Advertisements
Anúncios

CAIXA quer executar Corinthians porque presidente do clube é deputado federal

O Jornal “O Globo” noticiou ontem que a CAIXA esperava pelo resultado das eleições do Corinthians para iniciar a execução do contrato de financiamento (R$ 400 milhões), intermediado pelo grupo, junto ao BNDES, viabilizador da construção do estádio de Itaquera.

Muita gente entendeu que o procedimento se deu por conta de problemas no pagamento das parcelas.

Em verdade, o motivo é outro: a clausula 1.13 do acordo, em sua letra “b”, deixa claro que a execução do acordo será imediata, à vista e sem necessidade de aviso, se, dentre os mandatários do clube (entre os quais a presidência), estiver um deputado federal ou senador.

caixa - bndes - corinthians

caixa - bndes - corinthians 1

caixa - bndes - corinthians 2

A CAIXA toma como base o art. 54, alíneas I e II da Constituição Brasileira, que diz:


Art. 54. Os Deputados e Senadores não poderão:

        I –  desde a expedição do diploma:

            a)  firmar ou manter contrato com pessoa jurídica de direito público, autarquia, empresa pública, sociedade de economia mista ou empresa concessionária de serviço público, salvo quando o contrato obedecer a cláusulas uniformes;

            b)  aceitar ou exercer cargo, função ou emprego remunerado, inclusive os de que sejam demissíveis ad nutum, nas entidades constantes da alínea anterior;

        II –  desde a posse:

            a)  ser proprietários, controladores ou diretores de empresa que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurídica de direito público, ou nela exercer função remunerada;

            b)  ocupar cargo ou função de que sejam demissíveis ad nutum, nas entidades referidas no inciso I, a;

            c)  patrocinar causa em que seja interessada qualquer das entidades a que se refere o inciso I, a;

            d)  ser titulares de mais de um cargo ou mandato público eletivo.


O documento do financiamento, assinado pelo ex-presidente Mario Gobbi e pelo então diretor financeiro, Raul Corrêa da Silva, evidentemente era de conhecimento do parlamentar Andres Sanches e de seu fiel escudeiro, Luis Paulo Rosenberg, que não se importaram com o risco ocasionado pela desobediência ao contrato.

Advertisements
Anúncios

Facebook Comments

4 comentários sobre “CAIXA quer executar Corinthians porque presidente do clube é deputado federal

  1. Mais uma vez o Nobre blogueiro,penso por má “fé”, ou por se achar tao inteligente, que não sabe interpretar um texto? As duas opções!

    Vou chama-lo de “Pouca Inteligencia”…

    Pouca inteligencia, esta bem claro, o paragrafo, CARGO REMUNERADO, falta tanta inteligencia, que qualquer pessoal, com um pouco de inteligencia (não seria as q leem o blog) que os destaques que vc coloca no texto, contradiz seus argumentos.

    Muito fraco!

    Paulinho: nobre Burraldo porcolino… aprenda a ler… há um “OU” entre o “cargo remunerado” e a impossibilidade constatada pelo blog, prevista em contrato

  2. Grande Paulinho acompanho seu blog desde os primórdios e confesso que mesmo, muitos duvidando de sua isonomia, sou seu fã.
    Acredito que conhecendo a justiça brasileira (uma verdadeira mãezona), ninguém no pq são jorge, esteja preocupado com isso e acredito que até queiram que a “coisa: vá pro pau.
    Off topic: dizem que a wtorre também não paga a arena palestrina. Eu também não consigo enchergar aquela matematica fechando, já que o grosso da receita, que é a renda, vai para o Palmeiras, mas como ninguém na imprensa se interessa, a coisa vai passando.
    Abs.

  3. Poxa, finalmente apareceu um ser inteligente e iluminado aqui no blog para nos brindar com sua sapiência.

    Parabéns rapaz do primeiro comentário, você é demais!

    O ser nunca comenta no blog e quando o faz, ofende aos leitores do espaço.
    Coloque sua opinião sem ter que ofender aos demais, boçal…

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: