Advertisements

Pobre Sport

O presidente do Sport, Silvio Guimarães, responsável pela pior campanha do clube na história dos Campeonatos Brasileiros, continua envergonhando a nação rubro-negra de Pernambuco.

Disse que irá processar os jornalistas que “ousarem” chamar o Flamengo de “hexa-campeão”, em caso de conquista do Brasileirão, no próximo domingo.

Refere-se ao Campeonato de 1987, onde até hoje a CBF não reparou sua lambança, em que o Mengão foi o vencedor de fato, embora a entidade reconheça o Sport como campeão de direito.

“Há 22 anos ouvimos isso, mas a lei brasileira dá o título de 1987 ao Sport. Se alguma emissora de TV, rádio, jornal ou site falar em hexa do Flamengo será processado, pois o nosso jurídico entrará com uma ação na justiça”, disse o infeliz.

Como este espaço considera o Mengo legítimo campeão de 1987, desde já, peço que o lamentável dirigente pernambucano solicite sua senha para fazer parte do grupo “seleto” de aberrações que costumam me processar, e passar vexame nos tribunais.

E conclamo aos torcedores do Sport a interpelá-lo por um assunto mais sério, que envolve má administração e problemas com as finanças do clube.

Assunto, é claro, que o dirigente pernambucano evita comentar.

Facebook Comments
Advertisements

83 comentários sobre “Pobre Sport

  1. marciano

    Como se é campeão brasileiro disputando uma liga pirata (Copa União) que promoveu uma virada de mesa alijando da disputa muitos times que, por critério técnico, deveriam estar na Série A e foram substituídos por outros que haviam sido rebaixados como Coritiba e Botafogo?

    Uma liga que teve o Corinthians como lanterna absoluto e que não foi rebaixado para a Série B em 1988?

    Isso é moral? É correto?

    Se for, tchau, adeus futebol…

    PS. ODEIO O SPORT!

  2. Paulo

    Não adianta chorar, o presidente do Sport tem razão. Até porque isso já foi para todas as esferas judiciais e não adiantou, o Sport foi e é considerado campeão brasileiro.

  3. Felipe

    Parabéns pela coragem, paulinho! Este vídeo do Juca na ESPN explica td tbm vale pra quem quiser ver.. Mas, em contrapartida, que pena para o nosso futebol brasileiro, que muitas vezes teve de resolver os resultados fora das 4 linhas! Abraços e segue o link:

  4. Felipe

    O link sumiu! rs, mas é só ver no youtube esse vídeo: A verdade de 1987! Flamengo X CBF

  5. Gustavo

    Quem sabe ano que vem a CBF e o Eurico Miranda invetam outro Modulo Amarelo para o Sport virar bi-campeao brasileiro da primeira divisao jogando a segunda divisao.
    Considerar dois campeoes em 1987 já é bom demais para o Sport. O Brasil inteiro sabe que de fato só existe um.

  6. Gustavo Leite

    O Sport é o verdadeiro campeão, ganhar título no grito é coisa de mariquinha, igual um monte de gente aqui fica gritando quem foi o campeão mundial de 2000, achando que Cariocão de verão é título mundial, kkkkkkkkkkkkkkkk

  7. Teixeira

    ué, o mengo assinou o regulamento antes do campeonato?!

    vai questionar depois?

    o q é combinado não é caro, não acha?!

    mengao será penta.

  8. Alessandro-Palmeirense

    Imagine que o campeonato termine da forma que está. Imagine que ano que vém a CBF tenha algum problema que a impeça de realizar um torneiro, e os clubes criem uma liga que tenha Vasco, Flamengo, Corinthians, São Paulo, Botafogo (que seria rebaixado, com o campeonato terminando hoje), Grêmio, Bahia, Goiás, Atlético-MG, Cruzeiro, Fluminense, Santos, Portuguesa, Atlético-PR, Coritiba, Vitória e SÓ. Não estaria faltando ninguém não? Ah, Palmeiras e Inter, os dois atuais vice e 3° colocado. Seria justo um campeonato ano que vém sem esses times? Pois bem, mas foi isso que aconteceu em 87. Tiraram vice e terceiro colcado da disputa do ano anterior. Se o que o Sport ganhou foi segunda divisão, o que teria acontecido para rebaixar o vice?
    No entanto, concordo com o fato de ter 2 campeões.

  9. RICARDO

    Paulinho,

    Faço minhas as palavras do Marciano.

    Não importa o que diz o vídeo, se foi a CBF que voltou na ultima hora, o fato é que o Guarani, timaço e vice campeão foi rebaixado.

    Lembro que a Copa União foi muito legal, mas foi feita sem critério técnico algum.

    O Botafogo foi beneficiado com o que sempre condenamos no caso do FLuminense, virada de mesa.

    O mínimo que o Flamengo e Inter teriam que fazer na ocasião era disputar o quandragular com Sport e Guarani.

    Grande Abraço

  10. Caio

    O Sport é o campeão brasileiro de 87…

    Assim como o Ituano é o Campeão Paulista, e a Caldense campeã mineira de 2002 (os principais times desses estados jogavam os regionais e só disputaram os chamados super-campeonatos)

    A Copa União pode até ter sido pirata, mas atraiu muito mais atenções que o tal Módulo Amarelo (que não era transmitido nem por satélite espião da CIA)

    Quer o título? Leva, fica de esmola.

    Viver variando entre acesso e rebaixamento é coisa de time no máximo medíocre.

    E nem isso o Sport foi esse ano

  11. Marcelo Abdul

    Opa. Pode me processar também.

    O Flamengo é penta campeão brasileiro e se vencer domingo vai ser Hexa.

    Todos sabem que o verdadeiro campeão de 1987 foi o Flamengo.

    O Sport ganhou um título de mão beijada por vingança do Sr. Otávio Pinto Guimarães e Nabi Abi Chedid.

    Aliás esse “título” do Sport é ilegal pois ele dividiu vergonhosamente o título do módulo amarelo com o Guarani desrespeitando a regra estabelecida.

  12. Paulo Nunes

    vocês estão falando daquele jogo em 87 do guarani x sport que foi para os penalts e depois de 11 a 11 nas cobranças os times desistitram de bater? E acham que aquilo foi sério?

  13. Juca Pato

    SE O MILAN FOSSE CAMPEÃO DA CHAMPIONS LEAGUE…..O BOCA FOSSE CAMPEÃO DA LIBERTADORES E NA FINAL DO CAMPEONATO MUNDIAL DE CLUBES O MILAN SE RECUSASSE A ENFRENTAR O BOCA….QUEM É CAMPEÃO DO MUNDO??? O MILAN????

  14. Juca Pato

    SE A DILMA VENCESSE O PRIMEIRO TURNO DE UMA ELEIÇÃO E SE RECUSASSE A DISPUTAR O SEGUNDO TURNO COM O SERRA….QUEM SERIA PROCLAMADO PRESIDENTE???? O QUE VALE MAIS: UM PROJETO DE LEI OU O QUE ESTÁ ESCRITO NA CONSTITUIÇÃO? NA CBF ESTÁ ESCRITO E SACRAMENTADO: SPORT CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987. PALMEIRAS, SANTOS, FLUMINENSE, CRUZEIRO QUEREM TÍTULOS QUE NÃO FORAM HOMOLOGADOS NEM PELA CBF(ENTIDADE MÁXIMA DO FUTEBOL DO BRASIL) NEM PELA FIFA(ENTIDADE MÁXIMA DO FUTEBOL MUNDIAL) VALE O QUE ELES QUEREM OU O QUE ESTÁ HOMOLOGADO?? “FLAMENGO CAMPEÃO BRASILEIRO 87″= GUARANI CAMPEÃO MUNDIAL 2009…( O BARÇA SÓ NÃO VAI DIPUTAR O MUNDIAL COM O GUARANI SE NÃO QUISER A GENTE VAI ENTRAR EM CAMPO…)

  15. Fábio Barbano

    O presidente do Sport está certo. A justiça já decidiu isso em última instância há anos. A imprensa brasileira não tem respeito sequer pela nossa justiça.

  16. Tricolor

    Esse é um assunto que não cabe discussão.

    Ainda que pareça injusto, o Sport é o verdadeiro campeão de 1987. Algo que já foi resolvido a algum tempo, inclusive na Justiça.

    O que nos resta é aceitar tal fato e respeitar aquilo que foi decidido.

  17. Thadeu

    O Sport é o legítimo campeão brasileiro de 87, título inclusive confirmado pela justiça.

  18. Jones 8-1-1

    Está certíssimo o dirigente do IXPÓ (e olha que odeio esse timeco heim).

    Nossa imprensa é imparcial e tendenciosa. Adota dois pesos e duas medidas quando convém.

    É claro que não convém à imprensa peitar a maior torcida do Brasil, afinal futebol é busine$.

    Essa mesma imprensa ridícula num tem critério nenhum ao afirmar que a copa jipe Toyota é mundial e afirmar que o Brasileiro começou em 71 PQ A CBF NÃO RECONHECE AS ANTERIORES.

    Ué, a FIFA não reconhece as copa jipe. Onde está a coerência então?

    A Globo decide o que vale e os cordeiros vão no embalo? Que maravilha. Vejam os campeões das Taças Brasil e Robertões: existe algum dos 3 clubes de maior torcida vencedor? Ah tá.

    Duvido que se o mengo tivesse vencido um brasileiro antes de 71 que a Globo num reconheceria esse título e os cordeirinhos da imprensa iriam no embalo.

    Essa atitude ridícula da imprensa brasileira para mim é a mesma coisa que no caso de o COI descobrir um atleta dopado e cancelar a medalha do mesmo, mas a imprensa não reconhecer isso e o considerá-lo campeão olímpico. Porque nos outros esportes isso não acontece? Já viu a Globo e os cordeiros irem contra o COI?

    Ah sim, jornalistas nesses casos num tem nenhuma paixão clubística e/ou interesses que os influenciem. Ok então!

  19. sergio lima

    Quer dizer que o senhor que vive cobrando de tudo e de todos que o estado de DIREITO seja respeitado, neste caso em particular, acha que, como aqueles que vc vive a criticar, que desta vez nao devemos considerar o estado de direito e sim o de fato? Isso, a gente la em casa chama de populismo barato, Paulinho. Se o Sport e’ o campeao de direito o assunto esta’ liquidado meu caro. A Copa Uniao foi uma disputa pirata e todos sabem disso. E’ uma vergonha e se fosse o inverso eu duvido que vsa senhoria e muitos outros estariam aqui a gritar em favor do Sport. VERGONHA! INCOERENCIA!

  20. Osvaldo SEP

    Tinha quer ser PATO….Vamos la, vou escrever bem facinho para os seus neurônios mancos entenderem.

    1o Exemplo
    JOÃO HAVELANGE DIZ :
    A CBF não é Penta campeã, porque 3 titulos foram vencidos pelo escudo da CBD.

    2o.Exemplo
    Ano 2000 ( Olha como esse ano só tem bosta )
    O VAXXXXCO é campeão da COPA JOÃO HAVELANGE, com o FLUMINENSE sendo alçado da SEGUNDONA. E no ano seguinte o FLUMINENSE continua na primeira divisão e a CBF reconhece o VAXXXCO como Campeão Brasileiro, e não era CAMPEONATO BRASILEIRO.

    Deu pra entender ? Quer que desenhe ? Ou a guagueira mental piorou ?

  21. Ricardo

    Esse rapaz podia se preocupar em prestar algum serviço ao futebol, tipo unindo os três pernambucanos em um clube só. Quem sabe melhoraria um pouco esse vexame sem fim que é o futebol pernambucano.
    O mengão, time menos horrível desse campeonato cada vez mais nivelado (por baixo), será HEXA, mas é óbvio que eu vou parabenizar todos os meus amigos pelo penta só pra sacanear.
    Bom mesmo é que o campeão não será o São Paulo, esse clube lixo que está 5cm a frente dos demais mas acha que está 100km.
    De resto, blá blá blá estado de direito blá blá blá CBF blá blá blá imprensa sulista QUE SONO.

  22. Lucas HEXA

    PAULINHO, O QUE VC ACHA NÃO SEI, MAS A CBF/FICA AJA ASSIM:

    fifa.com/classicfootball/clubs/club=44132/index.html
    cbf.com.br/seriea/

    CAMPEÕES
    2008 – São Paulo (São Paulo)
    2007 – São Paulo (São Paulo)
    2006 – São Paulo (São Paulo)
    2005 – Corinthians (São Paulo)
    2004 – Santos (São Paulo)
    2003 – Cruzeiro (Minas Gerais)
    2002 – Santos Futebol Clube (São Paulo)
    2001 – Atlético Paranaense (Paraná)
    2000 – COPA JOÃO HAVELANGE – Vasco da Gama (Rio de Janeiro)
    1999 – Corinthians (São Paulo)
    1998 – Corinthians (São Paulo)
    1997 – Vasco da Gama (Rio de Janeiro)
    1996 – Grêmio (Rio Grande do Sul)
    1995 – Botafogo (Rio de Janeiro)
    1994 – Palmeiras (São Paulo)
    1993 – Palmeiras (São Paulo)
    1992 – Flamengo (Rio de Janeiro)
    1991 – São Paulo (São Paulo)
    1990 – Corinthians (São Paulo)
    1989 – Vasco da Gama (Rio de Janeiro)
    1988 – Bahia (Salvador)
    1987 – COPA UNIÃO – Sport Recife (Pernambuco)
    1986 – São Paulo (São Paulo)
    1985 – Coritiba (Paraná)
    1984 – Fluminense (Rio de Janeiro)
    1983 – Flamengo (Rio de Janeiro)
    1982 – Flamengo (Rio de Janeiro)
    1981 – Grêmio (Rio Grande do Sul)
    1980 – Flamengo (Rio de Janeiro)
    1979 – Internacional (Rio Grande do Sul)
    1978 – Guarani (Campinas)
    1977 – São Paulo(São Paulo)
    1976 – Internacional (Rio Grande do Sul)
    1975 – Internacional (Rio Grande do Sul)
    1974 – Vasco da Gama (Rio de Janeiro)
    1973 – Palmeiras (São Paulo)
    1972 – Palmeiras (São Paulo)
    1971 – Atlético Mineiro (Minas Gerais)

  23. mauro santos

    Entao Paulinho,este site considera o Flamengo ,o verdadeiro campeao de 87?Engraçado,voce defende tanto a honestidade e retidao e se curva a sacanagem da Copa Uniao de 87?Campeonato que nao contou com o vice campeao do ano anterior!!!!Por gentileza ,me explique por que o Guarani nao participou da Copa Uniao(Modulo Verde) de 87,se e que tem explicaçao?Estou aguardando a resposta sua ou de quem que seja!

  24. Lucas HEXA

    PAULINHO, O QUE VC ACHA NÃO SEI, MAS A CBF/FIFA ACHA ASSIM:
    fifa.com/classicfootball/clubs/club=44132/index.html
    cbf.com.br/seriea/

    CAMPEÕES
    2008 – São Paulo (São Paulo)
    2007 – São Paulo (São Paulo)
    2006 – São Paulo (São Paulo)
    2005 – Corinthians (São Paulo)
    2004 – Santos (São Paulo)
    2003 – Cruzeiro (Minas Gerais)
    2002 – Santos Futebol Clube (São Paulo)
    2001 – Atlético Paranaense (Paraná)
    2000 – COPA JOÃO HAVELANGE – Vasco da Gama (Rio de Janeiro)
    1999 – Corinthians (São Paulo)
    1998 – Corinthians (São Paulo)
    1997 – Vasco da Gama (Rio de Janeiro)
    1996 – Grêmio (Rio Grande do Sul)
    1995 – Botafogo (Rio de Janeiro)
    1994 – Palmeiras (São Paulo)
    1993 – Palmeiras (São Paulo)
    1992 – Flamengo (Rio de Janeiro)
    1991 – São Paulo (São Paulo)
    1990 – Corinthians (São Paulo)
    1989 – Vasco da Gama (Rio de Janeiro)
    1988 – Bahia (Salvador)
    1987 – COPA UNIÃO – Sport Recife (Pernambuco)
    1986 – São Paulo (São Paulo)
    1985 – Coritiba (Paraná)
    1984 – Fluminense (Rio de Janeiro)
    1983 – Flamengo (Rio de Janeiro)
    1982 – Flamengo (Rio de Janeiro)
    1981 – Grêmio (Rio Grande do Sul)
    1980 – Flamengo (Rio de Janeiro)
    1979 – Internacional (Rio Grande do Sul)
    1978 – Guarani (Campinas)
    1977 – São Paulo(São Paulo)
    1976 – Internacional (Rio Grande do Sul)
    1975 – Internacional (Rio Grande do Sul)
    1974 – Vasco da Gama (Rio de Janeiro)
    1973 – Palmeiras (São Paulo)
    1972 – Palmeiras (São Paulo)
    1971 – Atlético Mineiro (Minas Gerais)

  25. Lucas HEXA

    Mais informações para os DESTRAIDOS:

    Clube de Regatas Flamengo
    City: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro state
    Founded: 17 November 1895
    Official website:www.flamengo.com.br

    Honours:
    * 1 Intercontinental Cup: 1981
    * 1 Libertadores Cup: 1981
    * 1 Mercosul Cup: 1999
    * 1 Conmebol Gold Cup: 1996
    * 4 Brazilian Championships: 1980, 1982, 1983, 1992
    * 1 Uniao Cup: (green module -1987)
    * 2 Brazilian Cups: 1990, 2006
    * 1 Champions’ Cup: 2001
    * 1 Rio-Sao Paulo Tournament: 1961
    * 31 Carioca State Championships: 1914, 1915, 1920, 1921, 1925, 1927, 1939, 1942, 1943, 1944, 1953, 1954, 1955, 1963, 1965, 1972, 1974, 1978, 1979, 1979 (special edition), 1981, 1986, 1991, 1996, 1999, 2000, 2001, 2004, 2007, 2008, 2009

    Legendary players:
    Leonidas (1936-42), Domingos da Guia (1937-43), Zizinho (1939-50), Dida (1954-64), Zico (1971-83, 1985-89), Junior (1974-84, 1989-93), Adilio (1976-87), Andrade (1977-88), Raul (1978-83), Mozer (1979-86), Leandro (1979-90), Bebeto (1983-89, 1997), Renato Gaucho (1986-88, 1989-91, 1993, 1997), Romario (1995-96, 1996-97, 1998-99).

    Records:
    Junior – 865 appearances
    Zico – 568 goals
    fonte http://www.fifa.com/classicfootball/clubs/club=44132/index.html

  26. Lucas HEXA

    1ª) se o Flamengo foi o campeão de 1987, por que ele não recebeu a Taça da CBF (a das bolinhas) após o jogo contra o Inter-RS, na final do Módulo Verde?
    2ª) Se o Flamengo foi o campeão de 1987, por que ele não disputou a Taça Libertadores da América em 1988?
    3ª) Se o Flamengo foi o campeão de 1987, por que ao vencer o Brasileiro de 1992 ele não recebeu a Taça das Bolinhas em definitivo (seria para o primeiro clube que conquistasse 5 títulos)?
    4ª) Se o Flamengo foi o campeão de 1987, por que no site da CBF (www.cbf.com.br) consta o SPORT como campeão?
    5ª) Se o Flamengo foi o campeão de 1987, por que no site da FIFA consta que o Flamengo tem 4 títulos brasileiros e não 5? (sobre essa questão, é só conferir no link » da Fifa, o quadro referente aos troféus (títulos do Flamengo), está em inglês, mas está lá: Trophies: 4 Brazilian Championships (traduzindo: 4 Campeonatos Brasileiros).

  27. Doutor Raposo

    Seria melhor a CBF decretar os dois campeões daquele ano e pronto, botaria uma pedra sobre esse assunto chato. E esse Silvio Guimarães é um fanfarrão, hein?

  28. Alessandro-Palmeirense

    1-Porque ele teria sido tetra naquele jogo. O Penta viria contra o Botafogo, em 92. Não é essa a condição para ganhar a Taça das Bolinhas?
    2-Porque a CBF indicou os times do módulo amarelo.
    3-Já respondido no primeiro item.
    4-É a posição da entidade, e de 14 times daquele. Apenas o time do Eurico e o traíra não reconhecem.

    Agora, novas perguntas:
    6-porque o São Paulo reconheceu o título do Flamengo, e depois voltou atrás?
    7-Porque no site que você usou como referência, está que vocês ganharam 2 Toyotas Cup e um Fifa World Cup, e vocês insistem em dizer tri-mundial? A fonte vale para o Flamengo, e não vale para seu time?

  29. Alessandro-Palmeirense

    Para os incoerentes: Engraçado, não estou vendo tri-mundial.

    Sao Paulo Futebol Clube
    City: Sao Paulo, Sao Paulo state
    Founded: 27 January 1930
    Official website:www.saopaulofc.net

    Honours:
    * 1 FIFA Club World Cup: 2005
    * 2 Intercontinental Cups: 1992, 1993
    * 3 Libertadores Cups: 1992, 1993, 2005
    * 1 Libertadores Super Cup: 1993
    * 2 South American Super Cups: 1993, 1994
    * 1 Conmebol Cup: 1994
    * 6 Brazilian Championships: 1977, 1986, 1991, 2006, 2007, 2008
    * 1 Rio-Sao Paulo Tournament: 2001
    * 22 Paulista State Championships: 1931, 1943, 1945, 1946, 1948, 1949, 1953, 1957, 1970, 1971, 1975, 1980, 1981, 1985, 1987, 1989, 1991, 1992, 1998, 2000, 2002, 2005

    Legendary players:
    Friedenreich (1930-35), Leonidas (1942-50), Canhoteiro (1955-63), Gerson (1969-73), Pedro Rocha (1970-78), Serginho Chulapa (1974-83), Dario Pereyra (1977-88), Careca (1983-87), Muller (1984-88, 1991-94, 1996), Rai (1987-93, 1998-2000), Rogerio Ceni (since 1990)

    Records:
    Appearances: Rogerio Ceni played his 800th game for Sao Paulo on 30 April 2008.
    Goals: Serginho Chulapa, 242

  30. TORCEDOR DO SPORT

    Desde já, parabenizo o Clube de Regatas do Flamengo…Futuro HEXA Campeão Brasileiro (80, 82, 83, 87, 92 e 09). Meus cumprimentos.

  31. Deivison

    E outra…

    É bom lembrar que o Guarani, então vice-campeão, ficou de fora da tal Copa União.

    O Paulinho que gosta de bater no peito e dizer: “EU SOU HONESTO!” Poderia ficar revoltado com isso.

    Sport, campeão brasileiro de 1987.

  32. lucas rios

    o flamengo tinha que jogar com o campeão do módulo amarelo para ser campeão brasileiro e não jogou, não é? então o cvampeão foi o sport que não arregou e tava lá pra enfrentar o flamengo. a regra da competição não era essa? o sport cumpriu, o flamengo não. engraçado vocês que falam tanto em honestidade dizer que o sport não foi o legítimo campeão brasileiro. pra mim foi.

  33. Alessandro-Palmeirense

    Lucas, e a se a regra tivesse sido feito após o ínicio da competição e o Flamengo não tivesse assinado, essa ainda seria sua posição?

  34. Jones 8-1-1

    exatamente…somente nossa imprensinha ridícula vê tri

    e os cordeirinhos acreditam…

    santa ignorância

  35. Jones 8-1-1

    desde que a mesma reconhecesse os títulos brasileiros desde 1959…

    aí sim seria correto.

  36. xxx

    Quem diz que o Sport foi campeão em 87 ou não vivia pra ver a Copa União ou fica com o ridículo sentimento de ter que ser o maior vencedor e essas baboseiras.
    A Copa União foi uma das coisas mais interessantes que aconteceu no falido, na época, campeonato brasileiro. Se a CBF não aceita, problema dela. Comparar Flamengo e Sport em 87 é de péssimo gosto além de uma burrice imensa.
    O timaço do Fla em 87 foi campeão brasileiro em uma final fantástica com o grande time do Inter. O resto é piada.

  37. Marcelo Abdul

    Juca. Isso já acontenceu nos anos 70.

    Muitos times europeus se recusaram a jogar o Mundial em protesto contra a violência dos times sul-americanos excluindo o Brasil.

    No caso, iam os vices. O Atlético de Madrid foi campeão do mundo mas foi vice europeu.

  38. sergio lima

    Alias, com todo respeito as copas intercontinentais, que eu adoraria ter visto meu time ganhando nem sequer que fosse uma, mas, nao tem nem para a FIFA e nem para os europeus, este valor que nos damos aqui na america do sul. Nao tem e nunca teve, diga-se. Mas que sao tacas importantes, sao, mas muito menos do que as libertadores, por exemplo.

  39. sergio lima

    Para os que nao percebem, existe uma razao para JuCa Kfouri, Paulinho e muitos outros jornalistas do bloco dos do bem apoiarem a copa uniao como sendo o verdadeiro campeonato daquele ano. Seria porque a copa uniao representava uma ruptura contra a CBF e uma certa independencia dos clubes ha epoca. O que e’ bem verdade. Mas que ao meu ver nao pode jamais terem um reconhecimento que nao merecem. Fosse assim e o Santos seria o maior campeao brasileiro de todos os tempos. As pessoas tem que entender que a copa uniao foi a copa uniao e que o Flamengo foi convidado a jogar num quadrangular onde teria todas as chances, se fosse realmente tao forte de vencer e ser sim o super campeao de fato e de direito, mas preferiu sonhar com uma independencia que nunca veio, abrindo mao naquele instante de se tornar o legitimo campeao brasileiro daquele ano. E o pior e’ que o Flamengo e sua diretoria sabem bem disso, que abriram mao em nome de uma causa mais nobre e entristece ver que hoje, aquela ideologia ser jogada no lixo em nome de um roubo de titulo de outra entidade que fez tudo como mandava a regra e que querem que seja punida vinte e tantos anos depois. O Flamengo deveria bater no peito e dizer que vencer a copa uniao foi um momento historico, um momento em que pela primeira vez alguns tiveram coragem de se levantar contra o coronelismo do nosso futebol. Mas nao. Jogam tudo fora para se chamarem hexa, como se tal titulo fizesse de um clube sem vergonha na cara de dever o que deve uma entidade mais seria do que ja foi no passado. E’ triste, se nao fosse comico.

  40. Marcelo Abdul

    Se ganhasse do Manchester em 1999 não ia estar aqui falando besteira.

    Intercontinental tem o mesmo valor do mundial da Fifa. Me diz qual time africano, asiatico ou da concacaf que ganhou o torneio.

    Alias…vai no site da fifa e veja quem está patrocinando o torneio.

    A mesma marca do jipe.

  41. Fábio Barbano

    Temos vários torneios nacionais. Atualmente são dois. Um se chama Campeonato Brasileiro, e o outro se chama Copa do Brasil.

    A coisa é muito simples.

    Copa do Brasil não é Campeonato Brasileiro.
    Robertão não é Copa do Brasil nem Campeonato Brasileiro.
    Taça Brasil não é Robertão, nem Copa do Brasil, nem Campeonato Brasileiro.

    4 torneios nacionais diferentes.

    Da mesma forma…

    Copa Sulamericana não é Libertadores.
    Copa Mercosul não é Copa Sulamericana nem Libertadores.
    Copa Conmebol não é Copa Mercosul, nem Copa Sulamericana, nem Libertadores.

    Não se soma títulos de torneios diferentes. Simples assim.

  42. Marcos ** Fora Andrés e Cambada !!! **

    Alício Pena Junior , o MAIOR ÍDOLO DA HISTÓRIA DO XSPORT RÉCIFE !!!

    ALÍCIO ETERNO !!!!!!!!!!!!

  43. Fábio Barbano

    Desce mais um pouquinho…

    Matches
    Toyota cups 1992 and 1993
    Sao Paulo 2-1 Barcelona
    Sao Paulo 3-2 Milan
    o Match Report

    FIFA Club World Championship Japan 2005
    Sao Paulo 1-0 Liverpool
    o Match Report

    Taí as 3 conquistas mundiais do São Paulo.

    Caso ainda tenha alguma dúvida, aí vão dois links de um site de esportes imparcial que comprova o fato:

    http://blogdolina.wordpress.com/2009/10/07/sao-paulo-fc-legitimo-tri-campeao-mundial

    http://blogdolina.wordpress.com/2009/10/09/in-order-to-conquer-the-world-you-must-cross-it

  44. Fábio Barbano

    Seria, né?

    Mas ela não pode fazer isso. É decisão judicial em última instância. Sport campeão de 87 e não se fala mais nisso.

  45. Osvaldo SEP

    Eu acho que 87 e 2000 deveriam ser anulados, assim como não querem reconehcer os anteriores esse tem o mesmo Timbre.

  46. Osvaldo SEP

    Perfeito Fabio

    1987 – COPA UNIÃO – Sport Recife (Pernambuco)
    2000 – COPA JOÃO HAVELANGE – Vasco da Gama (Rio de Janeiro)

  47. Osvaldo SEP

    Desculpa mas nessa voce babou.

    Copa União e Copa João Havelange foram consideradas Campeonato Brasileiro, não compare Copa do Brasil com o Brasileiro, é a mesma coisa que tentar igualar VINAGRE E VINHO.

  48. Alessandro-Palmeirense

    Mais sem vergonha na cara está o clube (Seriam dois, mas esqueçamos o Vasco) que estava naquele campeonato, e reconhece o campeão do outro torneio apenas para vender mais camisa.

  49. lucas rios

    sim, pois a fifa é o órgão máximo do futebol e a cbf abaixo da fifa, se a fifa reconhece o que a cbf faz é legítimo. assim como é no direito, na medicina….já viu algum médico ou alguma especialização da medicina ser maior que a própria medicina e os órgãos reguladores?

  50. lucas rios

    se for assim então a argentina não foi campeã mundial de 1978 pois o peru entregou o jogo a ela, portanto a argentina tem só 1 campeonato mundial. certo?

  51. Alviverde/SP

    Tá…agora por essa mágoa o Sport ENTREGA o jogo para o SPFC????
    Mas o Sport já está ENTREGUE há muito tempo nesse campeonato…

  52. PAÇOCA ITALIA - A DASPU

    ALESSANDRO SUJEIRENSE.
    NAO TEM DIFERENCA PRA VOCE SE E MUNDIAL OU NAO.
    VOCES NAO TEM NENHUM DOS DOIS MESMO.
    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

  53. Doutor Raposo

    Não se fala mais nisso? Mas é exatamente isso que todos nesse post estão fazendo. Essa discussão vem se arrastando há anos. Se todos deixassem as picuinhas de lado e aceitassem dividir o título, o Sport poderia muito bem se proclamar campeão de 87 (assim como o Fla) e aí sim, ninguém falaria mais no assunto. Que já encheu o saco, por sinal.

  54. Flavio Mariani

    Como correu o processo: http://www.trf5.gov.br/espartaweb/pr…=94.05.37235-1

    O Acórdão sobre a apelação da União contra o Sport: http://www.trf5.gov.br/archive/1997/…3_19970424.pdf

    A decisão final: http://www.stj.gov.br/webstj/Process…v=000000000000
    No campo de nº do processo é so digitar Ag 210691

    Reportagens da Gazeta Esportiva em 1987: http://www.tvgazeta.com.br/mesaredon…iao_fotos.html

    Atentem que uma das reportagens confirma o acórdão ao afirmar que a primeira divisão era composta pelos módulos verde e amarelo.

    Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=BMd8m3erK7M

  55. jefferson

    PAULINHOI NÃO ENTENDO A REEVOLTA DOS BIARRISTAS PAULISTAS O FLA É HEX E PRONTO NÃO HAVIA TIME NO BRASIL PARA GANHAR DO FLA NAQUELE MOMENTO, ALÉM DISSO VC QUE SÃO ENTEDIDOS DE FUTEBOL ME RESPONDAM: A CBF E A FIFA NÃO PUNI QUEM RECORE A JUSTIÇA COMUM? ENTÃO PORQUE A CBF NÃO PUNIU O SPORT?

  56. Rafael

    A Fifa reconhece as Copas Toyotas sim! Eles reconheceram e até esqueceram do Corinthians. Depois voltaram atrás e colocaram o Corinthians de volta! Mas reconheceu todos os campeonatos Interclubes.

  57. Jones 8-1-1

    colega…

    Copa do Brasil não é Brasileiro pois existe um outro campeonato principal no mesmo ano.

    Taça Brasil e Robertões eram os principais e únicos torneios nacionais de seus respectivos anos, logo…

  58. Jones 8-1-1

    Ah e do mesmo jeito não se soma Copa Intercontinental Toyota com Mundial de Clubes da Fifa…

    simples assim

  59. Jones 8-1-1

    Mas temos todas as versões de Brasileiros e vcs não…

    Alias somos Octa segundo seu critério xxxxy.

  60. Jones 8-1-1

    Porque nessa batalha judicial e IXPÓ num tava se defendendo da CBF e sim da Globo

  61. Marcos ** Fora Andrés e Cambada !!! **

    Corinthians último colocado em 1987 ?????

    Vc está louco !!!

    Se informe melhor , cara , para não passar vergonha …

  62. Rosane

    Cara isso é recalque só porque o SPORT é o melhor time de Pernambuco tem a maior torcida do Nordeste tem títulos Nacionais coisa que o Náutico e o Santa Cruz nem sonha! SPORTSEMPRE ♥

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: