Advertisements

Quando o combinado não sai caro, nem se descumprido

Da “CORINTHIANOS”, do Orkut

Por PAULO FERREIRA (SHADOW)

Talvez não seja um exercício simples aceitarmos que individualmente somos feitos de idiotas no nosso dia-a-dia, mas, ainda assim, certamente é algo muito mais simples do que esperarmos esse grau de clareza em massa.

O indivíduo pode até não ser tão direto em reconhecer que é feito de idiota, mas em seu íntimo, em diversas situações, acaba tomando as providencias cabíveis para evitar que o fato se repita, salvo em casos onde se vê obrigado a se sujeitar e lidar com engodos inevitáveis, o que muitas vezes chamamos de “jogo de cintura” e que não necessariamente significa que o sujeito não esteja ciente e se mordendo de raiva por isso.

Já em massa a coisa é mais complicada, se há uma verdade na frase “duas cabeças pensam melhor que uma”, obviamente há uma verdade ainda maior oculta por trás de tal frase que é o fato de que duas cabeças pensam melhor que uma SE ambas tiverem capacidade de raciocínio acima de determinado grau, de forma que uma acrescente a outra ao invés de atrasar.

Pode parecer estranho, mas não é mais difícil enrolar um conjunto de pessoas do que um único cidadão ingênuo.

Por mais humilde que seja, depois de repetidas situações uma pessoa é capaz de perceber que as coisas parecem mais complicadas pra ela do que para os que estão a sua volta, já em massa a coisa é diferente, se num grupo de milhões tiverem centenas com a percepção de que estão sendo embromadas, ainda restam milhões que vão estar olhando em volta e notando que o cara a seu lado está na mesma barca que ele, de modo que algo que possa estar incomodando alguns poucos insatisfeitos nada mais é do que uma situação natural para a maioria, então tudo bem!

Pra colocar o Corinthians no meio da história é preciso falar de uma diretoria, que se teve um grande mérito em 2008, foi o de saber lidar com a ignorância alheia, e pior, ignorância em massa. 

Na verdade não houve uma grande novidade no método aplicado, apenas um aperfeiçoamento do modelo antigo.

A longa gestão Dualib já havia ensinado que para um clube de futebol a crise só existe na ausência de resultados e a administração Andrés Sanchez fez uso brilhantemente dessa máxima no ano em que o Timão teve a missão mais fácil e garantida de toda a sua história.

Foi feito apenas o mínimo que se esperava, o “plus” não veio quando deixamos escapar a Copa do Brasil, mas isso não afetou o torcedor que já havia adentrado 2008 doutrinado sob a frase que de tanto ser repetida acabou se tornando verdade: “o que interessa pro Corinthians em 2008 é a série B”.

Com a meta que foi passada ao torcedor como sendo a ideal sendo alcançada em campo, os engodos foram todos sendo absorvidos.

Não importa se uma administração que começou a temporada alardeando que transformaria um rebaixamento em mina de ouro não atingiu seu objetivo de diminuir significativamente a dívida, até porque, pra isso bastou jogar ao público o também engodo de que a dívida teria diminuído um pouquinho… Agora vejam bem: a massa se contentou com a “suposta” diminuição de um pouquinho da dívida, não precisaram nem inventar que diminuíram muito.

Entre diversos casos, tivemos lá por volta de um no atrás, a fantástica fábula de que o Timão pediria 100 milhões pela transmissão da série B, alguém lembra disso ou de tão absurdo virou algo surreal?

E quem não se lembra do mágico mês de Maio, que seria quando o dinheiro começaria a cair na conta e os reforços de peso chegariam? Mas hoje quem liga? Afinal o Corinthians cumpriu sua missão mesmo sem os tais reforços ao realizar o que qualquer criança de 5 anos imaginava que o clube fosse fazer nessa temporada, que era voltar pra série A.

Ah! Verdade… Não vamos esquecer que pintaram um quadro de como se o acesso tivesse sido conquistado de forma invicta com uma média de goleadas de 6 X 0 por rodada.  

Conclusão:

A maiorias das pessoas não se incomodam em serem feitas de idiotas se o objetivo final, ainda que seja uma conseqüência natural, for alcançado.

Dane-se a palavra dada e não cumprida, mesmo que a intenção jamais tenha sido a de cumpri-la realmente, confiando apenas na memória seletiva do povo.

Se no final der certo, poucos vão lembrar mesmo e desses poucos menos ainda se importarão, já se der errado, aí deu errado mesmo e a bronca é geral, de modo que se preocupar com questões passadas seria o menor dos problemas.

Numa sociedade onde o fornecedor não tem o material em mãos e mesmo assim promete que vai entregar, ou o SAC da TV a cabo te dá uma previsão de volta do sinal, mesmo sem terem a mínima idéia de um horário real, não é de se espantar que a maioria da torcida consagre a atual diretoria do Sport Club Corinthians Pta. numa administração marcada por jogar palavras ao vento e criar expectativas que vão caindo no esquecimento a cada nova expectativa lançada sem a real intenção de se fazer acontecer.

Como disse Shakespeare: “As palavras são como os patifes desde o momento em que as promessas os desonraram. Elas tornaram-se de tal maneira impostoras que me repugna servir-me delas para provar que tenho razão.”

Eu como acho que o combinado não sai caro somente se for cumprido, de preferência sem ter de ser lembrado ou cobrado, e não gosto de populismo, nem de ser feito de trouxa pelo fornecedor que promete a entrega sem ter o material, pelo atendente da TV a cabo que me dá um horário que não vai cumprir, ou pela diretoria que joga palavras ao vento esperando que a expectativa criada seja esquecida conforme os dias passam, ainda concluo o texto com mais uma citação, dessa vez de Henry Miller:

”Se você não conseguir fazer com que as palavras trepem, não as masturbe.”

Facebook Comments
Advertisements

34 comentários sobre “Quando o combinado não sai caro, nem se descumprido

  1. Patricia

    “Afinal o Corinthians cumpriu sua missão mesmo sem os tais reforços ao realizar o que qualquer criança de 5 anos imaginava que o clube fosse fazer nessa temporada, que era voltar pra série A.”

    Uma criança de 5 anos imaginava, o blogueiro não afinal ele disse em um post que o Timão iria para a série C… :O

  2. Fagundes

    De volta ao Ninho da Serpente. Pagamos todos nossos pecados na mão de Dualib, mas novamente a era Andres já está em incubação na limitada cabeça daqueles que se iludem com falsos profetas.

  3. Evandro Meireles

    POSTEI ESSE TEXTO RESPONDENDO AO SHADOW.

    Eu passei o dia todo passando por esse tópico, mas faltava concentração para realizar uma interpretação, uma vez que o Shadow apesar de discordar com algumas opiniões dele, é um cara inteligente, mas enfim, agora a noite resolvi ler o texto com calma.

    O Shadow foi muito feliz em dizer que é mais fácil vc convencer uma multidão que acredite em vc, do que convencer uma pessoa, pq com uma multidão, eu entendo que fica mais difícil em contestar alguns pontos, pontos importantes e a forma de persuadir é essencial.

    Como o Jorge Kajuru sempre comenta em seus programas, no Corinthians mudou apenas os cachorros, pq a coleira é a mesma, mas com um diferencial é que o Dualib demorou 14 anos roubando aos poucos e o Andres em um ano roubou de forma demasiada.

    Mas pq o Andres rouba e comete esses atos e NINGUÉM faz nada?

    PORQUE TODOS, E QUANDO FALO TODOS, SÃO TODOS MESMO, TANTO STÁBILE COMO GARCIA TEM RABOS PRESOS COM O ANDRES, COM NESI E DUALIB e tem gente acreditando que tem santos nessa eleição, engano pq todos ali não valem bosta nenhuma e só querem lucrar em cima do Clube.

    O Andres tem um cara inteligente do lado, que é o Rosenberg, assim como o Lula tinha ou tem ainda que é o Duda Medonça. O Rosenberg é quem prepara os discursos e as entrevistas do Andres e ele sabe agradar os trouxas ou melhor os menos desavisados ou então aqueles que acham que ser bandido é normal.

    Mas a cartada principal do Andres, chama-se GAVIÕES DA FIEL, pq é ela quem dita os rumos no Corinthians. Tanto que o Dualib ficou 14 anos lá e ela ficou caladinha, até o KIA chegar e cortar as asinhas deles, aí o Andres aproveitando a situação ofereceu algo mais a eles, que seria esse poder paralelo, coisa que na época do Dualib não tinham.

    Mas em contra-partida, o Poder Paralelo faz papel de papagaio boiadeiro, pois uma mentira contada várias vezes , passa a ser verdade, por isso existe aquele safado do Donato, Doni, Edu e cia ltda. Tem também o grupo da opressão, que desafiarem eles, o pau come mesmo e ameças acontecem (Negão e Mané)

  4. eduardo

    Acho que podemos incluir nesta lista pessoas como, sr.tuma,osmar de oliveira,neto,alguns jornalistas que se calam diante do que vem ocorrendo como juca kfouri,birner e alguns delegados,juizes,desembargadores sócios do clube.

  5. eduardo

    Uma sugestão Paulinho: publique em seu blog os nomes dos conselheiros juizes,delegados e desembargadores e se possivel seus emails, para que o torcedor possa cobrar uma posição desta gente em relação ao que vem ocorrendo no clube.

  6. Haroldo Dantas

    Um texto brilhante que nos reforça a convicção de que vale a pena acreditar que é possível construir um CORINTHIANS GRANDE, pois temos cabeças que não se iludem com discursos e feitos pirotécnicos.

    A solução para o CORINTHIANS está no próprio CORINTHIANS.

    É preciso, apenas, que os bons se levantem, saiam do ostracismo, e acreditem que existem outros com os mesmos intentos.

    Parafraseando Martin Luther King: O que me entristece não é o barulho dos maus. O que me entristece é o silencio dos bons.

  7. Mario Donizetti Tomazella

    Mas, as grandes “cabeças” disseram que com esta diretoria o time ia cair para a série C, agora mudaram o discurso?

  8. capivara

    EVANDRO MEIRELES////????????????? sinto voce tem que ir mais ao PQ ou nunca foi, voce conhece pouco de corinthias o OSMAR STABILE E ANDRES POUCO CONVERSAO SAO ADIVERSARIOS , voce nao deve ser socio . UM FELIZ ANO NOVO.

  9. capivara

    EVANDRO MEIRELES////????????????? sinto voce tem que ir mais ao PQ ou nunca foi, voce conhece pouco de corinthias o OSMAR STABILE E ANDRES POUCO CONVERSAO SAO SAO INIMIGOS POLITICAMENTE QUANTO AO PAULO GARCIA POUCO VAI AO PQ, NESI E DUALIB JA ERAO ,COLEGA VOCE NAO VAI ATRAZ DE JORNAL PROCURE SE INFORMAR MELHOR , UM FELIZ ANO NOVO.

  10. Luís Carlos

    Esse idiota chama a torcida do Corinthians de idiota e ainda tem idiota que acha o máximo.

    Todo mundo sabe os resultados que o Corinthians obteve neste ano e os dados financeiros do clube estão no site pra qualquer um analisar e tirar as conclusão que lhe aprouver. Não é preciso nenhum idiota para nos esclarecer.

    Se é verdade que a atual diretoria utilizou-se de instrumentos de manipulação, é mais verdade ainda que a imprensa só se utiliza desses mesmos instrumentos para sobreviver.

    E o texto do famoso (?) sombra não está se propondo a outra coisa: manipular opiniões, coisa que curiosamente ele diz combater.

  11. João Batista Machado

    Sr. Paulo Ferreira sabe onde todas as promessas devem ser cumpridas ao pé da letra: no céu. Na terra não existe tal lugar. é preciso distinguir o que é uma promessa solene e uma intenção. Pelo seu ponto de vista, voce mesmo deve ter feito muita gente de idiota, pois já ter dito muita coisa que não cumpriu. Acho que idiota mesmo é aquele que espera perfeição de simples mortais.

  12. domingos

    AO PAULINHO,e todos os internautas deste blog,um FELIZ ANO NOVO. DOMINGOS AÇAO CORINTHIANA.

  13. Elton A. Gusmao

    Parabens Paulo (Shadow) é isso mesmo o que acontece, infelizmente, o pior é que isso pode se estender não somente ao nosso Corinthians mas em todo cenário político nacional, quem não se lembra da tão sonhada reforma política e tributária, brandada aos quatro ventos pelo nosso presidente Lula, na época em que era candidato essa era a bandeira que levantava, o povo no geral se esquece daquilo que foi prometido, bastou um pré-sal, e a condição de se tornar uma potencia do petroleo mundial, que questões como essa reformas, que julgo ser de grande importäncia para se tranformar esse Pais, mas infelizmente aqui regras foram feitas para serem burladas, e assim como nossos políticos, os que dirigem nosso clube seguiram a cartilha corretamente e o resultado está ai, um belo pão assado, porém bolorento.
    Obs. mais uma vez parabens, acompanho seus comentários, em outros blogs , nesse vc disse tudo e mais um pouco, sá não acredita quem não quer ver a realidade, e assim como penso vc deve preferir uma verdade que destrua que uma mentira que alegre. é isso ai e Fevereiro tá chegando.

  14. Esteban

    MEJOR JUGADOR DE AMÉRICA EN 2008 ES ARGENTINO.
    En primero Y solamente los Argentinos son los mejores de America; Veron, Riquelme y Fabián Vargas son los mejore de America y mucho superior a los brazucas.
    Perdón, mas los jugadores brasileños son débio y no tiene capacidad para teren conparación con nosotros.
    los jugadores Thiago Silva, Alex, Nilma y outros brasileñosr que en brasil tiene mucha badalación,acá no sabiemos quen son. Alex,Thiago Silva y Nilmar Para nosotros son jugadores Desconocido.
    Más Veron ,Riquelme y Fabián Vargas son jugadors que tiene repercución en todo el mundo y brasileños saben y reconhecen nuestra gran superioridad porque destacan nuestra racia y habilidad por sus diarios.
    La verdad es que los equipos de brasil en atualidad son mucho depediente de nuestros ckack para hacer triunfo en su pobre canpeonato.nuestros diarios destacan que en rbasil los equipos tiene hoy una gran depediencia de jugadores Argentinos para hacer sus equipos y su fútbol ter más brilho.
    Acá nuestros equipos no queren y no tiene necesidad de jugadores débio brasileños para hacer nuestros equipos triunfar.No precizamos y no depediemos de usteed brazucas.
    Un slaudo

  15. Esteban

    Hola brazucas

    ¿En brasil no tiene equipo con tradición y capacidad para hacer promoción de el Gordo Ronaldo. Usteed rbazucas precizan de una equipe de verdad que es la mejor de America para hacer promoción de el Gordo Ronaldo. Caros brazucas,
    ¿Boca Juniors jugar contra equipo de corinthians para hacer promoción el Gordo Ronaldo. Eso no es verdadero. Boca Juniors no jugarar contra el mediocre equipo de corinthians para promover el Gordo Ronaldo.
    Boca es equipo mais grande de América Latina y para no ser available ascender al Gordo Ronaldo y qualquer otro basileño.
    ¿Quieren la función? Busque y pague por eso. Usteed brazucas no tiene equipos con tradición y capacidad para hacer espetaculo en su violento país y viene acá la buscar Boca Juniors para la promoción de sus falidos equipos y fracazados y débios jugadores.
    El gordo Ronaldo es un jugador fracazado y débio más usteed brasileçnos precizan de un equipo con tradición y mundialmente conehcido para hacer promoción de jugador débio y asin es los equipos y jugadores de brasil . La verdad es que usted brazucas no tiene equipo con tradición y buscan acá Boca Juniors para hacer espetaculo para su fracazado jugador.
    Un Saludo
    Yo y conpatriotras estamos en brasil a trabajo y ficamos la observar que usteed brazucas son muy depediente de nosotros.
    Sus equipos tiene hoy una rgan depediencia de ckakcs Argentinos porque los jugadores brasileños son débio y fracazados
    Esteban crustille
    Cordoba

  16. Patricia

    Aff Paulinho como vc aprova comentario desses argentinos chorões, q vem aki falar besteira pq tão cansados de apanhar do Brasil???

  17. Evandro Meireles

    CAPIVARA,

    E desde quando Sanchez e Citadine são amigos? E nem por isso eles deixam de terem rabos presos entre si, e há um respeito mútuo. O Stábile está envolvido até o pescoço nessa lama aí. Ele pode até ser o menos pior, pq tem projetos, mas não deixa de ser um a mais entre eles.

    Eu já fui sim no PQJ, mas acho que você deve voltar a escola, isso se não está nela até hoje.

  18. Luiz Costa

    KKKK… ÓTIMO TEXTO. CORINTIANO CHAMANDO CORINTIANO DE BURRO. VIVA O TRICOLOR TRI-HEXA CAMPEÃO.

  19. Caetano Blandini

    Luiz Costa Disse:

    Dezembro 28, 2008 às 4:22 pm
    KKKK… ÓTIMO TEXTO. CORINTIANO CHAMANDO CORINTIANO DE BURRO.

    Paulinho,

    Seria possível voce não publicar esses posts de torcedores de outros times fazendo comentários pejorativos ao Corinthians e principalmente. OFENDENDO CORINTHIANOS?

    FAÇA ESSE ESPAÇO SER DEMOCRÁTICO EM ALTO NIVEL.

  20. Haroldo Dantas

    Evandro Meireles

    Evandro, durante muito tempo ouvi coisas sobre a conduta do Osmar Stabile que me deixaram reticente quanto à sua honorabilidade, até o dia em que resolvi buscar a verdade, afinal, quem freqüenta o Parque São Jorge sabe que ali, verdades são transformadas em mentira ou algo sem utilidade, e mentiras são feitas verdades, algo absoluto.
    Desde então a imagem dele (Osmar Stabile) mudou para mim, pois não encontrei nada, absolutamente nada, que depusesse contra a sua pessoa, muito ao contrário, mas não vou, aqui, usar o espaço para enaltecê-lo.
    Quem quiser a verdade que a busque.
    De outra ponta. Se você tem algo que contrarie o que eu estou dizendo, venha e diga o que é, eu também quero saber.
    Se não tiver, não fique falando o que você não sabe.
    Não fica bem para um homem de bem como você!

  21. Marcos-sorocaba

    Shadow: lamentável, um tremendo exercício de sofisma, querendo demonstrar que os corinthianos são manipulados, esquecendo-se que vc também tenta fazê-lo através de seu belo texto. Convido-o para gastar sua inegável competência para ajudar o nosso clube.A leitura de Kant e sua considerações sobre os juízos sintéticos a priori, me vacinaram contra magos da escrita…Aja e participe!

  22. Guilherme

    “Luís Carlos Disse:
    Dezembro 28, 2008 às 11:29 am

    Se é verdade que a atual diretoria utilizou-se de instrumentos de manipulação, é mais verdade ainda que a imprensa só se utiliza desses mesmos instrumentos para sobreviver.

    E o texto do famoso (?) sombra não está se propondo a outra coisa: manipular opiniões, coisa que curiosamente ele diz combater.”

    Perfeito, Luís Carlos!

    No primeiro parágrafo, se me permitir, enfatizo que a imprensa manipula **e se corrompe na sua essência** para sobreviver. Noutras palavras, são corruptos e desonestos. A verdade dos fatos passa a ser algo acidental, um mero detalhe.

    No segundo parágrafo, esse sombra(??) simplesmente se contradiz nos próprios termos. Não merece maiores comentários.

  23. roout666

    EVANDRO MEIRELES ……….. QUALE A SUA VOCE NAO SABE NEM AONDE E A SUA CASA SEU B….A.

  24. refebueno

    O cara disse que outra pessoa não pode adentrar a discussão e ofender corintianos , mas um outro que é corintiano pode de chamar de idiota ai todo mundo bate palma eo bloqueiro ainda pede para manter o alto nivel fala serio heinnn.

  25. Evandro Meireles

    Dr. Haroldo,

    Como explicar o caso Wilson? De que forma e quem indicou ele como Conselheiro Vitalício? Ele foi vice do Dualib e não sabia de nada que o Dualib fazia? Ele votou contra o estatuto?

    (Eu acho que tudo que deve ser feito, merece ser bem feito e o estatuto é uma furada e fico indignado do Senhor aceitar ele)

    Essas são apenas algumas perguntas, como também poderiam serem feitas ao Garcia.

    Nessa história não tem santo e muito menos ingênuo. Não vejo nenhuma esperança em mudança no clube com esses três candidatos. Se o Stábile colocar o projeto do II Centenário em prática, parabenizo ele, mas para ser muito sincero, não vejo que a candidatura dele seja forte, e INFELIZMENTE, o Andres está com chances de vencer essa eleição, e espero que a candidatura do Garcia ganhe mais confiança, pq sou ANTI-ANDRES.

    Da mesma forma que eu te respeito, acho que mereço respeito, a questão de não confiar no Stábile, não lhe dá o direito de dizer que eu não sei das coisas, por isso que existe uma “democracia” , que lhe dá o direito de escolha.

  26. Paulo (Shadow)

    Pessoal, não se ofendam por palavras fortes.

    Eu poderia ter sido hipócrita e usado termos mais leves do que a palavra “idiota” que algumas vezes aparece no texto, porém, sejamos realistas, pessoas que se deixam enrolar existem aos montes em todas as torcidas e em toda sociedade.

    Acho que é um falso moralismo as pessoas se mostrarem ofendidas porque supostamente eu possa ter atingido uma parcela da nossa própria torcida e em outros aspectos do texto até da sociedade em geral.

    Por isso mesmo, não adianta aparecer são paulino nesse espaço pra achar graça dos termos do texto porque, com o perdão da expressão, se ele acha que no meio da torcida do time dele, ou das demais torcidas todas não existem idiotas, ele é apenas mais um que faz parte dessa classe e prova isso pela falta de bom senso em acreditar que num grupo de milhões de pessoas só existam gênios.

    Qualquer um que pense assim é hipócrita, sejamos francos.

    Uma média desnecessária num texto pode muitas vezes prejudicar a clareza do mesmo.

    No mais, eu falo sobre a diretoria em diversas situações factuais ter usado e abusado da tática de enrolar a todos nós torcedores, tentando num português bem claro, nos fazer de idiotas.

    Aceitar esse papel ou não é opcional e vai de cada um.

    Abraço!

  27. Otávio

    Evandro Meirelles ,
    Você está sendo muito injusto com o candidato Osmar Stábile.
    Procure saber por exemplo, sobre o caso Daniel Grando.
    abraço

  28. Ewerton

    esse tal shadow é o que fez video do betão?esse ai defendia a msi com unhas e dentes se não me engano

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: