Advertisements

Cem anos do Major do Esporte

Pronunciamento do Deputado Silvio Torres (PSDB-SP) pelo Centenário de Nascimento do Major Sylvio de Magalhães Padilha

O SR. SILVIO TORRES – Sr. Presidente, peço a palavra pela ordem.

O SR. PRESIDENTE (Inocêncio Oliveira) – Tem V.Exa. a palavra.

O SR. SILVIO TORRES (PSDB-SP). Pela ordem. Pronuncia o seguinte discurso.) Sr. Presidente, maior autoridade do movimento olímpico do Brasil, o Major Sylvio de Magalhães Padilha completaria 100 anos no próximo sábado, dia 6 de junho.

Ele foi um desportista que dedicou sua vida ao esporte brasileiro, como atleta e como dirigente. Faleceu em São Paulo, aos 95 anos de idade, no dia 28 de agosto de 2002.

Padilha foi atleta nas Olimpíadas de Los Angeles, Estados Unidos, em 1932, e de Berlim, em 1936. Chefiou a delegação brasileira em outras 11 edições dos Jogos Olímpicos, assim como em todas as edições dos Jogos Panamericanos, entre 1951 e 1987.

Padilha presidiu o Comitê Olímpico Brasileiro entre 1963 e 1970, e era membro do Comitê Olímpico Internacional, do qual foi Vice-Presidente.

Homem visionário e adiante do seu tempo, o major Padilha implantou no Estado de São Paulo uma política pública para o esporte, na década de 30, algo então inexistente na esfera federal. Foi o idealizador dos Jogos Abertos do Interior de São Paulo, que continuam até hoje sendo realizados todos os anos numa cidade do interior paulista. Foi o criador da maior competição atlética do País, que é o Troféu Brasil. Foi ele quem construiu todas as instalações do conjunto desportivo da Água Branca e do conjunto desportivo do Ibirapuera, ambos na cidade de São Paulo.

Por suas ações em prol do esporte, o major Padilha foi condecorado por inúmeras entidades do Brasil e de vários países.

O centenário do maior nome do movimento olímpico brasileiro está sendo comemorado por entidades diversas em todo o Brasil.

Portanto, Sr. Presidente, deixo registrado nos Anais da Câmara dos Deputados o transcurso do centenário do major Sylvio de Magalhães Padilha, um apaixonado pelo esporte olímpico e que deixou seu nome marcado na história do esporte brasileiro.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

Facebook Comments
Advertisements

Um comentário sobre “Cem anos do Major do Esporte

  1. Ribamar Bianchini

    Paulinho, tenho uma dúvida amigo por isso faço uma pergunta, se você ou mais alguém que souber por favor me responda: Por que será que o governo do tucano José Serra faz tantos cursos de formação e aperfeiçoamneto de professores da rede pública estadual na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Pardo – FFCL? Por favor publique essa mensagem porque alguém pode saber e me responder viu. Abraços!!!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: