Advertisements
Anúncios

Se o Corinthians fosse uma empresa? O caso Poder Público

dinheiro torneira

Por JOSE RENATO SATIRO SANTIAGO

As decisões tomadas durante os grandes momentos de qualquer organização são críticos para que se consiga aquilo que é mais difícil, perpetuar seu crescimento.

Desde sua recuperação em campo, com o acesso a Série A, o Corinthians tem acertado em muitas de suas decisões.

A contratação de Ronaldo foi um golaço.

A parceria comercial com o Fenômeno também foi oportuna.

O Corinthians cresceu.

As receitas aumentaram.

Conquistas inéditas vieram.

Mas há questões temerárias.

A proximidade, quase promiscua, com o Poder Público, resulta e ainda resultará danos.

Uma organização que deseja perpetuar seu crescimento, não pode contar com apoios e privilégios ilimitados do poder vigente.

Afinal tudo tem seu preço.

A forma como a empresa Corinthians viabilizou seu estádio gera desconforto até mesmo entre muitos de seus clientes ou torcedores.

Não custa lembrar que nos últimos anos empresas ligadas a um destacado e jovem empresário, filho de outra grande personalidade pública brasileira, também ganhou posição de destaque, até mesmo mundial, por conta de ser um das pessoas mais ricas de todo o mundo.

O que vemos hoje com ele?

Sim, ao que parece o castelo tinha fundações de areia.

A dívida resultante da construção do estádio cobrará seu preço.

Eventual não pagamento também.

Ser considerado preferido e ser efetivamente protegido por um governo também cobrará seu preço.

O aumento do sentimento contrário de todos os demais concorrentes fará com que muitas empresas evitem grandes investimentos associados a empresa Corinthians.

Ou alguém duvida que isso possa ser um dos fatores da dificuldade em se definir os naming rights de seu futuro estádio?

Além disso, lembremos que mesmo com a conquista da Taça Libertadores, há claras dificuldades em se obter contratos exuberantes de patrocínio.

Ainda assim, quando conseguidos a fonte quase sempre é pública.

Dinheiro público no estádio, através de isenções e reduções de impostos (Prefeitura de São Paulo e Governo do Estado de São Paulo).

Empréstimo público para o estádio (BNDES).

Dinheiro público para patrocínio (Caixa Econômica)…

O fato da estratégia de crescimento estar fundamentada neste tipo de recurso é um risco temerário.

Talvez se seu corpo diretivo gerisse a entidade de forma similar ao que seu técnico de futebol, Tite, faz, veríamos fundações firmes para este crescimento corintiano.

Exagero?

O futuro dirá.

Advertisements
Anúncios

Facebook Comments

48 comentários sobre “Se o Corinthians fosse uma empresa? O caso Poder Público

  1. BNDES é a casa da Mãe Joana, tem gente que faz o empréstimo fica rico e some, existem até empresas especializadas no Rio de Janeiro que ao custo de 10% do montante a ser emprestado faz qualquer projeto ser aprovado, é uma baba. Aqui um cidadão que até poucos dias era vendedor de peças de tratores (empregado) pegou 2 milhões emprestados, cadê ele? Foi embora para um páis vizinho ao nosso chamado Paraguai e para cá não volta mais.

    Caixa, dinheiro público… Se é público o dinheiro, nada mais justo investir no time do Povo, já fiz uma continha aqui e se for preciso faço novamente, só de impostos de Corinthianos e levando em conta uma receita de um salário mínimo por mês, pagamos mais de 7 bilhões de impostos por mês, a conta no pé da letra passaria esse valor dos 16 bilhões. Corinthians = R$, muito R$.

    A mídia esportiva sem o Corinthians seria outra.

  2. O CUrintia é uma empresa , a razão social é PCCcurintia & PTralhas Marginais Associados .

  3. Todos comentam (e com razão) da rede de tranferências de jogadores pro exterior, no caso do corinthians com o Kia, que empurram jogadores pra selenike, via Globo, e depois os mandam pra fora do País a peso de ouro…quase sempre pro leste europeu. Mas, todos esqueçem que existe uma rede ainda mais forte, que é do Leonardo (ex-jogador dos Bambis), antes com o Milan e agora com o PSG (o novo time milionário). Empurraram o Lucas pra lá por uma fábula, e geralmente, são através de lavagens de $$$. E a bola da vez é o P.H.Ganso…que faltalmente será outro mico a entrar nessas negociatas, superfaturadas em favor de alguns. O futebol virou uma latrina, uma verdadeira máfia.

    Terra Futebol ‏@FutebolTerra 8 min
    Leonardo viaja ao Brasil para levar Ganso ao PSG, dizem franceses http://bit.ly/1axVPxO #TerraFutebol

  4. Se o curica fosse uma empresa seria SCCP PCC PT Organizações Contraventoras Criminosas S.A

    Eita curica, racinha viu!!! Gentalha!!!

  5. E eu dou muita risada Hahahahahahaha….
    Enquanto isso no centro de São Paulo, se ergue a Nave Espacial Allianz….
    A Nova Casa do VERDÃO com dinheiro PRIVADO, e grandes parceiros ao nosso lado… E ai GAMBÁ???
    JAMAIS SERÃO……

  6. 1) Isenção e redução de impostos não é dinheiro público. Outras empresas que investem na zona leste têm isenções fiscais.
    2) Empréstimo do BNDES não é dinheiro público. Várias empresas privadas utilizam esse recurso.
    3) A Caixa patrocina diversos clubes e faz propaganda em vários meios de comunicação. Um de seus garotos-propaganda é o Raí. Por que não pode patrocinar o Corinthians?
    4) O sentimento contrário ao Corinthians sempre existiu e sempre existirá, e isso não é decorrência de proximidade com o poder público. Isso acontece porque o maior é quase sempre mais odiado. Vide Bayern na Alemanha. Vide New York Yankees (beisebol). Vide Estados Unidos, o país mais odiado do mundo. O Corinthians sofre rejeição simplesmente por ser sempre protagonista, estando bem ou mal dentro de campo.

  7. o corinthians vai se arrepender dessa ajuda do governo, o anti-corinthianismo é muito grande, antes era só no estado de s,paulo, agora é no brasil inteiro….QUEM É O RESPONSAVEL DISSO?
    LULLA, O MAIOR FACILITADOR DE DESVIO DE DINHEIRO PÚBLICO DO MUNDO, ESPECIALISTA EM JOGAR POBRE CONTRA RICOS, NEGROS CONTRA BRANCOS, ESTADOS CONTRA ESTADOS, ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA CONTRA ESTUDANTES DA REDE PRIVADA, UNIVERSITÁRIOS CONTRA QUEM NÃO TEM FACULDADE….É O MAIOR COMPRADOR DE VOTOS DO MUNDO ALÉM DE MAIOR FACILITADOR DE DESVIO DE DINHEIRO PÚBLICO DO MUNDO. O CORINTHIANS VAI SE ARREPENDER.

  8. A Nova Casa do VERDÃ0 100% construida com $$$ PRIVADO, entenderam como faz gambazada???
    A conta vai chegar…. e eu darei muita risada…. hahahahahahahahaha

  9. Paulinho , o q vc achou da sincera entrevista do honradíssimo e honesto Alberto Dualib .

  10. ROBERTO MANDROVANNI

    A hipocrisia está transbordando… mas afinal, Corinthians vive de Corinthians… Saúde e Educação são detalhes.

  11. Mais um “poeta” querendo seus 05 minutinhos de fama, escrevendo sobe o Corinthians, “…conquistas inéditas…” e ainda faz uma analogia com o “X”Batista, menos, bem menos.
    Vai Corinthians!

  12. o mais triste é ainda alguns defenderem o indefensável.
    Frase do tipo
    “Empréstimo do BNDES não é dinheiro público. Várias empresas privadas utilizam esse recurso.”

    Se o BNDES não é dinheiro público, é dinheiro de onde? da máfia chinesa? Yakusa? Bin laden?

    E por acaso o curica é uma empresa privada? tem ações na bolsa?
    ate onde sei o Pcc Curintia tem ações no trafico, assalto a bancos.

    Depois ninguem entende pq esse pais é uma M onde todos picaretas de fartam.

    Eita cabeça fraca.

    e paguem seus impostos em dia.
    A Globo, o Lula, o Collor e demais picaretas desse pais agradecem enormemente.

    E chamar esses sujeitos de ” bovino” é ofender os bovinos, que ao menos nos oferecem leite e carne.

  13. Se o CURICA fosse uma empresa o Fielzão seria o faxineiro… e haja tapete! kkkkkkkkkkkkkk

  14. Tem gente com dificuldade de interpretação de texto, bem, era de se esperar.

    Quem acompanha a imprensa em geral, mais particularmente este blog, sabe que a dívida “bnds” do clube + “empréstimo odebrecht” está se tornando impagável, o autor alerta para o risco de imagem pior junto a fontes de dinheiro privado, caso o clube não pague.

    O foco do autor não é no crescimento do sentimento contrário ao corinthians e sim que empresas não estão querendo e não vão querer associar o nome ao estádio ou a uma camisa, ou seja, conforme cresce o apoio do dinheiro publico, o dinheiro privado se afasta. Se no futuro o dinheiro publico secar como fica?

    Observem que bancos sempre tem muito dinheiro, Bradesco, Itaú, Santander não associam seu nome a um clube, não é por falta de retorno mas sim porque a imagem junto a adversários fica complicada. O que eles fazem? Estratégias diferente, Itaú patrocina o campeonato brasileiro e CBF, Bradesco Volei, Santander a Libertadores. Observem que não é só no Brasil, você não vê o Santander ou HSBC patrocinar nenhum clube na Libertadores.

    Eu mesmo trabalho em uma grande empresa no depto de marketing e o dono orienta que o destino das verbas nunca deve escolher clube, deve passar longe, pois pior do que agradar a um clube, é ter seu produto ligado a um e odiado por todos os outros.

  15. Embora Corinthiano, reconheço que exista sim um grande interesse político em alavancar a marca Corinthians e até então, não havia pensado nos detalhes desta “ajuda”.
    Entendo que não chegue a tanto o desprestígio aos olhos de possíveis patrocinadores, afinal, como sabemos, o povo brasileiro tem a memória curta e o simples fato de uma empresa possuir vínculo com um grande clube de futebol “a paixão nacional”, faz com que esta tenha reconhecimento e pretígio. Certo também que a grande maioria dos que necessitam ou fazem uso do Bolsa Família e demais distribuições de migalhas ao povo é uma massa prioritariamente corinthiana, afinal, somos o povo, fazemos parte do chamado “chão de fábrica”, enfim, entendo que sendo público ou não, todo o dinheiro aplicado no Corinthians senpre será e terá um retorno de grande monta.

  16. 1) Cite empresas que conseguiram os CIDS! trabalhei numa empresa que tentou a todo custo leva a fábrica pra zona leste e tentou isenção e JAMAIS conseguiu, levaria muitos postos de trabalhos, e nem deram bola…

    2) BNDES é dinheiro público SIM! ele serve para subsidiar empresas, que tem a finalidade social de gerar empregos, a se manterem sustentaveis e com crescimento, empresas que realmente precisam ficam na mão pela demora horrenda

    3) A caixa tem monopólio com FGTS e Financiamento Imobiliário, me diga os principais concorrente nesse quesito! se vc for contratado por uma empresa, automaticamente, sem mesmo ter a opção de querer ou não vc já tem uma conta FGTS, cite os outros bancos que tem taxa de juros tão baixa para compra de imóvel, ou que tenha o “minha casa, minha vida”, por favor, caixa não precisa e nunca precisou de propaganda, nem de Raí e tao pouco times de futebol, nos poupe

    4) Também não condiz, o corinthians ficou anos a fio na fila de titulos (os mais velhos viram), e nem por isso foram menos odiados, o sentimento que os torcedores apelidaram de “antis” vem principalmente pelo fato das coisas acontecerem de formas obscuras, eu particularmente nunca tive nada contra o time, mas depois do jogo entre Corinthians x Inter fiquei com ódio, por conta do sentimento de injustiça, principalmente pelo favorecimento “na caruda”.

    o resto, bem, é Brasil…

  17. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    se o curica fosse uma empresa???

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  18. Muitas empresas conseguem emprestimo do BNDES…
    Mas alguma consegue sem ter o CND? devendo para o Inss? sem ter garantias?

  19. E o Andres falou q se não saisse o dinheiro do BNDS as obras iriam parar, até agora não saiu e as obras não pararam, esse Andres é um fanfarrão…

  20. “Talvez se seu corpo diretivo gerisse a entidade de forma similar ao que seu técnico de futebol, Tite (…)”

    Faz-me rir a tentativa desesperada da mídia em sempre vender esse demagogo nojento como exemplo de qualquer coisa.

  21. Qto ao ÓDIO citado por muitos aqui no blog referente ao Corinthians, sinto informar, mas nós corinthianos adoramos ser ODIADOS pelos adversarios, idiota é aquele q pensa o contrario, q acha q ficamos tristes com isso, e isso não é de hj, SEMPRE nos odiaram, e agora com o nosso sucesso se rasgam todos, e nos gargalhamos disso tudo !!!
    CONTINUEM NOS ODIANDO, pq quem importa para nós simplesmente, é a FIEL TORCIDA, o resto, nem preciso falar, É SÓ O RESTO.

    VAI CORINTHIANS !!!

  22. Todos os que retiraram empréstimos junto ao BNDES tiveram que dar garantias, caso do Internacional, que tem garantias para cobrir os 271 milhões, por isso o dinheiro foi liberado. Quanto ao Corinthians se tivesse garantias e credibilidade na praça, já teria conseguido a liberação do dindim. Então antes de criticar quem conseguiu a grana e vai arcar com a responsabilidade e honrar os pagamentos, pensem se vocês emprestariam dinheiro, sabendo que não o receberiam de volta, esta é a principal questão, com relação ao Corinthians.

  23. O Verdão é Show.. Show.. Show… VERDÃO É SHOW DE BOLA….

    Avanti Palestra/CHUPA GLOBO

  24. verdederaiva2012 bom dia,
    não fique destemperado com a venda do PHG, o SÃO PAULO FC
    tem só 32% de participação no valor do passe, vamos dizer que o mesmo seja vendido por uns 100 milhões de reais, para o TRICOLOR vai sobrar a merreca de 32 milhões, entendo ser melhor não vender, pois se o futebol do mesmo continuar crescendo, aumentam as chances do SÃO PAULO FC conquistar títulos, e esses 32 milhões acabam não representando nada.
    Quanto ao post, só o futuro poderá dizer se foi bom ou ruim, mas dinheiro público só deveria ser usado para beneficiar o povo.

  25. Do jeito que esta a nossa politica, esse PT vai ficar no poder por mais uns 20 anos,, estao comprando todo mundo. nao vejo ninguem da oposiçao com potencial de disputar uma eleiçao para presidente da republica, pra quem conviveu com 20 anos de ditadura militar se viver mais 20, tera que conviver com essa ditadura petista…cambada de vagabundos…povinho vagabundo tem mais é que se fuder.

  26. O retorno do patrocínio da CEF com o SCCP ocorreu em apenas 48 dias, ISSO MESMO 48 DIAS! Ou seja a CEF pagou muito pouco, mas muito pouco mesmo para o SCCP que hoje é o maior veículo esportivo de propaganda do Brasil!
    Realmente nossos negociadores são fracos e deveriam rever esse contrato, pois até como patrocinadora da copa, mesmo não sendo, a CEF apareceu em uma pesquisa espontânea ficando atrás das óbvias NIKE E COCA-COLA!
    Esse potencial só tem quem compra e a FIEL COMPRA!
    Portanto Srs responsáveis pelo MKTG do SCCP mais cuidado com a nossa camisa, ela vende muito e vale mais que qualquer outra no pais, aliás é a 19 no mundo e não deve ser usada de favor por marcas desconhecidas como a CEF!
    Se não tem capacidade para negociar melhor peçam para sair e coloquem especialistas para gerir a marca mais valiosa do futebol brasileiro, que sejam PROFISSIONAIS E NÃO AVENTUREIROS.

  27. democracia é isto, todos tem direito a opinião……………agora coragem para empreendimentos poucos tem………primeiro atiram contra, depois se der certo e for honesto foi arrojado, pobre povo brasileiro ve tudo de errado em tudo

  28. Dúvidas :

    – o CT de Cotia teve incentivos fiscais e/ou de origem governamental ? SIIIIIIIIIMMMMMMMM !!!!!

    – Onde a WTorre capita dinheiro ? no BNDES ? SIIIIIIIIIMMMMMM !!!

    Obrigado e passar bem !

  29. Allianz Parque , parabéns pela vitória na clássico de ontem ! Foi emocionante !!! kkkkkkkkkk.

  30. A promiscuidade das relações entre Lula, PT e Corinthians, fizeram com que algumas empresas públicas despejassem dinheiro público em vários outros clubes de futebol, além disso, tentam viabilizar um projeto de anistia de dívidas dos clubes. Esse despejo de dinheiro e a anistia das dívidas é puramente uma forma de calar a boca dos torcedores dos outros times de futebol e evitar a antipatia dos brasileiros a relação Lula, PT e corinthians. Imagine se torcedores do Atlético-PR, ASA, Flamengo, Figueirense, e outros vão se antipáticos a milhões em benesses que um clube recebe se eles estão recebendo algumas migalhas de benesses do governo. O que podemos lamentar é que quem paga a conta das gracinhas do Sr. Lula sempre somos nós, o esfolado contribuinte. Viva o Sr. Lula, o facilitador.

  31. arena ALLIANS PARQUE,no coração de s.p.onde o M2,é o mais caro da região de S.P.,itaquerão no intestino reto de s.p,onde o M2 ta na casa dos 1,99 ,para se construir barracos ao redor,sem contar que o ALLIANS PARQUE é com dinheiro do palmeiras e da iniciativa privada,o itaquerão ,100% dinheiro publico,e com auto risco de calote,ainda querem comparar,é o mesmo que comparar a mansão de Eik Batista com o barraco do mano da fiel la em itaquera,o gente esquizofrenica.

  32. Com a proteção da mídia e do governo e com a torneira aberta e jorrando dinheiro público é fácil se pagar de GRANDE e de RICO

    Mas o mundo gira e um dia cobrará com juros e correção toda essa sujeira que cerca essa instituição de nome “corinthians”

  33. Nunca tive nada contra o Corinthians. Mas nos últimos anos, foram tantas sacanagens de globo, de fim do clube dos 13, de caixa, de bndes, de Lulão, de Itanquerão, de ajudas no apito pra levantar o time.. que não teve como não pegar birra. A diretoria do clube com suas atitudes arrogantes está manchando a história do mesmo e ganhando muitos inimigos. Além disso, está, junto à CBF, ajudas políticas e Globo, acabando com o futebol brasileiro. Espero que uma luz ilumine a cabeça dos cartolas e estes criem pro vez uma liga mais igualitária e que se imponha diante de Globo. Ok, a audiência grande não se dá apenas pelo time que joga, mas também pela importância da competição. Os índices de ibope e de público pagante caem ano à ano, pois a Globo erstá transformando o brasileirão num campeonato previsível e imoral. Quando voltarmos a ter um campeonato com arbitragens justas e times fortalecidos, voltaremos a ter público e ibope.. vide Bundesliga.

  34. Verdade, basta ver o ultimo classico sao paulo x corinthians, tinha meia duzia de pessoas na arquibancada, e com certeza a maioria da torcida de ambos era das “organizadas” que entraram de graça…

  35. Quem fez esse texto deve ser um brincalhão
    se o curica fosse uma empresa ?? fala sério!!!

  36. Alex Frango, cheguei a conclusao que vc eh igual a mulher de malandro, quanto mais apanha mais gosta.

  37. Delegada Helô Disse:
    maio 29, 2013 às 9:55 am

    Entendi. Então quer dizer que se o Corinthians conseguir o empréstimo do BNDES, você vai vir aqui dizer que o Corinthians tem garantias e credibilidade na praça? Ou isso só vale para o Internacional, por ser o time que você torce?

  38. ROBERTO MANDROVANNI Disse:
    maio 29, 2013 às 7:35 am

    Sabe, troller, a atitude de defender o indefensável sempre mostra quão “nobre” e “respeitável” é o defensor…

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: