A humilhação diária

Da FOLHA

Por RUY CASTRO

  • Pessoas de 90 anos têm de usar um smartphone para pagar uma conta ou marcar uma consulta
  • Os idosos se tornaram analfabetos dentro de casa, dependendo de um filho ou neto, se houver

Minha amiga Ana Luiza recebeu e me mandou. Num cartum, um idoso de capa, cachecol e bengala está diante de um balcão de informações. A atendente lhe mostra o celular e o instrui: “O senhor baixa o aplicativo e entra em ‘gerar código de acesso’. Aqui tem o certificado digital. Faz o login e clica em ‘escolher o arquivo’. Ele vai pedir um código de liberação do acesso nas extensões JPG, PNG ou PDF… Entendeu?”. O cartum é assinado por Tom Cotrim. Mostra uma realidade que está acontecendo neste momento no seu bairro, com macróbios quase centenários como eu ou talvez você.

Sob o cartum, segue-se um texto não assinado: “Uma sociedade que obriga uma pessoa de 90 anos a usar um smartphone para acessar os seus próprios direitos não é moderna. É uma sociedade que decidiu se livrar de seus idosos. Em 2026, tudo virou um aplicativo, um código, um portal. Mas quem construiu este país com as próprias mãos vê-se hoje analfabeto dentro da própria casa. Para marcar uma consulta ou pagar uma conta, é preciso um filho ou neto, quando existe um”.

O texto continua: “Isso é exclusão. A tecnologia deve ajudar, não selecionar quem tem direito à dignidade. Quando deixamos para trás aqueles que vieram antes de nós, não estamos evoluindo —apenas nos tornando mais cômodos e egoístas”.

Há anos, no começo da ditadura do smartphone, observei as tentativas de gente da minha geração para se entender com o bicho, assim como se entendia com as novidades da antiga tecnologia. Não queriam parecer velhos ou superados. Mas eles se superestimaram. Não foram capazes de acompanhar a velocidade com que o smartphone evoluiu. Hoje, a tecnologia acha normal que a enorme parcela da população que se recusa a morrer antes da hora —a nossa— seja diariamente humilhada por aquela joça.

Levei a vida me aplicando para escrever direito, ficar atento à história, entender o que lia. Não tenho mais idade, capacidade ou vontade de me converter em engenheiro eletrônico. E acho burro o sistema binário, o do sim ou não. Prefiro o talvez.

Facebook Comments

Posts Similares

1 Comentário

  1. Triste, o INSS por exemplo, bloqueou todos os beneficios para consignado, o idoso tem que entrar pelo app Meu Inss, abrir uma espécie de chamado, anexar um documento com foto digitalizado, e aguardar… Quantos conseguem fazer isso? Pouquíssimos, e o INSS não faz esse serviço de forma presencial, o máximo que fazem é gerar a senha Gov inicial, resultado: A segurança do App, senha prata ou ouro do gov, não valem nada, pois o idoso entrega o celular para o atendente do banco ou da financeira, inclusive lhe informando a senha que em via de regra, está anotada em algum pedaço de papel… deplorável…

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.