Advertisements
Anúncios

José Renato Satiro Santiago, escritor brasileiro, é homologado pelo Guiness Book como “maior acervo de livros esportivos do mundo”

jose renato

“Dear Mr José Renato Sátiro Santiago Junior, we are delighted to confirm that you have successfully achieved a new GUINNESS WORLD RECORDS title for ’Largest collection of sporting memorabilia’. We would like to congratulate you on your record-breaking achievement. You are OFFICIALLY AMAZING.”

GUINNESS BOOK

guinness

Por JOSÉ RENATO SATIRO SANTIAGO

Jamais imaginei que algo que começou com alguns exemplares de jornais que meu avô, Felipe de Lima Santiago, guardava para mim em seu quarto, chegaria a tal patamar.

Em 2012, ao receber o registro de “Biblioteca com o Maior Acervo sobre Futebol” no Brasil, passei a buscar atender a um antigo desejo de meu avô: permitir o acesso do maior número de pessoas possível ao acervo.

Muitos amigos foram testemunhas de quantas portas foram batidas, por mim, em busca de firmar um instrumento legal (sem qualquer custo econômico envolvido) com algum Museu e/ou Entidade similar que permitisse o livro acesso público a este acervo.

Foram encontradas portas fechadas de muitas Secretarias Municipais, Estaduais e até mesmo de Órgãos com estreita ligação com o Futebol.

De qualquer forma, isto me motivou a buscar alternativas.

A busca por uma certificação internacional como a do GUINNESS WORLD RECORDS foi um passo.

A conquista algo impensável, que acabou por se tornar realidade.

Em breve, espero que outros passos importantes possam ser dados.

Agradeço por sua atenção, bem como pela paciência em me acompanhar com algumas destas iniciativas voltadas a perpetuação da Memória do Futebol.

Advertisements
Anúncios

Facebook Comments

5 comentários sobre “José Renato Satiro Santiago, escritor brasileiro, é homologado pelo Guiness Book como “maior acervo de livros esportivos do mundo”

  1. Ele deveria ter um dia fixo no seu blog para expor suas idéias.

    Pessoas do quilate dele só tende a abrilhantar ainda mais no complemento de seus trabalhos.

    Paulinho você nunca pensou em fazer entrevistas e postar aqui no blog? Seria interessante ainda mais se você abrisse um espaço para os leitores de seu blog pudessem fazer perguntas.

    Você informaria quem seria o entrevistado e colheria as perguntas, selecionava 5 ou 10, você fazia mais umas 5 ou 10 e encaminhava ao entrevistado, depois postava aqui no Blog.

  2. Esperei até agora para postar o que penso sobre o assunto.
    Uma matéria sensacional e quantas postagens ? DUAS.
    POR QUE ? Simples demais, os brasileiros foram acostumados a só dar valor para noticia ruím.
    Quando o marcos repreendeu-me ao dizer que não se deve jogar sujeita embaixo do tapete e que jornalistas tem mesmo que publicar noticias, fiquei pasmo.
    Estaria o mundo todo errado e só os jornalistas brasileiros certos ?
    A imprensa tem sim um poder violento de formar opiniões e quando a mesma só fala em coisas ruíns ela desencadeia um processo muito forte de baixa estima no povo.
    Um país como o brasil deve ter várias noticias boas em algum lugar, mas quantas são divulgadas ?
    Coloque-se no lugar de uma pessoa sem muita esperança de sucesso ao assistir um noticiário brasileiro.
    Quanto ouve uma noticia boa o que o cara pensa ? Eu vou ser como o ronaldo fenomeno jogador, como o zico, quero ser bombeiro, quero ser policial, quero ser jornalista depois de uma boa reportagem, isso é uma situação.
    Agora vamos a realidade do nosso jornalismo, que leva a população a ter raiva da policia, aprova vagabundos parando o trânsito, joga para baixo do tapete corrupções de seu partido de preferência e escancara as corrupções do partido que não lhe confere as regalias financeiras do poder e as fornece ao seu parceiro jornalista chapa branca.
    EXEMPLO : ARNALDO JABOR ficou contra o poder ao perceber que toda a verba da cultura era sempre abiscoitada por ruth escobar.
    Quando teve verba para seus filmes sempre agraciou o poder ora se omitindo nas criticas ora aliviando nos comentários.
    O cineasta jabor não realizou um único filme sem verba pública, diferente de WALTER SALLES JR. QUE FOI A LUTA.
    Não estou pregando o ufanismo sem sentido e fora da realidade, coisa muito comum na imprensa americana, mas uma análise mais justa. Outro exemplo : aqui no BRASIL, no quesito saúde, bem ou mal muitas pessoas são atendidas e no rico EUA ?
    Tem que pagar para receber auxilio medico.
    Não tem grana o que acontece ? o cara é expulso a pontapés se gritar como alguns fazem aqui no BRASIL.
    Nos EUA, INVESTIMENTO EM SAÚDE PÚBLICA POPULAR COMO ATENDIMENTO GRATUITO EM HOSPITAIS ? ZERO.
    Alguns filmes mostram até sequestros e roubos para o cara pagar algum tratamento ao filho por exemplo.
    Terminando, nos tempos da ditadura militar havia um programa chamado AMARAL NETO O REPORTER DA TV GLOBO.
    Duvido que alguem não se sentisse orgulhoso após seus programas devido ao ufanismo que o mesmo usava falando sobre o nosso país, claro que em serviço da ditadura e esse é um dos motivos da mesma ter durado tanto tempo no brasil.
    O famoso PRA FRENTE BRASIL, MILAGRE BRASILEIRO,NINGUEM SEGURA ESSE PAÍS, DAVA SIM RESULTADOS IMEDIATOS MOTIVACIONAIS E A DITADURA MILITAR SOUBE USAR MUITO BEM ESSES RECURSOS PARA ESTIMULAR O POVO BRASILEIRO.
    A imprensa jamais publicou uma noticia que pertubasse a paz de nosssa nação, censurada claro.

  3. Pra variar, tinha que ser.

    Almanaque do São Paulo FC
    A história da única equipe brasileira tricampeã mundial teve início em 1930 e é marcada por jogos e fatos inesquecíveis.
    São mais de 5.000 partidas oficiais, mais de 1.000 jogadores, mais de 70 técnicos e mais de 9.500 gols marcados.
    O Almanaque do São Paulo apresenta todas as fichas técnicas completas das partidas oficiais disputadas pelo tricolor, com indicação dos locais, arbitragem, cartões vermelho, gols marcados, escalações do São Paulo e do adversário e comentários sobre os fatos mais relevantes das partidas e das competições.
    Além disso, são divulgadas estatísticas dos confrontos frente mais de 500 equipes, das atuações de todos os jogadores e técnicos que já defenderam o Tricolor, dos estádios, cidades, estados e países onde o São Paulo já este presente.
    Trata-se de um levantamento feito durante décadas por Raul Snell e José Renato Santiago e que retrata em detalhes a rica história de uma das maiores equipes do futebol mundial.
    Livro com 468 pgs (21×27)

    http://imguol.com/blogdojuca/1/files/2014/02/20140209-235030.jpg

    Uma das entrevistas dele:

    “Meu tio acabou vindo e seu pai também. Por isso a maior parte da família acabou virando são-paulina. Meu tio acabou jogando cinco anos pelo SPFC. Fez o primeiro jogo do time no Morumbi. Tá lá a foto dele. Não jogou mais porque o titular era o Dino Sani. Teve muita proposta, até para o México. Acabou contratado pela Ferroviária de Araraquara, no time em que o Dudu (ex-Palmeiras) começou a jogar”.

    http://www.literaturanaarquibancada.com/2012/12/o-maior-acervo-historico-do-futebol.html

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: