Advertisements

TCU aprova, com ressalvas, contas de 2008 do governo

Tribunal critica deficiência em dados e recomenda planejamento para evitar gastos excessivos como no Pan

ROSANA DE CASSIA – Agencia Estado

BRASÍLIA – O Tribunal de Contas da União aprovou nesta terça-feira, 9, com ressalvas, as contas do governo federal referentes ao exercício financeiro de 2008. O Tribunal reconheceu que o Poder Executivo observou os princípios fundamentais de contabilidade aplicados à administração pública, mas fez ressalvas sobre 15 temas.

Entre as ressalvas, estão o descumprimento de determinação constitucional para a aplicação de recursos destinados à irrigação, e as “graves deficiências nos dados que deveriam subsidiar a análise dos resultados dos programas de governo”. O documento segue agora para o Congresso Nacional, responsável pelo julgamento das contas.

O tribunal recomenda a elaboração de um plano de ação para fortalecer os sistemas de planejamento, avaliação, monitoramento e controle da Administração Pública, para evitar gastos excessivos. “Nos Jogos Panamericanos, por exemplo, o gasto da União foi 18 vezes maior que o previsto”, conforme a nota divulgada pelo TCU.

O ministro Augusto Nardes, relator do processo, ressaltou em seu relatório, segundo o TCU, que “a elevada e crescente carga tributária brasileira – maior do que a de países como Estados Unidos, Japão, Coreia do Sul, Chile e México – tende a reduzir a competitividade nacional na medida em que a economia mundial se torna cada vez mais globalizada”.

Facebook Comments
Advertisements

6 comentários sobre “TCU aprova, com ressalvas, contas de 2008 do governo

  1. Adriano Roger

    Vc vai comentar no blog a eliminação do São Paulo, num vai ? Cadê a categoria de base do super time ……shuahsusuas

  2. Tricolor Soberano [6-3-3]

    “O São Paulo está fora do Mundial Sub-18. A derrota por 1×0 diante do Barcelona nesta terça impede o TRICAMPEONATO consecutivo do tricolor mas não tira os méritos de um clube que prima pela excelência em seus atletas de base. Formigoni, Marcelinho e Henrique serão grandes promessas para o futuro. Na próxima edição estaremos lá!”

  3. Rodrigo

    Você é tão paranoico, que fica seguindo até time de base do São Paulo?

  4. Marco Aurélio da Silva

    Você não vai falar do blog petrobrasfatosedados.wordpress.com?
    Você deve achar também que a criação do blog é terrorismo de estado? Como disse o professor de ética Roberto Romano ao se posicionar ao lado do pig(partido da imprensa golpista) e do Duce José Serra.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: