Advertisements

Cabo eleitoral

Mano Menezes resolveu virar cabo eleitoral.

Começou, dias atrás, a fazer campanha para Andres Sanches.

De maneira velada.

Mas agora, na reta final, escancarou de vez.

Declarou para a FOLHA que ele é seu candidato.

Não poderia ser diferente.

Seu empresário, Carlos Leite, tem vida fácil com essa gente.

O treinador, é claro, se isenta de tudo.

Mas aceita que os atletas do amigo cheguem ao clube, mesmo sabendo que muitos têm limitadíssimas condições de atuar.

A imprensa o adora.

Faz o tipo “Felipão”.

Tenho opinião diferente com relação a sua atuação e clara omissão nessas negociatas.

Mano Menezes é uma espécie de V(W)anderlei(y) Luxemburgo mais discreto.

Bom de entrevista e carismático.

Por isso que seu ato de realizar campanha eleitoral dentro do seu local de trabalho é pouco comentado na mídia.

Ah ! Se fosse o Luxa…

Facebook Comments
Advertisements

74 comentários sobre “Cabo eleitoral

  1. larissabeppler

    Dizem os estudiosos do assunto que todo mundo tem algum tipo de inteligência, portanto, a burrice que eu vejo no Mano em campo, como treinador, é compensada na inteligência para os negócios. Se espelhou nos chamados técnicos de ponta brasileiros (Luxemburgo) e já em início de carreira partiu para o business.

    Só assim para um treinadorzinho meia-sola, sem visão de jogo que não sabe nem quem é volante, quem é meia, se dar bem na profissão. Quando é que um técnico desses iria receber o status de super-treinador não fosse pelas negociatas com agentes e cartolas?

    Ah… Nem perco mais tempo comentando.

    A realidade está aí na cara de todos, não vê quem não quer… Ah! E tem também os PAGOS para falar que não veem.

  2. cris gardner

    Caraca mas ele nem vota rsrsrsrrs
    Ta querendo garantir o seu
    Se sabe que apesar de arrogante eu acho ele bom técnico apesar que este ano que ele tem que provar algo com certeza

  3. Paulo Sardinha

    Pelo que tenho visto e lido, a atual diretoria do Corinthians deve estar desesperada com tanto lixo sendo descoberto debaixo do tapete.

    Acho que não esperavam que tanta podridão viesse à tona tão cedo. E olha que é gente que se diz corintiano de verdade. Caras que fizeram das tripas coração para tirar o Dualib da presidência.

    Conseguiram.

    Com o enojado apoio de Nesi Curi, é verdade. O mesmo Nesi Curi que depois foi traído pelos comparsas que fizeram de tudo para sua expulsão do quadro associativo do clube, juntamente com o ex-presidente. Azar dele, que era a mão-de-ferro no clube, mandava em tudo (até no presidente), negociava jogadores por fora e maltratava a todos, inclusive os associados. Dar asas a cobras dá nisso. Agora, seus mais fiéis discípulos estão provando que aprenderam tudo e algo mais…

    Só um detalhe, os dois velhos eram sócios antigos, há mais de cinquenta anos (não que isso os isente do que fizeram), e não gente que se associou no final da década de 90, como é o caso do atual presidente e de outros membros da diretoria, que são verdadeiros desconhecidos da maioria dos associados.

    Mas eles se dizem corintianos de coração. Alguns acreditam. Outros acreditavam, mas descobriram antes e pularam fora antes que o barco afundasse. Hoje são perseguidos. Outros ainda foram traídos pelas costas e também saíram (Leia-se Marlene Matheus).

    Cidadãos envolvidos com contravenção penal, roubo de carga e outros crimes não podem estar à frente do nosso glorioso Timão mas atrás das grades!

    O atual Estatuto diz que nenhum membro da diretoria ou do conselho pode trabalhar ou fornecer material para o clube, mas não é o que acontece. Tem muita gente mamando nas tetas corintianas e chegado aos extremos para não perder a moleza, como é o caso da Poa Têxtil.

    Agora até o técnico se metendo na política? Isso é inadmissível.

    Imagine se outro funcionário se declarasse favorável à candidatura de um dos opositores Paulo Garcia ou Osmar Stábili, o que aconteceria? Eu sei, seria demitido ou afastado, como o que aconteceu com o funcionário do departamento de futebol profissional que estava tomando conta do portão que dava acesso ao campo onde o Fenômeno se apresentaria no dia de sua chegada. Só por deixar um dos dois candidatos citados adentrar no campo foi afastado de suas funções e hoje fica na entrada do estacionamento do clube. Tem um cargo novo: “assessor de cancela de estacionamento”.

    O grande problema é que essa gente não tem limite e nem escrúpulos e vai fazer de tudo para ganhar as eleições. Não vai entregar de graça. Vai ter muita falcatrua, pode escrever! Se a oposição não prestar muita atenção em tudo, vai dançar.

    E você, Paulinho, admiro a sua coragem de denunciar tudo o que tem colocado neste espaço, já que a maioria desses jornalistas também devem ser farinha do mesmo saco ou devem ter muito medo de sofrerem consequências desses bandidos, por que não denunciam nada do que vêem. Tenho acompanhado todos os seus textos, só não tenho tido tempo de comentar, como hoje e acho que você deve estar recebendo muita ameaça, mas não desista.

    Um abraço!

  4. fernando

    mano menezes tem que ficar preocupado com o seu time e não com as eleições, mesmo porque se a oposição ganhar como ele vai ficar, vamos ver como vai acabar esta estória

  5. sergio murilo

    Como é seu conceito de Dempcrácia?vc é daqueles que acham q as pessoas não podem ter posições?pq o mano não pode declarar seu voto no Andres e vc pode aqui em baixo declarar no Beluzzo?vc acha q jogador e tecnico não podem se meter em politica e sempre tem q falar aquelas obviedades chataas?bom e correto é o Felipão,que qd aqui chegou deu porrada em Jornalista,elogiou o regime de Pinochet (um governate que dizimou vidas e levou o Chile ao seu período mais negro)e q hj recebe uma fortuna esse sim da turma do Kia , ou ainda que mandava quebrar adversários….mas como o JK gosta dele vc rb gosta por gravidade.Rapaz deixem as pessoas terem livre arbitrío,colocarem o que acham e pensam…estou começado a acharq só vale suas verdades esse é um primeiro passo para um regime totalitárioi .E por favor publique,pq ando te criticando e não sai nada.

  6. guilherme

    Apesar de não ser 3 feira tente me responder: A oposição no corinthians, esta calada por estrategia ou por incompetencia?

  7. Marcos R. Cabral

    Já estou vendo a provável causa de um ano perdido no Pq. São Jorge. E tem gente endeusando tanto Mano Menezes quanto o Pinókio. Parece que só temos a comemorar a volta para a série A. Lamentável….

  8. Fernando

    Paulinho,
    Pq a palavra ‘franga’ esta sendo censurada aqui no blog?
    Não vejo isso como ofensa, pois os proprios jogadores da marginal, alegaram que se chamam de frangas..tem a bicuda..tem a índia..a baixa..e até a fenomena…
    Se eles mesmo se denominam, bando de loucos, frangas, etc, o torcedor tbm tem o direito de chama-los assim, concorda?
    Diferentemente se fosse algo criado por torcidas adversarias..como travecos,,galinhas..etc..ae sim faria sentido.
    Abraço, e parabéns pelo seu blog!

  9. Alberto

    Pô, mas vcs querem o quê? Que o Mano entre no blog do Paulinho e comece a meter o pau da diretoria? ai já demais. Claro, que ele quer defender o dele.. Paulinho tem hora que vc me lembra a querida HELOISA HELENA do Psol.. Fala de tudo, e com razão, mas acaba pregando no deserto… é muito dificil mudar a estrutura podre não só do timão mas como de todo o futebol brasileiro.. é melhor pedir na próxima encarnaçao pra nascer na Finlândia ou na Dinamarca onde as coisas realmente funcionam como deveria.. mas…….
    abç

  10. Flávio Portuga

    è só seus coleguinhas de imprensa não perguntarem sobre eleição no seu local de trabalho, afinal quem é politiozado não foge de questões politicas……

  11. Marco

    Paulinho, o dia que acabar a roubalheira no Corinthians o time vai acabar. Se forem depender só do futebol vão todos morrer de fome, uma vez que futebol não é a especialidade desse time. Sorry.

  12. Jurandir

    Mano “trambique” Menezes….eu tinha outra idéia dele quando no Grêmio, mas pelo visto ele faz o tipo charlatão de luxo…combina perfeitamente com o time do SP…enquanto o Murici com seu estilinho burro-chucro cabe direitinho no perfil Corinthians.

  13. Gustavo Negoo Roots

    O mano tem mesmo é que se preocupar com o time pq ontem, contra o Barueri, ele já começou errado ao escalar 3 volantes.

    Paulinho, do time que iniciou o jogo ontem, quais jogadores são do Carlos Leite?

    Grande Abraço

    Gustavo Negoo Roots – Por um Corinthians Livre

  14. Yule

    O Mano disse, na entrevista, que o Andres vai ganhar, porque a reestruturação no Corinthians está sendo boa para o clube. Ele não disse que o Andres é o seu candidato.

    De qualquer forma, acredito mesmo que ele seja a favor do Andres. Acho que gostaria de garantir o seu simples empreguinho de 300 mil reais por mês.

    Acho que vou ser técnica de futebol!

    Beijos

  15. Eduardo

    Paulinho, também acho muito estranhas essas negociações com o Carlos Leite, mas Wellington Saci tem entrado bem nos jogos. O Cristian também conquistou a posição de titular por méritos próprios.
    Denis acaba de ser emprestado e Souza após boa partida contra o Estudiantes foi lamentável ontem.
    Não consigo acreditar em um esquema que seja apenas prejudicial ao clube, acredito que sejam jogadores que vem por sua qualidade além do bom relacionamento de Carlos Leite com a diretoria.

  16. Nestor Oliveira

    Impressionante a falta de capacidade de nossa imprensa em analisar e investigar os fatos. Ontem voltando do Pacaembu ouvi um repórter de rádio comentar que apesar dos preços dos ingressos terem sido majorados , a numerada tinha recebido um grande número de torcedores.
    Ora.. Realmente estava.. Mas estes torcedores eram os que entraram mostrando apenas a carteirinha para entrarem (algumas vencidas há anos) ou os que foram agraciados com ingressos distribuidos gratuitamente pelo clube ( amigos logicamente).
    Tenho muita curiosidade em saber quantos ingressos efetivamente foram vendidos para estes setores. Pelo que vi a maioria presente eram conselheiros, amigos de conselheiros e diretores, familiares destes, etc…

  17. Bruno

    Paulinho, leio o seu blog todos os dias, acho legal quando desmascara alguém com documentos e provas. Porém, acho que as vezes vc acaba exagerando nas acusações, sinto que age com raiva e mágoa. Não quero fazer papel de advogado do diabo, mas acho que o Mano Menezes tem todo o direito de apoiar quem ele quiser para presidente do Corinthians, deixa o cara trabalhar!!!

  18. Maca

    Paulinho – Leio quase que diariamente seu blog e concordo com 99% dos seus artigos, mas veja certa incoerência…Vamos ao caso: existe um funcionário que é colocado por um chefe que tem o cargo ameaçado (por eleição ou qq outra coisa). O Empregado faz o quê ? Torce para a oposição para que seu emprego seja colocado em questão ?
    Outro paralelo: Quando muda-se o governo de uma cidade ou estado, uma leva de funcionários vão embora junto…por quê ? Porque sim…é cargo de confiança e indicação…A vida é assim…desculpe, mas não concordo com seu ponto de vista.

    Grande abraço

    Maca

  19. Itamar Morais

    E ele seria burro de falar que é contra o Andres, se ele trabalha para o Andres… Ninguém em sã consciencia faria isso.

    Ah, ia me esquecendo… Coloca o Wagner Mancini lá e vê o que acontece…

  20. pro-Corinthians/2009

    Paulinho que pena com tanta denucias, e eles estão perto de ganhar as eleiçoes, pergunto novamente, cade o SR> ROQue citadini< sr. RUBENS APROBATO< DR. CARLOS SENGER< SR. PAULO GARCIA< enfim cade a VERDADEIRA OPOSIÇÃO DO CORINTHIANS com tanta denucias de sua parte eles não aproveitão não fazem nada a respeito, vão deixar eles levarem no mole esta eleição, que vergonha ninguem fazer nada, como eu disse anterior eu já joguei a toalha bua bua bua,,,,,,,,,,,,,

  21. denilson

    paulinho…aki descordo de alguns comentários…clarom eu entendo sua preocupação com a atitude “eleitoreira” do Mano, mas não vejo problemas do tecnico, jogador, ou qualquer outro participante da cimssão tecnica apoiar um candidato na eleição…desde de que por convicção ou mesmo amizade pelo candidato, só teria sérios problemas se envolvesse interesse financeiros e vantagens profissionais…

    por exemplo, não achei errado o Rogério Ceni apoiar a reeleição do Marcelo Portugal Gouveia, caso que foi muito criticado na impresa pois ele entrou em campo com a camisa que tinha a cor que indentificava a chapa de situação no caso,(e depois da história que o Birner postou no blog dele, eu entraria com a foto dele estampado no peito e olha lá se não carregando o proprio no colo) como também não acharia estranho que o muricy apoiasse o candidato do JJ a sucessão, afinal, o presidente (acertadamente) sempre ficou firme ao lado do tecnico, muitas vezes batendo de frente com os cardeias tricolores que queriam sua cabeça…

    ps:só discordo das pessoas que estão criticando o trabalho no mano, ele foi muito bem no gremio e parece (agora que parou de trazer jogador pra fazer afago ao amigo/empresário) montou um equipe competitiva. vamos ver se a diretoria não bota tudo a perder, sacrificando a equipe em nome da reeleição ou mesmo do fenomeno de marketing.

    ps2..no blog do birner tem a informação que o corinthias vendeu ano passado pouco menos de 500 mil camisetas, esses numeros se referem a camisetas oficiais, ou contam com todas as ações de marketing “made in poa textil”?

  22. Clauro

    Olá, Paulinho!!!

    “São Paulo, CAIU MESMO pra segunda divisão em 1990”

    LEIA O TEXTO, ABAIXO:

    http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI24813-15260,00-O+DIA+EM+QUE+O+SAO+PAULO+FOI+REBAIXADO.html

    O problema, não é a queda. Isto é normal, e várias equipes grandes
    de muitos países já passaram por isso um dia.

    O Problema é não aceitar. Não admitir.

    Mas, contra fatos não há argumentos.

    grande abraço.

  23. Vinicius

    Gosto do trabalho do Mano dentro de campo. É um treinador inteligente, jovem e que entende de futebol. Assim como era o Luxa, em seus dias de glória. Mas os assuntos extra-campo minaram a carreira do Luxa, e podem prejudicar bastante o Mano. Quando o Corinthians demitiu o Luxa e trouxe o Parreira, no final de 2001, o Citadini justificou dizendo que, não obstante o Luxa fosse um bom técnico, com ele, era “uma crise por dia”. Tomara que o Mano não cometa os mesmos erros do Luxa. Pelo menos, ele tem uma vantagem sobre o Madureira: não é tão prepotente.

  24. Paulo

    To achando que o amistoso contra o Estudiantes tava tudo combinado, estreia, jogo, globo, estudiantes e resultado.

    Pelo que vi na estreia no Pacaembu diante do Barueri, só posso pensar assim!!

  25. sócio votante

    Sr. Paulo Sardinha,
    Este é um dos comentários mais sóbrios e equilibrados que li nos últimos tempos.
    Participo diretamente da política do clube, inclusive dos bastidores, e posso afirmar, que suas colocações correspondem exatamente aos fatos.
    Certamente, seu texto poderia ser usado, daqui a 20 anos, como um documento, que resume a atual situação política, que vive o Corinthians.
    Parabéns.

  26. óliver

    ATÉ O FIM DO ANO ERA OTIMO TECNICO , AGORA QUE DECLAROU APOIO PARA QUEM O CONTRATOU NAO PRESTA MAIS ? ANDRÉ SANCHES PARA MIM NAO VALE NADA ( PIOR Q O DUALIB ) , MAS AGORA FICAR JULGANDO O CARATER DO MANO , QUE ELE É IGUAL AO LUXEMBURGO ETC NAO TEM NADA A VER , NAO É SERVIÇO DA IMPRENSA …. TEM É QUE JULGAR AS CAGADAS Q ELE FAZ …COMO NA FINAL DA COPA DO BRASIL ENTRAR COM UM TIME RETRANCADO , MEDROSO …. OU ONTEM SACI CANHOTO NA DIREITA , EDUARDO RAMOS DESTRO NA ESQUERDA … MAS ELE TEM SEUS MERITOS , FOI VICE DA LIBERTADORES COM O GREMIO , VAMOS VER ELE E ANALISAR NA PRIMEIRA DIVISÃO , TIMÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO …….

  27. Claudio

    A democracia não permite que a, b ou c emita sua opinião e seu apoio a qualquer candidato? Você, por exemplo, defende o Kassab.

    Ah… democracia e liberdade de expressão aqui não existe, não é mesmo censor?

  28. Velho Casca

    Se fosse o Luxa , seu amigo J Kfouri já tinha postado algum texto indignado com a atitude …

  29. Wilson

    Paulo Sardinha CONCORDO COM TUDO QUE VC DISSE SÓ NÃO COM ESTA PARTE…

    “glorioso Timão” ONDE???

  30. Miltinho

    Nada mais é do que a retribuição da homenagem que o Andres fez prá ele com a camisa dos Manos do Mano…
    É a velha história, do uma mão lava a outra, e as duas lavam os euros…

  31. marcelo

    Finalmente, alguém diz umas verdades sobre este técnico meia-boca queridinho dos jornalistas

    Para mim ele não passa de Luxemburgo com um pouco mais de educação

  32. roque

    isso.. vc trabalha para uma empresa, tem um chefe que te contratou e te proporcionou o climax da sua carreira.. ai vem um ze mané e te pergunta em qm vc votaria, no seu chefe ou em um outro candidato que ja disse ter duvidas se te manteria no cargo.. claro, vc fala que votaria no outro candidato! nada mais justo!
    pelo amor de Deus paulinho, qnta bobagem!

  33. Danilo

    Paulinho lembra da campanha SOU MANO DO MANO LEITE !!!
    Essa é a hora de pagar os emprestimos.

  34. silvio

    Paulinho

    acho que vc cometeu uma injustiça. Vc pode não concordar com o Mano no que diz respeito ao seu apoio nas aleições, mas dai a compará-lo com o Luxembrugo que foi condenado pela justiça , e um grande equivoco…pois o Mano ainda n teve nenhuma condenação…e todo mundo e inocente ate que se prove o contrario….
    não seja injusto…de a ele o direito de ter opiniao , mesmo que ela seja diferente da sua….afinal vc n e o o dono da verdade nem o bastião da moralidade ( veja bem n estou te chamando de imoral, so estou dizendo que assim como n posso te acusar de nada, vc n pode acusá-lo sem provas )

  35. Fábio Queiroz

    Eu acho errado o Mano Meneses se posicionar diretamente a Andres.
    Não tem que levantar bandeira nem pra oposição e nem situação, porque o trabalho de Mano não é para isso!

  36. Carlos Almeida

    É gratidão meu caro, gratidão. Segundo o blog do Marcelo Damato, na hora de conversar sobre a renovação do contrato o Mano Menezes apresentou ao Andrés Sanches uma proposta, que havia recebido do Inter de Porto Alegre, que segundo o blogueiro é o time do coração do técnico e com isso conseguiu, que o Andrés aumentasse seu salário de R$ 210.000,00 para R$ 320.000,00 (52.3% de aumento). Depois dessa ele tem mais que trabalhar para o chefe (nas eleições).

  37. Tiago

    Não sou a favor da administração do Andrés, mas convenhamos, se existe um ponto de lucidez no clube, esse ponto é o Mano. Acho que como jornalista você tem sido muito tendencioso nas opiniões, igual faz a turma do Andrés, elevando tudo que eles fazem de bom como a última maravilha do mundo e vc do outro lado falando que tudo no clube é ruim. Acho que falta equilíbrio, afinal isso é ponto primordial para um jornalista ser imparcial e passar credibilidade. Fora isso, acho que o seu trabalho importante para o clube e para o futebol brasileiro.

  38. Calendário

    Paulo,

    A data das postagens de hoje estão incorretas. Aparecem como sendo do dia 22/01/09, pode conferir. As respostas publicadas estão com data certa, mas na “home” do blog você ira perceber o equivoco. Quase fiquei doido aqui achando que tinha assinado uma série de documentos com data errada quando vi a data deste post, mas depois vi o “bug”.
    Um abraço.

  39. Cássio Parra

    Por que há pouco tempo atrás, Juca Kfouri publicou um post de título ” Mano é Mano, Luxa é Luxa ” ?

  40. Deivison (GRESC Valença de Perus)

    Paulinho, se vc está apoiando o Beluzzo… porque ele não pode apoiar o Andres Sanches?

    O Rogério Ceni sempre apoiou a turma do JJ… eu acho isso normal, ele realmente pode confiar no JJ. Eu confio.

    O Mano pode confiar no Andres… não quer dizer que ele seja safado!

  41. JORGE

    POIS É PAULINHO…
    O OSMAR STABILE LANÇOU HOJE A SUA CANDIDATURA OFICIALMENTE.
    QTO AO PAULO GARCIA PARECE QUE VAI SE COMPOR COM O SANCHEZ…
    VC PODE EXPLICAR O QUE ROLA LÁ NO TIMÃO ?
    TUDO TÃO NEBULOSO COMO SEMPRE…

  42. Leao

    Estranho seria se ele não apoiasse a atual diretoria. Aí já é querer achar chifre em cabeça de cavalo.

  43. Leao

    E essa onda toda de ficar vigiando jogador é coisa de quem não tem o que fazer. Jogador é padre? Se o jogador vai à missa ou a um puteiro, pouco me interessa. A vida privada pertence ao jogador. Se ele corresponder em campo tudo bem. Prefiro um boêmio, tipo Romário, do que um jogador que não fuma, não bebe e não joga. Alguém reclamava quando o Sócrates bebia? Dá um tempo.

  44. Dênis Silva

    Paulinho, olha só o tipo de respostas que o blogueiro dos infernos dá a quem o questiona sobre as reais provas de que a diretoria do timão age de má fé:

    # Renato Vital Disse:
    Janeiro 22, 2009 às 2:39 pm

    Silvinho,
    o curioso é que se entrarmos no site do TRT, confirma-se o que foi dito pelo bogueiro motoboy. Será que o tribunal está mancomunado com esse pessoal tbém?
    Abraço

    Comentário: Renato, a questão não é dar crédito ou descrédito a este ou aquele, ainda mais quando se trata de justiça. Houve atraso no pagamento desta parcela assim como outros pagamentos no clube vem sendo postergados, exceto pelos salários de jogadores e funcionários. Hoje foi publicado que o São Paulo, com um déficit de 30 milhoes do ano passado,atrasou pagamento de salários – logicamente negado por eles. É a conjuntura economica que atinge todos os clubes brasileiros

  45. Guilherme

    ONDE ESTÁ ESSA MALDITA OPOSIÇÃO?????????????????????????????????????????????????????

  46. Pablo

    Paulinho,
    porque não começa a dar idéias e sugestões e a divulgar algo de bom que acontece no Corinthians?

  47. Douglas

    O time ruim e sem destaque esta na final, chora paulinho o spfc, seu time de coração foi eliminado!!!!

  48. Rafael

    Paulinho, teremos comentario sobre a Copa Sao Paulo de Futebol Jr?
    A final da campetiçao ja chegou. Comente alguma coisa, pq so lembro de um comentario qnd o Corinthians empatou na estreia.

    abs

  49. Marcus

    Porque você não fala mais sobre o Corinthians na copinha?

    Dica : não se afobe e cuspa para todos os lados.

  50. Bruno

    22/01/2009 – 20:48 – ATUALIZADO EM 23/01/2009 – 20:07

    O dia em que o São Paulo foi rebaixado

    O fim da polêmica sobre a queda no Campeonato Paulista de 1990: o clube do Morumbi caiu, sim

    ANDRÉ FONTENELLE

    A discussão sobre a queda do São Paulo em 1990 apaixona torcedores
    O São Paulo caiu, sim, para a segunda divisão no Campeonato Paulista de 1990.

    A polêmica é antiga, atiçada pelo clubismo cego e pela falta de memória do brasileiro. Foi reavivada por uma matéria da Folha de S. Paulo (para assinantes) da quarta-feira, 21 de janeiro de 2009, que questionava uma frase do guia oficial do Campeonato Paulista, publicado esta semana pela Federação Paulista de Futebol (FPF). “O São Paulo cumpriu uma campanha ruim, não se classificou nem na repescagem e foi rebaixado para a segunda divisão.”

    “FPF rebaixa o clube e ‘suja’ título de 91”, escreveu a Folha. Diante da indignação dos são-paulinos, a FPF recuou e divulgou nota oficial dizendo que o texto de seu próprio guia “não procede”. Culpou pelas informações o historiador Rodolfo Kussarev, que por sua vez culpou o livro A História do Campeonato Paulista (Publifolha, 1997), escrito pelo autor destas linhas e por Valmir Storti, à época repórteres da própria Folha de S. Paulo.

    Procurado pelo autor da matéria, o repórter da Folha e comentarista da ESPN Brasil Rodrigo Bueno, às 18h daquele mesmo dia 21, consultei meu colega Valmir, hoje repórter freelance, e enviamos à Folha a seguinte declaração em comum.

    “O livro foi escrito com base nas informações publicadas nos jornais da época, entre eles a própria Folha, onde os dois autores trabalhavam como repórteres em 1997, ano do lançamento do livro. Para esclarecer de vez a polêmica do rebaixamento ou não do São Paulo, sugerimos que a Folha reproduza o que ela mesma publicou em sua edição de 20 de junho de 1990.”

    Infelizmente a Folha só publicou a primeira parte de nossa declaração. Não acatou nossa sugestão: reproduzir o que ela mesma publicou em sua edição de 20 de junho de 1990.

    Se o tivesse feito, seria obrigada a reconhecer: o guia da Federação Paulista estava certo. O São Paulo caiu, sim. De forma insofismável.

    Como a Folha não o fez, o fazemos a seguir. Não houve meio-termo nem subjetividade nessa queda, como será provado abaixo com o texto do próprio jornal, publicado naquela ocasião.

    (Reprodução da capa do jornal Folha de S. Paulo do dia 21 de junho de 1990: “Goleada não evita queda são-paulina”)

    Por mais que desagrade os são-paulinos, a verdade é a que segue:

    Em 1990, o Campeonato Paulista foi disputado por 24 times. Havia a percepção de que eram times demais. Convencionou-se, então, que apenas 14 times disputariam o campeonato de 1991 – os 14 primeiros do certame de 1990. De alguma forma, o São Paulo “conseguiu” ficar em 15º, depois de ser eliminado na primeira fase (que classificou 12 times) e novamente eliminado numa repescagem (que classificou outros dois, completando 14). Para não melindrar susceptibilidades, o regulamento de 1990 dizia que “não haveria descenso”. Era só uma fórmula de cortesia: os times que não entrassem entre os 14 disputariam o que, na prática, equivaleria a uma segunda divisão.
    Saiba mais
     »Marta se emociona e chora ao receber o prêmio.
     »Cristiano Ronaldo e Marta são eleitos os melhores do ano da Fifa
     »Um tributo à Fiel
     »Flamengo e Vasco é a maior rivalidade do Brasil, dizem internautas
    Esse regulamento não foi cumprido. Diante do rebaixamento do São Paulo, houve uma virada de mesa. Os times rebaixados em 1990 (não só o São Paulo, mas outros importantes, como a Ponte Preta) ganharam o direito de lutar por duas vagas nas finais. Foi assim que o São Paulo conseguiu a façanha, inédita no futebol mundial, de ser rebaixado em um ano e campeão no ano seguinte!

    O argumento dos são-paulinos, portanto – de que o acesso no mesmo ano “já estava previsto” – é falso e errôneo.

    Para não prolongar a explicação, reproduzo o texto da Folha de S. Paulo de 21 de junho de 1990 – dia seguinte ao dia em que o São Paulo caiu.

    “SÃO PAULO VAI DISPUTAR A SEGUNDA DIVISÃO EM 91

    Fernando Santos
    Da Reportagem Local

    O São Paulo foi eliminado pelo Botafogo na repescagem do Campeonato Paulista deste ano e vai disputar a Segunda Divisão em 91. O São Paulo goleou ontem o Noroeste por 6 a 1 no Morumbi, mas ainda dependia da derrota do Botafogo para se classificar. O time de Ribeirão Preto empatou em 0 a 0 com a Internacional em Limeira.

    No próximo ano, o São Paulo vai disputar a série B do Campeonato Paulista, sem direito a lutar pelo título. É uma nova fórmula aprovada pelo conselho arbitral de clubes em janeiro. Farão parte dessa série os 10 clubes eliminados do campeonato deste ano mais quatro que vão subir da Divisão Especial.

    (…) Resta ao São Paulo a chance de subir para a série A em 92. Apenas o campeão da série B sobe (…) Esta fórmula foi aprovada por unanimidade por todos os 24 clubes que iniciaram o campeonato este ano, segundo o presidente em exercício da Federação Paulista de Futebol, Antoine Gebran.

    ‘Vamos cumprir a lei. Lei é lei’, disse o diretor-adjunto do São Paulo, Herman Koester (…) Segundo ele, o São Paulo vai mesmo disputar a Série B, uma Segunda Divisão que só não recebe essa denominação por uma questão de nomenclatura jurídica. (…) Já o diretor de futebol Fernando Casal de Rey, 47, ainda não se deu por vencido. Ele disse que vai acionar o departamento jurídico do clube para saber se a aprovação da fórmula do campeonato de 91 é legal. Casal de Rey disse, sem ter certeza, que não existe um documento assinado pelos clubes sobre o assunto. Assim, ele poderia recorrer à Justiça Desportiva para mudar a fórmula. Ou seja, apelar para o tapetão. ‘Estamos vivendo um pesadelo’, disse Casal de Rey.”

    O resto é história conhecida. Houve a virada de mesa e, embora o São Paulo tenha disputado o equivalente à segunda divisão em 91, classificou-se para as finais, eliminando o Palmeiras, que vinha do grupo mais forte.

    A Folha também ouviu, naquela ocasião, são-paulinos ilustres, como José Victor Oliva, o vocalista do Ultraje a Rigor, Roger, e o ministro do Tribunal Superior do Trabalho Almir Pazzianotto. Todos reconheciam o rebaixamento, repudiavam a virada de mesa e reafirmavam que o São Paulo voltaria à primeira divisão na bola.

    Estes são os fatos.
    P.S.: Como o clubismo costuma influenciar a opinião até dos jornalistas que discutem polêmicas futebolísticas, cumpre informar o time de coração do autor deste texto. Ele é vascaíno. E promete que daqui a 20 anos não dirá que o clube dele não caiu.

    P.S. 2: Vários comentários de são-paulinos, abaixo, usam cinco argumentos básicos para sustentar que o São Paulo não foi rebaixado. São eles os seguintes:

    1 – Um item do regulamento de 1990 dizia que não haveria descenso.
    É verdade, mas esse item tem sido mal interpretado pelos defensores do “não caiu”. Um famoso vídeo que circula na internet mostra o comentarista Paulo Vinicius Coelho, da ESPN Brasil e da Folha de S. Paulo, exibindo no programa de TV “Loucos por Futebol” esse item do regulamento como suposta prova do não-rebaixamento.

    PVC é um jornalista extraordinário. Primus inter pares, é o melhor repórter esportivo do país. Sei disso porque tive a honra de ser chefe dele em duas redações, do Lance e da Placar. Mas nesse caso, data vênia, ele está equivocado. O famigerado item do regulamento que ele cita, na verdade, se referia ao acesso e descenso entre a Divisão Especial (a primeira divisão, dividida em 1990 entre uma Série A, mais forte, e uma Série B, mais fraca) e o que era chamado de “Primeira Divisão” (na verdade a segunda divisão). Tratava-se de uma chicana jurídica. A CBF só permitia clubes de Primeira Divisão no Campeonato Brasileiro. O artifício encontrado para contornar o risco de, por acidente, eliminar um grande clube paulista do Brasileiro, foi batizar a primeira e a segunda divisões como “primeira divisão”. Por muito tempo no Campeonato Paulista as séries A-1, A-2 e A-3 foram chamadas oficialmente de “primeira divisão”, embora todos soubessem tratar-se da primeira, da segunda e da terceira divisões. Portanto, o “não haverá descenso” era só um truque, uma formalidade.

    Porém, o regulamento de 1990 NÃO PREVIA (isso é fundamental) cruzamento entre o Grupo II e o Grupo I em 1991 para determinar o campeão paulista. Pelo contrário, o conselho arbitral decidira que apenas os 14 primeiros colocados de 1990 disputariam o título de 1991. A alteração foi feita DEPOIS, para dar uma chance ao São Paulo.

    2 – Seria impossível “um torneio com um número tão grande de rebaixados”.
    Por quê? Onde está escrito que um torneio não pode ter dez rebaixados? Na Bíblia? Se a Federação Paulista queria reduzir o número de clubes de 24 para 14, em um único ano, não haveria outra maneira a não ser rebaixando dez clubes. Foi o que ocorreu – até a virada de mesa. No fim das contas, o campeonato de 1991 acabou tendo 28 clubes, os 14 do Grupo Verde (dos quais 6 passavam às finais) e os 14 do Grupo Amarelo (dos quais 2 passavam às finais).

    3 – Isso não passa de uma tentativa de denegrir o São Paulo.
    O São Paulo é um clube glorioso. Hoje é sem dúvida o mais poderoso do Brasil. Ninguém, por mais que quisesse, conseguiria manchar sua imagem e sua história. Isso não dá a ninguém o direito de reescrever a história. Não há nenhuma vergonha em ter caído. Os próprios são-paulinos de 1990 o reconheceram dignamente. Não há mal nenhum em que os são-paulinos de 2009 também o façam, não?

    4 – A reportagem da Folha de 1990 está errada.
    Como poderia estar errada, se naquele dia os próprios dirigentes do São Paulo reconheciam que o time tinha sido rebaixado?

    5 – O autor da matéria é incompetente, não checa suas informações, deve ser um gambá enrustido ou, pior, vascaíno recalcado.
    Reconheço meus defeitos, sobretudo o de ser vascaíno, mas é preciso que os são-paulinos julguem os fatos pelo que são. A competência do autor sempre pode ser discutida. Os fatos que a matéria descreve, não.

    http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI24813-15260,00-O+DIA+EM+QUE+O+SAO+PAULO+FOI+REBAIXADO.html

  51. Arnaldo Tomio

    corinthians na final…… mandando bem na copa sao paulo…

    mas vc nada de noticiar…..

    ta torcendo contra?

  52. R

    Naum vai ter post pra copa sp? Primeiro era o cruzeiro que era pra ser Campeão, Atparanaense , despachou , dae falar que a final antecipada era inter e sp , bom nenhum dos 2 , vai secando que tah dando sorte.
    tah igual o kfouri, quer ser mais realista que o rei

  53. Cris Gardner

    Yule 350.000 gata 50 a mais
    Com certeza tem que garantir o seu
    É retranqueiro mas vc não conhece o Celso Roth no seu time se não tava comemorando srsrrsrsrrsrsrs

  54. Cris Gardner

    Acho que a vida particular do atleta não é do interesse de ninguém
    Claro desde que o cara esteje jogando bola
    Mas ele foi infeliz de sair uma vez que esta se recupenado ainda
    Na foto do Terra da pra perceber na cara dele que ta mamadasso no minímo

  55. Walter

    Jorge,
    Não diga sandices. O Paulo Garcia é candidatissimo, e jamais se comporia com quem quer que seja.

  56. omar

    Paulinho, gosto do blog e da maioria de seus textos, tirando um ou outro que aparenta mais emoção do que razão.
    Sou contra a Atual diretoria, mais pela relação com o dualib e Nesi e organizadas do que pelo andamento da carruagem. Gosto das ações de marketing, que para mim hoje é o que tem de melhor no nosso futebol, bem como a contratação do Ronaldo.
    Tambem não votarei na oposição, pois não vejo o Stabile um grande sujeito.
    Vi suas denuncias sobre as divisões de baixo e hoje me veio a pergunta:
    Se o Sanchez achincalhou a base, como explicar as recentes conquistas dos subs, bem como a final na Copa SP??? Se ele desviou jogadores deve ter sidos os piores!!!?!!???

    Abraços

  57. jaçanã in loco

    SOBRE A COPINHA;

    GAROTOS DO CORINTHIANS SOZINHOS VENCEM OS ADVERSÁRIOS E SE AUTO VALORIZAM !!

    Vale lembrar que a geração 90 ganhou o sub15 invicto em 2005 com Jorge Saran, ganhou o sub17 em 2007 invicto com o Zé Augusto, e em 2008 só não ganhou o Paulista pois Adaílton Ladeira escalava seus esquemas e tirava os garotos da geração 90.

    OU SEJA, TALVEZ VALHA UM POST SIM PAULINHO, DIZENDO QUE ANDRÉS SANCHEZ E ADAÍLTON LADEIRA NÃO TEM NADA A VER COM A HISTÓRIA, QUEM MANDA ALI SÃO OS GAROTOS 90, E O QUE LADEIRA FEZ FOI QUASE F*** , TRABALHO QUE ANDRES E ANTÔNIO RACISTA CARLOS VÃO FAZER LOGO QUANDO DESVALORIZAREM ESSA GAROTADA, EMPRESTANDO PRA TIME DE SERIE C E CONTRATANDO BEBETOS E CARECAS !!

    BOTA O POST AÍ PAULINHO….

  58. CONTRA A IMPUNIDADE

    Precisamos lembrar ao senhor Paulinho, dono do blog, que nós torcedores e trabalhadores que pagam impostos e suas contas em dia; nós que participamos de eleições e tentamos nos fazer representar da melhor maneira possivel, estamos INDIGNADOS com a demora referente ao processo de apuração e punição dos responsáveis pelo caso do gás na semi-final do campeonato paulista de 2008.
    Mesmo após o JORNAL LANCE ter divulgado que durante as escutas telefônicas no caso da máfia dos ingressos, foram encontradas/criadas provas ( gracações de conversas ) do envolvimento de torcedores e dirigentes da Sociedade Esportiva Palmeiras, estranhamente notamos “morosidade” no processo.
    Gentilmente solicitamos ao caro jornalista, que nos informe, cobre, investigue.
    Nós não queremos de forma alguma ter gente desta espécie vestidos de representantes mascarados de pessoas de bem em nosso meio.

    QUE SE INVESTIGUE, QUE JULGUEM E PRINCIPALMENTE QUE PUNAM OS RESPONSÁVEIS.

    NÃO A IMPUNIDADE !!!

  59. WILSON

    LEMBRAM O QUE O JOGADOR FINAZZI FALOU QUANDO ELE FOI PARA O SAO CAETANO? NINGUEM INVESTIGOU. VOCES VAO VER ESSES JOGADORES DE BASE DA COPINHA SUMIR

  60. Ricardo Labajos

    Grande texto.

    Se fosse o Luxa todos iriam “meter o pau”

    E vc seria o primeiro. Como sempre.

    Então menos… bem menos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: