Advertisements

Vergonha ou orgulho?

Da FOLHA

Por RUY CASTRO

Que cidade ou estado do Brasil tem tantos ex-governantes efetivamente no xadrez como o Rio?

Aqui no Rio, modéstia à parte, votamos muito mal. Ano após ano, só elegemos pilantras para o Governo do Estado, a Prefeitura, a Assembleia Legislativa, a Câmara dos Vereadores. Temos fascinação por canalhas, caímos na conversa deles, somos uns bons otários. É verdade que, ao se apresentarem em busca do voto, eles prometem acabar com a corrupção, resolver o problema da segurança, salvar o Rio. E, como é isso que queremos, caímos de novo. Um dia, são levados de camburão para a grade e só então descobrimos o rombo nas nossas finanças.

Marcelo Crivella, o pior prefeito da história da cidade, foi engaiolado ontem a nove dias do fim de seu mandato. Nunca é cedo demais para aplicar creolina no ralo. Vai se juntar aos ex-governadores Sérgio Cabral, Luiz Fernando Pezão, Wilson Witzel, Moreira Franco e o casal Garotinho e a uma corja de ex-secretários do estado e do município, membros dos tribunais de contas e demais nomeados por eles, todos despojados de seus mandatos e respondendo por assalto à coisa pública.

É tanta gente implicada que, exceto por Sérgio Cabral, com direito a banho de sol, já não sabemos qual está em Bangu, Realengo ou Benfica —não há presídio que chegue—, em casa, de tornozeleira, ou de malas prontas, à espera da Polícia Federal. Por causa disto, o resto do país nos despreza. Que outro estado ou cidade tem tantos ex-governantes e políticos investigados, denunciados, condenados —e efetivamente no xadrez?

Esta é uma boa pergunta —mas deveria ser motivo de vergonha ou de orgulho? O Rio não detém o monopólio da corrupção no Brasil. É apenas o que, mesmo à custa de sua imagem, mais põe a cara para enfrentá-la.

Facebook Comments
Advertisements

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: