Advertisements
Anúncios

Kia aproxima Bernard e BMG – o banco do Mensalão, do PSG

Kia Joorabchian e Antero Henrique (PSG)

O iraniano Kia Joorabchian esteve reunido, recentemente, com o português Antero Henrique, dirigente do PSG, responsável por convencer o sheik Nasser Al-Khelaifi, da Oryx Catar Sports Investiments (dona do clube) a investir € 222 milhões na aquisição de Neymar, no que se tornou a transação de jogador mais cara de todos os tempos.

Na pauta, soubemos, dois assuntos relevantes.

Kia tenta empurrar o atacante Bernard, ex-Seleção Brasileira, para a equipe de Paris, e, com esse negócio, abrir as portas do clube para o empresário Ricardo Guimarães, verdadeiro investidor por detrás do atleta.

Bernard, Ricardo Guimarães (BMG) e Kia Joorabchian, no estádio do Mineirão

A dupla (por vezes com a ajuda do jogador) tem realizados diversos negócios suspeitos no Brasil, nos últimos anos.

Guimarães é dono do BMG, o afamado “Banco do Mensalão”, comprovadamente utilizado, conforme demonstram apurações do MPF e condenações judiciais, para facilitação do famoso esquema de pagamento de propinas a deputados, para que estes votassem à favor dos desejos do Governo brasileiro.

A aproximação com Kia se deu por conta de Ricardo Guimarães ser atuante na política do Atlético/MG – clube que já presidiu, e pela necessidade de transformar aquisições de jogadores em empréstimos bancários, principalmente os ligados ao Corinthians, clube que há onze anos é comandado pelo deputado federal Andres Sanches (duas vezes presidente neste período), sócio notório do iraniano em diversos negócios ligados ao futebol.

Alexandre Pato, Andres Sanches e Kia Joorabchian em jantar de negócios, em São Paulo

O sistema funcionava da seguinte maneira: o Timão (mais frequentemente) ou outro clube que interessasse aos agentes, simulavam empréstimo bancário no BMG, colocavam os atletas pretendidos (integralmente ou em percentuais) como garantia, sem, porém, a intenção de quitar as pendências.

Em março deste ano, BMG encaminhou a aquisição da equipe do Vitória de Guimarães, em transação tocada, em Portugal, pelo agente Giuliano Bertolucci, que investigadores do MP-SP apontaram como preposto de Kia Joorabchian.

Advertisements
Anúncios

Facebook Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: