política brasileira? se eles são todos iguais, quem tinha o poder de corromper o governo ou meia dúzia de parlamentares? O cara é presidente do Partido e não sabia de nada, assinava meramente por formalidade? não sei o que é pior a folha ou o Blog aqui publicar isso. Decepção.

  6. Hê hê hê. Ele nunca foi surpreendido roubando. O produto do roubo ficou em nome de laranjas. Não duvidem se um “dimenor” assumir a responsabilidade.

  7. Esse edimi r neves não deve ter lido o texto…
    Está escrito de forma simples e esclarecedora.
    Tudo dito acima está nos autos do processo. Quando a ‘cumpanherada’ repete a mesma ladainha, de que ‘foram condenados sem provas’ ou ‘julgamento de exceção’, eles simplesmente repetem o que lhes foi pedido a ser repetido.
    Genoíno pode até não ter lido o que assinava. Mas inocente realmente não era.

  8. Muito sensato o texto. O maior problema da política brasileira é o seu sujo sistema que dá espaço para os fisiologistas aproveitarem da situação.
    É sempre bom ressaltar a importância do corruptor ativo, já que sempre apenas lembram do passivo, mas ambos têm níveis iguais de desonestidade.

  9. Esse á para o imbecil e Porco Malco Palmeirense, Pedro Pontes , a tal Delegada Helo e outros tucanalhas do blog.

    ARTIGO: Desculpe-me, mas você é um inocente útil, artigo do Otávio Antunes…

    Vejo alguns amigos dizendo: “Então quer dizer que ser a favor da prisão de Genoíno e Dirceu faz de mim um filhote da ditadura, um reacionário ou um membro da classe média merda?”.

    Não necessariamente, mas faz de você um inocente útil.

    Todos temos o direito de não gostar de alguém e não votar nesse alguém, ser mais de esquerda ou de direita. Particularmente nunca votei em Genoíno ou Zé Dirceu e nunca concordei com as suas posições, como a ampliação do leque de alianças do PT defendida por eles, onde cabe gente como Maluf e Sarney.

    O que não temos o direito é de dizer: “Ele não provou sua inocência”, quando qualquer um sabe que na democracia, na lei, cabe ao acusador “provar a acusação”.

    O que não pode é fingir que não vê as fotos e histórias sobre o Genoíno, que está na “política” há 40 anos e mora há décadas na mesma casa pequena com a família. (http://migre.me/gFCIV)

    Imagem

    Diferente do “Batman”, Joaquim Barbosa, que mora em apartamento funcional e comprou de forma imoral uma residência de um milhão de reais em Miami (http://migre.me/gFTLQ), Genoíno mora na mesma casa e na mesma rua, nunca morou em condomínio fechado ou algo que o valha, nem deu sinais de riqueza.

    Você deve admitir a importância do Bolsa Família para diminuir a pobreza e do ProUni para que mais pobres tenham vagas na universidade, mas quantos conhecidos seus recusam o “óbvio” e afirmam que “não faltam médicos, faltam condições de trabalho”, mesmo você nunca tendo visto um médico desempregado, nem mesmo aquele que nunca olha para sua cara durante a consulta?

    Quantas vezes você ouviu que a culpa do preço dos veículos ou do vídeo game é do governo, enquanto você sabe, que a margem de lucro praticada por nossa elite é uma das maiores e mais criminosas do mundo?

    Você sabe que o dinheiro que vai para os ricos com os juros altos é infinitamente maior do que o que vai para os pobres com o Bolsa Família. (quanto custa o bolsa rentismo: http://migre.me/gFCWJ)

    Você já leu ou se pegou maldizendo ocupação de terra (você ou seus amigos chamam de invasão?), feita por trabalhadores rurais, enquanto sabe que grandes empresas como a Cutrale e os grandes produtores de soja, tomam terras públicas por meio da grilagem e a protegem a bala com cangaceiros e com o apoio da justiça e de juízes corruptos?

    Você já leu sobre a Escola Base” (http://migre.me/gFD7U) e sabe que a grande imprensa manipula como quer a opinião pública? Sabe que a Globo apoiou a ditadura militar e manipulou a sociedade brasileira (http://migre.me/gFDik) e que esconde a “origem” de Marcos Valério e sua relação com o PSDB de Minas, esconde também os escândalos de corrupção em São Paulo, com um assessor do governo paulista descoberto com conta secreta e sendo julgado na Suíça? ( http://migre.me/gFDjq)

    Imagem

    Seja sincero: Já se pegou dizendo “bandido bom é bandido morto”, mesmo sabendo que existe um extermínio da nossa juventude pobre na periferia, enquanto os crimes dos ricos continuam encobertos?

    Você já ouviu que alguém que não fez faculdade não poderia ser presidente, “porque é burro” ou “apedeuta”. Acredita mesmo que esse ódio tem a ver com as qualidades ou defeitos do governo Lula?

    Você leu em algum lugar que Genoíno foi preso e torturado na ditadura. Sabe que seus algozes nunca foram presos ou julgados. Sabe que foi criada uma “tese” jurídica para condená-los sem prova agora, mas mesmo assim acha que “onde tem fumaça tem fogo?”

    Assistiu na TV, em filme ou leu, que prisão em feriado ou fim de semana, é executada contra presos que podem oferecer ”risco continuado”? Ou seja: Matar, roubar ou fugir nesses três dias. Sabe que os Zés estavam com a família esperando para se entregar, e mesmo assim acham que “foi pouco”, porque deveriam ter sido algemados e cuspidos, com uma horda de gente gritando “lincha e mata”?

    Você tem o direito de não gostar das posições do Zé Dirceu e Genoíno, pode combatê-los e derrotá-los, mas não pode fingir que seus amigos mais reacionários não torceram para vê-los humilhados e ficaram “bravinhos” ao ver o punho cerrado em sinal de resistência, ao invés da cabeça abaixada e do rosto escondido.

    Se você acha a ditadura legal, o “Mais Médicos” uma “invasão comunista”, o bolsa família “compra de votos”, acha sem-terra “tudo vagabundo”, considera que no mundo sempre existiram e sempre existirão miseráveis e milionários e acredita na meritocracia como desculpa para pobreza (só é pobre quem não trabalha), você tem razão em querer prendê-los ou talvez eliminá-los. Eles são um grande perigo para tudo que você acredita.

    Você está ao lado de todos que roubam dos mais pobres deste país há séculos. E pior: fazem isso com o apoio da justiça. Você está ao lado do sistema financeiro, das oligarquias rurais, dos grandes veículos de comunicação e dos saudosos da ditadura militar. Está ombro a ombro com os que querem o Brasil de antigamente, onde pobre era pobre, os poderosos cuidavam da política e de ganhar dinheiro e os trabalhadores cuidavam de dar lucro para deixar os ricos cada vez mais ricos, enquanto milhões de brasileiros morriam de fome ou viviam na miséria.

    Se você acha a ditadura militar um nojo, apoia os programas sociais mais importantes da história do Brasil, pode ou não gostar de Lula e do PT, mas não concorda com julgamentos sumários e linchamento midiático e mesmo assim não entende que o julgamento do chamado “Mensalão” foi um julgamento político, desculpe-me, mas você é um inocente útil do que existe de mais retrógrado e atrasado no Brasil.

  10. Como assim terem-se envolvido com a ESCÓRIA da Política Brasileira??? Eles fazer parte da escória, como também tem bandidos no PMDB, PSDB, DEM, PSB, e todos partidos que começam com P ou D… simples…

    Envolveram-se, porque tem um Projeto de GOVERNAR o país durante décadas, e enriquecerem às nossas custas!!! Assim como o PSDB o faz em SP há mais de 20 anos!!!!

  11. Suposições: creio que aquele gesto patético de punho cerrado em sua prisão, foi uma senha ao PT. Não abrirei o bico, fiquem tranquilos. Ou não me matem ficarei quietinho, por exemplo. Genoíno sabe mais que todos e mesmo preso não abre o bico, por que será? Se fosse inocente teria por dever moral de apontar os reais culpados. Mas como vivemos numa república de bananas, literalmente… Sabe-se que sua prisão não durará muito, aliás muitas “alternativas” para não dizer manobras já estão sendo articuladas.

  12. Todos que foram presos são LADRÕES” portanto devem continuar encarcerados. A Lei está errada, sempre esteve, votamos nas pessoas e não nos partidos onde deputados tem que votar em câmaras e congressos de acordo com seu “partido” e não pela sua vontade.IMUNIDADE PARLAMENTAR nunca deveria ter existido, existe para limpar a barra de quem faz coisa errada. Voto SECRETO é outra aberração, como saberemos se quem colocamos lá está votando de acordo com nossa vontade? Onde está a presidente que por ser do mesmo partido desses Ladrões não se dá ao LUXO de falar sobre o assunto? Não pode aparecer ou dar força aos canalhas? Nós do Povo temos que estar espertos quanto aos nossos votos, vamos votar em quem está de peito aberto pra melhorar esse Brasil e não pra quem olha para o próprio bolso.

  13. Um pais que não sabe ou não quer ver sua historia aos olhos da verdade esta com seu futuro condenado.
    Execrar o regime militar que nos salvou dum comunismo ferrenho e nos deu estabilidade ao pais e o abril para o caminho da democracia afim de que o povo tivesse sua liberdade ainda mais plena na qual ainda há, chega a ser covardia; mas que estes que estão no poder dizem que lutou pela democracia usam de mentira para justificar o passado de militante comunista e ainda tem a cara de pau de dizer que estão consolidando a democracia, mas na pratica defendem e mandam dinheiro para as ditadura africana e latino-americana,deu asilo pólitico a quele italiano terrorista e assassino,os cubanos que queriam melhorar suas vidas fugindo na ocasião do pan de 2007 o Lula os entragou logo ao Fidel e que castigos eles receberam fica por conta da imaginação,mas esse é nosso futuro sem liberdade que nos aguarda,bom vão dizer que eu sou riquinho da classe media,não sou, mas se a classe media acabar acaba junto um monte de emprego e só vai existir duas classes a dos ricos(grande empressario e politicos) e a classe miseravel(a maioria da populção,vide venezulela e cuba).

  14. Genoino e Dirceu perderam a maior oportunidade de suas vidas, politicamente falando. Ao serem condenados e presos, caso tivessem admitido a culpa, se resignado a cumprir a pena e buscassem recursos, sem ficar nessa papagaiada de perseguição, mandariam uma bela mensagem “errei, serei punido, me reerguerei”, passaria uma mensagem de união ao seu partido, de dignidade ao governo e de credibilidade ao sistema. Agindo da maneira que estão neste momento, eles estão mantendo o governo desmoralizado, afinal “como a Dilma permite que isso aconteça?” “logo logo eles vão estar soltos.” são pensamentos recorrentes em ambos os lados da contenda. Desta forma eles estão gerando uma cisão no PT, jogando os xiitas contra os moderados, e esculhambando com o governo.
    O Genoino é um homem fraco, que quando a ditadura o prendeu, entregou seus companheiros. não se pode esperar muito dele.
    o maior erro do PT neste esquema foi achar que após ficar 20 anos tentando chegar ao poder, tinha o direito de permanecer nele para sempre, levando como mote “os fins justificam os meios” e este é um jargão utilizado por voces sabem que tipo de gente…
    não sou petista, não sou tucano, antes de xingar, reflita um pouco…

  15. “PODE SER” que ele nao se locupletou da corrupcao, porem dela participou…..e, em tendo participado, esta colhendo os frutos de sua acao…..simples assim.
    Temos um cidadao de Pres. Prudente, o Sr. Peixoto, que fez um tratado para exemplificar que somos todos idiotas por nao perceber o que ele, em sua imensa sabedoria, ja sabia. Menos!
    O fato de nao concordar com ideologia ou ideias alheias as minhas nao ira me transformar em inimigo daquele que pensa o contrario.
    Em tempo, acho que o MST so tem bandido, os que eram trabalhadores rurais de verdade ja se foram ha muito tempo.
    Bolsa Familia e Pro Uni foram criacoes do FHC.
    Bandido bom e bandido morto mesmo, seja ele da favela ou do condominio fechado.

  16. O que esses petebas tem em mente eh muito maior que ter apenas dinheiro nas suas contas bancarias em paraisos fiscais, o dinheiro esta apenas pagando o que eles querem com assistencialismo aos partidos e aos pobres ignorantes: PERPETUAR-SE NO PODER.

  17. Paulinho! Fala de Futebol! Esse cara ai era guerrilheiro (leia-se terrorista) e matou um pá de gente inoccente na bala e na bomba! Só falta agora vc dar espaço para alguem querer defender os homens bombas, quem faz atentado, o Bin Laden etc..

  18. Genoino é um santinho perto do FHC e Serra. Só que…esses 2 tucanos + Alckmin e outros tantos, são protegidos pelas mídas 400centona conservadoras, principalmente, pela Rede Globo e Veja.
    Inclusive ficou provado e saiu até em livros (2 publicações que foram recordes em vendas), que essa patota tucana são corruptos ao extremo…só que essa mesma mídia que “malha o PT (pois, recebem milhões pra isso), desde 2007, finge que não vê essa ladroeiras tucanas. Daí…a classe elitista brasileira, que leem essas porcarias da editora Abril e veem as tvs, que são outras porcarias, colocam a pecha que o PT é corrupto. Tudo isso pra esconder as ladroeiras tucanas, e deixar sempre as mídias e a opinião pública “ocupadas” com o tal mensalão petista…e desde 2007. Enquanto isso…os tucanos ROUBAM, ROUBAM, ROUBAM…e a justiça nada faz. O mensalão tucano de MG está pra ser prescrito, vence em abril/2014…e até agora…nada! O FHC rí sozinho desse circo armado pelas elites…logo ele! pois, o FHC COMPROU A BASE POR 200 MIL/DEPUTADO EM 1998. Tudo provado! Mas…ele não petista…portanto, tem costas largas e está curtindo seu baita AP em Higienopolis.

  19. Já vi cidadão idiota….mas o 3p se supera…penso até que o cara deve ser humorista (péssimo por sinal) …uma mula talvez tenha mais discernimento que esta anta….

  20. Outra coisa importante:

    Ou os Tucanos mudam o disco e a forma de fazer oposição, ou, perderão tudo que tem. Pois, o Serra perdeu em SP pra um desconhecido, petista. E o Alckmin está no mesmo caminho.
    O tucanos (mesmo em SP, que é o berço tucano), sofre rejeições absurdas, pois, ainda estão em pé por causa da grande mídia que os apoiam e escondem as ladroeiras e incompetências, e tbm por uma casta (10%) que são elitistas e odeiam pobres…ou seja, odeiam o PT.
    Os tucanos não governam SP há anos…só tem tempo e força pra atacar o PT. Não oferecem nada novo, ideias, planos de governos, etc.
    No mais…é que a grande mídia esconde, mas, há um grande projeto pro estado de SP, caso o Padilha (candidato petista) vença. E está relacionado com os médicos e professores estaduais. Pois, o Padilha foi o mentor do MAIS MÉDICOS e, ao contrário do Alckmin (que será candidato a reeleição), o Alckmin quer subir os salários dos médicos do SUS (clínicos geral), de 15 mil reais (salário atual/40 hrs semanais), pra 20 mil reais. Só que…o Padilha não quer aumentar esses salários, e sim, diminuí-los pra 10 mil reais (médicos formados em faculdades privadas), e 13 mil (médicos formados nas Universidades estaduais e federais). E essa diferença que seriam de 7 a 10 mil reais/médico, iriam pra aumentar o piso dos professores (hj em 1.300 reais/mês). No projeto petista e do Padilha, o piso dos professores dobrariam pra 2.600 reais (professores formados nas faculdades privadas) e para 4 mil reais (formados nas universidades estaduais e federais). Assim, acabariam com essas distorções absurdas que as elites conservadoras impuseram a algumas classes e que vem há quase um século.
    E eu 100% a favor! Pois, acho uma vergonha o que esses tucanos fazem há quase 20 anos…pois, acabaram com a educação do ensino primário e médio (pois, foram os tucanos do governo FHC, que retiraram a repetência nas escolas públicas), e deixou os professores em geral com um salário de fome, miséria….que culminou na desistência de milhares de bons professores, Pois, basta analisar com frieza, sem paixões politicas: um médico (clínico geral) ganhar 15 mil e querem subir pra 20 mil…e um professor (que estudou 2 anos menos…mas, é tão impotante como um médico), ganhar 15 vezes menos. Piada de né…

  21. Paulinho, Genoino é ladrão como boa parte da cambada do PT que esta em cana e outros como Lula que deveriam estar também. O Brasil te de se moralizar como um todo, portanto vamos atras também das Falcatruas das elites de fato dominantes (PSDB, PMDB e DEM), privatarias, escândalos de CPTM, Casciola, Aécio, enfim, queria ver todos mas principalmente o engomadinho e “letrado” FHC com a famosa calça bege e comendo da comida de outros encarcerados.

    Ah e não me venha com Marinas da vida..é do tipo fantoche de gente de fora e nem do novo Collor o tal de Campos.

  22. Bom, que diabo de passado é esse do Genoíno que tantos falam? O cara é um comunista, que tem como heróis Lênin, Stálin, Mao, Fidel, Pol Pot, Che Guevara, entre outros humanistas, que tem nas costas a morte de mais de 100 milhões de pessoas no século XX. Além disso, nunca foi seu horizonte quando guerrilheiro a instauração da democracia: muito pelo contrário, o objetivo era instaurar uma “ditadura do proletariado” nos moldes da URSS ou China. Então, essa tão propalada história, nada mais é do que um conto do vigário, para enganar incautos.

    Francisco.

  23. Peixoto eu parei de ler no “a tal Delegada Helô” por que não perco tempo com falácias, e vou repetir pela milésima vez, OS PARTIDOS POLÍTICOS NÃO ME REPRESENTAM, então a pecha de tucanalha não se encaixa em mim, pois ODEIO a politicagem e os políticos deste paízinho de meu DEUS e só voto, por que é obrigatório. Esta conversa de inocente útil é igual ao uso do “di menó” para distorcer os fatos reais. Quando tudo era festa, caviar e champanha ninguém alegava problema de saúde, agora é um vitimismo de dar náuseas, pois milhares de brasileiros idosos. como este senhor, estão deitados no chão e nas macas de hospitais superlotados, de norte a sul e ninguém se comove. Agora é cartinha, bilhetinho, discursinho. Querem ser as vítimas, presos políticos. Ora, presos condenados por crimes que poderiam ser classificados de lesa-pátria, não são perseguidos por regimes políticos. Então não tente defender o indefensável e não me coloque no mesmo balaio dos militantes de partido A ou B, pois, graças a Deus nunca dependi desta gentalha para viver e assim continuarei até meu desencarne.

  24. PORQUE NÃO GOSTO DE PARTIDOS POLÍTICOS

    O que mais me impressiona é que tem gente que ainda ACREDITA que os partidos políticos estão preocupados com os destinos da nação. Basta ver as fotos, que mostram os conchavos, abracinhos e conversinhas ao pé do ouvido. Muitos deles se diziam inimigos, se digladiavam verbalmente, mas de repente dá-se o milagre, lá estão unidinhos, por um único ideal “SE DAREM BEM”. Sinto pena dos iludidos, que impunham bandeiras e brigam por ideais que não saem das cartilhas, na hora de atender as necessidades da população, pois os discursos e promessas ficam só nos palanques, No CQC nós vemos nas matérias feitas no congresso, o desprezo e deboche dos políticos para com o povo, mas na hora de pedir o voto são doces ovelhinhas e depois de assumirem viram o que sempre foram LOBOS maus. Por isso, concordo é com o Diogo:

    “O Brasil não tem partido… De Direita… De Esquerda… De Nada… Tem um bando de salafrários… que se reunem… para roubar juntos! (Diogo Mainardi)…”

  25. Algum “DiMenor” já assumiu o roubo ? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Brincadeira querer falar que não sabia, não fez, não estava lá. Como alguem defende esse tipo de bandido ?

  26. Petralhada é realmente muito cara de pau para tentar defender seus ídolos e o seu governo, tentam dizer que na oposição se rouba muito, como se o mensalão fosse café pequeno, sinto em informar toda a roubalheira que o PSDB ou outro partido venha a fazer não serve para invalidar o mensalão, depois dizem que o tribunal foi politico, mas esquecem do fato que tiverem condenados sem nenhum voto de absolvição, nem dos ministros nitidamente petralha, ou seja nem o mais ilustre dos petralhas no STF conseguiu admitir que o mensalão, que o desvio de dinheiro publico não aconteceu, a unica coisa que esses conseguiram admitir foi que o núcleo politico do PT era inocente, para esses tudo foi obra do delubio soares sem a anuência dos caciques do PT. Ja to vendo correntes para dizer que isso ocorreu mas foi motivado pelo sistema politico vigente, sem isso não se governa, então é culpa do sistema, mas tudo é culpa do sistema, a pessoa rouba, trafica, sequestra para ganhar dinheiro e o sistema é baseado no dinheiro, se seguirmos essa logica é melhor soltar todo mundo
    Agora quem não tem como se explicar tem que espernear, vide o que esta acontecendo na Venezuela, na Argentina , Cuba e mais uma penca de aliados dos Petralhas.
    E ainda tem aqueles livros feitos por um jornalista nada isento tentando imputar ao PSDB casos corrupção nas privatizações, engraçado que nada do que foi publicado virou inquérito na PF e olha que um petralha que se preze não tem problema em colocar as instituições republicanas a serviço do partido, vide os casos de quebra de sigilo de imposto de renda, bancário, cade, mídia financiada por estatais, Petrobras que não aumenta o preço da gasolina para não prejudicar a inflação, ixxxxe vai faltar espaço para colocar tanto exemplo de como as instituições do pais estão sendo usado para manter um projeto de poder, porque de pais não existe, vide a nossa taxa de crescimento dos ultimos anos, que o bolsa família nada mais é que a junção de programas do FHC, vide que se pagou a divida externa inteira que tinha um juros menor e para isso se aumentou a divida interna que tem um juros muito maior, mas a primeiro da marketing e segunda não, vamos pagar caro por esses anos , mas isso apenas a historia com uma distancia razoável dos acontecimentos de hoje poderá comprovar, mas ai o Lula, Dirceu, Genuino e os petralhas que defendem esse governo não estarão aqui para se explicar.

  27. Entendo a situação do Genoino, mas não concordo.
    Tive meus tempos de estudante questionador, era filiado ao MDB, que depois virou PMDB.
    Me iludi e acreditei no PT. Me filiei ao partido, trabalhei para o Lula na histórica eleição contra o Collor.

    Mas em seguida me desiludi. Infelizmente o poder corrompe. Cai fora do PT. Hoje sou apartidário, não voto para cargos legislativos e eventualmente voto em algum candidato ao executivo.
    Muitos dep Federais foram colegas de faculdade, fui padrinho de casamento de um deles, um outro virou ministro. Me surpreende como a ideologia muda conforme o $$ aparece a sua frente.

    Meu pai dizia que o PT era um partido de vagabundos, e que eu não deveria mudar, detestava o Lula a quem chamava de vagabundo. Brigamos algumas vezes por questões políticas, Mas antes tarde do que mais tarde, reconheço que ele tinha razão. Morreu sem ver o sapo barbudo presidente, o que seria o fim para ele.

  28. Os tucanalhas e a mídia midiática e golpista, juntamente com o Capitão do Mato Joaquim Barbosa, estão, aos poucos, matando o José Genuíno…
    E os imbecis não percebem que estão criando um mártir e que será muito difícil controlar a reação dos partidários do petista…

  29. Não quero saber se é do PT , DEM ou PSDB…e exijo que seja dado pela imprensa e pela justiça, o mesmo tratamento dado ao PT. O que me deixa p…da vida, é que o mensalão dos tucanos começou bem antes (1998 com o FHC pagando os parlamentares da base) e do petista (em 2007, com a acusação do deputado R.Jefferson). Só que…estranhamente, a mídia e a justiça perseguiram desde 2007 o PT. E isso parece não ter fim (e não terá), pois, a única tábua de salvação da oposição (Tucana), é essa de colocar no PT a pecha que só o PT é corrupto.
    E infelizmente…os tucanos só pensam nesse tal mensalão petista, e ficam torcendo contra o País…e não oferecem nada de bom. Na verdade, é uma oposição raivosa, invejosa até…pois, estavam no poder por 8 anos (4 deles ilegais, frutos do mensalão do FHC), e conseguiram perder o poder por pura incompetência e claro, engodo. Empurraram pra nação (via mídias), que o Brasil estava bombando…mas, na verdade estava uma merd… tanto é que perderam as eleições futuras…e com toda a mídia a favor. Mas…o povão excluído por essa elite, que sofria e não tinha emprego, saúde (mesmo pagando aquela vergonha da CPMF tucana), os tiraram do poder. E os tucanos elitistas ficam inventando, organizando essas palhaçadas que vemos de tempos em tempos, que não levam a nada, e só pioram as coisas pra nação. Começou com aquelas passeatas em junho, patrocinadas pela Globo e Revista Veja…que prestou só pro Brasil ser excecrado no exterior e o País perder créditos e investimentos, que gerariam novos empregos e rendas. E agora…com esse picadeiro armado no STJ (via Barbosinha) pela mesma Globo (que deve BILHÕES AO FISCO), e por isso que está fazendo de tudo pra colocar seus parceiros elitistas de volta ao poder.
    E essa máfia conservadora captaneada pela Globo e Veja, acham que vão retornar ao poder assim. Estão enganados! Pois, é uma oposição burra…que só faz revoltar ainda mais grande parte da nação…e só é exaltada por uma minoria, os 10% de ricos e elitistas.

  30. Nossa que defesa maravilhosa do Genuíno, com certeza deve ser um Petista daqueles que não querem enxergar a veracidade dos fatos. O dinheiro na CUECA DO IRMÃO DO GENOÍNO, ERA O QUE, PEDAÇO DE PAPEL, OU UM NOVO MODELO DE CUECA, HÁ SIM, VOCÊ COMPRA UMA CUECA E JUNTO COM ELA VEM DINHEIRO. Muita safadeza. Ele que conte então quem eram os culpados se ele não roubou, conte quem é o chefão verdadeiro do esquema, por que ficar calado e prejudicar a própria saúde defendendo os verdadeiros safados.

  31. coloque uma raposa para vigiar o galinheiro oq acontecer não será de responsabilidade da raposa. pobre galinhas!!

  32. JUDAS, EU NÃO VI COMENTARIO SEU QUANDO EU POSTEI UM LINK QUE VÃO APURAR O MENSALÃO MINEIRO, E QUE EU SOU A FAVOR.

    É JUDAS, VOCE MERECE O TÍTULO, E JA TE FALEI, DITADOR É AQUELE QUE QUER CALAR OS OUTROS E IMPOR SÓ A SUA VERDADE, NÃO IMPORTANDO O QUE OS OUTROS ESCREVAM, ENTÃO, VOCE É O DITADORZINHO DE MERDA.

    SÓ LEMBRANDO UMA FRASE DE UM FILME QUE VOCE PODE LEMBRAR SEMPRE

    “EU SOU SEU PIOR PESADELO”…..

    AHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

  33. JUDAS, E O CONE HADDAD E O 9 FINGERS ABRAÇANDO O MALUF ??? TEM ALGO A DIZER ?

    E AI PEIXOXOTA ? DA PRA DEFENDER ?

  34. A doença de Genoíno é real. Sua transformação em mártir é que é uma farsa: petista recusou exame do IML no dia de prisão

    Genoino cara covarde , sempre foi um farsante não nega seu passado de sujo e traidor ! Manda ele para o SUS. Chamem um médico cubano.

  35. Genoíno “não pensava em vantagens financeiras pessoais”?? Genoíno, coitado, assinou porque era sua função de “passar honradez e credibilidade” às negociatas do partidão??

    Meu Deus do céu… que piada de mau gosto foi essa. imagino que o Paulinho postou essa porcaria aqui para exemplificar o quão toscos são os argumentos da militância esquerdista.

  36. Marco_porco (thorzinho para os intimos), eu ia te elogiar, não pelos comentários, mas porque pela primeira vez você não cometeu nenhum erro de gramática, aí vejo que o texto é daquele suposto jornalista eduardo azedo. Pô thorzinho, pelo menos avisa né?

  37. Eric Nepomuceno: Ressentimento se voltou contra Dirceu e Genoíno

    Anotações sobre uma farsa (II)

    Era preciso expor José Dirceu ainda mais – e também José Genoino – à execração pública. Concentrar neles toneladas de ressentimento sem fim.

    por Eric Nepomuceno, na Carta Maior

    Quando se postulava a uma vaga no Supremo Tribunal Federal, o então juiz Joaquim Barbosa procurou José Dirceu, ministro-chefe da Casa Civil do primeiro governo de Lula (2003-2007).

    Apresentou um pedido de rotina: apoio para que seu nome fosse levado ao presidente, a quem cabe indicar os membros da corte suprema.

    Dirceu recebeu o pedido, e comentou com o postulante: “Bom mesmo será o dia em que os que pretendem chegar ao Supremo obtenham sua indicação por seus próprios méritos, e não por indicações políticas como a que está me pedindo”.

    Barbosa foi escolhido por Lula porque Lula queria ser o primeiro presidente a indicar um negro para a corte máxima do país.

    De origem humilde, Barbosa construiu sua carreira graças a um esforço descomunal. Teria méritos profissionais mais que suficientes para chegar aonde chegou. Mas não chegou por eles.

    Antes, tentou entrar na carreira diplomática. Acabou frustrado pelo elitismo dominante na corporação: o teste psicológico do Itamaraty que o derrotou menciona uma personalidade insegura, agressiva, com profundas marcas de ressentimento. Com isso, não fez outra coisa além de reforçar a agressividade, a prepotência, o autoritarismo e, enfim, o ressentimento do candidato.

    Não terá sido a única razão, mas certamente contribuiu para que toda essa história desse no que deu.
 
O sistema judiciário brasileiro está, como todo o sistema político, impregnado de vícios de raiz.

    A condução mediática e espetaculosa do julgamento que levou Dirceu e Genoino para a cadeira é prova cristalina dos desmandos do Supremo Tribunal Federal.

    Joaquim Barbosa tem vasta e sólida experiência. Não é um aventureiro doidivanas: sabe muito bem o que faz. E fez o que fez, ao expedir os mandados de prisão de maneira tão insólita, de propósito.

    José Dirceu é uma espécie de ódio pessoal. Mais do que prendê-lo, era preciso expô-lo ainda mais – e também José Genoino – à execração pública.

    Concentrar neles toneladas acumuladas de ressentimento sem fim.

    Não há outra explicação para que a ordem expedida aos responsáveis pela sua execução tenha sido tão absurdamente imprecisa.

    A pena a que estão condenados implica, necessariamente, legalmente, constitucionalmente, outro tipo de tratamento. Joaquim Barbosa tem plena consciência disso.

    Tecnicamente, ao menos, não há como negar essa consciência.

    Mas parece que nada disso importa. O que importa é que agora ele, paladino do moralismo hipócrita que viceja neste país, tem uma ampla e luminosa alameda para caminhar rumo a uma estrepitosa carreira política na maré da direita mais hipócrita.

    Alguma vez, algum dia, esse país exumará essa história, da mesma forma que está exumando, junto aos restos mortais do presidente Jango Goulart, os detalhes das manipulações impostas ao país pelas suas elites malandras.

    Agora, com meio século de atraso, admite-se que a farsa perpetrada por parlamentares submissos à elite civil que fez dos militares seus marionetes de ocasião seja desmascarada.

    A começar, aliás, pelo começo: a tal revolução do 31 de março de 1964 não passou de um golpe torpe perpetrado no dia primeiro de abril de 1964. O dia da mentira.

    Algum dia se conhecerá a verdade, os bastidores dessa farsa consagrada pelo Supremo Tribunal Federal e construída e alimentada pelos grandes blocos que controlam os meios de comunicação deste país.

    Meios que não informam: deformam. Juízes que, em sua maioria, não fazem justiça: são figuras de um grande teatro de absurdos.

  38. Os imbecis tucanalhas repetem aquela ladainhna da mídia golpista e midiática, ao chamar de “Mensalão Mineiro” o PRIMEIRO Mensalão do Brasil, o MENSALÃO TUCANO MINEIRO…..
    Falem direito, imbecis: É MENSALÃO TUCANO!!!

  39. Olha aí a tv oficial da mídia golpista:

    Globo dá jeito de enrolar PT em denúncia. Estadão fez o mesmo!
    publicado em 21 de novembro de 2013 às 17:05

    por Conceição Lemes

    O Estadão publicou hoje reportagem, revelando a investigação de políticos do PSDB, DEM, PMDB e PPS no esquema do cartel que fraudava licitações do Metrô de São Paulo e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.

    A denúncia consta de relatório do ex-diretor da Siemens, Everton Rheinheimer, entregue em abril ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).Ele disse ter documentos que provam a existência de um forte esquema de corrupção no Estado de São Paulo, durante os governos dos tucanos Mário Covas, Geraldo Alckmin e José Serra.

    Como já dissemos aqui, tucano, quando denunciado em manchete, é apenas “político”

    O Jornal Hoje, da TV Globo, fez o mesmo: Políticos são acusados de envolvimento em cartel.

    As semelhanças não param na manchete.

    Na tentativa desqualificar a acusação contra os tucanos, o Jornal Hoje, tal qual o Estadão, enrola o PT e Cade na denúncia.

    Envolve deputado estadual licenciado Simão Pedro, do PT de São Paulo, atualmente secretário de Serviços da cidade de São Paulo.

    O Jornal Hoje afirma:

    A reportagem diz ainda que Everton Rheinheimer admite ser o autor da carta anônima enviada em 2008, que deflagrou a investigação do cartel dos trens e que ele teve ajuda de Simão Pedro para se encontrar com o presidente do Cade.

    Simão Pedro é deputado estadual do PT de São Paulo. Ele está licenciado e hoje é secretário de Serviços de Fernando Haddad, também do PT.

    Segundo a reportagem do O Estado de S. Paulo, Rheinheimer disse que o acordo envolvia a indicação dele para um cargo executivo na Vale. A assessoria da empresa informou que Everton Rheinheimer nunca trabalhou na empresa.

    O secretário municipal de Serviços de São Paulo, Simão Pedro, disse que quando era deputado estadual recebeu denúncias de pagamento de propina em contratos da CPTM e do metrô e que encaminhou tudo para o Ministério Público de São Paulo.

    A Globo gastou 44s da reportagem de 6m42s acusando o PT. Um lixo!

  40. JUDAS POSTANDO TEXTO DE SITE VERMELHO, COMO SE FOSSE VERDADE SUPREMA, PEIXOXOTA PEGOU A ULTIMA ATUALIZAÇÃO NA CARTILHA DO PARTIDÃO, IDEIA PROPRIA QUE É BOM NADA.

    OH WAIT….PARA TER IDEIA, É PRECISO TER CEREBRO….PORRA, COMO EU SOU BURRO, EXIGIR CEREBRO EM DUAS AMEBAS.

  41. Midia golpista, elite golpista??

    hahahah esse JUDAS (jesus), ainda usa esses chavões jurássicos para justificar as roubalheiras da Seita chamada PT, esses militantes do PT são realmente seres invertebrados, vermes rastejantes

    Lixo moral maior do Brasil é o PT e os petralhas, e essa corja de miltantes pagos para defender a máfia petista na internet, são individuos de moral podre, que a todo custo querem defender o indefensável.

    O peixotinho fanático militante entá esta babando de ódio, esse é um idiota completo, se desgastando a toa por um bando de ladrões, mafiosos petralhass que nos últimos 12 anos estão saqueando os cofres públicos do Brasil.

    Por mim a justiça deveria deportar essa corja do PT para Coréia do Norte.

  42. Taí…olha o que essa máfia conservadora consegue, juntamente com seus parceiros da justiça. Ou seja, o tal mensalão petista de 2007 está aí…e sendo sistematicamente malhado nas mídias, e seus condenados (POLITICOS) exibidos como troféus. E o mensalão tucano de 1998, ficará pra 2015 (se sair…pois, eu duvido nessa justiça elitista é pró-tucana). Resumindo:
    Será DEPOIS DA REELEIÇÃO DA DILMA!
    E não pensem que o tal mensalão petista terminará em 2014, eles irão mastigá-las, prorrogá-las até 2018 (quando o Lula voltará). E convenhamos…podem juntam FHC+SERRA+AÉCIO+CAMPOS+MARINA…que não conseguem vencer o Lula numa eleição.Essa máfia tucana conservadora, juntamente com a Globo (maior interessada, pois, deve mais de 1 bilhão ao fisco)…depois da reeleição da Dilma (por pura falta de candidatos, pois, são péssimos, e o povão não engoliu essa farsa armada no STJ e da Globo), como mostraram as pesquisas. Mesmo colocando o Barbosinha como candidato, a diferença pró-Dilma aumentou, e ela poderá vencer no primeiro-turno.

    iG Último Segundo ‏@ultimosegundo 44 min
    Análise de mensalão tucano pode ficar para 2015 http://bit.ly/17TqGnO

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: