Advertisements

Relatório Rockfeller – lavagem cerebral religiosa

Por NAPOLEÃO DUMONT

Um amigo que tem a Revista UNO, espanhola, embora não a tenha encontrado no momento, contou-me o que segue:

Em 1967 o Presidente norteamericano Nixon designou o Senador Nelson Rockfeller para visitar os países da América Latina e estudar os posicionamentos das respectivas Igrejas Católicas quanto à oposição ao comunismo, e à ascensão de governos filo ou pró-comunismo.

A viagem resultou no volumoso “Relatório Rockfeller”, que, sob aquele aspecto concluiu que a Igreja Católica não era mais um aliado confiável dos Estados Unidos na luta contra o comunismo.

O Relatório foi amplamente divulgado (há até uma volumosa edição brasileira), mas continha alguns anexos secretos, não divulgados.

Na época, haviam ocorrido algumas intervenções armadas norteamericanas em certos países do Caribe, depondo governos comunistas ou para impedir a eleição de Governos comprometidos ou de tendência comunista, o que tivera desagradáveis repercussões internacionais.

Por isso no Anexo secreto ao Relatório Nelson Rockfeller propunha, para substituir o trabalho da Igreja Católica, na luta contra o Comunismo, a criação de seitas evangélicas, cujos adeptos passariam por imperceptível, mas eficiente lavagem cerebral e se transformariam em tropas fieis aos Estados Unidos, seriam financiadas pela CIA, pelo Departamento de Estado, e outras fontes, e, em caso de necessidade, receberiam armamentos por via aérea, dispensando o desembarque de tropas americanas no combate a governos comunistas locais, o que já havia causado inconvenientes repercussões regionais e internacionais.

A Revista espanhola UNO, de muitos anos atrás, trouxe elucidativa matéria sobre essa parte secreta do Relatório Rockfeller e a criação dessas seitas evangélicas (não se trata das Evangélicas protestantes tradicionais: luterana, presbiteriana, metodista, batista e outras).

Não disponho, no momento, da Revista UNO, mas não será difícil algum interessado no debate obtê-la na Espanha.

Há muitas provas evidentes da eficiência dessa lavagem cerebral: a adesão cega dos “fiéis” dessas seitas, na doutrina que propagam, a aceitação da contribuição pecuniária obrigatória, a “fé” absoluta e imune a qualquer dúvida nas “verdades” que recebem, a crença nos falsos e pseudos-milagres que presenciam absolutamente convictos, etc. Há críticos que afirmam que esses adeptos nem mais cultivam qualquer noção de patriotismo.

Um exemplo da eficiência dessa lavagem cerebral, e da indiscutibilidade dos “pastores”, “bispos”, “bispas”, “missionários”, etc, foi-me revelado por aquele mesmo amigo, que um dia parou na porta de antiga loja comercial transformada em local de culto da Igreja Universal.

Dizia o “pastor”: “as mulheres que enganam os maridos têm que se denunciar publicamente, e não adianta mentir porque Deus está vendo. As mulheres que enganam os maridos se levantem e venham ficar nesta parede!”, pois várias largaram a mão dos estupefatos maridos e foram para o paredão!

Aliás, publicações recentes da Imprensa diária, e da revista VEJA trazem ilustrativas histórias pessoais de iludidos pela Igreja Universal, onde transparecem os efeitos da lavagem cerebral pela qual passaram sem perceber.

Facebook Comments
Advertisements

33 comentários sobre “Relatório Rockfeller – lavagem cerebral religiosa

  1. Rodrigo

    Fala sério né. Quer dizer que um monte de mulheres largaram a mão do marido e foram para o paredão. KKKKKKKKKKK. A maior piada do ano.

  2. Rodrigo

    O americano sempre teve a mania de meter o dedo por aqui, achando que isto é o quintal deles e por consequência uma colônia americana. Realmente nesta época, em que o Brasil vivia a ditadura, a Igreja Católica lutava para acabar com ela, com muitas atitudes socialistas. Mas vamos aos dias de hoje. Dias destes desembarcou um general qualquer americano, do alto estafe do Obama, para dizer ao Lula e sua equipe que os Estados Unidos não queriam, mais (rsrsrsrsrsrs), que o Brasil negociasse com a Nigéria e o Irã. E mais, antes de fazer negócio com outros países o governo brasileiro deve SEMPRE consultar antes os EUA, para saber se pode ou não. Não é piada não Paulinho, estava nos jornais há 15 dias atrás. Brincadeira ou querem mais. A sorte é que o Lula ainda embevecido pela forma como o Obama o tratou, não expulsou o cara, como deveria.

  3. Luís Carlos

    Não sei se é uma lavagem cerebral, mas religião, seja ela qual for, é uma coisa bem conveniente a qualquer governo, capitalista ou não.

    Na realidade a religião deixa as mentes mais fracas (a maioria) ocupadas, não dando-lhe tempo de reclamar do valor dos impostos cobrados e do que se faz com ele. No final tudo compensa porque aos pobres lhes será dado o reino de Deus.

    A bíblia foi moldada especialmente com esse intuito. Nos livros bíblicos mulher só faz cagada e os homens são os “eleitos”.

    A começar por Eva, que desobedeceu a Lei de Deus e ainda induziu Adão a fazê-lo.

    A mãe de Jacó, que articulou um plano para que seu marido cegueta fizesse Jacó seu herdeiro em vez de Esaú, o legítimo herdeiro, como era a tradição.

    Sem contar aquela muié no causo de Sodoma e Gomorra. O anjo falou pra ninguém olhar pra traz. A muié faz exatamente o contrário e acabou virando uma estauta.

    Como isso não bastasse para fazer acreditar que muié é tudo burra e pacadora por natureza, a história foi apimentada com o fato de que Ló foi embriagado e obrigado a “fornicar” com as duas duas filhas.

    Tudo isso pra que a mulher não reinvindicasse nenhuma parcela de poder na igreja. Não é à toa que muié não pode exercer o sacerdócio em muitas seitas.

  4. garota azarada

    quem escreveu essa parte da Bilblia, será que era adepto de SÃO PAULO?
    Coisa mais machista…

  5. heinhô batista

    como se a globo não fizesse o mesmo com suas novelas, bbb, faustão e outras porcarias quetais…

  6. SAO!

    ixiiiiiiiii… seria melhor manter as discussoes sobre futebol…porq esse post ta mais para teorias de conspiração do q outra coisa…rsrsrsrsrsrssrsrsrsr

    o unico Uno bom eh o jogo nem o carro da Fiat presta..rsrsrsrr
    creio q seria melhor vc se manter no futebol…. 😀

  7. Haroldo

    Olha, acho que a coisa não é por aí…Veja o caso de várias igrejas evangélicas que chamavam o Lula de “Capeta” e hoje estão com ele e vice-versa. Do outro lado vemos várias ramificações católicas que criticam Lula abertamente e no passado o apoiavam. Então, a questão é simples. Quem quer realmente seguir uma religião tem de ter o bom senso de ver se seus líderes são coerentes com o que A BÍBLIA DIZ. Procura lá…onde, em que lugar vc vai encontrar uma única referência a Jesus tomar partido desse ou daquele governo humano? Aquela região, no tempo Dele, fervilhava politicamente com os Romanos invasores contra os Judeus ortodoxos. E Jesus NUNCA se envolveu com política! NUNCA! E hoje é uma festa…

  8. PAULO MOURA

    Muito interessante a matéria, apesar de me manter ainda cético quanto ao termo “lavagem cerebral”.

    Acredito que num momento de fragilidade emocional o ser humano pode ser facilmente induzido a acreditar em qualquer coisa que lhe dê esperanças.

    Os famosos estelionatários da fé aproveitam-se muito disso.

    Veja, sou católico praticante e participo de muitas atividades da igreja, principalmente do Encontro de Casais com Cristo (ECC) que reune toda a comunidade em torno do fortalecimento da família, a começar pelo casamento. Todavia, há outras atividades na igreja e tem gente que participa de TODAS, deixando a família, filhos e marido de lado, o que, por óbvio, não é nada bom. Porém, há muito de carência afetiva nessas pessoas que se dedicam à Igreja, ou seja, encontram lá o que falta em casa. A diferença para as Igrejas Evangélicas de fundo de quintal é que os orientadores espirituais da Igreja Católica (padres e freis) orientam as pessoas a se dedicar primeiro a suas famílias, dentro do ensinamento cristão. E dinheiro? Contribui-se com o que se pode e nada mais.
    Frise-se que Igrejas como a Congregação Cristã, Batista, Ortodoxa são sérias e não podem ser colocadas no mesmo balaio das outras. É isso.

    Mas a matéria da revista é interessante, porém lavagem cerebral é algo que, pra mim, ainda é difícil de acreditar. Entretanto, manipulação da fé é algoi que existe sim.

    Abraços!

  9. marcelo gremista

    Paulinho, voce errou profundamente no seu comentario.

    1. Se os EUA quiseram acabar com o comunismo, bato palmas. Senao estariamos como Cuba ou Venezuela. Veja o tipo de escoria comunista que teriamos (Dilma, Jose Dirceu)

    2. Os EUA sao um pais prospero, livre e fantastico (prova disso que eh um destino de imigrantes e turistas, ao contrario de Cuba e Coreia do Norte) por causa de sua religiao forte. EUA NAO eh NY ou LA!! Isso eh Holliwood.

    3. Eventuais desvios de lideres da IURD NAO desabonam o fantastico trabalho de recuperacao de vidas (drogas, falencia economica, desepero, depressao). Eh facil criticar a IURD, agora os tantos que estavam a beira do suicidio e hoje tem uma vida plena pensam bem diferente de vc.

    4. Sou luterano e simpatizante das religioes pentecostais. Lavagem cerebral eh um conceito relativo. Para mim, mostrar comercial de cerveja na TV com mulheres de bikini eh lavagem cerebral. Quem bebe isso fica barrigudo, tem que urinar a cada meia hora e com confusao mental – afasta mulheres de verdade e nao atrai. A despeito disso, todos creem que exista relacao direta mulher e cerveja.

    5. Infiltracao houve na Igreja Catolica (Comunidades eclesiais de base).

    6. Os erros causados por lideres dessas religioes serao cobrados, pode ficar certo. Seja voce ateu ou nao, a casa dos que causam escandalo vai cair. Mas as igrejas sao formadas por homens e nao anjos. Como homens erramos (eu ao menos erro bastante, nao sei quanto a voce).

    abraco
    marcelo

  10. Péricles

    Em primeiro lugar aprenda a ler, depois vc pode ser o galvao bueno das escrituras sagradas!
    A Bíblia é um livro de metáforas e não pode ser interpretado como um livro de prosa normal.
    Faz 2000 anos que nos tentamos entender o que está escrito lá e ainda não conseguimos entender plenamente, não será o senhor que vai querer acabar com 2000 anos assim, porque se tivesse essa habilidade estaria milhonário!
    Os cristãos merecem mais respeito. Sou católico, se vc quiser falar do papa, dos cardeais, ok, mas das esrituras dobre sua língua!

  11. Blackbird

    Paulinho, sou protestante e vejo isto como um assunto mto sensível, pois, infelizmente, a imprensa generaliza os evangélicos e membros de igrejas tradicionais e sérias têm sua reputação ameaçada por comunidades (neo)pentecostais.

    Obviamente que o ser humano é falho e existem indivíduos que desviam dinheiro em benefício próprio, infelizmente, em várias instituições, inclusive na Igreja Católica que não sofre perseguição e tem seus casos abafados. Assim como também houve o escândalo da LBV.

    Pena que os atos de poucos indivíduos comprometem vários outros e denigrem a imagem de instituições sérias e responsáveis.

    E, um adendo aos artigos do Juca sobre os atletas de Cristo, reconheço que muitos erram também, justamente por não estudarem a Bíblia a fundo e se deixarem levar por igrejas evangélicas com pouca base teológica, ou melhor, bíblica. A teoria da prosperidade não é real e não tem fundamento na Palavra. Mas se os evangélicos não podem manifestar sua fé, os outros também deveriam ser criticados ao fazer ao se benzerem antes de entrar em campo e o Felipe do Corinthians deveria ser impedido de deixar o crucifixo dentro de sua meta. Isto o Sr. Juca não censura.

  12. Luís Carlos

    Cada um entende a bíblia do jeito de lhe convém entender. Ninguém pode dizer o que significam as escrituras. Cada um deve achar o seu significado. E tirar ou não proveito dele.

    E, convenhamos, a bíblia poderia muito bem ser metafórica sem ser machista.

    Por que nos achados arqueológicos a mulher foi a primeira a ser criada e a bíblia diz que foi o homem?

    Como foi que Caim constituiu família em seu exílio se a única mulher da história era a mãe dele?

    Pra mim a bíblia sempre foi um apanhado de relatos – alguns históricos, outros literários – com o intuito de dizer aos “pobres de espírito” o que eles devem ou não fazer.

    A única coisa que eu aproveito da bíblia são as duas palavras-chaves: livre arbítrio.

    Cada um tem sua opinião meu caro. Coloque a sua; refute a minha, mas não me diga o que fazer. Lembre-se sempre do livre arbítrio bíblico.

  13. Luís Carlos

    Esqueci-me de falar que a bíblia tem muito mais que dois mil anos.

    E que nunca serei um milhonário, naturalmente.

    😈

  14. Jose Garcia

    Paulinho só tome cuidado para não colocar todas as igrejas no mesmo “bolo”.

    Eu não frequento igreja.. Mas conheço o trabalho de algumas e sei que existem pessoas sérias fazendo trabalhos excelentes para a sociedade(principalmente a parte mais pobre da sociedade).

  15. Marcio

    ….foi quando uma dessas mulheres adúlteras bradou: – Eu dei para o pastor porque ele prometeu que depois poderia dar para o Bispo, e que este me levaria ao motel CÉU, onde o todo poderoso, com sua grande e poderosa vara me enrabaria também. Portanto, estou perdoada e peço ao me marido que me perdoe, pois foi em nome de Jessus. Aleluia!
    O marido não teve tempo de responder, pois nesse momento o teto do templo dessabou na sua cabeça. Atitude providencial de Jessus. Ele sempre sabe o que faz. Aleluia!!!!Aaaallleeeellluuuuiiaaa!

  16. Hari Seldon

    REvista VEJA?!!?
    A publicação mais inconfiável do país, que gera notícia comprada para Daniel Dantas o tempo inteiro?!!?

    Pô, Paulinho, além de não falar nada de mal das falcatruas do Serra (só as do PT), agora vai confiar na VEJA?!?!!

    Putz.

  17. Ricardo - Houston - Texas

    Ehhh Paulinho…
    Chega a ser deprimente a sua situacao…
    Sua unica chance de aparecer na midia, tentando se promover como “jornalista”, e usando o Corinthians ou as igrejas como escada…
    Realmente patetico…

  18. Josué

    Quem acompanhou ou estudou o avanço das denominações protestantes desde os anos 60 acredita porque são testemunhas vivas!

  19. fernando

    Vocês falam de algo que não conhecem, vocês sabem de Deus de ouvi alguém falar mais nunca se atentaram para ver quem é esse Deus, vocês não podem de forma alguma tomar qualquer posicionamento quanto quem é Deus e quanto as escrituras, comecem a invés de julgar se isso ou aquilo é licito, tntar conhecer esse Deus, aaaa entendi vocês não querem largar o lance de alto suficiência de não precisar de ninguém nem de Deus infelizmente dessa forma nunca vão conhecer quem é esse Deus …

    Mais mesmo assim que ele possa abençoar vocês com suas vidas sem conhecimento algum quando falam do melhor amigo que eu tenho

  20. Edenilse Dumont

    Quem é esse Napoleão Dumont?? Meu pai tem esse nome e nunca colaborou ou escreveu esse artigo nessa data!!!! E dou participação que ele faleceu hoje, 25/06/2011.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: