Advertisements

Relação inaceitável

Depois de assistir a lamentável comemoração de gol do atleta Cristian e também de ver a foto de São Marcos, postada no blog do Juca, ambos fazendo gestos característicos das facções de arquibancada, percebi o quanto a relação entre jogadores de futebol e torcedores organizados é nociva para o esporte.

Dirigentes e atletas tem constantemente bajulado esse tipo de gente.

Alguns por medo, outros por motivos menos nobres.

A verdade é que a ligação entre os profissionais do esporte com os amadores da guerra não pode resultar em coisa boa.

Pelo contrário.

O resultado final é o estímulo para que essa gente acredite ter a importância que não possuem.

No caso dos dirigentes é até compreensível, afinal, semelhantes se atraem.

Além, é claro, da parte “financeira” da coisa.

Mas é imperdoável e até pouco inteligente que jogadores do nível dos citados acima se prestem a servir de bajuladores de mentecaptos.

Só quem ganha com essas atitudes são os “chefões” destas facções.

Que se locupletam às custas da massa de manobra.

Facebook Comments
Advertisements

56 comentários sobre “Relação inaceitável

  1. ARTHUR AAT

    Bom Dia Paulinho,

    fazer um gesto ao vivo,
    para mais de 20 mil pessoas juntas
    pode gerar consequências muito diferentes de
    fazer este gesto num evento fechado.

    Esta comparação só tira o mérito
    de quem escreve, pois as ações não estão no mesmo contexto.

    Eu sempre gostei do seu blog,
    mas a análise da estratégia de marketing da samgung,
    o f1 com faróis e esta matéria afastam os leitores do seu blog.

    Pois procuramos imparcialidade e inteligência nos comentários.

    No caso, deste último, o contexto é diferente
    e dá espaço para pensarmos em segundas intenções
    de quem escreveu isto e os que divulgam esta relação.

    Eu sei que provavelmente você não vai liberar este post,
    apesar de eu não usar nenhum palavrão e não ofender ninguém,
    mas já vale se você ler, pois esta mensagem é para você.

  2. Carlos

    Esse camarada deveria ser excluido do jogo de domingo (19), vai inflamar a torcida do São Paulo FC, ainda mais se o tricolor não se classificar, mas a FPF (Federação de Porcos do Futebol) é conivente com tudo isso.

  3. Guilherme

    E o fato de o Miranda ter feito o gesto da torcida do São Paulo na comemoração do gol, tem problema??

  4. Diego

    Pq ninguém fala da comemoração do Miranda, no gol do São Paulo? Se o Marcos está errado em relação à mancha verde, o que dizer do Miranda?

  5. Diego H. C. Alexandre

    Paulinho, discordo do Juca que comparou o gesto de Marcos feito quando ele não estava atuando em sua profissão, que é pública, e o de Cristian feito no meio de um jogo. Mas concordo com o que você escreveu, que os jogadores não se dão conta que estão sendo usados pelas torcidas organizadas. Mas isso passa muito mais pela falta de uma preparação, onde entra o projeto de lei do deputado do PSOL que quer tornar obrigatório para os clubes que mantenham seus alunos em escolas.

  6. Felipe Palmeiras

    Engraçado, que quando vários jogadores do SPFW, Cruzeiro, Flamengo fazem o símbolo do punho cruzado que representa a mesma coisa, ninguém fala nada…

    Esse símbolo que fez o Cristian, que aliás é bem burrinho, pq fez um símbolo das torcidas do Palmeiras, Vasco e Atlético MG, é um símbolo contrário ao dos times citados acima…

    É muita hipocresia!!!

  7. Frank Cruz

    Caro Paulinho, como são paulino gostaria de registrar que não só os gestos de Marcos e Cristian foram (no mínimo) inoportunos, como também o de Miranda – e qualquer outro do jogador do São Paulo que comemore o gol fazendo o gesto da facção organizada – deve ser repudiado.
    Esses caras são a razão de eu não ir aos estádios. Sejam de qual time for, as “organizadas” espantam torcedores de bem e acabam tornando clubes, técnicos e jogadores seus reféns, perseguindo quem não beija (ou “molha”) suas mãos.
    O atleta do Corinthians deve ser punido pela federação e o do São Paulo, no mínimo, advertido ou multado pela direção do clube.

  8. Vicente

    Apesar das imagens serem em contextos diferentes, acredito que o objetivo do atleta do Corinthians não era para ofender..
    Observe que o Marcos esta no meio da Mancha verde, a não ser que o Marcos seja corinthiano ou tenha alguma rixa com a Mancha para mostrar tal gesto.
    Foi no calor da comemoração, acho que entre eles devem ser comum esse tipo de gesto. Possivelmente a forma de saudação entre eles sejam assim mesmo com um gesto simbolizando algo como masculinidade..rs

    O Cristian foi cumprimentar a torcida do São Paulo…rs nada demais… E aposto que não se ofenderam…rs

  9. Tércio

    Eu nunca vi uma organizada do Corinthians fazer um gesto como aquele. O Mauro Cézar Pereira na ESPN até chamou atenção que esse gesto é de alguams torcidas do RJ.

  10. Ramón

    O Cristian fez algum gesto ligado à Gaviões?

    O cara é pai de família; só explodiu contra a torcida q o xingou durante o jogo todo, após marcar o gol da vitória.

    Não aprovo a atitude dele, muito pelo contrário, mas não acredito que ele tenha algo a ver com os bandidos da Gaviões.

  11. Luís Carlos

    Acho que cada caso é um caso. Ontem torcedores do fluminense foram pedir satisfação pela desclassificação e o Parreira foi ao alambrado conversar com eles. Não vi o ato como bajulação. Vi o ato de uma pessoa extremamente profissional (talvez o mais de todos) que sabe que apesar de receber seu salário do Fluminense (clube) presta serviços aos torcedores também.

    Em algumas situações (e intenções) essa ligação pode ser até maléfica, mas mais maléfico ainda é isolar-se totalmente da torcida. Deve ser buscado um ponto de equilíbrio.

    Sem torcida não há venda de camisas, não há expectadores nos estádios e em frente às rádios e tv, não há patrocínio, não há narradores e repórteres esportivos, não há blogueiros etc. Ou seja, sem torcedor não há futebol.

  12. Jones 8-1-1

    Concordo que isso incita a violência, mas cajo haja punição, irá abrir um precedente que culminará na proibição de qualquer comemoração com torcida, pois quem irá julgar o que é ofensivo ou não?

    Certa vez, o Leandro “Gianeccini” ex-corinthians e SP, jogando pelo Goiás comemorou como um gavião em pleno Palestra Itália. Ué, isso não é também uma ofensa? Que eu me lembre ninguém citou punição.

    Não pode haver dois pesos e duas medidas.

  13. Wiliam Junior

    O torcedor pode xingar o jogador, mas o jogador não.
    É isso mesmo ? Você xinga a todos aqui e ninguém fala nada, qual a diferença ?

  14. Marcelo Abdul

    Lamentável a atitude do jogador corinthiano.

    Poderia ter causado uma tragédia no Pacaembu.

    Se o TJD for sério ele deverá ser suspenso.

    Foi uma atittude antidesportiva descarada.

    Não há João Zanforlin que mude a atitude irresponsável do Christian.

  15. Larissa Beppler

    Acontece que ele não fez um gesto de torcida organizada, por exemplo, da Gaviões que é uma das organizadas do time dele. Ele tirou um barato, coisa que faz parte e uma boa parte do futebol (Ah! Como eu adoro recordar Viola imitando o porco, embaixadinhas do Edilson, só não gosta quem nunca teve guerreiro para se orgulhar das tiradas sensacionais). Ele fez um gesto para satirizar a torcida do São Paulo como um todo…

    Aliás, deixa eu explicar melhor:

    Carta Aberta ao Herói da Páscoa

    Caro Cristian,

    Quem te escreve daqui é um torcedor comum. Posso dizer que minha segunda-feira está iluminada, mesmo com o as nuvens cinzentas que cobrem o nosso Tatuapé.

    E não sou o único a dizer. Esse sorriso que vi no espelho pela manhã vi também no carinha do posto de gasolina, no chapeiro da padaria, no dono da banca de jornal, no meu sobrinho doutor, no arquiteto famoso e no catador de papelão.

    Eita, Cristian, não sabes o que tem de corinthiano neste mundão! E fizeste feliz a Páscoa de 25 milhões. Mandaste lá, no último minuto, um ovo-bala, veloz e implacável, contra a meta dos arrogantes, dos falsos bons moços.

    Se Páscoa é redenção, foi aquele, no derradeiro minuto, o símbolo de renascimento de uma Nação… Havia tempos, não víamos Corinthians assim guerreiro, sadiamente maloqueiro, sofredor e vencedor.

    Cristian, amigo, sabes que teu nome quer dizer “cristão”? Ora, e que nobre virtude é tua coragem. Coragem de Jorge, meu irmão, valentia dos que jamais baixam a cabeça diante dos poderosos, dos que defendem antes a causa do povo, dos que elevam armas em defesa da boa causa e da boa tradição. Teu chute, Cristian, foi lança guerreira e redentora de uma nação que nunca, jamais, perde a fé.

    Os inimigos hipócritas falam lá do teu gesto, legítimo, e digo que foi resposta justa a todas as provocações e injúrias que sofremos do clube da elite quatrocentona e dos barões da mídia. Teu gesto é mais um escudo, fechado contra o peito, resistência do homem meio negro, meio branco, mestiço como o nosso próprio Corinthians.

    Teu gesto, Cristian, não tem a gravidade das entradas violentas em campo, nem a gravidade da compra de juízes, nem a gravidade do aluguel de jornalistas, nem a gravidade da apropriação indébita do dinheiro público para se construir um estádio. Teu gesto sincero é nosso também e nos representaste com altivez e galhardia. E se algum cínico te interrogar, amigo, diga: “eram as orelhas do coelhinho da Páscoa”.

  16. Felipe

    não esqueça que o pseudo-goleiro do morumbi comemora os títulos(roubados) do seu clube agitando uma bandeira da independente.por seus manés não condenem só o São Marcos e o cristian.

  17. Larissa Beppler

    Tem mais… Algumas pessoas deveriam ir ao teatro assistir ballet e parar de querer estragar o futebol e torna-lo tão chato quanto está se tornando a cidade de São Paulo com suas leis que visam cercear, aos poucos, todos os direitos da população.

    Pior para os jornalistas, que precisam pregar o “politicamente correto”, mesmo que isto não signifique o melhor… É até engraçado pregar o politicamente correto, no futebol, quando o país inteiro – e principalmente os dirigentes – não agem de forma politicamente correta nas questões mais cruciais.

    Tem coisa muito maior para se preocupar, minha gente!

    Sarro e provocação sempre fez parte do mundo do futebol, graças a Deus, pois isto também tempera a paixão nacional… Daqui a pouco o futebol ficará tão sem graça quanto uma partida de golfe. É proibido fazer a paradinha, proibido comemorar, qual será o próximo passo? Proibir o drible? Ai, ai viu …

  18. Fábio Queiroz

    É a mesma coisa do Kleber ex-lateral do Santos FC numa festinha feita na quadra da Torcida Jovem.
    Foi incentivado a dizer: Galinha preta vem ká vazer chupeta!
    Só pra fazer média com organizadas!

    Quando indagado em um programa de debate bola, ele descorvesou descaradamente, e até o Luxemburgo na época achou “brincadeira tá xerto…e que era normal”

  19. Osvaldo SEP

    Ontem no Estadio 97 eu concordei com a opinião do Sombra :
    ——————————————————————————-
    Ele é um profissional, mas não é nenhum Rogerio Ceni, São Marcos ou Kaká para dizer, vou jougar aqui até o fim da carreira.
    ——————————————————————————-

    Só alguem com o mesmo QI ( bem baixo diga-se de passagem ) que o infeliz pra dizer que esta certo, mas isso é bom acontecer, assim vamos reconhecendo quem merece alguma consideração.

    Osvaldo SEP

  20. Larissa Beppler

    Do blog do Citadini (e ele está certo):

    “É choro que não acaba nunca (…) Estamos acostumados com este blá-blá-blá da mídia tricolor. Mas agora querem fuzilar o Cristian. Um gesto e pronto. Vai pro pelotão. Nós que sabemos o que é futebol e o que é marcar um belíssimo gol contra o SPFC, aos 47 minutos do segundo tempo, de fora da àrea, de forma genial, e… querem o quê? Que ele peça desculpas? Querem puni-lo pelo gesto, que poderia ser evitado, mas querem mesmo condená-lo pelo gol.

    É o gol feito naquele minuto, naquele Pacaembu, contra aquele time; é isso o que querem punir.

    Tenho um colega de turma – reacionário prá burro -, que no caso de qualquer crime, irregularidade, deslize ou infração que ocorra, ele propõe uma punição única e exemplar: prisão perpétua! Acho que é isso que a mídia tricolor quer para o Cristian.

    Não pelo gesto, mas pelo chute… pelo gol.., por tudo!”

  21. Fabio

    Paulinho, eu não tinha visto a imagem do Marcos (26/04/2007) e tenho certeza que muitas outras pessoas tambem não, o que me leva a crer que se voces nao fizessem essa comparação (sem comparação) tenho certeza que não inflamaria mais as já inflamadas torcidas organizadas, se você acha que uma entrevista de um dirigente ou jogador vá trazer consequencias para um jogo, então por que você e os demais jornalistas simplesmente não divulguem as matérias, claro que é o seu trabalho, mas existem noticia que é melhor não divulgar pelo bem da sociedade em geral.

  22. Neddles

    O paulinho não fala mal do SPFW, percebam quer coisa mais ridicula q o Marco Aurélio Cunha e ninguém fala nada do mafioso.

  23. Fabio

    Paulinho, eu não tinha visto a imagem do Marcos (26/04/2007) e tenho certeza que muitas outras pessoas tambem não, o que me leva a crer que se voces nao fizessem essa comparação (sem comparação) tenho certeza que não inflamaria mais as já inflamadas torcidas organizadas, se você acha que uma entrevista de um dirigente ou jogador vá trazer consequencias para um jogo, então por que você e os demais jornalistas simplesmente não divulguem as matérias, claro que é o seu trabalho, mas existe noticia que é melhor não divulgar pelo bem da sociedade em geral.

  24. Larissa Beppler

    A questão é bem simples:

    Mirando comemorou fazendo o X da Xuxa, que eles tanto adoram, Cristian na hora de dar o troco satirizou o gesto. Nada tem a ver com relação promíscua com organizadas. Este não é símbolo da Gaviões, ou pelo menos não era.

    Gente… Aceitem o gol que foi lindo e, ao contrário do tento tricolor, legítimo, tal qual o “cala boca” gesticulado.

    Paulinho: Larissa, você é tão inteligente, mas não entendeu o texto. Evident que o gesto não é dos Gaviões. Mas a intenção era BAJULAR os Gaviões ofendendo a Independente.

  25. Sãopaulino (sensato).

    Deve ser difícil a vida de um blogueiro, hein Paulinho? Não basta escrever os textos, precisa desenhar!

    Deixa eu desenhar para que alguns acéfalos possam entender:

    – O gesto dos braços erguidos com os punhos cerrados e cruzados é utilizado (aqui em SP) pela facção uniformizada “Independente” do São Paulo FC.

    No caso das facções rivais (gaviões, mancha, jovem, etc…) todas satirizam este gesto, só que, ao invés dos punhos cerrados, com os indicadores médios estendidos.

    Portanto, o gesto do cristiam e de “são marcunaíma” nada têm a ver com suas respectivas torcidas. Pelo contrário, o gesto foi feito com o intuíto de fazer média com as facções uniformizadas.

    Vindo do Cristiam, não me surpreendi. Mas de “são marcos” esperava-se uma atitude mais digna. Ou não?

  26. LINCOLN

    Larissa.
    Li a carta do Giúlio em seu Blog e concordo plenamente com você, isso tudo não passa de demagogia barata.
    No Blog do Ricardo Noblat foi publicado um poema que tem a ver com essa situação:

    Sujeito Oculto – Victor Colona

    O problema são as conjunções desconjuntadas
    As interjeições rejeitadas
    Os adjetivos desajeitados
    Os substantivos sem substância
    As relações de deselegância entre as palavras.
    É preciso superar o superlativo:
    O absoluto sintético
    E o analítico.

    Achar o verso
    Entre o verbo epilético
    E o pronome sifilítico.
    Falta definir o artigo inoxidável
    O numeral incontável, impagável.
    Resta procurar o objeto direto
    Situar o particípio passado
    E o pretérito mais-que-perfeito
    Desvendar a rima
    Desnudar a palavra
    Encontrar o predicado
    E revelar o sujeito.

    Victor Colona é um jovem poeta carioca, que sempre atuou nos saraus e intervenções poéticas no cotidiano do Rio de Janeiro. Publicou um livro e tem difundindo suas obras através do seu blog.

  27. Tri-Hexa

    Primeiro: o gesto do cristiam foi direcionado à torcida independente do SPFC – e é o mesmo gesto repetido pelos rivais do SPFC nas arquibancadas.

    Segundo: o gesto do Miranda foi alusivo à sua própria torcida, sem nenhuma provocação à torcida rival – o problema seria fazer o gol e imitar um gavião (comer um pinto por exemplo)!

    http://independenteriopreto.6te.net/

  28. machado

    Há uma distância grande entre o gesto do Marcos, que também não aprovo, e o gesto do Cristian.
    O corintiano foi provocar a torcida adversaria, o que jamais um atleta verdadeiramente profissional deve fazer.
    O mundo dá voltas, e se um dia aparecer uma oportunidade no SPFW ( obvio que é hipotético)?
    Só para lembrar que um certo ex jogador do Palmeiras que se bandeou para o SPFW dizendo que fugia do Titanic, foi sondado para voltar ao Palmeiras no começo do ano para suprir a carência do Verdão na lateral direita. O mundo não é uma roda gigante, mas dá muitas voltas.
    Nesse aspecto admiro o Ricardinho que jogou pelo Corintias, SPFW e Santos. Nunca se envolveu em confusões desse tipo.

  29. Tri-Hexa

    Larissa, o Paulinho respondeu dizendo que você é “tão inteligente”, mas não entendeu o texto. Você entendeu a resposta? Rsrsrs

  30. Tri-Mundial!!!

    Em tempo: como sãopaulino, não fiquei ofendido com o gesto do medíocre Cristian.

    Primeiro: porque o gesto foi direcionado à uma torcida uniformizada (não sou).

    Segundo: a provocação vai servir para motivar, ainda mais, torcedores e jogadores. Já comprei meu ingresso.

    E o domingo que não chega!!!

  31. Cássio

    Paulinho, o gesto da Facção T. Independente tem alguma relação com o gesto da Mulher Maravilha?

  32. Tri-Hexa

    Primeiro: o gesto do cristiam foi direcionado à torcida independente do SPFC – e é o mesmo gesto repetido pelos rivais do SPFC nas arquibancadas.

    Segundo: o gesto do Miranda foi alusivo à sua própria torcida, sem nenhuma provocação à torcida rival – o problema seria fazer o gol e imitar um gavião (comer um pinto por exemplo)!

    Link em homenagem ao Hugo:

  33. Alviverde/SP

    Paulinho, PELO MENOS você deu um enfoque diferente da do Juca, relacionando a foto do Marcão, à uma relação estreita de um atleta do clube, que é ídolo, com a organizada…o Juca SIMPLORIAMENTE(e inconsequentemente), apenas POPULARIZOU a foto, ATÉ ENTÃO DESCONHECIDA do GRANDE PÚBLICO, pois limitava-se apenas a alguns membros da organizada(foto tirada em 2007, em recinto FECHADO!!)…BEM DIFERENTE do Cristian, que fez o gesto AO VIVO em frente às cameras de TV, e perante à torcida ADVERSÁRIA, o que é INFINITAMENTE PIOR!!!!
    Quanto ao SEU enfoque, é COMPLICADO…um jogador do time, seja ídolo ou não, sempre procura ser “POLÍTICO”com as organizadas do próprio time, pois do contrário, pode até ser PESEGUIDO. É feio??? É imoral??? É falta de coragem para enfrentar??? E você conhece ALGUM que não faz sua bajulaçãozinha para alguma torcida, SEJA LÁ qual ela for???

  34. verdon 25-8-1-1

    Essa Larissa é genial.
    Será que ela sabe que existe vida inteligente além do Google?

  35. jack ass

    FALTOU VOCE FALAR QUE O ENFEZOU MESMA A INDEPENDENTE FORAM A PURPURINA E A TINTA ROSA….. O GESTO FOI O DE MENOS……

  36. Rafael Mussi

    Como muitos vêm dizendo aqui nos comentários, vale ressaltar que, legal ou não, há uma diferença enorme nos gestos de Cristian, Miranda e Marcos. Miranda e Marcos fizeram para suas respectivas torcidas. O Cristian fez para ofender a torcida adversária.
    Também vale lembrar que esse cidadão que joga no Corinthians (muito bom jogador, por sinal) teve uma atitude tão estúpida que, para provocar a torcida do São Paulo, fez o gesto da torcida do Palmeiras.
    Mas ele não joga no Corinthians? Pois é, alguém tem que explicar isso pra ele.
    Isso só comprova que ele só quis provocar a torcida do Sâo Paulo.

  37. Max Christian Frauendorf

    O pior é o nível das “explicações” q surgem para “traduzir” o gesto.
    Custa acreditar que as torcidas q cultuam a violência,os gestos agressivos e o vocabulário de baixo calão,entre tantos outras bizarrias,tenham desenvolvido uma forma lúdica de representar o V da vitória, utilizando-se dos dedos médios, sem q isso represente uma agressão.Quer dizer então que um mancha sinaliza isso a um vascaíno, e este feliz da vida em ver dois dedos médios apontados em sua direção,retribue com outro e idêntico gesto?Que existe esta espécie de “subcultura” proliferando nos esgotos do futebol não é novidade. Duro é ver pessoas da grandeza do Marcão tendo q se submeter a essas pantomimas de identificação com organizadas.Verdadeiros autos de fé a q mansamente se submetem inúmeros profissionais da bola .Decepcionante.
    Mas à imprensa também cabem responsabilidades. Raramente se vê um grande nome da crônica esportiva questionando algum jogador consagrado sobre o fato de que, permitindo a utilização de seu prestígio, ele não esteja ciente, do grau de legitimação que acabam conferindo à ação violenta destes grupos, muitas vezes seguidas de mortes.
    A publicação da foto do Marcão, apesar da timidez do questionamento já é um passo positivo. Mas é preciso que a imprensa independente avance mais nesse terreno.
    Quantos destes jogaores, em todos os times, apareceram no momento de um enterro ou do velório de um torcedor assassinado por uma facção adversária ? Quantos foram visitar outras vítimas da mesma violência em hospitais ou em suas próprias casas ?

  38. André Luiz

    Paulinho, não se esqueça de que em todo jogo os jogadores do time da Vila Sônia comemoram seus gols dessa forma, cruzando bracinhos.

  39. Max Christian Frauendorf

    Larissa, talvez você entenda o que pode significar este tipo de gesto quando algum ignorante qualquer o repetir, num boteco, numa praça, na rua,num rstaurante ou num coletivo, e outro mais ignorante ainda, responder com uma agressão física passível de morte. Talvez você entenda a gravidade do gesto, indo visitar qualquer torcedor, de qualquer time, que tenha sido vítima de agressão que grassa nesta subcultura da violência das torcidas organizadas. Pode ter certeza que não existe nada, absolutamente nada, de poético nisto. Solidarizando-se, ainda que docemente, a este símbolo de violência, você se identifica com essa subcultura. Torço para que voce não passe da exaltação à imitação deste gesto, tendo que aprender do modo mais doloroso possível esta amarga lição. Num submundo em que integrantes de uniformizadas treinam lutas marciais com o intuito único de constituirem-se em tropas de choque, não existe espaço para a fineza da sátira. Esta é uma leitura romântica feita por muitos torcedores como você que ou não conhecem o esgoto das uniformizadas, ou conhecem mas preferem dourar a pílula. Realmente não sei o que é mais deletério: o patético auto de fé de um jogador medíocre como o christian querendo partilhar a simbologia da violência, ou a sua tentativa edulcorada de avalizar o neofascismo das torcidas organizadas.

  40. geraldo lina

    MAS NEM NISSO MAIS A GRANJA GANHA DE NOS ???

    ***(*) ******(*)

    Torcedores do São Paulo mandam carta para dirigente Corintiano
    14/04/2009 09:23

    Por Marcello Lima

    Alguns torcedores do São Paulo não concordaram com as palavras do Vice Presidente de Futebol do Corinthians Mario Gobbi sobre o fraco comparecimento da torcida tricolor aos estádios. Uma carta foi feita e enviada ao dirigente.

    Segue abaixo a integra da mesma:

    Sr. Gobbi,

    Disseste em infeliz entrevista a conceituada rádio de São Paulo, , que o SPFC não enche estádio, “só vai na boa”. Vamos a alguns números, desinformado diretor:

    2008
    405.283 São Paulo
    451.940 Corinthians
    *série B, ingressos mais baratos

    2007
    515.204 São Paulo * Vice-campeão de público
    379.591 Corinthians

    2006
    436.023 São Paulo* Campeão de público
    298.153 Corinthians

    2005
    205.904 São Paulo
    519.070 Corinthians Campeão Brasileiro

    Campeonato Brasileiro
    Total nos últimos 4 anos em casa:

    SPFC
    1.562.914 (75 jogos)
    Média: 20.838

    Corinthians
    1.648.754 (76 jogos)
    Média: 21.694
    Diferença de média entre os dois times: 856 torcedores.

    Fonte: site da CBF (Estatísticas da competição)
    ____________________
    Pois bem, Sr. Gobbi, aos fatos:

    1) Nos últimos 4 anos, a média de público das duas torcidas foi praticamente idêntica, porém, o seu time somente recuperou essa condição quando disputou Série B no desespero de subir, a ingressos mais baratos. Mesmo fenômeno de público que viveram palmeirenses, atleticanos, gremistas, quando foram rebaixados.

    2) Deixando então 2008 de lado, vamos desde o título de 2005, do Kia/MSI, campeonato que o seu presidente era da mesma “turma honesta”, até o ano de 2007. Sabe o que encontraremos, incapaz diretor?

    a) quando campeões em 2005 e 2007, ambos levaram entre 515/520 mil torcedores.

    b) SÓ O SÃO-PAULINO VAI NA BOA? No ano de 2007, seu time levou 135.613 torcedores a MENOS que o SPFC no Brasileirão. Onde estava a forçada Fiel, sr. despreparado Gobbi ? Ela não apóia em todos os momentos?

    c) Em 2006, o fato já havia ocorrido, pois naquela ano, o SPFC levou a MAIS 137870 torcedores que o Corinthians no campeonato todo. Sabe o que é isso sr. Gobbi ? É o mesmo público que relembrar até hoje de 1977. Onde teriam ido parar ?

    d) Somando 2006/2007, a diferença vai para 273483! Quase 20 Fazendinhas lotadas!

    Portanto, sr. Gobbi
    Muito cuidado ao mencionar a torcida do SPFC, como parâmetro em relação a sua.

    Porque a realidade do futebol paulista mudou a muito tempo.

    Só não enxerga quem não quer, ou então, a quem não interessa.

    ***(*) ******(*)

  41. Oliveira

    kkkk… o Verdon foi sensacional!

    Larissa, responde ai… existe vida inteligente além do Google? kkkkkkkk…

  42. Larissa Beppler

    Oliveira,

    Pergunta pra ele, não utilizei o google para nada postado aqui, portanto, não entendi a pergunta e talvez ele possa te responder melhor. 😉

  43. Larissa Beppler

    Geraldo Lina,

    Vou ter de comprar briga contigo de novo, mas não me culpe, pois não sou eu a autora dos impropérios e me sinto no dever de desmenti-los:

    Que mania insistente de distorcer fatos para ocultar verdades…. Até a data da fundação do clube é escondida para tentar faturar alguns títulos dos falidos SP da Floresta, Paulistano…

    A torcida do São Paulo não vai e todo mundo sabe disto e quando vai não canta, pois eu já cansei de ir ao Morumbi, onde somos menor número, e calar a torcida tricolor. Se querem se igualar, comecem a ir aos jogos, pô!

    Detalhe interessante que vocês esqueceram de citar é que o São Paulo tem estádio, construído com dinheiro público, mas tem, o que significa que sempre podem lotar mais, a capacidade é maior do que a do Pacaembu, mas não enchem estádio nenhum… Mesmo assim, com esse fator preponderante, a nossa média é maior e eu achei muito bizarro retirarem as informações do site da CBF, mas filtrarem a parte onde consta a renda das partidas, que mostra que vocês mentiram para distorcer os fatos a favor do tricolor. Eu morava em Santa Catarina, em 2008, e fui a 12 jogos da Série B e em nenhum deles eu paguei menos de R$50 reais.

    Em São Paulo eu ia de numerada que custava R$50,00 e estava sempre lotada, e a arquibancada custava o mesmo preço que a do Morumbi. Fora de São Paulo, onde o Corinthians jogou B A S T A N T E, todos os clubes, por saberem se tratar da torcida mais fiel do Brasil, literalmente meteram a faca no preço dos ingressos… Em Florianópolis e em Criciúma, por exemplo, paguei R$50,00 nas arquibancadas e tenho os canhotos para provar! Aliás, basta pegar a informação completa, no site da CBF mesmo, que lá na renda mostra que não existe e nunca existiu essa de ingressos mais baratos e a torcida lotou em todos os lugares, mesmo assim.

    Mario Gobbi calado é um poeta, mas até ele acertou em cheio nessa, tamanha a obviedade do caso. Abraços alvinegros.

  44. Neddles

    Nossa ninguém vai falar do Marco “politico currpto e Mafioso” Aurélio Cunha, o bicho falou e desrespeitou a torcida do corinthians inumeras vezes e com ele nada acontece??? E o Souza??esqueceram???acho que precisam tomar algum remédio, quando é do lado do time de Heliopolis vcs ficam bravinhos?

  45. GELSON

    PAULINHO, GOSTARIA DE SABER O QUE A BATAVO ACHOU DISSO,
    JÁ FICO IMAGINANDO AS MONTAGENS DO TIPO: “TOMOU BATAVO,SE F…”

  46. geraldo lina

    LARISSINHA MEU AMOR, os numeros sao frios, mas voce mesmo com sua retorica admiravel e cheia de estatisticas nao pode contesta-los.
    E mais, o lance que o torcedor do SAO PAULO FC nao comparece eh meio balela. Se voce considerar por exemplo o ultimo jogo da LIBERTADORES, vespera de feriado, eramos 50 000 empurrando o SOBERANO pra mais uma jornada vitoriosa.

    PORQUE ?
    Feriado no outro dia.

    O que voce diz sobre o MORUMBI, meu amor, eu relevo.
    Voce fala, e ataca porque isso foi o que voce ouviu de alguem.
    Mas fica nisso, acusacao vazia, porque um documento que comprove o que voce diz nao existe, ao contrario, se quiser eu posto pra voce a historia real e linda que eh essa aventura que deu certo.

    No proximo confronto, o SOBERANO vai completo acabar com essa semana de festas no PSJ.

    Aproveitem, HOJE JAH EH QUARTA, e a festa de voces tem hora pra acabar, DOMINGO AS 17:30HS.

    8)

    ***(*) ******(*)

  47. ricardo

    Prezado Paulinho:

    Na ótica dos dirigentes do São Paulo, se o Ronaldo tivesse sido expulso, o André Dias não teria sido expulso porque o Ronaldo não estaria mais em campo….blablabla, por isso o São Paulo foi roubado, afirmam os mesmo. Ora, quanta desfaçatez, ou eu to louco ou o futebol acabou. Lances capitais (como marcar um gol impedido igual a do Miranda no domingo, ou do Borges na quarta) ou oriundo de falta do atacante no zagueiro (como o Adriano em cima do Palmeiras no ano passado) ou até mesmo um pênalti não marcado (igual aquele que jogador da seleção da Itália rasgou a camisa do Zico e o juiz não viu) vá lá. São lances que mudam o resultado do jogo, mas se este ou aquele jogador tivesse sido expulso, como o SPFC vem divulgando, ai já é demais. Os dirigentes do São Paulo que me desculpem, mas na verdade não digeriram a derrota.
    Assim sendo, em 2006 quando o Corinthians teve 2 jogadores expulsos aos 20 min. do primeiro tempo, deveria deveria ter enfiado 6 gols no São Paulo, mas só empatou pq o SPFC não teve competência de usar a vantagem de 2 jogadores a mais. Sabe, isso é ridículo.
    O que mais feriu a diretoria do SPFC foi o gol do Crisntian que o gesto. Se o gesto foi direcionado a uma facção das Torcidas Organizadas, não fez nenhuma alusão à Instituição São Paulo Futebol Clube. Apenas a uma Torcida Organizada, diferente quando o Diego do Santos pisou em cima do simbolo do São Paulo no Morumbi, que ali sim atingiu a instituição. Muito pouca coisa para os dirigentes Sãopaulinos promoverem verdadeira caça à bruxas.
    Isso faz mal ao próprio SPFC, que entrará com uma obrigação enorme no domingo, e, pelo que se viu no dia 12/04, já entrou extremamente nervoso, errando passes curtos e erros individuais que não se costuma ver nos jogadores do São Paulo. Uma pena.
    Por isso, concluo que domingo dará novamente Corinthians.
    Vamos esquecer essas bobagens e falar verdadeiramente de futebol…

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: