Advertisements
Blog do Paulinho

Liberdade de imprensa e processos contra jornalistas

Por RAFAEL MAFEI

O recente e rumoroso caso do jornalista Rubens Valente, condenado a pagar mais de 300 mil reais, juntamente com uma editoral de livros, em favor do ministro Gilmar Mendes, reacendeu o debate sobre os riscos jurídicos a que estão submetidos veículos de imprensa, comunicadores e jornalistas ao realizar o seu trabalho.

O caso de Valente é apenas um de muitos em que jornalistas e colunistas têm sido processados, civil e criminalmente, por autoridades, especialmente atores do sistema de justiça.

Colunista da Folha de S. Paulo Conrado Hübner Mendes responde a ação penal movida por Augusto Aras, e está também na mira do ministro Kássio Nunes Marques, por críticas feitas a ambos em sua coluna opinativa.

O jornalista Paulo Cezar de Andrade Prado, do Blog do Paulinho, está sob ameaça de ir preso a qualquer instante por uma condenação em um processo de difamação movido por um ex-juiz.

O próprio Gilmar Mendes já investiu contra jornalistas outras vezes, por meio de ações indenizatórias.

Esses casos suscitam discussões relevantes sobre a insegurança jurídica que ronda empresas e profissionais que se dedicam à promoção de direitos constitucionalmente consagrados no Brasil, como as liberdades de expressão e de informação.

O episódio de hoje navega por essas dúvidas jurídicas.

A convidada da semana é TAIS GASPARIAN, bacharel em direito e em letras pela USP, e uma das mais experientes e reconhecidas advogadas em assuntos que envolvem mídia impressa, mídia eletrônica, publicidade e manifestações artísticas.

Ela é fundadora do Instituto Tornavoz, associação da sociedade civil que apoia a defesa jurídica de pessoas processadas por abuso de liberdade de expressão.

A entrevista foi gravada em 19 de maio de 2022.

Facebook Comments
Advertisements

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: