Advertisements

Denúncia de Estelionato

From: www.embalagensparajoias.com.br

Sent: Thursday, May 14, 2009 12:55 PM

To: paulinhonet@terra.com.br

Subject: Denuncia de estelionato

 

Bom dia Paulinho

estava navegando no google em busca de informações de como denunciar um estelionato e encontrei o seu blog, não sei se pode me ajudar…..

Troquei de hospedagem o meu site , a nova empresa ( www.filehost.com.br) é otima, me presta uma excelente assistencia…
Recebi um boleto cobrando a hospedagem no valor de R$130,00 e paguei (07/05/09) porem no dia seguinte recebi um email da empresa
Filehost me cobrando a hospedagem, chamei o contato no msn e disse q havia pago o boleto….aí então notei a fraude, o nome da empresa que me enviou o boleto é www.host.inf.br . Procurei no google sobre a empresa e descobri que enviam boleto para varias pessoas e que muitas acabam pagando assim como eu fiz.
Entrei em contato com a dita empresa e me  informaram que eu deveria enviar um email para  lourdes@hostdobrasil.com   e o fiz, até agora nao recebi nem o dinheiro e nem um retorno. Em anexo o boleto para voce verificar e se possivel alertar seus amigos. Abaixo o que foi falado no chat da “empresa” www.hostdobrasil.com pois o www.host.inf.br nao abre….
Não sei mais o que fazer, alem de tentar enviar o ocorriodo ao maior numero de pessoas possiveis.

muito obrigada

Katia Lazzo

katia: recebi um boleto no valor de 130,00 e paguei, porem quero receber o valor de volta

falando com Olivia Menezes do SAC.

Olivia Menezes: Bom dia em que posso ajuda-la.

katia: recebi um boleto no valor de 130,00 e paguei, porem quero receber o valor de volta

katia: liguei no fone informado no boleto e me orienteram a enviar um email a lurdes@hostdobrasil.com

katia: vc tem um numero de telefone para que eu possa ligar ?

Olivia Menezes: Sra o email correto seria Lourdes@hostdobrasil.com

katia: certo

katia: mas procede o q estou falando ?

Olivia Menezes: Sim, seria realmente necessario a Sra solicitar o reembolso atravez de email, enviando informacoes como dominio, N° do documento e dados bancarios, e fazer a solicitacao.

katia: ok, e quel o numero do telefone da empresa ?

Olivia Menezes: De que estado a Sra esta falando?

katia: São Paulo

katia: preciso do endereço fisico de voces e do telefone, pois se acaso não conseguiur o reembolso o nosso setor juridico estará entrando com uma ação junto ao JEC (Juizado Especial Cível, conhecido também como Juizado de Pequenas Causas).

Olivia Menezes: Iremos analisar o caso da senhora junto as leis do consumidor, mais nao diferente de outras empresas.

Olivia Menezes: O telefone é; (11) 40631536

Olivia Menezes: Ou (11) 40631398

Olivia Menezes: Deseja mais alguma informacao?

katia: endereço

katia: preciso do endereço de vcs em são paulo

Olivia Menezes: Sr em Sao Paulo; Caixa Postal : 62.525 cep: 01214970 Sao Paulo-SP Aos cuidados da HOST DO BRASIL.

katia: para o setor juridico é necessario o endereço fisico e não caixa postal

Olivia Menezes: Sra Katia realize primeiramente o seu contato conosco, para mais informacoes.

Olivia Menezes: Trabalhamos em cima das leis Brasileiras e o consumidor tem direitos e a nossa empresa os cumpre a risca.

katia: ok, estarei encaminhando este contato para nosso setor responsavel

Olivia Menezes: Tudo bem. Pposso ajuda-la em algo mais?

katia: uma empresa que se nega a fornecer o endereço fisico não mostra nenhum profissionalismo e responsabilidade

Olivia Menezes: Nao estamos nos negando de forma alguma.

katia: então forneça

Olivia Menezes: O endereco da empresa fisicamente é >: Rua Laranjeiras 655 centro Aracaju- Sergipe

katia: já temos o endereço de Sergipe, em
São Paulo a empresa não existe ?

Olivia Menezes: Sra Katia endereco da cidade de Sao Paulo é uma caixa Postal como informei logo acima.

Olivia Menezes: E mais informacoes atravez do nosso atendimento.

katia: ok, ja entendi tudo a respeito da empresa

katia: obrigada pelo pessimo atendimento e falta de informações

Olivia Menezes: As informacoes que a Sra me solicitou foram passadas claramente.

Olivia Menezes: So nao posso informar o que nao existe.

Olivia Menezes: A HOST DO BRASIL agredece tenha uma otimo dia.

Facebook Comments
Advertisements

56 comentários sobre “Denúncia de Estelionato

  1. House

    Como é facil enganar trouxa nesse país… Como alguém paga um boleto de algo que não solicitou ?

    Cabecinhas…

  2. Alviverde/SP

    É que também nesse mundo existe muito SAFADO que se aproveita da BOA FÉ das pessoas…
    Ainda são SARCÁSTICOS ante a revolta do consumidor…mas o deles ainda está GUARDADO, mais dia, menos dia…

  3. roger

    Este é um tipo de golpe que está circulando nos últimos anos.

    Uma empresa recolheu informações no site do registro.br onde se faz os caddastros de endereços .com.br (agora a entidade não mostra mais os endereços) e envia boletos com logo similar ao registro.br ou empresas de hospedagem.

    Os muitos desavisados recebem, não prestam atenção nas informações, e achando que se trata de um boleto de um serviço que realmente contrataram, vão e pagam.

    Depois que o registro.br parou de permitir o acesso aos endereços dos propritários, esses golpistas começaram a mandar boletos com outros tipos de logos.

  4. Alviverde/SP

    Ah, pode crer, Quimico…MAIS dia, MENOS dia, SEMPRE chegará
    o dia de gente dessa laia PAGAR pelo que faz…se não para UNS, para ALGUNS OUTROS, CHEGA.

  5. Sérgio

    Paulinho, como disse o Roger, isso aí tem acontecido muito.

    Enviam um boleto que, se a empresa não for atenta, se confunde com o pagamento anual do domínio, e no fim dá nisso. Eu já recebi vários, todos de picaretas.

    Existem também os boletos de supostas “associações”, sindicatos ou coisas do tipo. Jogam um verde, como se diria, com milhares de malas diretas, e sempre tem gente que acaba pagando.

    Outros golpes muito frequentes ultimamente são o da assinatura da lista telefônica (esse é o pior!) e o do registro de marcas. Neste último, falam que fulano está para registrar a marca que a sua empresa usa, e oferecem seus serviços para regularizar a situação.

  6. roger

    Esse último que o Sérigo citou é realmente complicado.

    Enviam um e-mail em forma de “notificação”, citando inclusive uma marca que já está registrada e se você verifica no site do INPI, realmente está. Geralmente informam uma marca registrada com nome próximo ao da empresa, mas muitas vezes com classe bem diferente.

    E no final do e-mail o cidadão oferece os serviços dele de registro de marca e patente, destacando que é melhor registrar o quanto antes.

  7. Katia

    Queridos House,

    antes de me chamar de ‘trouxa’ leia atentamente os detlahes do meu erro em pagar o citado boleto…nao pago mesalidades, sempre pago anualmente pelas minhas hospedagens, se ler com atenção verá uma semelhança entre os nomes, não me considero trouxa, mas sim honesta com os meus compromissos de pagamentos. O comentario que postei aqui, foi apenas para aletrar as pessoas de boa fé e não para ser ofendida.

  8. Katia

    Queridos House,

    antes de me chamar de ‘trouxa’ leia atentamente os detlahes do meu erro em pagar o citado boleto…nao pago mesalidades, sempre pago anualmente pelas minhas hospedagens, se ler com atenção verá uma semelhança entre os nomes, não me considero trouxa, mas sim honesta com os meus compromissos de pagamentos. O comentario que postei aqui, foi apenas para aletrar as pessoas de boa fé e não para ser ofendida.

  9. Dinho de souza

    Boa tarde Paulinho!
    Bom pra começar, me chamo Dinho e sou homossexual, conheci um indivíduo na internet, com o qual me relacionei por 2 meses através de msn e telefone, ele me ligava várias vezes por dia, e marcamos finalmente o tão esperado encontro, ele me disse que se chamava Hélcio Sclabinny, que trabalhava na TAM como comissário de bordo, e tudo me leva a crer que esta é a única verdade que ele talvez tenha me contado, moro em Vitória do Jari, certo dia ele sumiu e não deu mais notícias, fiquei muito apreensivo, e consegui contato novamente, e segundo ele tinha desaparecido por ter tido uma crise de stress, que estava internado e eu acreditei, marcamos um novo encontro e ele me disse que viria a capital de meu estado e viria até mim, me ligou dizendo que estava suspenso por 90 dias e que ficaria sem receber, e que gostaria de vir passar pelo menos uma semana comigo e como havia dito que traria umas encomendas para minha amiga perguntou se ela teria o dinheiro para pagar as encomendas que ele estaria levando, que seria no valor de 85 reais, mas que ela depositasse apenas 75 reais só para que ele pudesse viajar, ela transferiu o dinheiro para ele e ele veio até minha casa, como eu estava sem dinheiro minha amiga fez as vezes de anfitriã e nos sustentou pelo período que ele passou conosco, tudo a título de empréstimo. depois ele fez mais alguns empréstimos com minha amiga sem que eu soubesse, prometendo a ela que emprestaria 2.000 reais para tirá-la do sufoco.ela acreditou e foi só gastando conosco. Me disse que eu iria viajar com ele na sexta-feira para Macapá e depois iriamos a São Paulo para que ele resolvesse os problemas de sua suspensão, falou que era um grande empresário de Boa Vista, que sua família tinha posses e falava o tempo todo ao telefone, conversando sobre gado e tudo mais, seu telefone não parava de tocar um só minuto, isso nos dava a certeza que realmente o que ele falava era verdade. Marcamos nossa viagem para o final de semana e ele ficou de receber um dinheiro do prolabore dele para nossa viagem, no dia ele me falou que havia dado um problema no banco que sua irmã resolveria logo na segunda-feira, acreditei arrumamos as malas e iriamos para macapá, fomos almoçar com minha amiga para nos despedirmos, e ele perguntou se eu ainda tinha dinheiro em minha conta e eu disse que sim, confiava muito nele e dei meu cartão e minha senha pq ele me perguntou se ele poderia transferir um dinheiro pra minha conta pq ele estava sem seu cartão chave de segurança e pra não ficarmos sem dinheiro ele iria se previnir. Pegou o carro de minha amiga e meu cartão e foi ao banco, quando ele saiu minha amiga teve um mal presentimento, e aí desconfiou se ele tinha tanto dinheiro pq ficava o tempo todo pedindo dinheiro. Achei que ele estava só com vergonha de admitir que estava liso, mas como estava de malas arrumadas não deconfiei. Minha amiga ficou entristecida e me ligou pra eu ser cuidadoso e verificar minha conta, fomos pra Laranjal para viajarmos e quando chegamos lá e fomos pra rodoviária comprar passagem que passei o cartão pra tirar o dinheiro minha conta estava bloqueada como era final de semana só poderia resolver quando chegasse em Macapá, fiquei um pouco desconfiado, mas ele me jurou que não havia mexido no meu dinheiro, recebeu uma ligação e como estavamos sem dinheiro me botou doido dizendo que tinha que viajar naquele dia porque tinham ligado pra ele da TAM e ele tinha que embarcar com urgencia sob pena de perder seu emprego, fiquei agoniado e emprestei 70 reais de minha mãe para que ele viajasse e que na segunda-feira mandaria o dinheiro para que eu a pagasse e viajasse ao seu encontro. Ele viajou e eu fiquei na segunda-feira fui ao banco e descobri que ele havia feito um empréstimo em minha conta e transferido todo o dinheiro para sua própria conta, fiquei arrasado e ele nunca mais me ligou me tirou de seu orkut e sumiu. Seu nome verdadeiro é Marcos André da Silva Soares, e tenho várias fotos dele e gostaria de divulgar para que outras pessoas não possam mais ser enganados por ele. Por Favor me Ajude!

  10. Dorvalino

    Boa Tarde paulinho,preciso de uma informação,comprei umas mercadorias nas loja Eletrozemas,paguei 7/12,dai fiquei desempregado,passou um tempo eles vieram em casa com um Oficial de Justiça,levou os 2 bens,e disse que ainda estava devendo,e que iriam dar voz de prisão pra mim,o que posso fazer a respeito

  11. Adriane

    Fui enganada por um estelionatário. Estava devendo 5 mil para a faculdade. Prestes a me formar e com outras dívidas, entrei no desespero e arrumei um telefone “empréstimo” no jornal Estado de Minas.
    Liguei para o número 31-30882467 e conversei com um tal de Mariano. Ele me explicou que era só eu mandar falar alguns dados pessoais (nome, telefone, número da conta corrente, agência, banco e e-mail) e depois depositar 200,00 reais que eu receberia em 24horas, uma quantia de 5.000 reais. Liguei de novo e pedi os dados da empresa, Cnpj, endereço. Ele me passou, consultei os dados, e eles existiam. Fiz o depósito. Passou as 24hs e eu não recebi nada. Liguei no número, e o “Mariano” atendeu. Falei que não havia caído o dinheiro.
    Ele disse que faltavam alguns detalhes e me passou outra conta para depositar mais 65 reais.
    Depositei e nunca vi o dinheiro!Liguei para reclamar, ele mudou o nome, me ameaçou e eu fiquei desesperada.
    Depois, uma amiga caiu no mesmo golpe.(Ela não sabia o que tinha acontecido comigo).
    Quero saber, como faço para denunciar esses safados. Quase um ano depois quero acabar com esses bandidos! Estava desesperada e caí nessa armadilha! Pode me ajudar? A quem devo recorrer. Tenho todos os comprovantes de depósito e as informações que anotei quando ele me passou.

  12. Marcelo

    Procurei uma empresa para limpar meu nome, então como estava e estou individado procurei a mais barata, e acertei o serviço com o Sr.Pedro Fernandes Escani, e ele me cobrou 1100,00 pelo servicos, isto faz um ano e nem serviço e nem dinheiro! Agora apos uma situação forte com ele eu fui até o escritorio dele e ele me deu 03 notas promissoria e eu levei ao banco Itau e para fazer a cobrança e descobrir que ele tinha 155 cheques devolvidos por varios bancos. Agora o Gerente disse que seria quase impossivel receber! Gostaria de saber como faço para é cobra-lo! O telefone dele e 11-26010494. Preciso de sua ajuda para pelo menos prende-lo, para o mesmo para de enganar mais pessoas!

    Esperando sua Resposta

    Marcelo Vidal

  13. Luiz Felipe Lopes

    Me chamo Luiz Felipe Lopes, CPF:010.201.171-09,moro na cidade de Colider MT, procurei por um serviço de empréstimo rápido na internet, entrei em contato com uma empresa por nome fantasia “Global Representações” e nome autêntico “LMA representações ltda”, CNPJ:00.641.629/0001-10, residente na cidade de Belo Horizonte MG, rua: safira, nº:472, bairro: prado, CEP: 30.410-100. O corretor que me atendeu, é o Fábio de Souza Alves CPF: 102.216.987-96, nº de contato (031-3043-5540) solicitei o crédito para comprar uma casa no valor de R$ 40.000,00, para concluir a transação precisaria depositar 10% do valor requerido, mas o corretor me alegou que com 2.500,00, eu poderia estar recebendo o crédito no prazo máximo de 24 horas, após isso um homem por nome de Marcos me ligou do nº (031-3077-1645) alegando ser o responsável pelo setor de liberação dos créditos, me disse que não pôde ser feito o depósito dos R$ 40.000,00 porque o banco não aceitou a contraproposta, sendo assim precisaria depositar R$ 1.500,00 para completar os 10% necessários, assim fiz , no mesmo dia depositei um depósito de R$ 500,00 e outro de R$ 1.000,00, no outro dia o Mesmo Marcos me ligou dizendo que aquilo era pagamento indevido por isso o banco não aceitou, depositei R$ 1.500,00 redondo em conta bancária, no outro dia alegaram que eu nunca havia solicitado empréstimo alto assim por isso teria que pagar uma taxa chamada “TAC”, essa então era de R$ 1.330,00, mas se eu depositasse R$885,00, a empresa se responsabilizaria pelo restante, novamente me liga o marcos dizendo que o Banco Central não aceitou, e que seria preciso depositar os R$1.300,00 completos, perguntei se não seria possível me ressarcerem dos dois depósitos indevidos para que eu pudesse depositá-los num todo, me disseram que as normas da empresa não aceitava, mas eu já estava agoniado pra comprar a minha casinha que tinha em vista compra-la justamente com o dinheiro do empréstimo, por isso depositei mas esse tanto, com dinheiro emprestado, quando pensei finalmente ter saído do pesadelo da burocracia, me liga um outro homem por nome de Bruno Brandão, dizendo ser o dono da cooperativa, disse que meu nome havia sido mudado de grupo, e pra liberar o crédito eu precisaria pagar pela transferência o valor de R$ 1.285,00, mas eu já não tinha mais nada assim como ainda não tenho, agora menos ainda, aleguei que teria então que desistir e fazer o cancelamento, disseram que pra me ressarcer de todo o meu dinheiro investido eu teria que depositar o valor referente a multa de recisão, mas eu não assinei nada, me enrolaram durante 12 dias, e não liberaram o meu crédito, quero ser ressarcido com juros e correção monetária por má prestações de serviço, descaso, transtorno psicológico, preciso desse dinheiro de volta, me ajudem por favor!!! Tenho todos os comprovantes de depósitos, o e-mail contratual, os depósitos foram todos feitos na conta de um tal (Jakson Nobre Gonçalves) no Banco do Brasil agencia:2661-1 conta:10.686-0…ao todo os depósitos somam R$ 7.715,00, uma pessoa por nome Maria gostou da proposta, e disse que iria dar um voto de crédito para a cooperativa, e depositou os 1.285,00 na conta do (Jakson Nobre Gonçalves) , e a soma chegou a R$9.000,00, ainda assim tiveram a coragem de ligar e dizer que pra que a scm(seguradora) pudesse dar um voto de credibilidade pra mim eu teria que depositar 3 parcelas de R$540,00 .Preciso desse dinheiro de volta.por favor me ajudem…031-3043(5540,4095,4228),por ultimo quem ligou pra mim foi um tal de Rodrigo dizendo que o Bruno sofreu um acidente e ele é quem estaria movimentando os negócios da empresa ,tel:(031-3082-8960) todos nºs para entrar em contato com a firma.esse é o e-mail para acesso a cooperativa (http://www.ruadireita.com/emprestimo-sem-burocracia_53084/), o meu nº pra contato é 66-9642-4388, ou e-mail (poeta_gospel@hotmail.com)

  14. vantuil vieira

    meu nome vantuil vieira neto marador da rua cloves dinis 159 bairro santos dumont pirapora mg fone 03492318003 ou03492226595 ou 038 9140 9205 sou caldereiro operador de maquinas pai de familia 2 filhas 01 netinha de 2 anos esposa todos pra eu criar natural de pirapora mg atualmente desempregado e sem estrutura morando na rua da amargura pelo desfecho ocorrido comigo e minha familiasou muito trabalhador honsto aos 17 sair de pirapora pra tentar a vida em uberlandia mg trabalhei durante 21 anos adiquirir minha familia trabalhei em muitas empresas em uberlandia durante este tempo em que la vivi tenho uma boa reputaçao nunca tive poblema com a sociedae nem com a justiça.mas imagina o que o detino nos prepara no mes de agosto de 2009 resolvir voltar pra minha cidade natal pirapora mg o sonho de todos quando sai pra tentar a vida fora e voltar pra seu parentes e amigos e viver o resto de sua vida tranquilo na sua propia cidade entao vendi minha casa em uberlandia fruto de 21 anos de trabalho unico bem unica benfeituria adiquirida no enrrolar desses anosentao ai que no meado de outubro fiquei sabendo de uma casa barata em pirapora resolvir comprala sem saber que ai começaria o pior pesadelo da minha vida comprei a casa no valor de 26000.00 dando no ato da compra uma quantia de 24000.00.ai começa o desfecho de tudo comprei a casa de um certo casal(geane) (carlos)que me passaram um contrato decompra e venda da casa no qual registramos firma e reconhecemos assinaturas no cartorio dessa cidade so que no contrato rezava que geane com seu esposo comprou a casa de uma pessoa por nome ficticio (geralda maria batista)rg 14 474422sspmg e cpf 94763181 documentos esses que nao batem pois foram inventados por geane)na realidade era um contrato falso feito por ela que neste contrato rezava que ela deveria passar a quantia de 2000,00 reais pra esta senhora no dia 15/01/2010 acreditando eu que seria verdade ppois ate um telefone dessa suposta geralda el me passou e eu conseguir fala com ela e ela confirmava tudo que aviamos combinados,que neste dia seria feito o pagamento do restante e assim me passaria a escritura da casa e tranferia para meu nome assim agir e acreditei tranferir agua e luz pro meu nome puxei debito referentes a iptu e ja iria pagar tudo.geane ficou na casa ate dia 05/01/2010 me entregando a casa e indo embora pra sao pauloentao passei a morar na casa apartir dessa data quando no dia /15/01/2010 chegou tremenda supresa pramim dormir sendo proprietario de uma casa e acordei ja nao sendo dono fato esse pois o desfecho da situaçao começaria dalichegou a verdaeira dona da casa maria geralda gosalves pereira chegou e mefalou sou a dona dessa casa e fiquei sabendo que te venderam confirmei com ela e falei estou com o dinheiro pra passar e pegar a escritura ai que fomos desvendar o ocorrido essa geane avia alugado a casa dessa pessoa e feito um falço contrato de compra e venda e me vendido a casa ai pude cair na real que fui vitima de um golpe feito por um casal de estelionatarios que estao residindo em sao paulo de boa eu nao tenho condiçoes de ir atraz e confeço tenho medo pois sao perigosos so fiquei sabendo da conduta deles depois de tudo descoberto no entanto nao sabia nada tambem eu nao morava aqui,a justiça ate hoje nao fez nada a este respeito nao tenho dinheiro nem trabalho so me resta pedir socorro as autoridades competentes a midia a populaçao a emprensa falada e escrita.segue abaixo dados da dupla de estelionatarios .Geane da silva cerqueira mae;avelina gomes da silva pai; jose batista cerqueira lima natural ;ilheus BA data nasc,09/12/1969 rg 33.539.725.6 ssp SP dat espediçao 30/07/2003 suposto cpf 142399364-68 pois sao muito documentos falsos desta cidadan que deu varios golpes aqui nesta cidae incluysive a boatos de um golpe dela junto a uma fundaçao prisional nesta cidae na qual ela seria voluntaria levando assim a dar um golpe de cheque ao presidente desta unidade (apac) ela se passa por doente cancerigena tem um filho com deficiencia e se aproveita disso pra poder agir com varios golpe coisas que so fiquei sabendo depois do golpe pelos familiares do esposo dela que moram aqui nesta cidade de pirapora,tambem foi gerado um boletim de ocorrencia de numero 608/2010 quem assim tiver enterecer em ajudar ou denucialos e so citar os fatos e o numero do boletim que acredito que a policia ira agir com os devidos rigores da lei os dados do esposos e es funcionario de uma oficina mecanica em pirapora (reicap) como mecanico carlos antonio do carmo filho de divino rodrigues do carmo e geralda balbina santos do carmo natural de pirapora mg dat nasc 13/06/1971 rg 37 140226.8 dat esp 05/09/2000 cpf 823235936/68 acho eu que trabalha ne um ouficina mecanica em sao paulo por nome auto center tanambir que fica na rua tanambi 139 agua branmca fone 011 3862 6089 inclusive ele propio atendeu meu telefone deste numero no qual liguei sem indentificar pra tentar descobrir e a esposa dele atende no numero 011 8438 6172 nao sei em nome de quem esta cadastrado espero poder contar com todos pra me ajudar meus contatos ja deixei no cabeçalho desta imprensa quase queira me constate grato vantuil vieira neto e familia pirapora27/02/2010

  15. Marcia Tadeu

    Quero deixar registrado o nome (não sei se é fictício) de um estelionatário da internet. Ele vende medicamento e não entrega. O nome do LADRÃO é ANDRÉ MATTOS (belo_corpo@hotmail.com). Depois que fiz o depósito bancário, ele nunca mais respondeu aos meus emails.
    Espero que outras pessoas não caiam no golpe.
    Conta bancária do meliante:
    Banco Real
    Ag. 1251
    c/c 9008938-0
    R L

  16. alessandra elias

    boa noite paulinho meu nome e alessandra fui lezada liguei para uma empresa que se chama global representacoes cujo site http://www.sbconsult.com.br essa empresa e tudo fachada eles pediram para eu fazer um deposito no valor de 200,00 reais e disseram que receberia 3.000,00 reais assim que depositasse e esse dinheiro nunca caiu na minha conta,ja denunciei na policia civil,gente a policia tem que achar esses ladroes em belo horizonte estao roubando dinheiro de gente que precisa que tem familia.um absurdo os telefone deles sao 30433353 o cara se chama marcelo ai depois atende um chamado bruno.fabio,rodrigo tudo ladrao cuidado gente essa tal de lma emprestimo e fraude.obrigada

  17. alessandra elias

    quero denunciar essa empresa de emprestimo chamada global representaçoes,usam tambem como lma emprestimos,usam tb como sbconsult e um fraude e para roubar dinheiro de pessoas que precisam.os nomes dos atendentes marcelo,rodrigo,fabio,bruno etc…. tudo ladrao cuidado gente!!!!

  18. cristiane saad

    Eu tbm fui vitima do ANDRE MATTOS, só que no meu caso ele retornou ao meu email dizendo que ele estava no TREMEMBE e que eu continuasse a cobrar a encomenda ele acabava comigo e seu queria pagar pra ver. SAFADO.
    Era uma conta de Ana Caroline ( Canoas)

  19. katyana silva

    nesta segunda feira dia 21/06 estava na internet e pensei estar achando a solução da minha vida. um emprestimo de 10.000,00 em parcelas fixas de 199,00. bom liguei e fiz e desde entao depositei os 5% do tal seguro fiança (500,00), o cet, oif e taxa de liberação de credito (637,00+499,00), no total foram 1.636,00, no quarto dia percebi que tinha caido num golpe quando a pessoa me pediu mais dinheiro. quando eu disse que nao tinha mais porque ja tinha pedido emprestado e usado o que tinha guardado a pessoa disse que ia estar cancelando o meu contrato e medevolvendo o dinheiro em 5 dias. fui a delegacia nesta quarta e o detetive me orientou a esperar esses 5 dias por desencargo de consciencia. mas ai na quinta dia 01/07 sim, fazer o b.o. e ir ao procon. meu advogado ja entrou em contato com eles mas ate agora nada. o que vc fez? o meu golpe foi de uma empresa chamada SAMPAL FACTORUNG LTDA, QUE TEM O CNPJ ATIVO NA RECEITA E ATUA DESDE 1997.o atendente e marcelo eilas já vi desde entao varias pessoas com o mesmo golpe da mesma empresa. COMO PODE????? ninguem ve isso. eles ja enganaram muita gente. descobri num site várias pessoas. poxa tenho meu pai operado (tirou um tumor no cerebro) e esta com sequelas e uma nenem de 6 meses. estou muito chateada. vamos nos unir.

    aguardo contato.

  20. Bia

    Marcio, estou negociando a compra de um medicamento com alguém que usa esse e-mail porém os dados da conta bancária são outros e a agência bancária não é da mesma localidade que foi passado para você, ainda não realizei depósito ficou combinado para ser feito amanhã… agora encontro-me com receio de ser um golpe… você sabe de alguém que venda e não seja golpe?

    Me ajude, meu e-mail: biancamendesgarcia@hotmail.com

  21. Sandra

    Oi Marcia, é ainda existe pessoas que acreditam nas boas pessoas, eu tbm cai nesta deste tal André corpo_belo, paguei, e não recebi nada. Acho muita safadeza destas pessoas, eu acredito que Deus ainda vai fazer justiça com estas pessoas que gostam de se aproiveitar das outras que precisam.
    Bom estou decepcionada, com o nosso brasil cada vez mais.

  22. Felipe

    Quero deixar registrado o nome de um esteleonatário de Curitiba, ele atua no bairro do Cabral, faz o serviço de pintura e durante o trabalho se aproxima das vítimas, para iludí-las, diz que têm conhecidos na receita federal e em leilões, inclusive leva as vítimas nesses locias para mostrar as “mercadorias que ele vende”, fala que precisa do dinheiro a vista, já possui passagem pela polícia! Nome: Davi Ramos Brandino!

  23. Marisete

    Alessandra, meu irmão também foi lesado no valor de R$ 10.000,00, pela Global Representações LTDA, CNPJ 00641629/0001-10, sou advogada e estou tomando as providências cabíveis.

  24. Richard

    Davi Ramos Brandino esta agindo na região do Bacacheri , aparentemente trabalhaor , masé um tremendo golpista , no meu caso recebeu matade do valor do serviço, o cominado total foi 700,00 reais , como o mesmo trabalhou o dia todo, confiamos em pagar 400,00 reais a vista e o retante ao termino do serviço…o desgraçado embouçou a grana e deu no pé !!! Fica o alerta !!!

  25. empréstimos X-mas

    Você está na necessidade de empréstimos? vai EDDY GANCHO Serviços Financeiros provenientes de empréstimos X-mas para as pessoas desesperadas e tementes a Deus em necessidade, onde os empréstimos, esta é uma oportunidade, não perca, pressa agora, aplicando para um empréstimo com taxa de juro muito baixas eddyfastloanfirms1 @ gmail. com fazer um e-mail o mais rapidamente possível com os seguintes detalhes indicando a quantidade de que necessita como um empréstimo.

    Nome completo:
    Montante necessário:
    País:
    Estado:
    Pessoal Telefone:
    Empréstimo Duração:
    Alguma vez você já pediu um empréstimo antes: ..
    Sexo:
    E-mail: eddyfastloanfirms1@gmail.com

    Obrigado e que Deus abençoe enquanto esperamos seu e-mail em breve …. Entre em contato conosco .. eddyfastloanfirms1@gmail.com

  26. danny klaus pereira

    Jornal de Colombo
    Rua Guatemala, 618 – Colombo – PR, 83404-650 (41) 3606-6055 begin_of_the_skype_highlighting (41) 3606-6055 end_of_the_skype_highlighting () ‎

  27. danny klaus pereira

    Bom dia pessoal, venho aki enformar sobre mais um golpe na interner de PAULO ROBERTO FOSTIN JUNIOR, dono do RG: 6.270.343-1 CPF: 032580129-03 Endereço: Rua Euclides da Cunha Nº 2330 – Curitiba – PR Telefone: (41) 9133-3661 ou (41) 9650-8548.

    O Paulo Roberto Fostin Junior esta dando golpes no brasil todo, ele é um genio em mentir e enrolar as pessoas, cuidado. não comprem nada com ele o no site dele http://www.kasadacarol.com.br, favor entrar em contato na 2ª DP de Andradina – SP e falar com delegado Dr. Tadeu. telefone. (18) 3722-4008, quanto mais gente for atraz melhor.
    favor espalhar essa mensagem para todos na internet e contatos no hotmail para ninguem mais ser lezado por ele. qualquer duvida entrar em contato por e-mail dannyklaus@ig.com.br ou me ligar (18) 8144-3358 ou (18) 9635-9612.

  28. Luciano

    Reforçando o registro do Felipe, informo que o Davi Ramos Brandino continua a aplicar golpes em curitiba. Ontem uma amiga me disse que havia uma pessoa vendendo tv’s de LED por R$ 1.000,00. Peguei o telefone dele [(41) 8410-9805] e entrei em contato. Ele confirmou que estava vendendo tv’s e notebook’s oriundo de um leilão da receita federal. Eu disse que estava interessado e ele me respondeu que estava no porto de Paranaguá “desenrolando” o lote arrematado. Perguntou ainda: “ A nota fiscal sairá no nome de que? ”. Diante dessa pergunta, imaginei que o assunto era sério mesmo. Como eu tinha outros afazeres, combinei de entrar em contato posteriormente para acertarmos o pagamento e a entrega das mercadorias. Entrei em contato novamente e ele me pediu um sinal, via depósito bancário, para “garantir/segurar” a venda. Disse que só faria pagamento à vista e depois de receber a mercadoria. Ele disse que ainda estava no porto e me ligaria mais tarde. Mas não ligou. Cansado de esperar, liguei e ele não atendeu mais minhas ligações.

  29. ADRIANA

    OLA ESTOUCOM DUVIDA FUI CONVIDADO A TRABALHAR COM MALA DIRETA SO QUE DE INCIO EU PAGUI UM TOTAL DE 150 REAIS PARA OBTER AS APOSTILAS E TENHO ELAS MESMO, ME ENCINANDO COMO TRABALHAR SO QUE EU TEINHO QUE DESENBOLSAR COM CORREIOS ATE TER A AJUDA DE CUSTO QUE ELES ME OFERECEM ISSO E CERTO, ME AJUDE COM ESSADUVIDA.OBRIGADO

  30. ana

    Tb quero fazer uma denúncia de estelionato!
    Fui vítima de TRÊS empresas “araras”, empresas que agem juntas, tem referências comerciais no Brasil inteiro confirmando que eles são bom pagadores, “compram” mercadoria e somem do mapa!
    Usam o nome empresarial LUNGES E GOMES, em Porto Alegre – RS, MAGAZINE FRAGMENTOS em Natal-RN e tb ALI MAHAMED em Santos. Meu prejuízo total foi de cerca de R$37.000,00.
    Eles tem o nome limpo no serasa, compram cnpj de empresas antigas (como a lei permite isso??) para mostrarem que estão no mercado há anos, e aplicam golpes por aí. Já soube que um dos donos da Lunges, Marcelo Lunges foi preso por tráfico de drogas, mas sua quadrilha ainda continua agindo!!!
    Tenho uma confecção, ramo onde é muito comum esse tipo de golpe. Fiquem espertos, espero que colocando o nome desses fdp aqui, eles não consigam fazer mais vítimas!

  31. cristiana ferro

    OLA, PAULINHO, fui vitima de um golpe estou meio aperriada esse comeco de ano e precisei muito tirar um emprestimo porem vi na internet o site http://www.stkfinanceira.com.br , ai entrei fiz o contato via telefone e prenchi um cadastro com a atendente chamana maria fernanda dai pediu que eu aguardasse para ver se foi aprovado com uns dois dias me ligaram e falaram que foi aprovado dai eu tinha que fazer um deposito referente a um seguro do emprestimo e fiz na conta que me informaram no valor de 250reais, e falaram que assim q fosse visualisado creditariam o meu valor na minha conta, e vacilei pq liguei para la falei com seu luiz alberto falei tbm cm pedro, junior, lorena, com varias pessoas, e uns dois dias depois me falaram q o meu credito tinha sido bloqueado devido a uma taxa de iof ai la depositei essa taxa de iof mas 284reais cm isso tive um prejuizo de 534reais total na qual depois liguei para la e ate hoje nao recebi valor nenhum mandei copia dos meus documentos via fax, tenho todos os dados, e anotacoes feitas, ai liguei para fazer o cancelamento me deram um numero de protocolo e disseram para eu aguardar ate hoje nada de devolver o meu dinheiro e estou ainda mas individada sem saber por onde correr e sem poder fazer a rematricula da faculdade me ajudem a denunciar e a fazer justica contra essas pessoas que passam o tempo vivendo para enganar e aplicar golpes nas pessoas de bem, essa empresa fika em sao paulo, o nome da pessoa que fiz o deposito e ney wanderson s trajano
    aguiardo noticias

  32. Justino Vilhena

    DAVI RAMOS BRANDINO

    Uma vez li em seu blog sobre este senhor , então aqui vai mais um alerta.
    Cuidem se moradores do BACACHERI e região, esse Davi de estatura mediana, pele branca, meio calvo, usa boné e fala muito alto e em demasia.
    Ludibria as pessoas oferecendo serviço de pinturas e reformas, pega o dinheiro adiantado. Enrola o cliente demora na prestação do serviço e é sem qualidade. Busque dados de seus prestadores de serviços para evitar surpresas indesejaveis e para não correrem nenhum tipo de risco.
    Dr Justino Vilhena

  33. Suzette Vieira

    Tambem quero deixar registrada minha denuncia e alerta sobre o sr
    Davi Ramos Brandino. Ele veio fazer um serviço, e muito mal feito por sinal, em minha casa. Falou que vendia mercadorias apreendidas pela policia federal como sr Felipe citou aqui. Eu na boa fé dei metade do dinheiro adiantado.
    E já faz meses que ele sumiu com meu dinheiro e nada de entregar a mercadoria. Fiz denuncia na policia por roubo de dinheiro e vi que ele já era conhecido por lá.

  34. Ivan

    Marisete,

    Caso queira informações sobre esta quadrilha ligue para o DEICC (31) 3201-5892 – Fale com o Dr. Bruno. Eles já identificaram a quadrilha tendo inclusive preso um dos seus integrantes em flagrante. Se quiser mais detalhes deixe o seu contato.

  35. Ivan

    Alessandra,

    Caso queira informações sobre esta quadrilha ligue para o DEICC (31) 3201-5892 – Fale com o Dr. Bruno. Eles já identificaram a quadrilha tendo inclusive preso um dos seus integrantes em flagrante. Se quiser mais detalhes deixe o seu contato.

  36. Ivan

    Caso queira informações sobre esta quadrilha ligue para o DEICC (31) 3201-5892 – Fale com o Dr. Bruno. Eles já identificaram a quadrilha tendo inclusive preso um dos seus integrantes em flagrante. Se quiser mais detalhes deixe o seu contato.

  37. Miriam Oliveira

    Davi Ramos Brandino atacou novamente, desta vez tentou dar um golpe nos funcionários do Biobanco em curitiba, o mesmo golpe citado anteriormente oferecendo mercadorias da receita federal, diz ser militar e ter conhecidos na receita federal, oferece mecadorias preedidas e pede dinheiro adiantado para emitir a nota fiscal, felizmente não caimos no golpe, mas aqui vai o alerta.
    Miriam Oliveira.

  38. Miriam Oliveira

    Davi Ramos Brandino atacou novamente, desta vez tentou dar um golpe nos funcionários do Biobanco em curitiba, o mesmo golpe citado anteriormente oferecendo mercadorias da receita federal, diz ser militar e ter conhecidos na receita federal, oferece mercadorias apreendidas e pede dinheiro adiantado para emitir a nota fiscal, felizmente não caimos no golpe, mas aqui vai o alerta.
    Miriam Oliveira.

  39. Nina

    Também fizemos um início de compra com o SR DAVI DE RAMOS BRANDINO no valor de 22.000,00 e graças ao seu blog conseguimos evitar de ser esados, muito obrigada pos este serviço. Espero que todos tenham melhores chances graças a este espaço.

  40. bianca

    Encontrei um estelionatário por dizer que é militar o nome dele é Edson Marcos De Souza , foi encontrado na baixada fluminense dizendo pra todos que tambem é da marinha.
    Ele Aproximou da minha familia, ele enganou eu e minha mae , roubou os pertences da minha mae , ele nos ameaça de morte , principalmente eu , quando vou a escola, na igreja e na rua.
    Tenho prova e testemunhas , ele pediu um documento da minha visinha e disse a ele que adiantaria o pagamento dela da marinha , ela deu o documento , ele fala que o documento está com o advgado dele e que está em friburgo.
    Ele encontra-se na baixada fluminense em nilopolis Rio De janeiro.
    Precisamos de ajuda urgente.

  41. ad

    Também já tive o desprazer de “conhecer” o Sr, DAVI BRANDINO RAMOS. Trata-se de um estelionatário de Curitiba que nas horas vagas executa pequenos serviços de pedreiro/pintor. Se ele receber algum valor adiantado, é quase certo que ele dará um calote (na melhor das hipóteses não terminará o serviço iniciado). Cheques pré-datados são imediatamente passados adiante e aqueles que pensam poder sustá-los depois do golpe, estão enganados: a “dívida” dos cheques sustados ficam nas costas do emitende dos mesmos se o comerciante recebê-los de boa fé das mãos do estelionatário. E, além de não executar os serviços pagos, o Sr. Davi Brandino aplica outros variados golpes nos incautos (a exemplo da citada venda de eletrônicos).

  42. ivan

    Ola’ muinto bom essa oportunidade, pois nos sentimos mais confiante, e tambem aprendermos a conhecer e nao acreditar tao facilmente nas pessoas, mas diz o ditado que picareta nao traz letreiro na nesta, abço.

  43. Gerad Torres de Oliveira

    Atenção cidadão incautos,
    Cuidado com um estelionatário chamado Edenilson de Oliveira Mendes de Osasco-São Paulo que anuncia DVDs raros através de um site chamado DVDTECA -http://www.dvdteca.no.comunidades.net/ , ele manda depositar em uma conta recebe e some. É um vigarista já manjado nas comunidades de filmes.

  44. marcia cristina

    tem um estelionatário como sócio da net cartas já levou dinheiro de muita gente diz ser fisioterapeuta morar em condominio de luxo na barra da tijuca e q trabalha no barra dor hospital famoso do rio de janeiro aonde ele mora tudo mentira vive de estelionato se diz doente e pede que as pessoas depositem o dinheiro na conta do pai q é falecido á dois anos ele consegui retirar pois tinha uma procuração antes do pai morrer nome do pai moacyr lopes de castro conta caixa economica federal ag0680conta01300001136-3
    onome desse estelionatário é fred tiago harley de castro
    aplido no net cartas fredijoi end rua juriti lote1 casa2
    santíssimo rg070149885 cpf77402308715 tel33144682
    celular 86613292 esse individo é um ladrão tem q ser preso sempre fazendo trapaças peço ajuda a todos q foram lesados por ele q apresentem depósito do dinheiro feito nessa conta ilegal q ele usa do pai q é falecido ele me levou 10.000 reais me ajudem por favor

  45. ZAEL

    OLA PESSOAL Q FAS PARTE DESSE BLOG. ASSISTA COM ATENCAO AS QUADRILHA DE ESTELIONATO COMO Q ESTAR. FOTOS E VIDIO

    ESTELIONATARIO DA SOCICON E ADETEC

  46. analia

    Paulinho, a muito tempo queria denunciar uma estelionataria q roubou muitos trabalhadores na minha cidade, e ñ sabia onde e agora q encontrei seu blog, aproveito para pedir as pessoas de bem e as autoridades q localize uma dita Solange q abriu uma loja de compra premiada na minha cidade Mãe do Rio – pa tal de ELETRO RAPIDO e RAPIDO e rapido ela ROUBOU O DINHEIRO E A CONSCIENCIA de + d 400 pessoas so nesta cidade fora os outros municipios q ela aplicou o mesmo golpe, estou pedindo socorro pelo meu pai q está desolado desde q descobriu q foi roubado, e perdeu + d 4 mil reais. justiça prendam essa bandida, ela está na região de GO, já deve estar aplicando e roubando outras pessoas, quero justiça, ja tentei por varios meios + ñ perco a esperança q um dia ela vai pagar….

  47. ROBSON MIRTOS

    Paulinhbo estou sendo vitima de uma cooperatica de creditos de Minas Gerais o telefone é :031-30326168 e 03130544349 o nome da pessoas que atende é Rogerio. e se diz chefe dos outros corretores . ja paguei mais de R$5.000,00 de taxas e o emprestimo não sai de jeito nemhum ele dão sempre uma desculpa deposi que a gente deposita na conta deles. Ficam enrolando a gente.
    Preciso de uma defesa juridica pra entrar com um processo de perdas e danos contra essa empresa. Por favor me indique alguma autoridade que possa me defender. ´reciso do meu dinheiro de volta ou então uma indenização.
    Agradeço desde ja sua atenção
    Robson Mirtos (RJ)

  48. ROBSON MIRTOS

    Paulinhbo estou sendo vitima de uma cooperatica de creditos de Minas Gerais o telefone é :031-30326168 e 03130544349 o nome da pessoas que atende é Rogerio. e se diz chefe dos outros corretores . ja paguei mais de R$5.000,00 de taxas e o emprestimo não sai de jeito nenhum ele dão sempre uma desculpa deposi que a gente deposita na conta deles. Ficam enrolando a gente.
    Preciso de uma defesa juridica pra entrar com um processo de perdas e danos contra essa empresa. Por favor me indique alguma autoridade que possa me defender. ´reciso do meu dinheiro de volta ou então uma indenização.
    Agradeço desde ja sua atenção
    Robson Mirtos (RJ)

  49. Marcia

    Em 08/12/11 encomendamos uma janela de alumínio e pagamos o sinal de 50% no valor de R$ 250,00 para Sr. José Fernandes da Empresa Fernandes Serralheria e Vidraçaria que combinou de colocar a janela após 10 dias. Desde então o mesmo marca conosco uma data para a colocação da janela e simplesmente não aparece e nem liga para desmarcar. Quando reclamamos o mesmo marca nova data de entrega e novamente não aparece. Já solicitamos o dinheiro do sinal de volta, uma vez que o mesmo nao cumpre com o acordo e o mesmo sempre arranja uma desculpa e diz que vai colocar a janela e não aparece. Já pensamos em denunciá-lo por estilionato, pois não entrega a janela e nem devolve o dinheiro e precisamos ligar muitas vezes para a loja até que alguém atenda o telefone. Estivemos na loja e a mesma estava fechada e vizinhos disseram que o Sr. Fernandes teria saído para fazer uma entrega. A obra no apartamento já acabou há 20 dias e até hoje estamos sem a janela, estando apenas um buraco no local, que se torna perigoso para bandidos e nao conseguimos resolver nada. Resolvi denunciar a Empresa cadastrada na internet e na telelista: http://WWW.fernandesserralheria.com.br, telefones 22903459 e 88324438, pois com certeza outras pessoas devem estar caindo no golpe dessa pessoa, que recebe o dinheiro e não entrega a mercadoria.

  50. Conçeição da Silva

    Pois você pode conferir se a safada é essa daqui :

    https://www.facebook.com/profile.php?id=100001494508399

    Ela colocou uma foto de alguem mt parecida com ela, provavelmente para dar mais golpes em praça paulista.

    Deu golpe aqui tambem, usa o filho manco pra tirar grana dos trouxas. pode vir procurar nas imediações da Vila Mariana, que a ladra esta por aqui só esperando pra ver o sol quadradinho.

    Ela, o filho que é um coitado, e o marido,que obviamente é outro safado, que juntamente com ela devem estar bebendo cerveja nos bares da Joaquim Távora.

    Alem desse tambem deu o golpe essa semana do CEC – centro espirita da Consolação – http://www.centroespiritadaconsolacao.org.br/inicio.asp?pagina=1
    os tel do CEC sao : Telefax: (11) 5575-7989, 2366-7989 (Atendidos apenas das 15h às 21h) Celular: 9864-7219 – e-mail: diretoria@centroespiritadaconsolacao.org.br
    Inclusive o pessoal do CEC tambem ira abrir um boletim pra colocar ela no xilindró.

    tel : 11 52323457 é o tel dela.

    Ligue pro numero, coloque no confidencial, diga que é entrevista de emprego que ela ira com certeza, dai leva um delegado junto.

    Tambem gosta de se passar por nutricionista.

    Sr. Vantuil, não de bobeira, corra atrás dos seus direitos, porque gente que não presta como ela, tem que fazer compania ao Satanás.

  51. Sandra

    Para vcs que querem comprar remédios com o belo_corpo@hotmail.com.
    NÃO COMPREM REMÉDIOS COM ESTES RATOS, EU E MIN HA IRMÃ COMPRAMOS REMÉDIOS COM ELES E JÁ TEM QUASE 1 ANO, TENHO COMPROVANTE DE PAGAMENTO E TUDO (MAIS DE 300.00 REAIS) E ESTES RATOS NUNCA ENVIARAM OS REMÉDIOS E NUNCA MAIS RESPONDERAM OS NOSOS EMAIL.ESTES TIPOS DE CANALHAS DEVERIAM SER DENUNCIADOS, MAIS INFELIZ,ENTE NÃO ACONTECE NADA.
    PRA QUEM QUE COMPRAR, EU DESEJO BOA SORTE.
    EU COM CERTEZA NUNCA MAIS, ESTES TIPOS DE RATOS, SERÃO UM DIAS RECOMPENSADOS COM A CAFAJESTICES DELES. BOA SORTE PRA VCS DO CORPO BELO, QUE ENGANAM MUITO GENTE, UM DIA O TROCO VIRÁ E ÉSTE SERÁ BEM CARO.
    SERIA OTIMO SE ALGUÉM PUDESSE FAZER ALGO CONTRA ESTES CANALHAS.

  52. Davi Brandino

    Para quem está procurando o estelionatário Davi Ramos Brandino, CPF 848.547.749-91, ele mora atualmente (março de 2021) na Rua Luiz Havro, 62, Santa Candida, Curitiba, ao lado de uma igreja assembléia de Deus, é um terreno com 4 sobrados, o dele é o primeiro sobrado dos 3 que ficam nos fundos. Ele continua enganando as pessoas na área do Boa Vista, Santa Cândida, Bacacheri, além de Matinhos e outras localidades. Afirma ser do exército, além de empresário etc etc etc. Muito cuidado com esse bandido.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: