Aceitei o convite, formulado pela jornalista Cristina Serra, candidata a Presidente da ABI, para compor a ‘Chapa 1 – ABI Democracia e Renovação’, na condição de postulante ao cargo de Conselheiro Fiscal da entidade.

Uma grande honra.

Trata-se de um grupo de jornalistas que, apoiado pela atual diretoria, dará sequência à revolução iniciada, com enorme dificuldade, pelo presidente Paulo Jeronimo, o Pagê, e seu vice Cid Benjamin, histórico combatente contra a Ditadura.

Com eles, a ABI voltou a ser protagonista em agendas relevantes, como a defesa da Democracia e da liberdade de Imprensa.

Generosamente, Pagê e Cid abriram mão de uma reeleição dada como certa em favor de duas grandes mulheres: Cristina Serra e Helena Chagas.

Elas herdarão uma ABI reposicionada e com as dívidas – que eram assustadoras – equacionadas.

Deste ponto de partida novos desafios se apresentam.

A nova ABI, pós eleição da ‘Chapa 1’, ampliará o escopo de atuação da entidade com a criação de diretorias regionais, de diversidade e também de equidade racial, abrindo as portas, efetivamente, para todos os jornalistas.

Apesar da pauta, a princípio, inquestionável, não será nada fácil implementá-la.

É por esta razão que conclamamos a todos os jornalistas do país que se unam a nossa luta de abertura democrática da ABI, que ainda, apesar dos enormes avanços, é afrontada por colegas que não conseguem se descolar de hábitos do passado.

Votar em Cristina Serra e Helena Chagas é seguir adiante na esperanças de dias melhores para a profissão.

Aos que ainda não são membros da ABI, o apoio será sempre bem-vindo.

O Blog do Paulinho participa da campanha e, empossado, exercerá o papel necessário de fiscalizador de todas as ações, com a isenção conhecida de quem frequenta este espaço há mais de 15 anos.

Facebook Comments