Advertisements
Anúncios

Até quando os clubes brasileiros permanecerão omissos ao descalabro ?

No início dos anos 80, em meio à luta, iniciada nos anos 60, de alguns brasileiros para retirar o comando do pais das mãos de uma ditadura instaurada por militares, eram poucos os que ousavam, publicamente, posicionar-se sobre o assunto.

Corajosamente, razão pela qual são lembrados até os dias atuais, jogadores de futebol do Corinthians, liderados por Sócrates, Casagrande e Wladimir, com aval de dirigentes e suporte de alguns jornalistas, passaram a pedir democracia dentro dos gramados, num movimento imortalizado como “Democracia Corinthiana”.

Vivemos, novamente, dias perigosos.

O fascismo, com amparo, outra vez, de militares, ameaça retornar ao poder através do, até então irrelevante parlamentar Jair Bolsonaro, alçado a “mito” por uma campanha de “lavagem cerebral” dos que aproveitaram-se da indignação com Governos anteriores para, à base de “fake-news” e exploração da incultura, cooptarem seguidores, transformados em fanáticos pela prática do populismo.

Estamos às vésperas do segundo turno e os clubes, importante meio de atingir a população, seguem omitindo-se diante da barbárie.

Até mesmo o Corinthians, mesmo sem pronunciar-se oficialmente, vê sua história de luta democrática vilipendiada pelo aceno de dirigentes em apoio ao autoritarismo, assim como ocorreu com o Atlético/PR, com uma única manifestação contrária, do corajoso Paulo André.

Será que nenhum clube brasileiro irá reagir ?

Quem teria, nos dias atuais, coragem de entrar em campo com a faixa “ganhar ou perder, mas sempre com democracia”, como fizeram Sócrates e cia Ltda, nos anos em 80, em condições bem menos favoráveis de manifestação ?

O “murismo” diante de quadro tão perigoso é consentimento tácito ao descalabro, indigno da história de muitas destas agremiações, forjada na luta de gente pobre que precisou se impor, por meio da bola e das arquibancadas, talvez as mais democráticas das tribunas, para sobrepor-se aos desmandos e descasos de preconceituosos.

Advertisements
Anúncios

Facebook Comments

1 comentário sobre “Até quando os clubes brasileiros permanecerão omissos ao descalabro ?

  1. “Facismo”, vemos por aqui!
    Como está ridículo, a esquerda, e sua visão distorcida, todos tem que ter a opiniao que eles tem… Menos,
    Veja a opinião do Emerson Leão, sobre a “democracia”, que é citada… rsrsrs

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: