Advertisements

Preços Olímpicos

Por MAURICIO SAVARESE

http://www.blogdosavarese.blogspot.com/

Por estas bandas tive o prazer de arrumar ingressos para eventos bem edificantes, como hóquei na grama, arco e flecha e tênis de mesa. E também vi semifinais do tênis e partidas de basquete na primeira fase. Se eu somar o preço de todos os ingressos, gastei 250 reais. Comprando com agência de viagem e cambista.

Bem módico.

Mas para um chinês médio, cujo salário não passa de 200 reais, gastei uma fábula. Nas cacetadas de vezes que perguntei –com ajuda de tradutor– se taxistas, garçonetes e aposentados tinham conseguido ingressos, a resposta que obtive quase sempre foi a de “não tenho dinheiro para isso”. Não tinham mesmo.

Só em julho o núcleo da inflação na China –tirando combustível e comida– bateu nos sete por cento. Os salários têm reposição ocasional, mas nem um crescimento de 20 por cento ao ano sustentaria isso para os caras, que estão vendo os preços da comida deles disparar. Uma das razões para isso são, surpresa!, os Jogos Olímpicos.

Pelo que contaram algumas das pessoas daqui, os vendedores mais simples, de agricultura familiar, costumam fornecer produtos para mercados de todo tipo. Esses vendedores, quase sempre de fora da cidade, não podem entrar. Caminhões de maior porte também não entram, por medo de que possam carregar armas.

Uma questão de segurança.

Vai chegando o fim das Olimpíadas e a impressão que se tem de algumas pessoas é de que será um alívio. O governo alertou há tempos que as amarras mais fortes durariam até o fim das Paraolimpíadas, mas já há quem pense que esse estado de Pequim quase sitiada não vai se manter por muito mais tempo.

Fico pensando se para um chinês médio, que viu o governo falar nessas Olimpíadas por sete anos, valeu a pena o esforço. O preço da comida subiu, o trânsito das pessoas pelo país deu uma boa desacelerada e os empresários que ganham mais de 400 reais ao mês já dizem que esse período desacelerou os negócios.

Propaganda é a alma do negócio?

Facebook Comments
Advertisements

Um comentário sobre “Preços Olímpicos

  1. luzo

    Se para nós a fábula que os chineses gastaram, cerca de 40 bilhões, não sei se de R$ ou US$, é enorme, imagine para estes chineses o que significa essa grana, se é que eles foram informados disso. além de como tudo é mais barato lá, essa grana poderia financiar muuito mais habitação e educação, que em outros lugares do mundo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: