Advertisements

Sim, Chicago pode

Por FÁBIO KADOW, publicitário.

http://jogodenegocios.blog.terra.com.br/2008/12/23/sim-chicago-pode/

Chicago, ao lado de Madri, Tóquio e Rio de Janeiro, é uma das cidades finalistas na disputa para sediar as Olimpíadas de 2016.

Como já sabemos, até a data de escolha, que será em outubro do ano que vem, cada comitê tenta demonstrar quem tem mais capacidade de organizar os Jogos, ressaltando diversos aspectos e características.

Saindo na frente, a cidade norte-americana, berço político de Barack Obama, divulgou um estudo, realizado pela empresa especializada Tootelian & Associates, sobre o impacto econômico que o evento pode trazer para o estado de Illinois e Chicago.

Os resultados demonstram que, num período de 11 anos, entre 2011 e 2021, a economia do estado pode ter um incremento de US$ 22,5 bilhões, sendo US$ 13,7 bilhões desse montante só em Chicago.

A questão desemprego também ganharia um bom alívio com a criação de 315 mil novas vagas de trabalho.

Saindo um pouco do campo da economia, a pesquisa mostra também que os Jogos podem influenciar na iniciação dos jovens da região, estimados em 66 milhões, no esporte.

Outras áreas que devem se beneficiar são o turismo, desenvolvimento urbano, instituições educacionais e culturais.

Chicago é, sem dúvida, uma forte candidata.

Por já ter boa parte da infra-estrutura montada (investimentos no aeroporto e no trânsito foram feitos nos últimos anos) e também por demonstrar um bom planejamento, como esse estudo mostra.

O ponto contra, sem dúvida, pode ser a grave crise econômica, que influenciaria na escolha dos comissários do Comitê Olímpico Internacional.

Resta saber como estará o cenário daqui a 10 meses.

Ficamos no aguardo de um estudo semelhante para o Rio de Janeiro, que tem no currículo até agora apenas o superfaturado Pan-Americano, obras não entregues, elefantes-brancos, contratações sem licitações e o gasto excessivo do dinheiro público.

O Rio pode? 

Facebook Comments
Advertisements

4 comentários sobre “Sim, Chicago pode

  1. Marcos Almeida

    Nada contra Chicago abrigar os jogos, mas a cidade e reconhecida como um grande berço de corrupção (historicamente, houve um prefeito Richard Daley, uma especie de Maluf local que se relegeu seguidamente durante 20 anos 1955-1976, epoca em que o centro da cidade ficou muito proximo do que aconteceu com SPaulo e Rio ou seja totalmente abandonado).

    O Atual prefeito é filho de Daley (olha so esta no cargo desde 1989 ou seja quase 20 anos) apoia o atual governador que tenta vender cargos e esta a um passo de ser caçado. Nao vejo diferença la ou Rio de Janeiro.

    So um comentario adicional, os EUA tem cerca de 300 milhoes de pessoas total sendo que aproximadamente 90 milhões com idade inferior a 20 anos, como pode ter 66 milhoes de jovens só na região de Chicago? nem na China há este tipo de concentração, a cidade tem 2 milhoes de habitantes (menos da metade do Rio de Janeiro) e todo o estado de Illinois nao chega a 6 milhoes de habitantes, acho legal dar uma checada neste dado.

  2. sergio murilo

    Marcos almeida,parabéns…como vemos bobagem pipocar aqui e ali….os dados que vc forneceu eu não sabia…qq pessoa escreve o que quer e vira verdade.Pelo autor do artigo Chicago é o céu e o Rio o inferno….os investimentos feitos no Pan não servira como um passo já dado pelo Rio?

  3. Carlos Almeida

    Li em um jornal hoje, que para o COI o pior projeto é o do Rio de Janeiro. Para esta história de olimpíadas no Rio em 2016, cabe muito bem o post do Shadow publicado acima.

  4. edson liberato

    O Rio não pode.
    Por mais que se torça não vai dar.
    Todo que vemos é escandalos com dinheiro público, dinheiro que poderia se gasto com educação e saude e na melhoria das cidades brasileiras ao invés de corrupção.
    Toda esta campanha é uma vergonha uma desmoralização do poder público ou dos políticos que a comandam.
    É assim não dá! uma coisa é certa muita gente já ficou rica ou vai ficar mais ainda com esta campanha de araque…quem viver verá!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: