Anúncios

Brasil deve desculpas a Anderson Silva

anderson-silva-fratura-na-perna--1

Da FOLHA

Por RICARDO MELO

Embates de vale tudo são um dos eventos mais repulsivos oferecidos sob a chancela de ‘esportivo’

Para defender os espetáculos de pancadaria como esporte legítimo, o pessoal das lutas de vale tudo provavelmente usará a célebre foto de Domício Pinheiro. Era novembro de 1974, interior paulista. Naquele instantâneo memorável, Domício flagra o momento quando, numa disputa de bola, o atacante Mirandinha, então no São Paulo, quebra a perna esquerda ao se chocar com o zagueiro Baldini, do América de Rio Preto.

A imagem deve estar estampada nos jornais de hoje, pela incrível semelhança plástica com os registros do momento em que, ao tentar atingir o adversário, Anderson Silva espatifa a própria canela em Las Vegas. Vai servir, com certeza, para alimentar a ladainha que todo esporte tem sua dose de violência, ou que imprevistos acontecem em qualquer atividade. A comparação soa tão verdadeira quanto usar fotos de dois corpos estatelados no chão para dizer que ambos são iguais “”não importa se um deles caiu por acidente do décimo-andar e o outro foi arremessado por algum meliante durante um assalto.

A polêmica, de todo modo, não é propriamente nova, mas ferve a cada drama como o de Anderson Silva. De minha parte, mantenho a convicção de que os embates de vale tudo, mesmo repaginados como MMA, UFC ou o que o valha, são um dos eventos mais repulsivos oferecidos sob a chancela de “esportivo”. A começar do objetivo maior, quando não único e exclusivo: destruir fisicamente o adversário na base da porradaria desenfreada, com chutes, pontapés, socos e outros golpes igualmente “refinados”.

Muitos dirão que o boxe também é assim. É mesmo bastante parecido, talvez um pouco mais asséptico. Por isso nunca tive especial interesse pelo que acontece nos ringues, exceto quando seus personagens ficam notórios pelas sequelas da troca de murros ou ganham destaque em seções diferentes dos jornais. Geralmente trata-se de gente humilde e socialmente injustiçada –logo presa fácil de mafiosos sedentos de lucros bilionários derivados da exploração dos “instintos mais primitivos”. Que o digam nomes como Cassius Clay, hoje confinado a uma cadeira de rodas de tanto bater e apanhar, e Mike Tyson, cujo prontuário dispensa apresentações.

Mesmo com toda a corrupção, ganância e tapetaços desacreditando atividades como o futebol, há, por enquanto, uma distinção fundamental. Dentro das quatro linhas, o desempenho não se mede pela aniquilação física do oponente. Nos octógonos de vale tudo, a conversa é outra. Quanto mais um lutador destroçar o outro, mais prestígio, dinheiro e “reconhecimento” ele terá “”até o momento em que se tornar imprestável como um galo estropiado incapaz de abater rivais nos ringues clandestinos. Chamar isso de esporte ultrapassa o cinismo. É empulhação pura e simples.

Detalhe: no Brasil, os galos são bem mais protegidos. Por ilegais, rinhas podem dar cadeia a quem as promover. Nada que um bom advogado não resolva, mas o constrangimento pelo menos fica. No caso do MMA, a vida é bem mais mansa. Os organizadores apenas correm o risco de enriquecer, virar celebridades e festejar índices de audiência. Tudo embrulhado num discurso de “trabalho social” que salva jovens sem futuro e fadados ao crime.

Anderson Silva não tem que pedir desculpas ao Brasil, como fez depois da derrota.

O país é que tem que pedir desculpas a Anderson Silva.

Anúncios

57 Respostas to “Brasil deve desculpas a Anderson Silva”

  1. Mafia Chinesa Says:

    queria ver o blogueiro no octogono.

  2. Lampião - GAIVOTAS DA FIEL, é do CURINTIAAAAAAA Says:

    O país deve desculpas o cassete!

    Ele ganha e muito bem pra isso…

    que se dane!

  3. anti_corru_PT_os Says:

    Desculpas para essa gaivota bejoqueira? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Torci para Weidman

  4. Fred2 Says:

    desculpas não.
    Não assisto essa selvageria. O boxe era até razoável, mas também desnecessário.
    e ganham bem.
    Sobre se transformarem em ”vitimas” dos empresários do ringue, – Don King e agora Dana White, é só lembrar que quanto mais fraca a cabeça, mais fácil a dominação.

  5. anti_corru_PT_os Says:

    “Esportes servem somente para subliminar a agressividade natural do ser humano para com seus semelhantes. As regras convêm apenas para impedir os extremos, mas seu objetivo final, é a DESTRUIÇÃO de seus oponentes.”

  6. ROBERTO MANDROVANNI Says:

    Victor Belfort será o novo campeão da categoria…

    Anderson Silva não lutará mais…

  7. terenciotrindade Says:

    MMA não é um esporte e sim entretenimento. Assim como vários outros esportes virão a ser. Será que a distância entre um evento de MMA é tão grande de uma prova se ciclismo ou de atletismo onde existem varias evidências que a maioria dos atletas competem sob o efeito de substâncias artificiais. Será que não é justamente este o futuro do esporte – super atletas movidos a geringonças e substâncias artificiais?

  8. JONH mirchael Says:

    Todos os lutadores gostam do que fazem e sabem que isso pode acontecer, discordo do blogueiro.

  9. observador Says:

    ele podia ir cortar cana, ser gari, empacotador de mercado, coveiro, servente de pedreiro e outras profissões mais dignas.
    preferiu mama na vaca….si fuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu deu.muito bem feito!

  10. Bizouro Kissuco Says:

    O Brasil deve desculpas por ter colocado o PT 8 anos no poder..

  11. João Bosco Says:

    Análise perfeita em todos sentidos. A evolução da raça humana regride perante a barbarie do chamado UMC a época dos gladiadores ou até mesmo aos primitivos homens da caverna. O que deve ser aplaudido e a força do argumento e nunca o argumento da força.
    M

  12. Jéferson Santana Says:

    Anderson Silva é um profissional muito bem remunerado. Ele luta pra ganhar dinheiro, da mesma forma que um torneiro mecânico, um vendedor, um médico ou qualquer outro profissional trabalha pra ganhar dinheiro.

    Entendam que atletas profissionais brasileiros não competem pelo Brasil, eles competem porque essa é a profissão deles.

    Então, na minha modesta opinião, o Brasil não deve nada ao Anderson Silva, nem o Anderson deve ao Brasil.

  13. Maurício Says:

    A diferença é que o homem está ali porque quer e sabe muito bem o que pode acontecer com ele e o galo não!

  14. Regis Soberano Says:

    Que se lasque!
    Gostei da vitória sobre este arrogante.
    Não gosto de MMA, é uma selvageria descabida. Rinha de galo mesmo. Eu só fiquei sabendo do resultado no dia seguinte. Fiquei muito feliz pela vitória do gringo.

  15. Jean Says:

    Comparar ringue de galo com humanos é duvidar da inteligencia do próximo. A única diferencinha é que os galos não tem raciocínio como o ser humano, lutam somente pelo instinto de sobrevivência. Os galos não lutam pq querem, não ficam bilionários, nem famosos.

  16. Rogério ::: ... ... Says:

    Com a aposentadoria do valentão da voz fina, por invalidez cerebral, como fica a moderna academia de SAIQUEUDÔ, com seus pilares cor-de-rosa, inaugurada no alagadiço CT de Itaquera?

    Será que Gornaaaaaaldo, com seus amigos travecos, irá usá-la para praticar sua arte de magia, entre um afogamento, oops, alagamento e outro?

    Pobres gaivotas apesar dos pesares (aposentadoria do inválido) lutam, incansáveis, para manter a cor original dos pilares. Os pilares de sua causa.

    Vai CÚrint1a5, vai si fude!!!

  17. Abel Says:

    E lá estão o Corinthians, a Venus Platinada e o Humanoide Fenomenalmente Burro e Aninfecelalo…! Patrocinando e incentivando cotovelada na cara, Coices e pontapes coisas de primeiro mundo.

  18. Helvio Says:

    Não devo desculpas a ninguém, muito menos a um imbecil que se dispõe a essa profissão.

  19. valmir Says:

    muita gente não entendeu o texto.

  20. André Luis Says:

    pois é Abel, nessa história toda com certeza o gênio é você, que na segunda-feira vai ter que acordar ás 5:30 h da manhã e pegar o Metrô da Vila Carrão lotado….

  21. Everton Says:

    Falam como se o futebol fosse muito diferente do MMA. Talvez a maior diferença entre ambos esportes seja que o lutadores são os espectadores mas que querem matar uns aos outros já que não existe regras (ou leis) que os impedem.

  22. FabricioSEP Says:

    Temos que pedir desculpas e ficar com dó.
    Ele tá lá milhonário e vai encostar com essa lesão.
    MAS RECEBENDO TUDO QUE TEM DIREITO NO CONTRATO DO UFC.
    Vá se lascar Anderson.

  23. rsaveck Says:

    Sempre achei estranho o gosto por ver dois homens se agarrando e se batendo.

    Sem falar do cômico jogo de cena nas entrevistas, em que um faz cara de mal para o outro.

    Retrocesso total.

    Dispenso!

  24. Xipi Says:

    anderson silva e o BR que morram abraçados

  25. bulanfos Says:

    Mesmo com esse povo que fala mal do mma, e um esporte que esta crescendo muito. Nao adianta lutar contra, nao vai parar.

  26. Marcos Says:

    Na verdade o lutador pediu desculpas para o Taxinha, por ter secado mais essa “fonte de renda” dele (apostas em lutas combinadas).

  27. Louis schroder Says:

    Vc esta enganado sobre quanto mais violencia melhor pro lutador ser famoso. O maior idolo, mais fomoso lutador do ufc eh o royce gracie que era magrinho e ganhava sem dar muita porrada. Ganhava na inteligencia e mostrava que tamanho nao era tudo.

  28. SEM ESCOLAS E HOSPITAIS, PORÉM...O IMPORTANTE É SER FEVEREIRO E TER CARNAVAL PRA GENTE SAMBAR. Says:

    ACABEI DE ASSISTIR ” O GLADIADOR ” LEMBREI DA LUTA DO ANDERSON……OS CARAS SE MATANDO E O POVO DELIRANDO……

  29. Mengão Says:

    E o peão de obras que morreu no curicão? E as crianças abusadas no entorno? Não merecem pedido de perdão do Brasil?

  30. marcelo Says:

    conheço um cara que encontrou o anderson e foi tratado pior que um animal.. É para um cara desses que o brasil merce desculpa?

  31. marcelo Says:

    só discordo de quem fala que luta nao é esporte… Pra mim futebolista que não é… Qual é o unico esporte que seus praticantes bebem. Fumam e no dia seguinte vao competir??.

  32. Marcos Says:

    Se isso é esporte, tem muito esporte nas saídas das escola…Vários Anderson Silvas mirins, homens e mulheres medindo força física, tenho a absoluta certeza que dia chegará em que haverá esporte desse nível com facas e ponta pés e com muita audiência, e claro já temos muito MMA e UFC nas arquibancadas e acreditem tem jornalista chamando os de animais, pode!!! Hora só estão praticando esporte…

  33. diogo Says:

    Realmente o futebol é mais leal que o MMA quem o diga é Alex Alves que teve o rosto desfigurado pelo Edu Dracena em um ato de covardia,entre vários outros que nem precisa ser citado.Isso pra você é esporte?Opinião sem logica e sem fundamento,não acredito que tem jornais que contra tão “profissionais”de tão baixo nível.

  34. DIEGO Says:

    MMA é mais esporte do que futebol …
    Enquanto todos falavam que era comprado e combinado, a perna fraturada provou para todos que não.
    Agora o futebol, o pior não cai… a canetada impera, o tapete voa e a mesa vira…
    ISSO SIM É NOJENTO.

  35. Bizouro Kissuco Says:

    Hahahaha os brazucas manés agora odeiam futebol pq acreditavam no STJD..

  36. Jeronimo Silva - Professor Says:

    Também acho que ninguém deve desculpas ao Anderson, e também concordo que ele é muito bem remunerado, inclusive pra quebrar as duas pernas se necessário for. Sabem o instinto de sobrevivência que alguém lá em cima citou? Pois é este mesmo instinto que está na cabeça de jovens que buscam na luta uma chance de vencer na vida. E MMA é um esporte como qualquer outro sim, em todos os esportes já foi possível ver alguma cena de violência e/ou selvageria. Me admira que num mundo cada vez mais “interligado e esclarecido”, ainda hajam os tenham pensamentos ínfimos, ainda menores que seus míseros cérebros. Não devemos desculpas ao Anderson, devemos agradecimentos por ter elevado e mantido o nome do Brasil (país que vocês moram – pra quem não sabe) por tanto tempo no topo. A principal diferença entre os brasileiros e os outros povos, é que eles são patriotas, e fazem questão de mostrar isso, mesmo que seja apoiando qualquer atleta que os representem.

  37. Jão Says:

    O Esporte Nacional nas mãos de magnatas… STJD o câncer dos Futebol Nacional… $$.
    Paulinho se o Fluminense não tinha nenhuma acusação e nem recurso pra ser julgado, por quê foi enviado o Advogado do Clube aos dois julgamentos??? mesmo o Presidente do Flu dizendo que apenas iria acatar a decisão do STJD?? estranho

  38. rica Says:

    Não concordo com o texto, o Anderson tem usado o nome do Brasil pra ganhar dinheiro em um ‘esporte’ que não é de nações, ele quem deve pedir desculpas e parar de ser esse MASCARADO que sempre foi e agora a Globo esconde!

  39. MOSQUETEIRO Says:

    Os meus avós que me devem desculpas, eu poderia ter nascido em Veneza, fui nascer nesta bosta de pais de Sarnei’s…Renan’s de Genuinos…ó vida…ó dia…ó céus.

  40. Leandro Says:

    “Detalhe: no Brasil, os galos são bem mais protegidos. Por ilegais, rinhas podem dar cadeia a quem as promover. Nada que um bom advogado não resolva, mas o constrangimento pelo menos fica.”

    E quem foi que pediu proteção no MMA? O lutador aceita a luta de forma voluntária e os telespectadores assistem da mesma forma.

    O Estado quer proteger alguém? Se esta é a intenção do Estado, a melhor maneira que ele tem para fazer isso é deixar de se intrometer. Como diria o ditado, “muito ajuda aquele que não atrapalha”.

  41. Ediél Braz Says:

    Este esporte é muito violento! Particularmente não gosto, prefiro outros esportes como Tae Kwon-do, futebol,natação, etc.

  42. Jeronimo Silva - Professor Says:

    rica Disse:
    dezembro 31, 2013 às 11:09 am

    Não concordo com o texto, o Anderson tem usado o nome do Brasil pra ganhar dinheiro em um ‘esporte’ que não é de nações, ele quem deve pedir desculpas e parar de ser esse MASCARADO que sempre foi e agora a Globo esconde!

    Pô fala sério.
    Como se usa o nome de um país pra ganhar dinheiro? seria dizendo: Ei eu sou brasileiro!
    Ai o outro responde: Ah! Legal, seja bem vindo ao meu país. Pega aqui um milhão de dólares, só por ter vindo prá cá. Se precisar de mais é só pedir tá?
    O MMA existe desde de o inicio dos anos 90. Só a agora a globo comprou os direitos de imagem, sabe por que RIca? Porque a Rede Globo de Televisão é uma empresa como outra qualquer que visa o LUCRO.
    E sobre máscaras… me responda quem é que não usa?
    Seja pra ganhar uma menina, conquistar um emprego, descobrir um segredo, ganhar um dinheiro extra. Acorda desse sonho encantado e entra no octógono da vida real. Você foi Nocauteada pela utopia.

  43. Lima Says:

    Desculpas para que, O Brasil precisa pedir desculpas ao seu povo sofrido, desculpas pela corrupção que ronda nossos governos. Pedir desculpas a um lutador arrogante, que mais uma vez com o mesmo adversário perdeu sozinho. Que raio de esporte é este violento, cuja unica finalidade é detonar de murros e pontapés o adversário. Menos Paulinho.

  44. Anderson_JSP Says:

    É Paulinho mostrar os interesses que rondam essas misturas com regras de artes marciais e sua evolução desde a época da REDETV e outras EMISSORAS ANTES DE UFC MMA A REDE GLOBO QUE MONOPOLIZARAM AS TRANSMISSÕES ASSIM COMO NO FUTEBOL
    KAJURU DISSE QUE UFC MMA É UMA MINA DE OURO DE APOSTAS EM LAS VEGAS/EUA QUE USAM OS IRMÃOS COMO LARANJA PARA EXPLORAÇÃO DAS ATIVIDADES
    MAIS GRAVE AINDA É SABER QUE A REDE GLOBO TAMBÉM TÊM INTERESSES EM TRANSMISSÕES EXCLUSIVIDADE, SABENDO QUE NO PASSADO REDETV E OUTRAS TRANSMITIAM SEM MUITA AUDIÊNCIA
    AGORA A NOVA É QUE UFC MMA TÊM UM CONCORRENTE Bellator MMA,QUE A FOXSPORTS TRANSMITEM É QUESTÃO DE TEMPO O POVO NÃO VAI TROCAR FUTEBOL POR LUTAS DE ARTES MARCIAIS AINDA MAIS COM ESSAS ÚLTIMAS ACONTECIDOS QUE JÁ TÊM PRECONCEITO É COMBATIDO EM DIVERSAS CAMADAS DA SOCIEDADE

    “DIZEM QUE EM 5 ANOS OS BRASILEIROS SERÃO MAIORES AUDIÊNCIA DOS CONSUMIDORES DE UFC MMA SUPERARÁ O FUTEBOL NA TV”

    DEPOIS DESSA DUAS LUTAS DO ANDERSON SILVA VÃO TER AGUENTAR MUITAS CRITICAS MUDA DE FIGURA

    Outra se o CORINTHIANS Patrocina o ANDERSON SILVA o #Palmeiras irá PATROCINAR O VITOR BELFORT RISADAS A PARTE ATÉ RIVALIDADE DE CLUBES INVADIRAM O UFC MMA

  45. Odilon Silva =RJ Says:

    Falta mesmo é patriotismo nesse país, vamos amar e valorizar, os costumes, a cultura brasileiro. Gosto mesmo é de futebol de campo, gosto mesmo é de futebol de salão, gosto mesmo é ciclismo, gosto mesmo é de surf, gosto mesmo é de natação.

  46. Odilon Silva = RJ Says:

    Náo gosto desse esporte, raramente ficarei vendo essas lutas, prefiro um bom filme, um programa musical, um programa de reportagem, um bom futebol, mais por acaso eu estava em casa nesse dia quando ocorreu essa luta, e acabei vendo a luta. O brasileiro foi humilhado pelo norte-americano, totalmente dominado pelo americano, o brasileiro foi mobilizado pelo americano, sem força, sem recurso, para superar o americano, só restou ao brasileiro torcer para o tempo passar, para o pior náo acontecer.

  47. Odilon Silva = RJ Says:

    Os arqueólogos em suas duras missões de escavações, de estudos profundos, as vezes descobrem cemitérios de antigas civilizações, alguns desses cemitérios , de centenas de anos atrás, de milhares de anos atrás, apresentam cadáveres com os crânios esfacelados. Os arqueólogos descobriram, que esses cadáveres dessas civilizações antigas, que apresentam os crânios esfacelados, é porque eles brigavam até a morte, com um bastão, com uma bola de ferro na ponta, ganhava a luta, quem desse mais na cabeça do outro, com esse bastão com uma bola de ferro na ponta. Incrível, o tempo passou, algumas centenas, alguns milhares de anos se passaram, mais algumas coisas náo mudaram, apenas se modernizaram.

  48. Jeronimo Silva - Professor Says:

    É isso ai Odilon Silva, mas eu estava falando de outro tipo de patriotismo. Dos esportes que você citou acima acredito que somente futebol de salão é criação nossa, ainda assim uma derivação do futebol de campo.
    Quanto as descobertas arqueológicas, acredito que não são motivos pra grandes surpresas, nós humanos nunca vamos nos livras da herança genética que nossos ancestrais nos deixaram, herança essa que influencia inclusive no comportamento. Que exemplo?
    O que você faz quando seu time faz um gol, vence um jogo, ganha um campeonato?. Você grita, pula e bate palmas não é?
    Agora me diz o que os macacos fazem quando estão felizes?. Gritam, pulam e batem palmas na mesma proporção.

  49. Odilon Silva = RJ Says:

    É verdade mestre JERÓNIMO SILVA, o futebol de salão, frescobol, sao atividades esportivas criadas pelos brasileiros. Apenas citei as outras modalidades, porque sao modalidades longinuas em nossos hábitos, acima de tudo, sao modalidades saudáveis, gostosas de serem praticadas. FELIZ ANO NOVO.

  50. Ai vc me fode.... Says:

    “UFC – a batalha dos lutadores medianos terminou em desgraça””

  51. David Z Says:

    Seus tontos, antes do amor clubístico, o Anderson Silva será sempre o melhor desse esporte, sorte do Americano que ele se fraturou, se não era um abraço pra ele.

  52. Luiz Manoel Says:

    Este MMA e como uma rinha de galos, lamentável que a humanidade produza isso, e o handebol feminino arrebentando e pouco se fala e se apóia.

  53. Dalton Says:

    Nem precisei ler o texto porque tenho a certeza de que não devo desculpas a ninguém.

  54. Ricardo Says:

    Moralismo ridículo nesse texto e pessoalmente sei que vc não é assim ou pelo menos não era.

  55. Rodrigo Esposito Says:

    Prefiro MMA ao Futebol. Pelo menos quem quer se matar fica dentro o Octógno ou Ringue e não na arquibancada de um Estádio.

  56. Sten Says:

    quanta asneira.

  57. joão pedro Says:

    Jonh o inocência., vc acha que todos os lutadores gosta do que faz?? serio??., esta foi a unica forma fácil de ganhar dinheiro., caso ao contrario seria no máximo um servente de pedreiro que é uma profissão seria., a maioria é corintianos, petista e pouca instrução.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: