Advertisements
Anúncios

Há dezoito anos, Andres Sanches já desviava jogadores do Corinthians

Andres Sanches

“Na época, eu fui para o Palmeirinha a convite do Ladeira, mas quem tomava conta do Palmeirinha, quem era o empresário, era o Andres Sanches”

(ANDERSON MARTINS, jogador que Andres Sanches desviou do Corinthians em 2000)


Em 2009, o Blog do Paulinho, ainda novato, comprovou que o então presidente do Corinthians, Andres Sanches, desde os anos 2000, desviava jogadores do clube para uma equipe do interior de São Paulo, que havia arrendado.

Curiosamente o Palmeirinha de Porto Ferreira, criado para homenagear o clube de Palestra Itália.

À época, Sanches gozava ainda de algum prestígio, o que, mesmo com a enorme repercussão (diversos jornais publicaram), acabou por minimizar a questão, tratada como “coisa do passado”.

O tempo passou e hoje ninguém mais duvida que o deputado federal tem como seu principal sustento as negociatas de futebol, sem contar outras fontes de renda mais complicadas, pelas quais está sendo investigado, em seis inquéritos criminais no STF e também pela “Operação Lava-Jato”, na Polícia Federal.

Por conta da proximidade das eleições do Corinthians, e pelos longo nove anos que se passaram desde a publicação da matéria original, o Blog do Paulinho entendeu por bem reavivá-la na memória de quem assistiu à época, e apresentá-la aos que, por ventura, desconheciam os fatos elencados.

Confira na versão em vídeo (com os depoimentos) e também na escrita, logo abaixo:


DOSSIÊ PALMEIRINHA

No início dos anos 2000, na condição de monitor do futebol amador, o agora deputado federal Andres Sanches iniciava sua vida política no Corinthians, apadrinhado pelo bicheiro Jaça, cumprindo ordens de Mané da Carne, então seu superior.

O esquema rolava solto.

Percebendo a facilidade, Andres Sanches procurou um clube do interior de São Paulo para desviar jogadores alvinegros e encontrou o Palmeirinha, da cidade de Porto Ferreira, que enfrentava dificuldades financeiras.

Junto com alguns comparsas, arrendou a equipe e passou a ter vida dupla: durante a semana, no Parque São Jorge; aos finais de semana, vestindo a camisa verde da equipe local.

Muitos foram os jogadores desviados.

Destes, conversamos com Anderson Santos, com quem Andres, ajudado pelo treinador Adailton Ladeira, fez a ponte entre o Palmeirinha e o Paulista de Jundiaí, para depois colocá-lo no Vasco da Gama:


Estou fazendo uma matéria sobre jogadores que jogaram na categoria de base do Corinthians… quem era seu treinador ?

Ladeira, Adailton Ladeira

Quando você foi para o Palmeiras de Porto Ferreira, quem cuidava do time era o Presidente do Corinthians, o Andres Sanches, não era ?

Isso… isso mesmo

Do Palmeirinha, você foi pra onde ?

Fui para o Paulista de Jundiaí

Como ocorreu esta transação, do Palmeirinha para o Paulista ? Você tem valores ?

Eu fui emprestado… ai eu voltei depois pelo… eu fui emprestado, na época daquele campeonato João Havelange… sabe qual é ? Ai depois, quando acabou meu contrato lá, que eu acabei disputando o campeonato, eles estavam negociando…

O Luis Carlos Ferreira, meu treinador, chegou em mim e falou assim: “nós vamos querer ficar com você aqui, nós vamos subir da Série A2 para a Série A1, quer ficar ?”, eu falei: “Claro que eu quero”…

Só que eles não entraram em acordo com o pessoal do Palmeirinha

Quem cuidava da sua carreira na época ?

Na época, eu fui para o Palmeirinha a convite do Ladeira, mas quem tomava conta do Palmeirinha, quem era o empresário, era o Andres Sanches

Quando eu cheguei no Palmeiras de Porto Ferreira, o Andres era o empresário que bancava lá

Ele arrendou e cuidava do time ?

Isso… ele cuidava do time lá…. ele investia… os jogadores que se destacavam iam para outros clubes… entendeu ? Daí ele fazia o negócio…

Eu comecei a me destacar lá em Porto Ferreira e houve interesse do Paulista de Jundiaí, que na época era Etti jundiaí… depois que houve interesse que eu fique sabendo que o Andres estava por trás…

Aí eu fui bem também no Paulista e o Andres falou pra mim: “Fica tranquilo ! Se você não ficar aqui eu tenho outros clubes para você ir”…

Só que daí a esposa do Andres na época passou por um problema de saúde e o Andres se desligou um pouco do futebol”

Você está hoje no Itumbiara, foi para o Vasco e depois voltou para o Itumbiara, né ?

Isso


Imagem relacionada
Nesi Curi e Andres Sanches

O grande fluxo de atletas que era dispensado do Corinthians passou a gerar suspeitas e Andres Sanches foi denunciado, por concorrentes, ao então vice-presidente Nesi Curi, que tratou de demiti-lo.

Muito mais por não ter dividido o bolo do que propriamente por moralidade.

Tempos depois Nesi não só reconduziu Andres ao Corinthians como a ele associou-se, gerindo um esquema de corrupção nas base alvinegra que perdura até os dias atuais no Parque São Jorge.

Um associado do Corinthians, que, para manter anonimato, na versão em vídeo da matéria teve a voz dublada pelo Blog do Paulinho, gravou conversa com o ex-vice alvinegro, e conseguiu arrancar-lhe a revelação:

Oi Sr. Nesi, o senhor estava dormindo ?

Não

Posso fazer uma pergunta para o senhor ?

Pode

Em 2000, 2001… vamos ver se o senhor lembra disso, tá ? O senhor mandou o Andres embora porque ele desviava jogadores para o Palmeirinha ? Lá de…

Foi

Como é que se chama aquela cidade ?

Porto Ferreira

Porto Ferreira, isso !

Foi… fizeram onda pra mim…

Ah! Fizeram onda para o senhor ?

Que ele (Andres) estava de sócio do clube… uma série de coisas… eu fui investigar… por que hein ?

Surgiu um comentário aí no clube…

Mas depois eu reconduzi…

O senhor reconduziu ele de volta, né ?

Correu a onda que ele era amigo e sócio deste que está ai, o Antonio Carlos (Zago)


João Carlos Bellini, presidente do Palmeirinha

Na sequência, o Blog do Paulinho conversou com o Sr. João Carlos Bellini, quem em 2009 era o presidente do Palmeirinha de Porto Ferreira:

Sr. João, o senhor é presidente do Palmeirinha ?

Hã…

Me falaram que o presidente do Corinthians, o Andres Sanches, já teve relação com o Palmeirinha… eu gostaria de saber se procede essa história…

Ele tocou… teve uma época aqui que ele tocou o futebol aqui… um ano.

Eu sei que ele tocou aqui, um ano… teve um pessoal… acho que patrocinou, sei lá…


Ricardo Furquim de Almeida

Falamos também com o Sr. Ricardo Furquim de Almeida, torcedor do Palmeirinha e dono de uma padaria ao lado do clube, que era frequentada por Andres Sanches:

Sr. Ricardo, há uma informação de que o presidente do Corinthians, Andres Sanches, contribuía com o Palmeirinha…

Que eu saiba, ele contribuía, ele que ajudava o clube aí… na Segunda Divisão, e comprava da gente aqui (padaria) também…

Como era a maneira dele contribuir com o clube ?

Diretamente não se te falar… o que eu sei, de terceiros, é que vinha dinheiro para o clube, e tinha um administrador que ele colocou ai… e trouxe o treinador também, e montou a equipe para ser tocada…

O treinador era o Adailton Ladeira que hoje (em 2009, na gestão Andres Sanches) é treinador do juvenil do Corinthians ?

Ele mesmo

O senhor chegou a ver o presidente do Corinthians por aqui ? Ele chegou na cidade, compareceu ao clube…

Vinha… ele vinha várias vezes aqui… veio no meu estabelecimento também… comeu um lanche as vezes ai… rapinho saia e já ia para o clube…


Minatel, ex-goleiro do Palmeirinha

Ex-goleiro do Palmeirinha, Minatel conversou com o Blog do Paulinho, revelando, inclusive, que Andres Sa (o áudio está prejudicado, mas ainda assim, relevante):

Os torcedores incomodavam-se com o fato de um corinthiano dirigir o Palmeirinha, clube criado para homenagear o Palmeiras ?

Indiretamente nós palmeirenses adorávamos essa história de um corinthiano ajudar uma equipe verde… isso aí dava até arrepio nos corinthianos aqui na época…

O Palmeirinha recebia jogadores do Corinthians ?

O Palmeirinha servia de ponte para o Corinthians na época

Então ele (Andres Sanches) trazia o jogador para o Palmerinha, jogava no clube e se tivesse sucesso vendia para outra equipe, é isso ?

É… na verdade eu acho que ninguém faz sem algum interesse… o interesse, realmente, era fazer uma ponte

Andres Sanches vibrava, então, com o Palmeirinha ?

De alguma forma, indiretamente, ele torcia pelo verde aqui de Porto Ferreira…


Liberato Bruno Filho, ex-diretor de futebol do Palmeirinha

O senhor trabalhou com Andres Sanches no Palmeirinha ?

Em 2000, eu era diretor de futebol do Palmeirinha… não só em 2000 como também em alguns anos anteriores… e na época o Andres achou por bem montar uma equipe interiorana pra fazer um celeiro pra promover jogadores… e o Palmeirinha foi um dos clubes escolhidos pelo Andres

Como funcionava essa co-gestão do Andres com o Palmeirinha ?

O Palmeirinha é uma equipe modesta… na época nós colocamos à disposição do Andres as instalações do Palmeirinha, que na época eram muito boas… e ele assumiu toda a parte financeira, a parte técnica, comissão técnica… os jogadores… os materiais esportivos… tudo era por conta dele, e assim ele achou por bem fazer, e foi muito bem montado

O senhor se lembra do Anderson, que o Andres trouxe do Corinthians ?

O Anderson foi um zagueiro que deixou saudades pra gente… na época ele pertencia ao juniores do Corinthians… com a vinda do Andres pra cá e do professor Ladeira, ele vei tentar alguma coisa aqui

Ele evoluiu muito e acabou indo para outros clubes… hoje se encontra no Vasco da Gama do Rio de Janeiro


Osmar Motos, ex-vice presidente do Palmeirinha

Como o Andres Sanches administrava o Palmeirinha ?

Ele ajudava… ele trouxe todas a diretoria do Corinthians… veio o Ladeira… vários jogadores que ele tinha, da região e montou uma equipe aqui

Fizeram um excelente campeonato… ele bancou o ano inteiro os jogadores

Recorda-se de alguns jogadores ?

Eu não tenho recordação de quantos foram… tem o Aranha (goleiro) que hoje está na Ponte Preta, que foi um jogador daqui… e outro que jogou no Noroeste, não recordo o nome… também que venceu e está em equipe da elite, da primeira divisão… tem outros jogadores, mas não me recordo mais…

O Andres Sanches torcia na arquibancada ? Vestia verde ?

Ah! Ele vinha aqui ele vestia a camisa… ele montou a equipe, tem que torcer para os companheiros também…

Advertisements
Anúncios

Facebook Comments

2 comentários sobre “Há dezoito anos, Andres Sanches já desviava jogadores do Corinthians

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: