Advertisements
Anúncios

Tricolor, de dois a três

Por ALBERTO HELENA JUNIOR

http://colunistas.ig.com.br/albertohelenajr/

Muricy escondeu o jogo, mas, na hora H, mostrou as cartas. Mudou o braço da viola, armou seu time com apenas dois zagueiros, escalou Arouca ao lado de Hernanes, Jean e Jorge Wagner, deixando a lateral-esquerda para Júnior Césa e a direta para Zé Luís, e tomou conta do jogo, de cabo a rabo.

Não, não foi uma exibição de gala, nada disso. Mas, a vitória por 3 a 0 sobre o Oeste, no Morumbi, que começava a se transformar em desconforto, foi, no mínimo, apaziguadora. Afinal, o São Paulo pôs a bola no chão, e, apesar de o segundo gol, de André Dias, ter nascido da proverbial bola parada, o time jogou o jogo.

Reveja o primeiro gol, de Washington, e o amigo perceberá como foi uma jogada tramada, pé em pé, até a conclusão do artilheiro. Poderá sempre, claro, argumentar que o terceiro, de Hernanes, também o foi, quando o São Paulo, já pelos 30 minutos, retomara o velho vezo dos três zagueiros.

Pois é.

Advertisements
Anúncios

Facebook Comments

12 comentários em “Tricolor, de dois a três”

  1. Apesar de ser um poeta, conhecer profundamente o futebol, ser um dos deacanos da imprensa esportiva O Alberto Helena Jr. falha redondamente na análise do esquema 3 x 5 x 2 do qual tem verdadeira ojeriza. Tudo começou em 2002, quando ele e o Juca Kfouri passarm longo tempo criticando o Scolari ma seleção brasileira. Como ele venceu a Copa, o Juca absorveu, mas o Helena para não dizer que era contra o Felipão elegeu o sistema de jogo como o grande vilão. É sabido que antes da chegada do Cuca ao São Paulo, o setor defensivo do time era um dos piores do Brasil e só foi corrigido com a adoção do 3x5x2. Desde esse momento ele passou a atacar direto o São Paulo e seu sistema de jogo, que perdura até hoje. Na Tv ele parou de falar de tanto, que foi gozado pelos companheiros do Arena e do Bem Amigos, que sempre lhe lembravam as conquistas tricolores, inclusive um título mundial. Na análise dele está mostrada toda a incoerência da sua posição, pois o gol mais bonito foi exatamente quando o velho sistema voltou e que segundo outras análises melhoraram o time.

  2. Quem viu o jogo percebeu que, dessa vez, o SPFC tentou realmente trabalhar a bola no chão, mas pecou em muitos passes errados e no forte congestionamento que o Oeste propiciou…

    Mas foi uma boa partida, até…

    Eles não fizeram mais gols de cabeça porque os cruzamentos estavam ruins e a marcação boa, porque mesmo assim o que teve de chuveirinho não é brincadiera…

  3. Não sabia que o Alberto Helena era palmeirense.

    Só queria entender como os adversários vivem falando que a imprensa
    é tricolor.

    Só dá corintiano e palmeirense na imprensa.

  4. O que o torcedor tem que entender é que o São Paulo, na maioria das vezes, não joga mal. O São Paulo joga feio, o que é diferente de jogar mal.
    Jogar mal é não conseguir fazer com que tudo aquilo que se buscou a semana inteira nos treinamentos apareça em dia de jogo. E isso não se verifica com o São Paulo.
    Ter poucas variações ofensivas, os laterais despachando a bola pelo alto logo que se aproximam na área adversária, poucas jogadas em profundidade, poucas triangulações não é jogar mal. O tricolor não se propõe a isso, pelo contrário.
    O São Paulo ganha seus jogos na base da marcação ferrenha, de poucos toques errados e muita repetição de jogadas ofensivas explorando o ponto forte de seus atacantes:trombada, proteção da bola, pivô e finalização, principalmente de cabeça.
    Essa é a linha que o Muricy adota num futebol de poucos craques e deu certo.

  5. Alberto Helena Jr. é reconhecido são-paulino. Às vezes pinta uma confusão porque ele escreveu um livro sobre o Palmeiras. Mas ele é tricolor. E um dos melhores jornalistas esportivos do país.

  6. OBRIGACAO.
    AFINAL PAULISTINHA EH TREINO.
    QUEM GOSTA DESSA MERXX EH GRANJA E FLORICULTURA.

    ***(*) ******(*)

  7. PAULINHO, porque voce publica essas imbecilidades desses enviados da turma do presidente que tem medo ?
    Poe esses caras de escanteio !

    ***(*) ******(*)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: