Advertisements

60 anos do Magrão

sócrates

Dr. Sócrates, o Magrão, um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, melhor ainda como cidadão, figura humilde, simpática e carismática, completaria, hoje, 60 anos.

Um de meus maiores ídolos no esporte.

Responsável, por este jornalista, ainda menino, abrir um dicionário para entender o significado da palavra “Democracia”, tão escassa até o início dos anos 80.

Lembro da primeira vez que o vi no Parque São Jorge.

Sentado, ao lado de alguns dirigentes, no bar da Torre, tomando um gole de cerveja, com Hélio Maffia, emblemático preparador físico, alertando que algum jornalista queria lhe falar.

Esperei, quase sem piscar, emocionado e trêmulo, para ser atendido no pedido de autógrafo.

Consegui ainda mais.

O Magrão assinou meu pedaço de papel, passou a mão em minha cabeça, e pediu para o dono do bar me dar um refrigerante.

Lembro-me, também, da última vez que o vi – prefiro não contar a do hospital – no Museu do Futebol, após mais uma homenagem a seus feitos na “Democracia Corinthiana”.

Demonstrava agravamento físico da doença, mas, sorridente, e com serenidade, fez questão de atender a todos, finalizando com um abraço neste que já não era mais garoto, mas manteve intacta, por ele, a mesma admiração.

Sócrates vive, e viverá sempre, no coração dos que tiveram a oportunidade de conhecê-lo, e também a sua magnífica obra.

Advertisements

Facebook Comments

33 Responses to “60 anos do Magrão”

  1. Leandro Says:

    Mito!

  2. cláudio Says:

    Uma vez trabahando em R.Preto, fui ao Shopp a noite e fiquei ao seu lado em um bar chamado Fábrica do Chopp,
    estava ele e seu filho Gustavo e mais um amigo, pena que estava sem máquina para tirar uma foto, um dos grandes jogadores que vi jogar, cara humilde, sem ego, simples,
    diferente de uns malas que tem hoje e que não jogam a metade do que jogou o Dr., esse foi CRAQUE,

    Mesmo sendo sãopaulino eu o admirava e gostava de ve-lo jogar,

    Faz falta também na tv, como comentarista e entrevistado.

  3. Fred2 Says:

    bons tempos em que jogadores tinham neuronios

  4. Sandro Says:

    Eu diria que foi um craque de futebol, o conheci e tinha um grande coração e muito inteligente mas seu único erro como jogador de futebol foi se aproveitar da política pra aparecer mais do que deveria, poderia esperar e se aposentar pra isso, misturou e não deu certo, não foi ele quem procurou a política, foi a política que o procurou, mas paciência. Foi uma grande pessoa.

  5. Alex franco Says:

    Meu primeiro e unico IDOLO como jogador e homem de bem, tive a sorte de ter visto jogar no meu time, o jogador mais inteligente do futebol mundial de todos os tempos dentro e forta do campo.

    Socrates e Corinthians = Perfeição !!!

    Obrigado doutor !!!

    Vai Corinthians !!!

  6. Leandro Says:

    Fred2 Disse:
    fevereiro 19, 2014 às 8:42 am

    Jogador de futebol nunca foi sinônimo de inteligência. O Sócrates foi uma exceção.

  7. Peixoto-Pres.Prudente/SP Says:

    Jogador acima da média e à frente de seu tempo.
    Brilhou no Corinthians e na seleção brasileira mágica de 1982, a última encantar TODO O MUNDO
    Azar das Copas se ele não ganhou uma…

  8. Felipe - ETERNO 5 X 1 com GEOVANIO e não com TEVEZ ! Says:

    Peixoto, só um “lembrete” : O “doutor” era SANTISTA !! KKKKK

  9. Asiatico Says:

    Foi um cara bom de bola mesmo e poderia ter tido maior sucesso que seu irmão Rai se não fosse a bebida alcoolica.

  10. Pedro Pontes Says:

    Como santista tenho que reconhecer. Sócrates foi sensacional! A grande bobagem que ele fez, foi um dia dizer num programa de televisão que a “revolução cubana” foi mais importante que a “revolução francesa”. Tudo bem, ninguém é perfeito!!! Mas como jogador e cidadão Sócrates foi um ícone, uma pessoa do bem!

  11. SemPapoFurado Says:

    FICA EM PAZ MAGRÃO

    DEMOCRACIA SEMPRE

  12. MOSQUETEIRO Says:

    Se o Socrates fosse um atleta, ele seria mais jogador que o Pelé.

  13. Alessandre Says:

    A primeira — e única — vez que vi o Sócrates foi em Curitiba, tem uns 5 anos já. Eles estava no ‘calçadão da XV’ cantando samba com uma banda em uma palco armado em plena praça (estava um pouco mamado também).

    Aproveitei pra tirar umas fotos e pegar dois autógrafos: um pra mim e outro pro meu pai.

    Foi um grande homem e jogador sem dúvida!

  14. cabello Says:

    Tive uma oportunidade de conhecê-lo pessoalmente. Ele é um dos maiores orgulhos do corintiano.

  15. Fred - SPFC, o único Tri-Mundial e Tri da Libertadores Says:

    Ele jogou mto!! Mas, perdeu para o vício

    Uma pena

  16. Helvio Says:

    Paulinho, com todo o respeito mas ” um dos maiores jogadores de todos os tempos”… é exagero…

  17. Alex franco Says:

    Helvio

    Ou vc não era nascido ou é cego !

  18. Alex franco Says:

    Rai não serviria para limpar as chuteiras de Sócrates !!!

  19. Leandro Says:

    Felipe – ETERNO 5 X 1 com GEOVANIO e não com TEVEZ ! Disse:
    fevereiro 19, 2014 às 9:49 am

    Era santista. Mas depois se tornou corinthiano:

    Outra coisa: 7 x 1 > 5 x 1

  20. Leandro Says:

    Helvio Disse:
    fevereiro 19, 2014 às 12:42 pm

    Não é exagero coisa nenhuma. Um jogador pra ser capitão da inesquecível seleção de 82, só sendo um dos maiores de todos os tempos.

  21. Jéferson Santana Says:

    Antes o ídolo dos corintianos era o Sócrates, agora é o andrés sanchez.

    Esse é um perfeito exemplo de decadência.

  22. Julio Botegli Says:

    Além da comparação rev francesa e cubana, ele pisou na bola qdo no princípio do PT ele, como formador de opinão, mencionou que seguia o PT por ser o único partido íntegro, formado por homens honestos. Ele morreu e não viu toda a cúpula do partido condenada e presa, porém já dava demonstrações de desgosto com as palavras proferidas trinta anos antes.

  23. SemPapoFurado Says:

    Felipe – ETERNO 5 X 1 com GEOVANIO e não com TEVEZ ! Disse:

    fevereiro 19, 2014 às 9:49 am

    va contar suas mentiras no blog do seu mestre

    SOCRATES BRASILEIRO e CORINTHIANO

    Pelé era Corinthiano na infância

    7 x 1

  24. SemPapoFurado Says:

    Paulinho, vc não iria moderar os Nicks também,

    vc deixou passar este “Felipe – ETERNO 5 X 1 com GEOVANIO e não com TEVEZ !”

  25. Fábio Faria Says:

    Paulinho, sou palmeirense e cansei de lamentar as vitórias q a dupla Sócrates/Palhinha nos subtrairam mas confesso que até hj não lembro de um jogador com essas caracteristicas nessa posição. Vivesse hj quanto não valeria se tivesse a midia trabalhando a favor

  26. MOSQUETEIRO Says:

    Eu estava no Morumbi num jogo contra o Santos, o Palhinha e o Socrates começaram a judiar das sardinhas…o Clodoaldo simulou um desmaio e saiu carregado do campo e nunca mais voltou…esse dia foi demais kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk..era calcanhar praca…calcanhar pra la, os coitados ficaram tontos.

  27. MOSQUETEIRO Says:

  28. GOMAO Says:

    Pena que o sr. Vicente Mateus em um ato insano fez o Corinthians jogar no Parque São Jorge, peitando toda imprensa, e nenhum canal de TV foi fazer o jogo. Azar de todos, somente os que lá estavam incluindo eu, vimos o maior gol da carreira do Sócrates. Pergunta para quem esteve lá como foi maravilhoso este gol. Eu não vi o gol do Pelé na Moóca, mas fizeram uma gravação para ser ter ideia de como foi. O do Sócrates posso dizer nunca vi alguém dar um chapéu no zagueiro com o calcanhar e de costa para o gol, e quando mata a bola no peito ameaça, o goleiro cai de um lado e ele rola do outro. Detalhe o chapéu foi o máximo, foi daqueles em que a bola passa na cabeça do adversário e ele não consegue tirar a bola. Fora do campo atendia todo mundo, com simplicidade, e não como estes pseudos jogadores que tem tanta arrogância.

  29. AIRTON ( CORUMBÁ MS ) Says:

    BOM SENSO…..!!!
    .
    Esse sim poderia ter o direito de dizer que tinha BOM SENSO, os demais não e diria mais, o nome que se pode dar a esse tipo de movimento deveria chamar AÇÃO SÓCRATES….
    .
    Mas hoje no futebol não existe ninguém com esse perfil para buscar essa meta que seria essencial ao futebol em todos os sentidos e não jogadores “171” papo furado que tentam deixar uma marca deixada nos anos 70 por esse profissional ÚNICO E INCOMPARAVEL.
    .
    Dias atrás em uma emissora de rádio perguntaram ao zagueiro Wallace do flamengo a respeito do BOM SENSO e o zagueiro travestido de moral disse que seria interessante aos jogadores essa busca que valorizaria a todos…. falou em caráter e que jogador tem honra e que age correto!!! MAS VEJA ESSA DECLARAÇÃO PAULINHO QUE NA SEQUENCIA TEVE TOM DE DEBOCHE
    .
    http://sportv.globo.com/site/programas/arena-sportv/noticia/2014/02/wallace-admite-que-viu-gol-do-vasco-falei-para-o-felipe-da-um-chutao.html
    .
    Socrates sem busca nenhuma por notoriedade ou aspirações polticas se entregou a um dos maiores movimentos da HISTÓRIA DO FUTEBOL que só se compara a outro que foi abraçado pelo meu time do coração VASCO DA GAMA QUE DEU O DIREITO AOS POBRES, NEGROS E EXCLUIDOS DE FAZER O QUE HOJE É O FUTEBOL…
    .
    Sócrates era o HOMEM, o profissional e UM EXEMPLO QUE NENHUM JOGADOR seguiu, com todos os ensinamentos de respeito a todos. Jamais desrespeitou equipe rival e nunca vi esse HOMEM dizer que uma torcida era diferente de outra..
    .
    Em 1986 me recordo muito bem uma lição de SOCRATES deixada ao mundo do futebol , na ocasião em que perdeu o pênalti contra a França…..
    .
    Após perder o pênalti, ele caminhava em direção ao vestiário e na época o repórter Kleber Leite veio em sua direção e perguntou? “ E aí Socrates como você se sente perdendo esse pênalti e o que você diz a torcida brasileira?!”
    .
    Muito calmo ele respondeu ao imbecil: “ O que vc quer?” Que eu chore?….. Isso é um esporte!!! Estamos ai para perder e para ganhar, por isso é o futebol…. não espere que eu me estrebuche em lagrimas!!! È preciso antes de tudo entender que isso é um esporte!!!
    .
    Busque nos anais da mídia essa informação Paulinho.. NA ÉPOCA ME TORNEI MAIS FÁ AINDA DESSE CARA…!!!!!

    O Brasileiro precisa para com essa onda de UFANISMO, pois não leva a nada e a exemplo de Socrates outro grande desportista, não tão amado por não ser espalhafatoso e que também certa vez disse quase o mesmo chama-se NELSON PIQUET, que é desmerecido até hoje por não ser hipócrita.
    .
    SOCRATES MERECIA UM NOME EM UM ESTADIO DE FUTEBOL E NÃO DEVERIA CHAMAR-SE ARENA…
    .
    ESTADIO SOCRATES BRASILEIRO

  30. Jesus Says:

    E tem gente que exalta Raí, Valdívia, Ademir da Guia, Serginho Chulapa, Edmundo (motorista bêbado), Evair e ouros inuteis…!!!

  31. Julio Botegli Says:

    Jesus vc está de brincadeira em colocar o Ademir da Guia no meio de jogaores inúteis.

  32. Jesus Says:

    Julio, não em termos de futebol, jogava muito, porém politicamente entrou no PCB e foi acusado de cobrar parte do salários dos funcionários da Câmara.

  33. alberto luckhesi Says:

    O Sócrates jogava 10 vzs mais que seu irmão Raí, e sempre declarou torcer para o Santos,vindo a jogar em quase em fim de carreira no Santos,realizando o seu grande sonho e do seu pai, torcedor também do Santos.Eu assisti o jogo em que Clodoaldo desmaiou ao ser expulso em uma decisão contra o Corinthians pelo Paulistão 1.turno, e não foi simulação, mas sim revolta ..,já que ,como sempre, o juiz roubava escandalosamente para o Corinthians.

Deixe uma resposta


%d blogueiros gostam disto: