Vereador Estevão Camolesi (PPS)

Por ESTEVÃO CAMOLESI (PPS)*

(transcrição de discurso)

Certa vez Chico veio a São Paulo, e a convite de um irmão nosso ele foi convidado a ir assistir um jogo em São Paulo, no Pacaembu: Palmeiras X Corinthians.

Imaginem a cena, Sr. Francisco Galves, esposa de dona Nena Galves, o convidou e Chico aceitou.

O Galves conta que quando chegou do lado de fora do estádio, já tinha se arrependido de convidar o Chico, porque o povo gritava.

Vamos pensar que não eram palavras de ordem de Maria Santíssima, orações de amor em favor dos desesperados, vocês imaginam a gritaria numa decisão entre Palmeiras e Corinthians no maldito Pacaembu lotado.

Foram o Chico e o Francisco Galves, sentaram-se os dois.

Imaginem a cena: você no estádio lotado e do seu lado senta Chico Xavier. Ele sentou, o Galves nem olhava para ele.

O Galves conta que quando entrou o juiz, imagina a gritaria que não foi, o povo já começa a xingar e o Chico fica firme. O jogo começou, primeiro tempo, segundo tempo, gritaria, quebra- -pau, todo mundo jogando, brigando, saiu gol de um lado, gol do outro…

Isso nos 40 minutos do segundo tempo, quando o pessoal estava sentado, Chico levantou-se, bem do Chico, ele andava na contramão do mundo. Quando todo mundo está indo, você esperava e ele estava vindo. Ele olhou para o Galves no meio de Palmeiras e Corinthians, um estádio lotado, gritando palavrões.

Chico olha para o Galves e diz:

“Galves, meu filho, que maravilha. Louvado seja Deus, que maravilha”.

Galves perguntou, pensou: “Chico acha maravilha em tudo? Você achar uma maravilha no meio de um estádio?”

E ele disse: “Eu estou vendo aqui espíritos de luz”.

Só o Chico para ver espírito de luz em Palmeiras e Corinthians, porque eles brigam tanto que até se você fazer o mesmo time jogando a própria torcida quando não tem com quem brigar, marcam entre eles, tamanha vontade de brigar.

Ele disse: “Estou vendo espíritos de luz que vieram aqui buscar a energia dessas pessoas.”

Imaginem… Na época cabiam 80 mil pessoas gritando, gera uma certa energia.

Vocês sabem o que estou falando, já ficaram tristes alguma vez? Não tem uma energia da tristeza, você fica cabisbaixo? Já ficou alegre e feliz? Agora imagina 80 mil pessoas gritando. Chico disse:

“Eles vêm buscar essas energias, colocam em tubos.”

E ainda viu… O Galves conta que o Chico fez o gesto do tamanho do tubo, em tubos de luz.

Essas energias são direcionadas nesse tubo ao Cemitério do Araçá para que nele, perto do Pacaembu, essas energias por esses mesmos espíritos de luz sejam levadas aos nossos irmãos recém-desencarnados que ainda iludidos pelo corpo que não possuem mais, geram uma espécie de sofrimento espiritual. Para se despertarem, como alguém que dá choque no outro para fazer o coração voltar ao batimento, eles levam essas energias; acordam envolvendo esses espíritos e os encaminham às escolas, colônias ou hospitais espirituais de acordo com a necessidade de cada um.

E chorou de emoção no meio de um Palmeiras e Corinthians querendo se matar.

É impressionante, ele é a confirmação do que Jesus disse: “Se seus olhos forem bons, tudo será bom”. Agora o recíproco também é verdadeiro, se seus olhos forem maus, tudo será mau.

Chico sabia que nós vemos o mundo pelo colorido da esperança de nossos olhos ou pelo branco e preto do nosso pessimismo. A vida é não o que é, mas o que nós fazemos dela; o que nós achamos que é. Portanto, é um homem chamado amor. Impressionante o carinho com que ele atendia as pessoas

* ESTEVÃO CAMOLESI é vereador pelo PPS na cidade de São Bernardo do Campo/SP. Seu relato está publicado na ata da 17ª Sessão Solene realizada na Câmara de Vereadores em homenagem a Chico Xavier.

Facebook Comments