Advertisements
Anúncios

“Titês” é a lingua oficial da realidade paralela dos treinadores brasileiros

(trecho da coluna de TOSTÃO, na FOLHA)

De vez em quando, brinco com o “titês”. Sei que Tite não gosta. O “titês” é parte da nova linguagem do futebol, como mostraram muito bem, no domingo (7), os jornalistas da Folha Bruno Rodrigues e Toni Assis.

A nova linguagem é ampla e rebuscada. Alguns exemplos: “externos desequilibrantes” (pontas que driblam), “propor o jogo” (ter o domínio da bola), “jogo reativo” (de contra-ataques), “futebol apoiado” (de troca de passes), “dar amplitude” (ter um jogador aberto de cada lado), “marcação alta” (adiantada) e “marcação baixa” (recuada). Há ainda as expressões da moda, como “atacar a bola”, “atacar o espaço”, “espetar o passe”, “jogo espetado”, “oportunizar” e tantos outros.

As palavras da nova terminologia são como um código técnico, como em todas as profissões. Às vezes, são feitas para não serem entendidas. Outras vezes, encobrem a falta de clareza, de conhecimento, e a incapacidade de explicar os detalhes técnicos e táticos do que acontece durante o jogo.

Muitos treinadores, jovens ou veteranos, estudiosos, sérios, adotam discursos modernos, mas que não correspondem à realidade. André Jardine, ex-técnico do São Paulo e, agora, da seleção brasileira sub-20, dizia, antes das partidas, que o time iria jogar um futebol apoiado, trocar muitos passes, propor o jogo, ser um time compacto. Tentava, mas o que se via em campo eram chutões, jogadas aéreas, enormes espaços entre os setores e outros vícios medíocres, acumulados durante longo tempo, que os técnicos, mesmo quando desejam, não conseguem se ver livres.

Há também os treinadores mais veteranos, com uma linguagem moderna, que, mesmo atualizados, só acreditam no que um dia deu certo. Esses são os piores.

Advertisements
Anúncios

Facebook Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
Powered by
%d blogueiros gostam disto: