Advertisements

Eles querem organizar uma Copa do Mundo…

Por JAIR PEDRO

Se for ao Canindé assistir um jogo torcendo pelo visitante, não leve sua esposa, filha ou neta.

Explico:

No sábado, ao chegar com minha família no Canindé, na entrada uma policial feminina alertou minha esposa que havia excesso de lotação e que seria bom não entrarmos com as crianças ou ficarmos com as crianças próximos às saídas.

Entramos, e de fato, não foi possível à minha esposa e as crianças assistirem o jogo.

Ficamos por ali, nas escadas depois de ir de um lado à outro em busca de algum ponto que pudéssemos assistir a partida.

Pra piorar, como se não bastasse termos pago o ingresso e não conseguirmos assistir a partida, minha filha de 6 anos pediu pra ir ao banheiro e ai começa a parte surreal.

Um fiscal de federação paulista de futebol disse que banheiro feminino só tinha do outro lado. E me aconselhou a levar a menina no banheiro masculino mesmo. Inaceitável! E incabível de ser sugerido por um representante da federação paulista.

Mas até ai, eu estava achando que “outro lado” significava o lado oposto da arquibancada. Coloquei a menina no ombro e fui abrindo caminho e pedindo licença até chegar no extremo oposto, sem ver qualquer banheiro nesse caminho.

Ao chegar ao ultimo portão, fim da linha, e sem ter achado banheiro para a menina, perguntei a um vendedor que por ali estava onde era o sanitário.

E recebi a mesma resposta: banheiro feminino só do outro lado.

Expliquei que eu já tinha vindo do “outro lado”.

Ele esclareceu que o “outro lado” era o lado da torcida da lusa.

Pensei que fosse algum tipo de brincadeira. Mas várias mocinhas que estava por alí confirmaram, indignadas, que não tinha banheiro para elas.

Saí de lá p…. da vida (desculpe a expressão) entrando de novo no mar de gente, pedindo licença e abrindo caminho até chegar ao outro portão, onde vários fiscais da federação cuidavam das catracas. Desci as escadas e confesso que estava com vontade de brigar com alguém, mas mantive a educação que me ensinaram em casa.

Perguntei pausadamente onde é que ficava o banheiro feminino. O fiscal, visivelmente constrangido, principalmente por ver que minha expressão era de alguém que estava no limite da paciência informou que não tinha banheiro feminino no setor de visitantes.

-E o que é que eu faço com minha filha? Perguntei pausadamente.

Ele então me recomendou levá-la à um canto do estacionamento, atrás do ônibus do batalhão do choque e que quando eu voltasse ele liberaria minha entrada, já que eu teria que sair pra fora do perímetro das catracas.

Perguntei então, pausadamente, pra manter meu auto-controle, como é que a federação liberava um jogo num lugar que não tinha sanitários femininos. Ele não sabia.

Como não havia a menor possibilidade da menina agüentar se segurar por mais de 45 minutos e sei lá mais quanto tempo até achar um sanitário na marginal Tietê, tive de aceitar a sugestão, e , constrangido, levar a menina para fazer xixi atrás do ônibus da polícia de choque.

Pergunto como isso é possível.

Sei da incompetência crônica dos cartolas da FPF, mas como liberam o jogo num lugar sem infra-estrutura básica? E como a policia concorda?

Creio ser essa uma daquelas decisões tomadas sob por pressão.

Se não autorizasse o jogo no Canindé, os arautos das conspirações ergueriam suas vozes denunciando tentativa de favorecer o São Paulo. Concordo que mudar o local do jogo poderia prejudicar a equipe lusa, mas porquê, pelo menos, não instalaram banheiro químicos ? Seria o mínimo do mínimo.

Se um estádio não tem condições de receber o espetáculo, que mandem o jogo para outra cidade, outro estado se necessário.

Digo mais : Ou foi vendido mais ingressos do que o anunciado, ou a capacidade do lugar onde ficou a torcida do São Paulo não tinha capacidade para dez mil torcedores. Se tivesse acontecido algum tumulto, teria havido uma tragédia pois tinha gente demais e portões de acesso fechados.

Saí do estádio feliz pela vitória do meu time, mas triste como cidadão.

Pra concluir, quero deixar claro que adoro a Portuguesa e torço pra que ela consiga se manter na primeira divisão.

E pra deixar mais claro, considero serem uns canalhas as pessoas que obrigam menininhas de seis anos ao constrangimento de fazer xixi em público e incompetentes as autoridades que aprovam um espetáculo num local sem condições de sediá-lo.

 

JAIR PEDRO é leitor do blog e torcedor do São Paulo.

Facebook Comments
Advertisements

59 comentários sobre “Eles querem organizar uma Copa do Mundo…

  1. alessandro

    “Se não autorizasse o jogo no Canindé, os arautos das conspirações ergueriam suas vozes denunciando tentativa de favorecer o São Paulo.”..

    Só isso já basta

  2. Flávio

    Mas na copa vai ter jogo no Canindé????? Esse foi um problema pontual, não dá pra geeneralizar….

  3. Bernardo

    Pedro,
    Há uns 25 anos atrás, eu estava na recepção de uma empresa aguardando para ser atendido, quando chegou uma comitiva de nigerianos.
    Lembro, que fiquei muito impressionado, quando vi um deles, sem a menor cerimônia, urinar dentro de um grande vaso de plantas, que havia na recepção.
    Ao comentar o assunto, com a pessoa que fui visitar, ele não demonstrou surpresa, e ao contrário, afirmou haver visto em viagens àquele país, esta cena, diversas vezes, em plena rua.
    É inegável, que o chamado fisiológico, não pode e não deve ser ignorado, mas a civilidade e os bons hábitos, se encarregaram de determinar atitudes que nos diferenciam dos próprios animais.
    Diante do você relatou, acredito que nossas autoridades (federação, clubes, PM, prefeitura, etc) estejam neste momento, mais próximas das selvas e/ou cavernas do que da civilização.
    Muito ainda precisará ser feito, para que nossa sociedade possa se auto denominar como civilizada. Da nossa parte, as únicas armas que temos, são o voto, e a nossa indignação.
    voto !

  4. Carlos Almeida

    A grande verdade é que a imprensa especializada é a grande responsável pela aprovação de estádios sem condições, para sediar grandes jogos. Sugiro ao pai, que envie esta história para todos os órgão de imprensa, pois só assim as coisas poderão melhorar. Ah mande uma cópia também para o presidente do STJD e o diretor técnico da CBF.

  5. Mirian Laine

    Concordo com vcs.. Os torcedores são submetidos a vários tipos de maltratos..
    Mas no Morumbi a situação também não é muito diferente. Nos jogos da Copa Brasil comprei ingressos e só consegui ter acesso á arquibancaba no segundo tempo em dois jogos. Em determinados locais do estádio fica muito difícil o acesso aos banheiros. O São Paulo aluga o estádio mas não trata bem os torcedores de outras equipes..

  6. rafael

    para de chora vc sabe q nem no morumbi tem condições adequadas pra se levar a sua familia.
    tem cara cheirando cocain, fumando maconha,gente pulando grade pra mudar de setor.
    pare de ser ipocrita e burro ao mesmo tempo só um cara sem noção pra levar uma menina de 6 anos ao estadio.

  7. Denis

    Mudar o local da partida seria sim favorecimento ao SPFC. O erro está na CBF não ter algo semelhante a um “caderno de encargos” da FIFA com exigências de acomodação e na Portuguesa por querer ter lotação máxima no Canindé sem ter como abrigar corretamente todo mundo.

    Deveria ter feito o mesmo acordo que fez com o Palmeiras, jogando as duas no Pacaembu – AS DUAS, não uma no Morumbi e outra no Pacaembu. Não duvido que tenham tentado e os “cardeais” (por que a imprensa chama assim?) tenham negado.

    E antes do jogo a diretoria do SPFC disse que o Canindé é um estádio “aconchegante” – sim, com essa palavra. Provavelmente porque já foram posseiros do estádio.

  8. rafael l.

    para de chora vc sabe q nem no morumbi tem condições adequadas pra se levar a sua familia.
    tem cara cheirando cocaina, fumando maconha,gente pulando grade pra mudar de setor.
    pare de ser ipocrita e burro ao mesmo tempo só um cara sem noção pra levar uma menina de 6 anos ao estadio.

  9. eduardo

    Me desculpe Jair, mas uma vez que até a policial militar disse que nao tinha condiçoes de vcs assisterem o jogo, canalha e irresponsavel foi vc, em expor sua familia.

  10. Rafael Costa

    Na boa bem feito!
    Desculpe a sinceridade, mas quem no Brasil leva esposa e filha num estádio pequeno e com a expectativa de estar lotado é um irresponsável. Sei que isso é uma inversão de valores, porém já que torcedor é tratado com gado nesse país então se previna do aborrecimento e não leve familiares para ver um jogo desses. Claro que se fosse no Morumbi e a expectativa de público não fosse tão grande até dá para levar a família, fora dessa condição tal ato como já disse é uma irresponsabilidade.

  11. Marcos Capano

    É muito simples. Faça como eu, que apesar de AMAR o SPFC e AMAR ir aos estádios, não gasto mais um real nesse tipo de evento, “qualquer final de libertadores” que seja. Boicote é a solução. O dia em que esse bando de “Juvenais” assistirem a uma final de libertadoers com 5.000 pessoas eles irão pensar em tomar providências… Ou não…

  12. Marcos Capano

    E só para finalizar… Desculpe-me o termo… Mas essa putaria não é apenas no Canindé não… O tão aclamado nosso Morumbi é um lixo quanto à organização ao redor…

  13. LINCOLN - do Blog do Lincão

    Solidarizo-me com o Jair e lhe dou um conselho, entre na justiça. Toda vez que você tiver seus direitos cerceados, entre na justiça, faça com que seus direitos de cidadão sejam respeitados. Se todo torcedor acionasse o resposável pela organização dos jogos, em caso de desrespeito ás leis vigentes, essa palhaçada acabava. Não importa que demore, mas quando uma avalanche de ações começarem a ser julgadas a favor do torcedor e o bolso dos organizadores for atingido tenho certeza que a situação muda, nós precisamos aprender a usar a lei a nosso favor. Inclusive a sugestão do “fiscal” da FPF para que a criança fizesse suas necessidades atrás do ônibus do pelotão de choque é crime, é proibido por lei expor crianças a constrangimentos deste tipo (veja no ECA – Estatuto da Criança e Adolescente). Quanto a organizar uma Copa do Mundo nosso país ainda não tem cultura futebolística (leia-se educação) para organizar uma copa, isso sem contar com a falta de estrutura financeira e física para organizar uma copa do mundo. E não me venham com conversa fiada de que o Canindé é ruim, que esse ou aquele estádio é bom, que isso não acontece em todo lugar, etc, que é balela, esse tipo de situação acontece em todos estádios, se não é problema de estrutura é problema de higiene e educação e uma enorme falta de respeito dos organizadores e clubes para com os torcedores que querem frequentar os estádios de forma digna, com suas famílias.
    Abraço a todos, especialmente ao Jair, sua esposa e filha.

  14. Velho Casca

    Jair . Como um pai que inclusive já apanhou de policiais com o filho nos ombros (Palmeiras e Ituano em Piracicaba) , gostaria de parabenizá-lo pelo texto , embora , infelizmente , nada será feito . Porém , seria muito estranho se interditassem o Canindé somente para o jogo do São Paulo . Ele deveria ter sido interditado desde a primeira rodada … Desse jeito os arautos da conspiração não iriam erguer suas vozes …

  15. Amauri

    1-Discordo do Flávio, isso não foi um problema pontual, ademais os torcedores, ou clientes, merecem respeito pelo que gastam e acomodações minimamente limpas e seguras. Pagam por isso e, ao não receber pelo que pagaram, devem mover ações contra os organizadores e contra o mandante do jogo
    2-Aprendeu Jair?? Futebol e família neste país não combinam. Você ainda deu sorte de não ter sido agredido ou ver sua filha ferida pelos marginais das “organizadas´´
    3-VERGONHA TOTAL
    4-sou são paulino, não vou mais a estádios porque isso de falta de higiene, conforto e proteção acontece em todos os estádios, inclusive e, principalmente, no Morumbi

  16. André Nogueira

    Eduardo disse: “Me desculpe Jair, mas uma vez que até a policial militar disse que nao tinha condiçoes de vcs assisterem o jogo, canalha e irresponsavel foi vc, em expor sua familia.”

    “Michaelis
    canalha
    • sf (ital canaglia) Gente vil, a ralé mais baixa. s m+f
    Sujeito vil e infame.”

    Vil é quem inverte os valores em favor das nulidades e dos incompetentes, independente para qual time torça.

    Na pior das hipóteses o alerta deveria ser dado na compra do ingresso. Mesmo assim já seria motivo mais que suficiente para a mudança de estádio.

    Só um detalhe: o SPFC deveria ter se preocupado com as condições disponibilizadas para sua torcida. Não o fizeram. Se os dirigentes da Lusa foram negligentes, cabia ao São Paulo cobrá-los. O mesmo aconteceu na final da Copa do Brasil em Recife. A diretoria incentivou a compra de ingressos que não existiam para um local menor do que o adequado. O resto da história nós conhecemos. Dirão agora: _Foi quem quiz. Sim, e a escolha não tem como brinde a falta de respeito.

  17. LINCOLN - do Blog do Lincão

    A TODOS COMENTARISTAS. A PARTIR DO MOMENTO QUE UM CIDADÃO, CUMPRIDOR DE SEUS DEVERES, QUE PAGA PARA LEVAR SUA FAMÍLIA AO ESTÁDIO, COMO FORMA DE LAZER, E É TRATADO DESTA FORMA AVILTANTE, PELO ORGANIZADORES E CLUBES, ENTÃO PERGUNTO: COMO É QUE UM PAÍS QUE NÃO TRATA SEUS CIDADÃOS DE FORMA DIGNA E DESCENTE PODE QUERER ORGANIZAR UMA COPA DO MUNDO??? CONCORDO QUE ESTÁDIO DE FUTEBOL NÃO É O MELHOR LUGAR PARA SE LEVAR UMA CRIANÇA, MAS É O DIREITO DO CARA DE LEVAR SUA FILHA PARA TORCER PELO SÃO PAULO SEU TIME DE CORAÇÃO??? FAZ O QUE??? SERÁ QUE UMA CRIANÇA NÃO TEM DIREITO DE ASSISTIR UMA PARTIDA DE FUTEBOL??? SERÁ QUE NÃO ERA O CASO DE COLOCAR MUITO MENOS INGRESSOS A VENDA??? SERÁ QUE NÃO ERA O CASO DE CONSCIENTIZAR “ALGUNS TORCEDORES” QUE ESTÁDIO NÃO É PRAÇA DE GUERRA E QUE NOSSAS MULHERES E FILHOS TAMBÉM TEM O DIREITO DE FREQUENTAR ESTÁDIOS DE FORMA DIGNA??? ACHO QUE PRECISAMOS MUDAR NOSSOS CONCEITOS, OU NÃO???

  18. Paulo

    E tem muito otário que ainda critica o leitor, não se trata bando de otários, de ser são paulino ou não, se trata de respeito com o torcedor, seja qual time for. Não ter condições de ter o mínimo do mínimo é um absurdo!!
    Quando ele diz que “Eles querem organizar uma copa” ele está dizendo. Como pode um país querer fazer um evento como copa do mundo se nem no campeonato do país eles conseguem respeitar o torcedor?!?!

    Prestem atenção e se juntem a esse cidadão que está completamente com a razão, mais uma vez não interessa se vc é São Paulino, Palmeirense ou Corintiano, isso é respeito a vc, a seu dinheiro!!!

    Atenção!!! Vc paga para ser desrespeitado, isso é inaseitável!

  19. O pior é que tem gente que não conhece nem os próprios direitos e ainda fica querendo dar liçãozinha pros outros!

    Colegas, quem está errado não é quem está levando a família para assistir o jogo, viu? Quem está errado é quem usa da violência para se expressar, demonstrando toda sua ignorancia e incapacidade de lidar com diferenças.

    Teve um aí que disse que o cara que levou a criança no estádio é hipocrita. Então tá! Hipocrita é o pai de família. A organização do evento que vende entrada pra criança não é? Cara, se você acha que não se deve levar a criança no estádio, não reclame depois que o estádio está vazio. Lugar de marginal, maconheiro, cheirador é a cadeia, amigo. Não no estádio. Se você está acostumado a conviver com esse tipo de gente, você está invertendo os valores!

    Denis, o SPFC tem um estádio com estrutura para acomodar todos os torcedores em jogos SPFC x Lusa, então os jogos podem ser realizados no Morumbi. É muito burra essa tua idéia. O SPFC tem um estádio para 60 mil pessoas, daí o time transfere o jogo para um estádio com uma estrutura pior, para não ser favorecido. A questão é que para ter um estádio desse porte o SPFC tem mais despesas e custos do que a Portuguesa e, tendo que jogar no Pacaembu, pagando aluguel e contando com um público menor do que poderia ter no Morumbi o SPFC é prejudicado! Que um jogo fosse no Morumbi e outro no Pacaembu.

    Hoje em dia querer levar a família no estádio é expor a família. Amanha, talvez, o ato de levar as crianças na escola seja expor a família… Talvez no futuro, sair de casa seja expor a família!
    Canalha é quem acha isso normal!

    Irresponsabilidade é conviver com essa situação de maneira passiva. Se você não quer ser tratado como bovino na fila da entrada do jogo, não pense como um bovino. Fique indignado, como ficou nosso colega Jair. Enquanto vocês se conformarem em ser tratados como bovinos, serão tratados como tal!

    Abraços

  20. Carlos Renato

    Com todo respeito. Impressionante como tem alguns leitores deste blog que gostam de se nivelar por baixo.
    Acham que têm razão ao dizer: ‘…Futebol e família neste país não combinam. Você ainda deu sorte de não ter sido agredido ou ver sua filha ferida pelos marginais das “organizadas´´… ou ‘…Na boa bem feito!Desculpe a sinceridade, mas quem no Brasil leva esposa e filha num estádio pequeno e com a expectativa de estar lotado é um irresponsável…’ e, ainda, ‘…para de chora vc sabe q nem no morumbi tem condições adequadas pra se levar a sua familia. tem cara cheirando cocaina, fumando maconha,gente pulando grade pra mudar de setor. pare de ser ipocrita e burro ao mesmo tempo só um cara sem noção pra levar uma menina de 6 anos ao estadio…'(SIC).
    Na minha opinião:
    Tudo isso é real, concordo com estes leitores, mas não é por isso que temos que nos limitarmos a não irmos aos estádios. Pensamentos como estes, creio, apenas justificam as coisas como elas estão.
    Ao passo que as redes de televisão, os empresários, a cidade, os jogadores, os clubes, etc lucram com o dinheiro dos torcedores, estes, por sua vez, são desrespeitados, humilhados, execrados e, ainda, como se não fosse suficiente, correndo risco de morte em razão de brigas de organizadas.
    É lamentável.
    Me solidarizo ao Jair Pedro e que o direito de protesto e de se indignar sejam respeitados e, sobretudo, ouvidos.
    Abraço a todos.
    Carlos Renato.

  21. blog do celso ricardo

    ola paulinho

    só queria deixar um recado sobre esse problema enfrentado pelo rapaz.

    eu to vendo muita genta falando que autoridade x ou y deveria tomar providencias…

    não é possivel, vendo essas manifestações eu chego a pensar que estou em um pais de primeiro mundo, onde qualquer tipo de reclamação é atendida…cambada, nós estamos no brasil !!!

    o pais do jeitinho, o pais onde as pessoas se preocupam com si e deixam o bem comum de lado, onde ser honesto e educado é qualidade quando deveria ser obrigação… e pra finalizar, onde o presidente é um semi-analfabeto.

    quer dizer, como querem que esse pais mude???

    mas a culpa é dos idiotas de plantão que votam em pessoas do nivel de marta, frank aguiar, genoino, dirceu, lula, clodovil, eduardo paes, luiz marinho e outros infelizes que estragam nosso pais e levam a sua população a niveis cada vez maiores de falta de cultura e idiotice mental.

    continuem votando nesses infelizes e continuem querendo apenas o bem pra si que nunca esse pais miseravel ira mudar.

    e ainda esses malditos desses politicos, vide ricardo teixeira, lula, orlando silva, artur nuzman e etc conseguiram trazer uma copa do mundo pra cá e ainda tem imbecis na população que acham que o pais vai mudar da agua pro vinho em 6 anos, ou seja, um pais que tem 508 anos e é essa merda que se encontra, vai num passe de mágica se transformar e virar um pais maravilhoso… acordem idiotas, o brasil será sempre o pais dos ladrões, dos corruptos, dos vagabundos, dos desgraçados e de uma população que merece seus pseudo-lideres.

    abraços paulinho

  22. LINCOLN - do Blog do Lincão

    A QUEM POSSA INTERESSAR. A PARTIR DO MOMENTO QUE UM CIDADÃO, CUMPRIDOR DE SEUS DEVERES, QUE PAGA PELO LAZER DE SUA FAMÍLIA E É TRATADO DA FORMA AVILTANTE QUE FOI TRATADO O JAIR, EU PERGUNTO: COMO É QUE TEMOS A PETULÂNCIA DE ACREDITAR QUE PODEMOS ORGANIZAR UMA COPA DO MUNDO??? QUER DIZER QUE NA COPA DO MUNDO DE 2.014 O JAIR E SUA FAMÍLIA (ASSIM COMO TANTAS OUTRAS) NÃO PODERÃO ASSISTIR AOS JOGOS??? QUER DIZER ENTÃO QUE DURANTE A COPA VAMOS VARRER A SUJEIRA PARA BAIXO DO TAPETE??? SERÁ QUE A QUANTITADE DE INGRESSOS COLOCADOS À VENDA PARA O JOGO NO CANINDÉ NÃO FOI EXCESSIVA??? SERÁ QUE OS DIRIGENTES DOS CLUBES NÃO DESRESPEITAM O TORCEDOR??? ONDE ESTÁ O DIREITO DO CARA DE LEVAR SUA FAMÍLIA PARA ASSITIR UMA PARTIDA DE FUTEBOL DO SÃO PAULO, SEU TIME DO CORAÇÃO??? ENTÃO UMA CRIANÇA DE SEIS ANOS NÃO PODE ASSISTIR UMA PARTIDA DE FUTEBOL ??? SERÁ QUE NÃO ERA O CASO DE CONSCIENTIZAR “ALGUNS TORCEDORES” QUE ESTÁDIO NÃO É PRAÇA DE GUERRA E QUE NOSSAS MULHERES E FILHOS TAMBÉM TEM O DIREITO DE FREQUENTAR ESTÁDIOS DE FORMA DIGNA??? ACHO QUE PRECISAMOS MUDAR NOSSOS CONCEITOS…OU NÃO???

  23. Malokero

    Que me perdoe a sinceridade…

    Ir hoje em dia em um estádio levando a esposa, e pior uma criança de 06 anos, e pior dos piores ainda no Canidé, é de uma irresponsabilidade tamanha, sem preceitos.

  24. Vinicius Duarte

    Estive no Canindé sábado. O estádio é completamente sem condições de abrigar um espetáculo público, pelos motivos que o Jair expôs e muitos outros.

    Só idiotas como alguns “comentaristas” aqui poderiam falar tanta bobagem, do tipo “foi porque quis”… É a cara deles: estádio é lugar pra bandidos. Gente de bem tem de ficar em casa, vendo pela TV. E é por isso que os dirigentes os adoram (os bandidos): pra eles, não precisa de banheiro, lugar limpo, acesso decente. Qualquer chiqueiro serve. E ainda podem cobrar 30 paus num ingresso, que os trouxas pagam.

    Dentro de campo, outra mostra da incompetência: 5 min. antes do jogo, o bandeirinha estava TAPANDO UM FURO NA REDE (de um palmo, mais ou menos) COM FITA CREPE. Isso numa partida da SÉRIE A.

    E antes que venham os bandidinhos dizerem que eu fui trouxa de ir, realmente sou obrigado a concordar. Aquilo não valia nem 5 reais.

  25. juva

    fora cartolas de todos os clubes, caras que administram o futebol desrespeitando a cidadania, fora Ricardos Teixieiras da CBF, fora COB e comites organizadores que lesam a sociedade praticando crimes e pegando grana na cara dura, fora politicos mal intencionados, presidentes, ministros, e outros menores que usam o esporte como trampolim para se projetarem e se locupletarem, fora torcidas e bandidos que são manipuladas e cometem atrocidades em nome do fanatismo, fora empresas ligadas ao esporte e futebol que faturam em cima do povão e lavam grana, fora com tudo isso!

  26. Denis

    Zé, muitos sãopaulinos criticam o Morumbi. Aqui mesmo podemos ler vários comentários nesse sentido, veja por exemplo o do Amauri: “sou são paulino, não vou mais a estádios porque isso de falta de higiene, conforto e proteção acontece em todos os estádios, inclusive e, principalmente, no Morumbi”.

    Já fui em dezenas de estádios em SP, como torcida mandante e visitante, e nenhum oferece as condições citadas acima (higiene, conforto e proteção). Alguns tem lá algum conforto mas são inseguros, outros são relativamente seguros mas sem conforto, e higiene é inexistente. Todo estádio em SP tem problemas graves.

    E o Morumbi se encaixa sim nestas críticas. Já entrou num banheiro lá? E não existiu a confusão na última partida contra o Internacional (cacetetes em pais de família, pessoas com ingresso de um setor sendo deslocados para outro, lentidão inexplicável na entrada dos torcedores, etc), só para citar a mais recente?

  27. Paulo

    É de chorar, esse é nosso país.

    Entao quem está errado é o pai em querer levar sua familia para ver um jogo de futebol, ter um lazer diverente??

    Quem está errado é o pai em pagar para ver um jogo de futebol e reclamar que ali não tem condições minimas para sediar um evento?

    Então a federação que organiza, cobra, penaliza, multa e etc.. está completamente certa em NÃO disponibilizar um locar adequado para uma partida de futebol?

    Pera ai, é que eu não consigo assimilar algumas coisas, o que mais me assusta é que esses cometários contra o pai que levou sua familia para um lazer é de crianças, muleques, jovens que serão o futuro deste pais.

    Nós brasileiros pagamos fortunas de impostos e não podemos reclamar, não podemos levar nossa familia para ver futebol. Temos é que ficar em casa, trancados atras de portões enormes com cerca eletrica, cameras e vigias na porta enquanto bandidos, vagabundo, corruptos e simpatizantes com movimentos contrarios ao respeito do ser humano ficam a solta do lado de fora.

    O MUNDO ACABOU DE VEZ, OU O BRASIL ACABOU DE VEZ!!

    OS VALORES FORAM INVERTIDOS NESSE PAIS, DA ATÉ VERGONHA DE DIZER QUE TENHO FIXA LIMPA! QUE NUNCA ROUBEI, QUE SOU CORRETO!!

  28. Rafael Costa

    Carlos Renato,
    Fui um dos que criticou o torcedor por ter levado sua família a um estádio (você até copiou um pedaço do meu texto no teu comentário)
    Sei que criticar o torcedor é uma total inversão de valores, mas infelizmente no Brasil ESTÁDIO DE FUTEBOL NÃO É LUGAR DE FAMÍLIA é essa a realidade. É claro que ele tem o direito de reclamar por ter sido mal tratado, mas como sabemos que ir ao estádio é ter problemas o melhor é NÃO IR.
    Cara moro em São Paulo e gostaria muito de poder passear a pé pelo centro da cidade à noite, porém sei que isso seria extremamente perigoso e por isso não vou.

  29. Cassio

    Brasil sil sil sil , uma vergonha a situação que nosso amigo teve que enfrentar, quando a prefeitura veta o Canindé para grandes jogos , a mídia suja entra em cena alegando que a prefeitura está em defesa de interesses do estádio do Pacaembú e do Morumbi.

  30. sandro

    Paulinho, Li o comentário do João Pedro e não pude deixar de lembrar o que me ocorreu muito parecido. Sou Corinthiano e por cargas d’agua meu filho de 12 anos é Pontepretano (!).Somos de São Paulo e resolvi levar meu filho para conhecer o “seu” estádio Moisés Lucarelli em Campinas. Eu e minha esposa não contamos e ele onde estávamos indo pois seria uma grande surpresa apenas dissemos que iríamos viajar e pegamos a estrada. Antes de entrarmos percebi que seus olhos brilharam e nos agradeceu correndo para a bilheteria me pediu o dinheiro para que ele mesmo comprasse os ingrassos. Enquanto isso minha esposa se volta pra mim e diz “é feinho a frente do estádio, está tudo descascado”.Pra não dizer que todos os estádios do País são assim desconversei a levei pra comprar pipoca. Entrando tranquilamente e sentando no “chão” (pois aquilo não pode ser chamado de arquibancada) o jogo começou e o primeiro tempo terminou como se nem tivéssemos percebido, pois eu olhava pro meu filho olhando suas reações vendo seu time jogar.Me pediu pra levá-lo ao banheiro, eis que ao entrar no “local” paredes no tijolo aparente (não aquele bonitinho) os “mictórios” pretos (não pelas cores do clube), as torneiras (que torneiras?) só fiquei espiando o garoto fazer o que tinha ido fazer e saímos do banheiro, eu aguardando algum comentário que não veio.compramos água, sorvete e minha esposa já estava com minha camisa na cabeça se protejendo do sol escaudante, por que de um lado da linha de fundo começa os “pobres” e vai até a outra linha de fundo. Com o término do jogo aguardei mais comentários e o primeiro que veio foi: “Pai, porque a Ponte não arruma o banheiro? eu mais uma vez desconversei e disse que o banheiro estava em reforma para melhoria dos torcedores, não demorou muito minha esposa disse: Aquela estádio que passamos não era do Guarani? eu disse que sim, respondeu “também está bem descascado, hein!” Paulinho, o que podemos fazer? Não seria interessante uma frente contra esses cartolas e tentarmos colocar que: Cada estádio deverá ter pelo menos banheiros descentes? abraço.

  31. Marcos Rogério Cabral

    Não sei o pq do espanto de alguns participantes do blog. Vários comentaristas esportivos já disseram diversas vezes para que a população não vá aos estádios. Mas eles insistem….

  32. Junior

    LAMENTÁVEL.

    Lamentável também são os banheiros do maior estádio da cidade, o trambolho do Jardim Leonor.

    Lamentável também foi a declaração do arquiteto dos prédios em forma de fruta, de que, se o trambolho do Jardim Leonor for escolhido para a Copa do Mundo, os banheiros só serão inugurados na véspera, “senão os corinthianos estragam”.

    Lamentável é o governador gastar 300 milhões para construir um teatro de balé, enquanto o povo de São Paulo tem que se sujeitar a absurdos como os relatados pelo Jair Pedro.

  33. Divanio

    O que falta em nosso País, são homens sérios que administrem com o interesse voltado somente e somente voltado para atender as necessidades do Povo! Infelizmente, o Povo ainda não tem noção de sua força quando unido!Por isso, vive a mercê dos maus administradores, conformando-se com o que recebe: péssimas acomodações, transporte público horrível, sanitários em terríveis condições higiênicas, policiamento
    despreparado, venda de ingressos desorganizada, etc,etc,etc. Enquanto isso os gordos e felizes dirigentes do nosso desporto ,bebem o seu whisky e comem as suas lasanhas. E o pobre torcedor paga!

  34. Adilson

    “Marcos Capano Disse:
    Novembro 10, 2008 às 2:24 pm

    Desculpe-me o termo… Mas essa putaria não é apenas no Canindé não… O tão aclamado nosso Morumbi é um lixo quanto à organização ao redor…”

    Desculpe-me Marcos, mas o Morumbi além de ser um lixo ao redor como você é também um lixo no seu interior, com todas as mazelas e baixarias dos demais estádios de futebol.

  35. Adilson

    Corrigindo:

    Desculpe-me Marcos, mas o Morumbi além de ser um lixo ao redor como você disse é também um lixo no seu interior, com todas as mazelas e baixarias dos demais estádios de futebol.

  36. Rafael Mussi

    Nem li o post e vou relatar o que passei. Vou ler depois, mas desde já me solidarizo, pois estava lá e tava um inferno aquilo. Com toda certeza havia muito mais gente do que cabia.
    E olhem que não costumo reclamar de estádio lotado. Mas estava muito acima do tolerável. Adoro o estádio do Canindé, mas ali não tem condições de abrigar um jogo. Como quase nenhum estádio tem. Até mesmo o Morumbi, que é tido como um dos melhores, não tem condições de abrigar jogo de primeiro nível.

  37. Pablo

    Agora, cá entre nós: vc foi até lá com a família a tiracolo para ter o que escrever depois do jogo, não é verdade?

    Porque nenhum brasileiro em sã consciência leva a mulher a filha pequena para ver jogo em estádio lotado no Brasil. E menos se o jogo for no Canindé! Cara, na boa, ou vc é muito ingênuo, ou é uma anta ou muito ambicioso – a ponto de colocar a família em risco para ter um texto tragicômico para escrever no dia seguinte.

    Enfim, não me cabe na cabeça que alguém faça algo parecido. E depois chega à conclusão que o Brasil não está preparado para “organizar” (sic) uma Copa do Mundo! Que grande lição vc nos passou!!!

    Só falta vc escrever agora que acabou de descobriu a pólvora.

    Bom, resumo da ópera: parabéns pela sua coragem/estupidez. Seja lá o que foi que vc tentou (e não me venha com papinho que quis ver um jogo de futebol tranquilamente no sábado à tarde. É mentira), conseguiu pelo menos mobilizar um internauta desocupado para comentar a sua…. já nem sei como qualificar. Dá na mesma….

    Valeu.

    Pablo

  38. Luciana Moura Nunes

    Enquanto isso contam 13 resultados alterados para o SP

    Enquanto isso STJD suspende Diego Souza do classico contra o Gremio

    Enquanto isso STJD pune o Goias e privilegia o SP mais uma vez na reta final

    Enquanto isso tenho que ver a imprensa ignorando o roubo clamoroso

    Enquanto isso tenho que ver Murici e os patetas serem tidos como herois

    Enquanto isso ouco torcedores exaltando a canalhice e bandidagem

    Enquanto isso paro e penso, qual meu valor, qual minha inteligencia….

    Eu sou brasileira e realista, por isso ja desisti!!

  39. Luciana Moura Nunes

    Manual Tricolor de Procedimentos: Receita para eliminar um adversario;
    By: Juvenal e STDJ Ltda.

    Comece prejudicando a vida de seu rival exatamente no classico a 8 rodadas do fim, e dentro da sua propria casa. Mine a confianca deles.

    Depois adicione pitadas de roubos constantes para si proprio e misture com uma polemica armada pela imprensa tricolor entre o idolo e a estrela alviverdes.

    Como sobremesa, mire novamente a estrela alviverde e tire-a da decisao contra o Gremio, use junto com a punicao ao outro alviverde e jogue o jogo do titulo sem ser visitante.

    Se qualquer procedimento der errado, use o Caixa 2 para comprar quem for preciso e garantir que nada saia do processo.

    adendo1: Populacao brasileira de maioria ignorante e facil de ser enganada.

  40. rai_rei

    Luciana Moura Nunes Disse:

    Novembro 10, 2008 às 10:47 pm
    Enquanto isso contam 13 resultados alterados para o SP

    Enquanto isso STJD suspende Diego Souza do classico contra o Gremio

    Enquanto isso STJD pune o Goias e privilegia o SP mais uma vez na reta final

    Enquanto isso tenho que ver a imprensa ignorando o roubo clamoroso

    Enquanto isso tenho que ver Murici e os patetas serem tidos como herois

    Enquanto isso ouco torcedores exaltando a canalhice e bandidagem

    Enquanto isso paro e penso, qual meu valor, qual minha inteligencia….

    Eu sou brasileira e realista, por isso ja desisti!!

    vc bebeu irmão
    seu time é o mais ajudado do campeonato traffic conhece .
    20 penalty em um paulista 4 só contra o são paulo .
    vai chora na cama que é lugar quente

  41. Jair Pedro

    Aos que se solidarizaram, meus agradecimentos.
    Aos que não entenderam minha posição, cabe alguns esclarecimentos.
    Principalmente porque alguns parecem não entender nada de paixão por futebol.

    Eu e minha esposa levamos nossos dois 2 filhos a praticamente todos os jogos do São Paulo.
    A menina tem seis anos e o menino tem três anos. Ambos adoram ir ao estádio. Adoram colocar uma bandeira pra fora do carro( quando estão chegando nas imediações do estádio pois não da pra arriscar fazer isso em qualquer lugar ) e cantar as musicas que aprenderam nas arquibancadas. E o pirralho, que mal sabe falar, contando as aventuras pra professora no dia seguinte vale qualquer sacrifício.

    Esse ano fomos a uns 15 jogos, todos no Morumbi, exceto esse último de sábado.
    Gostaria de ir mais vezes, mas não dá, porque no Morumbi só é possível ir de carro próprio (não tem trem, nem metro e nenhuma linha de ônibus que passe minimamente perto de onde moro) e custo dessa brincadeira, considerando estacionamento, entradas e lanches para molecada se aproxima e as vezes passa de cem reais.
    Tristemente, a maior parte desse dinheiro costuma ser gasta com pessoas que nada têm haver com meu clube ou mesmo com o futebol (estacionamento, vendedores ambulantes, “tomadores de conta” …)

    No Morumbi nunca tive problemas mais graves.
    Esse ano, no jogo contra o Nacional pela libertadores, meu menino tomou um tombo enquanto corria pelos corredores, cortando o lábio e tendo muita hemorragia. Tivemos um bom atendimento na enfermaria e ele foi levado em companhia de minha mulher de ambulância à um pronto socorro para tomar pontos. A ambulância aguardou e os trouxe de volta. O tombo foi coisa de criança que quem é pai sabe que acontece. E com uma freqüência maior do que gostaríamos. Mas o atendimento, creio, só foi possível porque havia uma estrutura preparada. Espero nunca mais precisar.

    Quando eu era solteiro, só ia de arquibancada.
    Com a familia, mantinha a tradição de ir de arquibancada “pra sentir mais emoção”.
    O último degrau da arquibancada era meu lugar favorito, porque tinha um espaço maior pra molecada correr. Crianças não agüentam ser expectadores durante dois tempos de 45 minutos. Eles tem necessidade de pelo fazer um futebolzinho de bola de papel de vez em quando.

    Porém, o último degrau da arquibancada se transforma vergonhosamente num mictório à céu aberto porque muita gente sem educação tem preguiça de descer até o banheiro.
    Normalmente, nesse mesmo degrau aparecem muitos fumadores de maconha.
    Falta policiamento alí e seria muito simples deixar policiais à paisana para prender os contraventores. Por alguma razão isso não acontece.

    Por isso, há algum tempo passei a comprar ingresso da geral azul (antiga cadeira inferior), onde além de não ter os problemas acima, as crianças ficam mais protegidos das intempéries, principalmente naqueles jogos que começam no ridículo horário das 22:00H.

    Também tenho alguns critérios de segurança.
    Só vou em jogos de “uma única torcida”. Clássico nem pensar. No caso do jogo de sábado, foi a primeira vez que quebrei essa regra, embora eu o tenha feito porque sabia que haveria muito mais são paulinos e a torcida da Portuguesa não costuma ser encrequeira. Só não contava com a estupidez sem limite dos cartolas da FPF.
    Sempre compro meus ingressos com antecedência.
    Verifico na tabela os dias em que não existem jogos de adversários na capital ou em cidades próximas.
    Tento chegar cedo, evitando o trânsito caótico da ultima hora.
    Educo minha turminha desde já orientando a buscar ajuda com a policia e principalmente a terem uma conduta reta e de respeito aos adversários.

    Os problemas comuns a todos os estádios, que freqüento a mais de 20 anos são:
    – Demora na hora de comprar os ingressos – Tenho a impressão que a demora é proposital para forçar que tem pressa a comprar de cambistas, que sobram percorrendo as filas muitas vezes vendendo pelo mesmo preço da bilheteria.

    – Falta de orientação – Escolha um estádio ao acaso, faça de conta que você vai a um jogo nele e tente descobrir portões de acesso, faixa etária que paga ingresso, meios de transporte para acesso….

    – Falta de respeito por parte da tropa de choque – Os policiais costumam se exceder ou serem arrogantes. No Morumbi, por exemplo, do nada, a cavalaria resolve fazer cordões de isolamento na rua, obrigando a “manada” a dar voltas desnecessárias. Esses cordões costumam isolar o nada de coisa alguma e serve hipoteticamente para proteger a saída de alguma viatura de “autoridades”, que poderiam muito bem aguardar a multidão se dispersar. Creio ser motivada pela “veia boiadeira” dos policiais.

    Os problemas do Morumbi, são:

    – Demora para abrir portões que dão acesso a certos setores. Normalmente o setor só pode ser liberado depois de uma varredura da policia e por alguma razão isso demora a acontecer com uma freqüência indesejável.

    – Pouca quantidade de bilheterias na hora do jogo. Nem todo mundo tem como ir a ponto de venda antecipado. Na hora do jogo, por menor que seja o publico formam-se filas gigantescas

    – Falta de estacionamento. Quando conseguimos uma vaga, o carro fica “engavetado” e só podemos sair quando todos os carros à nossa frente saem.

    – Falta de policiamento nos arredores para coibir os flanelinhas.

    – Sujeira nos assentos. Sabemos que é impossível ter um higiene 100 por cento num lugar tão grande, mas é comum encontrar o assento totalmente tomado por titica de pombos. E pra piorar as pessoas pisam nos assentos como se eles fossem destinados a andar e não a sentar.

    – Falta de um ombudsman para atender torcedores. Não conseguimos criticar, sugerir ou elogiar. Esse pra mim é o principal problema, porque impede as melhorias.

    Fazendo contra ponto, eu estive no jogo São Paulo 3 x 2 Milan em 1992 no Japão. A organização era exemplar. As filas eram realmente filas e não uma massa disforme de gente. Os assentos eram limpos. Os banheiros permaneceram relativamente limpos mesmo depois do jogo. Os lugares eram numerados. E maioria dos lugares eram ocupados por famílias.
    Coisa de gente educada. Creio que nunca teremos algo assim no Brasil

  42. Pablo

    No fundo vc tem razão. No final das contas são aqueles que se indignam que conseguem mudar as coisas para melhor. Sem mobilização nunca chegaremos a lugar nenhum, seja no futebol ou na política.

    Se não reclamamos e cobramos das autoridades estaremos condenados a ser esse povo bovino que anda de cabeça baixa, aceitando estádios lixo, pessoas furando fila e políticos roubando. Enfim, o típico colonizado passivo.

    Retifico meu comentário anterior.

    saudações tricolores,
    Pablo

  43. Luciano

    Pobre 3º mundo. Vamos ser sinceros, no Brasil nao existe condiçoes de ver uma partida de Futebol faz uns 10 anos. Moro em Barcelona e vou algumas vezes em partidas do Barça no Camp Nou, nao tem nem comparaçao nada. É só analizar quem frequenta os estadios, como minimooooo 20% dos que estao ali já dormiram algumas noites na prisao, ou seja que para eles, cheiro de merda e mijo é perfume, brigar é passatempo, xingar o abecedario, quebrar coisas diversao. O que mais vcs querem? A policia, bem a policia, é truculenta, sem educaçao, mas também como pode melhorar, pedindo por favor a bandidos (se vc vai a estadio e nao é bandido, está entre eles e é dificil saber quem é e quem nao é). Agora com perdao das palavras, Jair, vc é un acefalo.

  44. Andre-ZL

    Amigo..ta com Familia..então vai pra numerada..e se vc for cabaço de estadio jamais leve sua familia…arquibancada é lugar pra torcedor e não familia

  45. Vinicius Duarte

    “Amigo..ta com Familia..então vai pra numerada..e se vc for cabaço de estadio jamais leve sua familia…arquibancada é lugar pra torcedor e não familia”

    “Torcedor”, no dicionário do Andre-ZL:

    s.m. Indivíduo desqualificado, criminoso e covarde, que se junta a bandos para agredir transeuntes, depredar estações de metrô e estádios; que passa o jogo inteiro xingando os adversários, fumando maconha e cheirando cocaína; arma tocaias contra “torcedores” de times adversários, armados com paus, pedras e barras de ferro. Ao término do jogo, sempre em bandos, promovem arrastões (roubos) contra pessoas na rua, e vão para as “sedes de torcida” planejar a estratégia do próximo ataque (jogo).

    “Cabaço de estádio”, no mesmo dicionário:

    Cidadão comum, amante do futebol e de seu clube. Vai ao estádio por diversão, costuma levar amigos e família. Quando termina o jogo, vai calmamente para sua casa, sem armar confusão. Sabe que aquilo é somente um jogo, e que tem mais o que fazer no dia seguinte (TRABALHAR).

    Você é TORCEDOR, André-ZL? Então teu lugar não é em estádio, É NA CADEIA.

  46. SERGIO LUIZ

    Resposta ao Jair Pedro, então quer dizer que o Morumbi não têm problemas no banheiro??? Tá bom!!!

  47. Thiago

    Não só menininha de 6 anos… Acho até mais constrangedor para uma moça mais velha ser obrigada a fazer xixi em local público e exposto, mas isso não vem ao caso.
    O banheiro feminino deveria existir na área para visitantes também…

    O estádio da Portuguesa é um lixo. A torcida do São Paulo estava com a capacidade superlotada enquanto a torcida lusa tinha espaço de sobra. A laje atrás dos gols parecia que ia ceder a qualquer momento.
    Não conheço a Fonte Nova, mas duvido que sua condição seja pior ou muito pior que a do Canindé…

  48. Vinicius Duarte

    gente como você, Andre-ZL, só é “corajosa” em duas ocasiões: quando em bando ou aqui na internet. Essas suas “bravatinhas de escola”, do tipo “você não me pega, lalalalalala”, são tão ridículas quanto suas opiniões.

    Não vou te prender, não, moleque… Fica sossegadinho, e continue fazendo tudo que o mestre da sua torcida organizada mandar, tá?

  49. Bruno

    Jair, as coisas são assim…

    Pessoas medíocres gostam de mediocridades! Por isso não entendem como alguém pode se indignar com a situação dos estádios no Brasil!

    Os marginais tomaram conta dos estádios, essa é a realidade!

    Esse André, como ja podemos perceber é uma mula. Tem até uma expressão cunhada para demonstrar toda sua experiencia em ser tratado como BOI e achar normal – Cabaço de Estádio.

    Isso é ridiculo, mas no Brasil é assim. Você paga pra assistir a um evento, é tratado como lixo e no final das contas ainda tem que ouvir que é cabaço de estádio.

    Um cara que defende uma situação dessas, achando que o Jair Pedro está errado, é no mínimo burro ou ignorante. As pessoas que nunca foram em um evento bem organizado se enquadram na categoria IGNORANTE.
    Pode até ser por falta de oportunidade, mas quem acredita que ser espancado por policial ou nao ter lugar para mijar é normal nem devia estar dando palpite aqui!

    Se as pessoas continuarem achando comum ter que ser tratado dessa forma toda vez que for no estádio, isso não vai mudar nunca.

  50. Bruno

    Quem não é cabaço de estádio, o torcedor malandro, o fodão, esse aí sabe de tudo…
    Sabe que não vai ter lugar pra mijar no estádio…
    Sabe que vai apanhar da policia na entrada, na saida e durante o jogo…
    Sabe que vai ter que se incomodar com um monte de bebado enchendo o saco dele…
    Sabe que vai ser desrespeitado e ameaçado em algum momento do jogo ou do trajeto de ida e volta do estádio…
    Sabe que vai ter um monte de outros malandroes de estadio fumando maconha ou cheirando cocaina do lado dele durante o jogo…
    Sabe que não dá pra levar a namorada, esposa, amiga, filhos, parentes, pais ou mães no estádio…
    Enfim… ele sabe tudo…

    Só não sabe ainda que ele ta pagando por um serviço de merda… Prestado por um bando de gente que quer mais que ele se foda e não reclame nunca mesmo…
    Quanto mais malandros de estádio melhor!!! Menos investimentos no estádio e mais dinheiro no bolso!
    O Malandrão aí não sabe pra onde vai o dinheiro que ele paga pra assistir o jogo…
    O malandro não sabe que ele tem direito de exigir um serviço melhor, limpeza, organização…

    Peraí, o malandro é o cara que paga pra se foder e não reclama?
    Então tá!

  51. Andre-ZL

    primeiro lugar vc esta colocando palavras na minha boca..isso tudo quem falou foi vc,,quem falou que eu ando em bando foi vc..vc não sabe quem eu sou, o que eu faço..mas pode ter certesa..aqui é gato escaldado e não dou sopa pro azar..TODAS AS BABOZEIRAS QUE VC ESCREVEU NÃO SERVE PRA MIM, PQ. NÃO FAÇO NADA DO QUE VC DISSE QUE EU FAÇO SEM ME CONHECER…VC CAIU DE PARAQUEDAS NO ASSUNTO ALHEIO E ATRAVESSOU NA IDEIA..ME CHAMAR DE MACONHEIRO E OUTRAS COISAS MAIS SEM SABER COM QUEM VC TA FALANDO, VC É UM BABACA MESMO…QUANDO DIGO CABAÇO, DIGO não fico dando bobeira na cidade, não chego perto dos tumultos, não fico onde tera confusão, não vacilo perto da PM, faço minha logistica para o estadio com planejamento, VERIFICO QUE JOGOS TERÃO ALEM DO MEU TIME, vejo que caminho outras torcidas fazem, não levo crianças em jogos de tumulto, e se levar fico na numerada..MAS SE VC ESATA ME CHAMANDO DE COVARDE É FACINHO VC FALAR TUDO ISSO NA MINHA CARA…É SÓ VC QUERER..E MULEQUE É PQP…TO ESPERANDO VC ME PRENDER..E QUE ESTA SE ESCONDENDO ATRAS DE COMPUTADOR É VC.

    Bruno..sei que não devo levar criança num espaço que cabe 8 mil pessoas e foram vendios 10 mil ingressos..sei QUE CRIANÇAS DEVEM FICAR LONGE DO TUMULTO..EXISTE NUMERADAS PARA ELAS..E ESSE MONTE DE PAPO FURADO É VC QUEM ESTA DIZENDO…SEI DE UMA COISA..VC É UM BABACA TURMA DO AMENDOIM, O TIPICO ZICA, PÉ FRIO..FICA COM SUA UTOPIA E VAI SE QUEIXAR PARA O PAPA

  52. Marcelo Abdul

    Os dirigentes do futebol brasileiro tratam o torcedor como meros bovinos. Nem a criação do estatuto do torcedor foi suficiente para acabar com a inércia e a canalhice dos cartolas brasucas. A Portuguesa tem um estádio de médio porte mas sem a menor condição de abrigar jogos importantes. O Canindé apresenta infiltração em vários setores e a manutenção não existe. O sistema de som é pífio e nem é melhor falar dos banheiros. Só lembrando que as duas últimas partidas do campeonato paulista a Lusa jogou com o São Paulo no Pacembu e em Ribeirão Preto.

    Os cartolas deveriam se preocupar mais com o bem estar do torcedor e não com teorias da conspiração estapafúrdias. Ou a Portuguesa melhora seu estádio alguma tragédia pode acontecer num futuro próximo.

  53. Marcelo Abdul

    E o André está errado. Você tem que lutar pelo bem estar do torcedor. De TODO o torcedor independente do setor e não compactuar com o descaso e o abuso dos dirigentes que nunca pegaram um ônibus e nunca assistiram um jogo do seu time na arquibancada.

    Essa mentalidade é conformista e cheira a vinho barato.

  54. Bruno

    Você que é inteligente, não sabendo nem dos seus direitos!

    Não vou me queixar pro Papa, vo reclama pra diretoria do SPFC.

    Você é tão malandro que não sabe nem pra quem reclamar… Por isso que acha que pode resolve alguma coisa reclamando pro Papa…
    Mesmo se você for conversar com a pessoa certa, não vai conseguir nada mesmo, pq teu nível de argumentação é mais baixo do que o de uma criança… Gastou 3 linhas do paragrafo pra argumentar e 4 pra tentar ofender alguem que você nunca viu na vida!

    Vai la apanha da polícia achando que é malandro!

  55. Andre-ZL

    Malandro é a PQP, (quem falou que eu quero reclamar alguma coisa?????????) quem ofendeu quem não conhece foi vc e tentou rotular a pessoa errada.
    VAI DESCARREGAR SUAS FRUSTRAÇÕES COM OUTRA PESSOA.
    Pelo que li quem costuma apanhar da PM é vc. E PODE TER CERTESA… SE EU QUISER REIVINDICAR ALGUMA COISA EU CONSIGO COMO SEMPRE CONSEGUI E NÃO FICO CHORAMINGANDO NA INTERNET. SEU NIVEL DE ARGUMAMENTAÇÃO É UTÓPICO, VÁ SE QUEIXAR AO PAPA…
    E antes que eu me esqueça “SEU CABAÇÃO”

  56. Alviverde/SP

    Uma boa idéia(se bem que os clubes não costumam adotar boas idéias)seria seguir o exemplo da Cia.Metropolitana que cuida bem do metrô de Sâo Paulo, mantendo sempre limpo os trens, as estações, cuidando da segurança(na medida do possível), fazendo com que a própria população colabore para a boa manutenção da estrutura, não quebrando, não pichando, ou seja, não praticando atos de VANDALISMO…Pois então os clubes teriam de manter os banheiros IMPECÁVEIS, SINALIZAR bem as entradas e saídas dos torcedores, seja do anfitrião ou dos visitantes, lanchonetes LIMPAS, vendor-machines que FUNCIONEM, CÂMERAS com central de monitoramento, etc. etc… O povo tende a se INIBIR a praticar VANDALISMOS em um local bem cuidado e estruturado…mas fica a pergunta: SERÁ que isso funcionaria em nosso futebol????

  57. Alviverde/SP

    Reformulando a pergunta: será que isso funcionaria com os FREQUENTADORES dos nossos estádios de futebol???

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: