Eis que, quase um ano depois, o encontro aconteceu

dilma marin

Por JOSE RENATO SATIRO SANTIAGO

Quase um ano atrás escrevi o texto abaixo a respeito da recusa da presidenta Dilma Roussef em não receber o atual presidente da CBF, José Maria Marin.

Naquela oportunidade fiz uma analogia ao cumprimento dado pela rainha Elizabeth 2ª a Martin McGuinness, ex-líder do grupo guerrilheiro IRA, hoje vice-primeiro-ministro da Irlanda do Norte.

Pois bem, após quase um ano eis o registro do encontro entre os dois realizado momento antes da partida entre Brasil e Japão.

Apenas uma foto…

Mas certamente, ao contrário do que a rainha Elizabeth fez no encontro do ano passado, o sorriso de Dilma é algo desolador, desnecessário…

Abaixo segue o artigo que escrevi ano passado.

“Esquecer, certamente, ninguém esquece, mas…”

Ao ler post publicado em 26 de junho no Blog do Juca Kfouri, tomei ciência sobre o possível motivo pelo qual a presidenta Dilma Rousseff faz questão de não receber o atual presidente da CBF, José Maria Marin.

Em 1975, na Assembléia Legislativa de São Paulo, Marin costumava fazer deslavados elogios ao torturador Sérgio Paranhos Fleury e seus “colegas”, bem como destacava o fato de haver comunistas trabalhando na TV Cultura. Um dos responsáveis pelo jornalismo da TV Cultura era Vladimir Herzog que foi assassinado 16 dias depois de um desses discursos feitos pelo então deputado Marin.

Pois bem, ao que parece, Dilma não esquece.

Em 27 de junho de 2012, ontem, a rainha Elizabeth 2ª protagonizou um momento histórico e inimaginável décadas atrás na Grã-Bretanha ao apertar a mão de Martin McGuinness, ex-líder do grupo guerrilheiro IRA, hoje vice-primeiro-ministro da Irlanda do Norte.

McGuinness era o número dois na linha de comando do IRA (Exército Revolucionário Irlandês) no dia conhecido como “Bloody Sunday” (“Domingo Sangrento”), nos anos 1970, quando tropas do Exército Britânico atiraram contra manifestantes e ativistas da Irlanda do Norte, resultando em 14 mortes.

Além disso, McGuinness foi responsável por um atentado que matou um primo da monarca.

O cumprimentou representou uma nova fase da reconciliação entre a Inglaterra e a Irlanda do Norte, anos após uma fase de violentos embates entre católicos e protestantes que durou 30 anos e deixou mais de 3 mil mortos.

Para o analista da BBC Mark Simpson o encontro da rainha com o ex-guerrilheiro tem importância histórica muito relevante.

Pois bem, certamente, a rainha Elizabeth 2ª também não esquece.

Advertisements
Anúncios

Facebook Comments

Esta entrada foi publicada em Sem-categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

16 respostas para Eis que, quase um ano depois, o encontro aconteceu

  1. Nave Espacial Allianz 2014 disse:

    ┈┈┏━╮╭━┓
    ┈┈┃┏┗┛┓┃
    ┈┈╰┓▋▋┏╯
    ┈╭━┻╮╲┗━━━━━╮╭╮
    ┈┃▎▎┃╲╲╲╲╲╲╲┣━╯
    ┈╰━┳┻▅╯╲╲╲╲╲┃
    ┈┈┈╰━┳┓┏━┳┓┏╯
    ┈┈┈┈┈┗┻┛┈┗┻┛

  2. Lima disse:

    Paulinho, ninguém é a favor de torturadores, ninguém e minha família passou por constrangimentos á época do regime militar. Os governos á época eram indicação dos militares,. Já se passaram mais de 40 anos, e só agora, o nobre jornalista Juca Kfouri que na minha opinião não tem credibilidade nenhum vem numa perseguição implacável a Marin, por que não denunciou antes, e somente agora que é presidente da CBF, por traz destas falacias e podem ter a certeza que tem interesses escusos. Por exemplo ele Juca, nunca fala da Derrama de dinheiro PUBLICO para construir o Itaquerão. Por que um peso e duas medidas, por que a incoerência.Paulinho tem mais jornalista com seriedade, ética, para se espelhar,

  3. Alemão disse:

    Há um filme já antigo sobre o IRA e ataques terroristas.
    Chama-se ‘EM NOME DO PAI’.

    aqueles que são a favor da pena de morte não devem deixar de assisti-lo.

    Sobre a Dilma e Marin, só posso dizer que político não ter o menor pudor e ai me vem a dúvida. Será que foi mesmo torturada? Será que foi tudo aquilo que contam?. Ou ela ta concorreendo ao Oscar de melhor atriz?

    Não sei. Não sei em quem e no que acreditar.

  4. Talvez Deus seja brasileiro... disse:

    To com uma pulga atras da orelha ao ver isso, foto flagrando 9dedos abraçado com Maluf….etc de que o governo funciona na base de uma espécie de revezamento… Pode parecer muita loucura, e salvo alguns episódios, mas se baseando nos recentes que nao da para ignorar, que boa parte do Congresso (a mais “forte”) funciona no esquema cama-quente

    Ou seja, sai partido, entra partido… Nao importa quem assuma o poder, o que importa eh fazer o povo acreditar que teve e tem o poder de escolha….

    Sera que tem mesmo ??

    Ai voce me pergunta: Ah mas e os partidos pequenos ?? Ah, eles pelo visto fazem parte do espetáculo, pois ai com tantos impedimentos burocráticos ficam estagnados e satisfeitos com as condições que tem… E se algum filiado de cargo menor conseguir se eleger, eh apenas um sozinho ali que nao conseguira fazer muito barulho ameaçando o “sistema”

    E para finalizar, cama-quente eh o termo usado na Espanha para os apartamentos que o pessoal divide o aluguel, sendo que duas pessoas dormem na mesma cama: uma de dia, enquanto o outro trabalha, e ai a noite este volta para dormir enquanto o outro que dormiu de dia sai para trabalhar…

  5. EU - ABSOLUTIS VERITAS disse:

    Estes da foto e estes outros: TV (grandes veículos de comunicação), Bancos, Grandes Empresas, Políticos e Religiosos, são assim mesmo, JOGAM EM TODAS, sem a menor cerimônia.

    Não dá para confiar em nenhum. Fiquemos sempre com um pé atrás para estes setores, são perigosos e sabem enganar muito bem!!

    É muita falsidade num único lugar.

    Mas, continuo com a minha impressão, estão adoçando muito o Marin, logo darão uma bela rasteira nele e no Del Nero.

    Aguardemos, pois de rasteira este pessoal da política conhece muito bem.

  6. Renato disse:

    Nuno, que muitos estrangeiros vejam e boicotem a copa no Brasil.
    Porém…o que vi nesse vídeo, são policiais brasilienses ajudando turistas japoneses a saírem do centro do conflito que este iniciaram com os manifestantes..nada de mais.

  7. Marcelo disse:

    Concordo quem esta falando que foi falta de educação vaiar a Dilma…
    Foi falta de educação mesmo… vai ver que porque usaram o dinheiro da educação para construir estadio

  8. Rogerio disse:

    Eu teria tanta vergonha ou mais em cumprimentar pessoas como Maluf, Sarney, Renan Calheiros…

  9. Fred disse:

    Dilma e Lula já abraçaram a familia Sarney, o Maluf, Renan Calheiro, Dirceu, Genoino e os mensaleiros… isso sem falar dos ditadores assassinos da America Latina

    Marin foi apenas um pau mandado dos milicos da época…. Peixe pequeno….

    É só lavar a mão depois q ela fica limpinha!!!

    Digo isso ao Marin, claro…. Ou eu diria a Dilma??

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Trata-se de farinhas do mesmo saco!!!

  10. Nuno disse:

    Renato, respeito sua opinião, mas existe uma coisa chamada macroambiente. E ele não é formado só por uma parte. É o todo. Só faltava a polícia sair atirando em turistas.

  11. Ouvidoria disse:

    Nunca tinha visto essa terrorista com um sorriso largo e alegria nos olhos tao verdadeiro como nessa foto, ate parece que encontrou um amor antigo.

  12. Ouvidoria disse:

    Ou a coisa esta tao feia pelo lado da terrorista que provavelmente esta fazendo um conchavo ate com o amigao Marin.

  13. Mrica10 disse:

    Brasil, esquentai vossos pandeiros, pois a chapa vai ficar muiiito quente,quem viver verá.

  14. GOMAO disse:

    Paulinho
    Se não me esqueço o mestre Ulisses Guimarães ou Tancredo Neves já dizia que em política
    O MEU MAIOR INIMIGO HOJE SERÁ O MEU MELHOR AMIGO AMANHÃ.
    Isto se chana política, o POVO que se FO__ __

  15. mvpsantosMarcus disse:

    Talvez o Lima goste da foto do Lula cumprimentando o Maluf em troca de apoio político!!! Quanto ao Juca Kfouri, não é verdade que somente agora ele vem falar contra as obras da Copa do Mundo e, principalmente, do Itaquerão (que teve uma isenção de ISS de R$ 400 milhões pela Prefeitura de São Paulo). Se vc acompanhasse o Blog dele veria que essa campanha vem desde antes da escolha do Brasil para sediar a Copa do Mundo. Procure se informar melhor dos assuntos antes de ficar falando inverdades e cometendo injustiças.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.