Advertisements
Anúncios

A Globo precisa deixar claro que o jornalismo esportivo da emissora acabou

Em período de grande disseminação de “fake news” ou simples reprodução de matérias pagas como se fossem notícias, a Rede Globo precisa deixar bem claro ao seu telespectador que, já há algum tempo, extraoficialmente, mas agora, à partir deste semestre, oficialmente, o jornalismo esportivo acabou na emissora.

O departamento servirá apenas para levar ao ar resenhas e comunicados, no estilo “assessoria de imprensa”, de produtos (campeonatos) dos quais a Globo mantém sociedade.

Por conta deste arranjo, narradores e alguns outros profissionais de comunicação da emissora passarão a fazer “merchan”, o que antes não era permitido, exatamente pelo conflito com a profissão de jornalista.

Nem mesmo o Jornal Nacional se salvará quando estiver falando de esportes.

Em meio à pauta séria, os comunicadores esportivos serão inseridos no programa como se fossem locutores de informes publicitários.

Evidentemente, quando os interesses da Globo forem contrariados por gente do esporte, abrir-se-a uma exceção para que jornalistas de verdade – doutros departamentos, executem seus trabalhos.

Cada empresa tem livre arbítrio para trabalhar da maneira que considerar mais conveniente – sendo julgada pela escolha – porém, iniciar esta nova etapa sem deixar claro ao telespectador de que a cobertura esportiva agora é 100% entretenimento, ultrapassa os limites da honestidade.

Esclarecido, o consumidor da Globo, mesmo permanecendo no canal (até porque nem sempre existem outras opções para eventos exclusivos), saberá que as imagens são verdadeiras, mas os comentários nem sempre, podendo, paralelamente, buscar alternativas de informações sobre determinados assuntos em locais que tratam notícias com mais seriedade.

Advertisements
Anúncios

Facebook Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: