UOL consegue liminar que impede Santos de censurar seus jornalistas

No último dia 25, o UOL ingressou na Justiça contra o Santos e a CONMENBOL por conta da proibição de credenciamento a seus jornalistas.
A princípio, o pedido liminar foi negado pelo juiz Joel Birello Mandelli, da 6ª Vara Cível de Santos, sob alegação de que havia necessidade de escutar os argumentos da agremiação:
“(…) o pedido de antecipação dos efeitos da tutela será apreciado após o decurso do prazo para contestação. A decisão poderá ser reconsiderada a qualquer tempo, após manifestação da ré”
Justiça nega liminar para credenciamento do UOL em jogos do Santos
A censura se originou após coluna de Juca Kfouri, que, em ironia, tratou o futebol do Peixe como se fosse do ‘Ninguém FC’.
Semana passada, clube e portal entraram em acordo e as restrições foram descontinuadas.
Apesar disso, o UOL agravou o processo e conseguiu modificar a decisão.
Ou seja, o Santos está proibido, até julgamento do mérito – e provavelmente também depois – de proibir o trabalho da imprensa nos bastidores do clube:
“Anote-se que foi interposto Agravo de Instrumento. Anote-se ainda que foi deferido o pedido de antecipação dos efeitos da tutela recursal para determinar aos agravados, Santos Futebol Clube e Confederação Sul Americana de Futebol- Conmebol, que se abstenham de impedir a entrada dos profissionais da agravante Universo On Line S/A-UOL, nas suas dependências, permitindo que exerçam a cobertura jornalística de suas atividades desportivas e para que promovam o credenciamento da equipe do UOL com vistas a possibilitar a cobertura dos jogos a serem realizados pela Copa Sul-Americana de Futebol, até ulterior julgamento desde recurso’
