Anúncios

E a Globo perdeu a guerra

Por SEBASTIÃO NERY

De repente, não mais que de repente, como diria o poeta, a Globo começou uma guerra de manhã e de noite já tinha perdido. A Bolsa disparou, o dólar apavorou, o mercado faturou, mas nada mais aconteceu. O presidente não caiu e a Globo assustava a nação com manchetes alarmantes o dia inteiro. Acionaram todo seu exercito gráfico repetindo as ordens da Lopes Quintas.  Por mais que labutassem nada acontecia. De manhã o Globo mixava nas bancas.

A madre superiora entregou os cristãos aos lobos. O mascote do camarote saltitou dia e noite de redação em redação procurando amarrar as ideias e não conseguia. As doces e alopradas globetes  chegaram a exaustão. A outra, sádica, ligou a carretilha  e não desligou mais. A ruiva verbosa deu azar: estava no pedaço em dia que não era de férias. A que não é prima apareceu tarde na tarde, perdeu tempo, no ar até hoje. A paulista do mensalão comandava a infantaria.

A tarde passou e quanto mais a Globo repetia a renuncia esfriava as notícias.

A solução foi pedir socorro ao janota que todo dia promete à Folha nova artilharia pesada.

Não se pensa em construir o Brasil do futuro, cultiva-se o Brasil arcaico, onde as ideias não florescem e em seu lugar o ódio, a raiva e a incompetência encontra terreno fértil. A sociedade torna-se amorfa alimentando sua esperança em falsos salvadores da Pátria. Caminho seguro para vender sonhos em um estado paternalista que possa mobilizar a população. É caminho certo para o desastre se as propostas populistas prevalecerem no cenário político de 2018, quando das eleições presidenciais. É rota segura para nos levar ao naufrágio, ao invés da prosperidade.

O professor Roberto Romano, de Ética Política da Unicamp, analisando o Legislativo, foi certeiro: “As chamadas bancadas do Congresso são reuniões de lobbies que vão de interesses econômicos a religiosos. São pessoas que não representam o eleitor indiferenciado, formal, mas interesses materiais muito específicos e opostos a outros interesses que foram preteridos. Isso traz problemas sérios, até mesmo ao desenvolvimento econômico.” Em tradução direta significa que a ação política praticada, em vastos setores, não tem compromisso com a população. Mas é preciso destacar que nela ainda habitam homens e mulheres honestos, competentes e dotados de espírito público. A restauração da verdadeira política tem neles a esperança de construção de realidade diferente do presente que vivemos. Enxergando o futuro.

Ante os escândalos recorrentes de corrupção que vem marcando o tempo atual no Brasil, o professor José de Souza Martins, da USP, constata que somos muito originais: temos a “corrupção altruísta”, a “corrupção cívica”, que pode dilapidar o patrimônio do Estado e a “corrupção Robin Hood”, que visaria o bem comum. Com ironia afirma: “Corrupção de esquerda não é corrupção. Corrupção de esquerda é corrupção para o bem, não é para enriquecimento privado. Há esse equívoco permeando todo esse processo. Isso é um tremendo equívoco, porque é corrupção do mesmo jeito.”

Encarneirada nessa realidade, onde corrupção é adjetivada, boa parte da classe política está mais preocupada com o seu destino e não com a sociedade que se fazem representar, submetem-se as Odebrechts e JBSs. Os interesses do País são secundários. Sanear contas públicas, modernizar o Estado com reformas, garantindo a retomada do crescimento econômico, deixa de ser programa de governo.

Anúncios

2 Respostas to “E a Globo perdeu a guerra”

  1. Teresinha Winter Says:

    O problema é que começaram as tais “reformas” pelos fundos. Deveriam começar pela porta da frente, a reforma tributária, a reforma partidária, a reforma política. Essas, sim, são as responsáveis pelo estado de coisas, como falam. Além da reforma de governo, já que os oportunistas do tal “parlamentarismo” se assanharam. Fazer parlamentarismo com esse parlamento? Com esses deputados e senadores? Benzadeus! Esse tal presidente ilegítimo não para de falar a mesma ladainha, todos os dias, Já encheu o saco. Não dá mais nem pra olhar pra aquela cara pedante e arrogante. O povo não quer pagar a conta sozinho. Sim, é o que apresentaram, com a extinção da CLT e a da previdência. Em nenhum momento falaram dos outros parceiros pra reformar!!! Só os lambaris vão “se sacrificar pelo bem comum”. Cadê os outros? Cadê cobrar dos devedores? Cadê o BNDES cobrar dessa gentalha que usa aquilo lá como um terminal de banco? É, é só chegar, digitar a senha e levar a grana!!! Esses devedores jamais pagarão!!! É mais uma conta que nós, povão, temos de pagar. “As empresas estão quebrando.” Sim, mas alguém falou em, quem sabe, o ESTADO parar de cobrar os impostos incidentes sobre a folha de pagamento? Por que tem de tirar só do salário do trabalhador??? E, a cereja do bolo: “agora, os trabalhadores poderão negociar os seus acordos diretamente com o empregador”. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Parece que tô vendo o cara chegar no escritório pra negociar o seu aumento de salário, e do outro lado da mesa está o Eike. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Não, vai estar um mandelete qualquer, que vai “cagar” na cabeça do cara, dizer que ele tem a “honra” de ter um emprego e que tem um monte de gente na rua sem emprego e que ele tem de dar graças a Deus, etc. Daí, o cara levanta dali sem nada! Sim, porque o sonegador do seu patrão tá chorando porque vai à falência!!!!!! Ora, só criaturas que não conhecem nada do mundo do trabalho repetem essas MENTIRAS. Então, só vou ficar esperando a crise passar, porque vai passar, né não? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Só rindo. Esse monte de corruptos lá em Brasília vão salvar o país!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vão é aumentar a nossa dívida. Daí todo mundo dando graças a Deus que os “petralhas” saíram!!! E olha só quem ficou !!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk o resto da quadrilha não saiu de lá. E olha bem o que estão fazendo. Nem quiseram dividir a conta, largaram no nosso colo: “PAGUEM”.

  2. Luiz Carlos Luchetta Says:

    Falando nisso, a chapa Dilma-Temer não foi cassada pelo TSE por excesso de provas.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: