Advertisements
Anúncios

O Corinthians, a Nike e o Pato

Por ROQUE CITADINI

http://blogdocitadini.com.br/

O fracasso da temporada de Alexandre Pato no Corinthians provoca todo tipo de discussão.

Pato veio para o Timão em uma operação onde a Nike era a que mais torcia para que ele viesse. Pertencente aos seus quadros de contratados e com o fracasso europeu do jogador gaúcho, a Nike ficou preocupada com o dinheirão investido no “craque”. Para se ter uma idéia do esforço da Nike, basta ir a loja da empresa, em Nova York, bem ao lado da Quinta Avenida. Há um cartaz cobrindo toda a parede só com Alexandre Pato e a camisa da seleção (da Nike).

Quando a situação ficou ruim na Europa (contusões contínuas e atuações fracas) o importante era uma “operação” que recuperasse o jogador. Especialmente queria a Nike que o craque voltasse à seleção brasileira. Ou então, a dinheirama gasta não teria retorno.

Foi neste clima que o jogador veio ao Corinthians. Foi mais uma operação de marketing para recuperar o investido do que uma preocupação com o clube.

Os números foram elevados e provocou todo tipo de polêmica. Inclusive com um grupo (da diretoria) acusando outro (também da diretoria) e abrindo atritos que continuam até hoje. A imprensa é testemunha silenciosa do que um falou do outro nesta contratação. Como conheço a praça não acreditei  em muita coisa dita pelos dois grupos. Só em parte.

Hoje muitos dizem que foram contra isso ou aquilo.

É uma posição fácil e oportunista.

Todos os corinthianos -mesmo não sabendo os termos ($) do negócio- passaram a acreditar  que o clube “recuperaria”  o craque . Seria bom para o Timão e ótimo para a Nike.

Mesmo sem grandes atuações e com contínuas contusões , o jogador foi levando e chegou a ser reconvocado a seleção -o grande objetivo da Nike.

No campo Alexandre Pato não produziu o suficiente para encher os olhos do torcedor. Mas apresentava uma gradativa melhoria na sua imagem.

Curioso que Pato é uma celebridade e não um “craque fora de série”. Está sempre na festa certa, com a namorada certa, com a camisa adequada, com a barba por fazer (como os grandes atores).  Mas para vencer no Corinthians precisa de algo mais: arrebentar no campo.

Toda a vida extra-campo do jogador pouco significa quando ele brilha com a bola nos pés.

Neste meses, Pato continuou “arrebentando” nos eventos, festas etc mas… jogando um futebol quase comum, sem o brilho necessário. Uma ou outra partida de destaque, mas nada “fantástico”.

Interessante que Alexandre Pato é uma celebridade construída só com a imagem. Quando chega perto do microfone, sua atuação é igual a dentro do campo: fala algumas frases comuns (preparadas por assessores). Exemplo: “estou animado para a partida”; “a torcida é o décimo segundo jogador”; “estou alegre por estar neste clube”. Após duas ou três frases (quando muito) começam os erros grosseiros de português e a dificuldade em falar algo é tão grande como acertar o gol.

Quando uma “celebridade” torna-se um ídolo num clube como o Corinthians? Quando joga muito. É ali -no tapete verde- como dizia  Fiori Gigliotti, que o jogador diz se é craque. E ali Pato não tem tido o mesmo desempenho que tem no mundo das celebridades.

Pode recuperar-se? Pode. Mas é difícil. Gilmar- o maior goleiro do Timão – conseguiu dar a “volta por cima”.

Pato tem esse desafio. Se não conseguir, a Nike pode começar a contabilizar o prejuízo. E o Corinthians, também!

Advertisements
Anúncios

Facebook Comments

31 comentários sobre “O Corinthians, a Nike e o Pato

  1. O Pato, é um jogadorzinho medíocre…….A imprensa que deu muita moral para ele…….

  2. Aloou, Paulinho, adorei essa da imprensa como testemunha silenciosa. O lugarzinho do Pato na seleção está garantido, afinal a Nike manda lá também. Só não sei se o Pato é o único caso.

  3. Ponha, não é que o Citadini não falou nada do São Paulo. Por que será? Mas cabe aqui uma colocação. Veja que ele critica o Pato por não saber falar, pelas entrevistas prontas, etc. Não seria o caso então de enaltecer o Rogério Cêni, pois é dos poucos no Brasil que sabe o que fala, tem pensamente, não usa creches, e, por isso o chamam de mala, de mascarado. Vai entender esse povo. Vai Corintias, aí para o lugar que vc merece. Há não podemos esquecer da faixa “displicência” com cecidilha. Este é o timão que a gente conhece.

  4. Mais sendo bem sincero, só vi o pato jogar bem 1 jogo em toda sua carreira, contra o Palmeiras em sua estréia, e mesmo assim o jogo não valia nada.Bem na verdade o pato nunca ganhou nada na carreira, o mundial com o Inter ele não fez nada, o *gabiru* tem mais conquistas do que o pato, e ainda fez o gol do titulo. Pato só tem um bom empresario e um otimo patrocinador (NIKE), que alias exige ele nas convocações da seleção(manda na CBF), mais isto todo mundo ja sabe não é mesmo.

  5. Eu não consigo gostar do Citadini. Trouxe Adrianinho, Regis Pit Bul, Pia, Samir, Rincon Velho……Valdson….quase rebaixado no Paulista…..ano 2004…..esquece….Agora criticar o Pato é facil, queria ver essas criticas no começo do ano. Também sou a favor de manda-lo embora, foi displicente e irresponsável…Tem muito engenheiro de obra pronta hj….assim é facil.

  6. Pato ficou milionário aos 17 anos de idade. Hoje ainda tem apenas 24… Sabe pouco, ou quase nada da vida. Acredito que, como outros exemplos que temos, só jogará o que se espera dele hoje, por volta dos 27, 28 anos de idade; quando tiver mais experiência de vida e sentir que lhe restam poucos anos para o final de carreira. Se o Corinthians se precipitar a vendê-lo (o que provavelmente fará), ficará com o prejuízo e a tristeza de vê-lo jogar, seus melhores anos, em outro Clube…

  7. ô Gayvotão 2013,voltar pra que? Ele já tem dinheiro,taxinha não o interessa,,,, voltar…kkkkkk

  8. Engraçado,até o palpiteiro sem noção oficial das gayvotas malhando o pato…
    O mais importante ninguém falou…o corintia não jogou nada.Não chutou uma bola no gol sequer,Continua sendo o time COVARDE DE SEMPRE,que joga pra não perder e não pra ganhar.
    E a culpa é do pato?Tá certo que jogaram 40 milhões no lixo e dependem totalmente do que fala a matriz nike mas pro time mais rico de toda a galaxia isso não é nada kkkkkkkkkkk

  9. Ótimo texto.
    Resumiu o que é Alexandre Pato, e muitos outros por aí.
    Só uma correção o pato não é gaúcho, e sim Paranaense natural de Pato Branco – PR, infelizmente pra mim que sou do mesmo estado.

  10. Será que a nike ainda usa esse cara como garoto propaganda?
    Usar o Neymar seria muito mais inteligente… Pato nunca vai dar o retorno esperado pela nike.

  11. se é assim então, a Nike que arrume outro lugar para o seu pupilo. ela deve ter varios clubes patrocinados na Europa, dá pra encaixar o garoto e devolver os 15M de Euros para o Coringão.

  12. O cara que trouxe: Adrianinho, Regis Pit Bul, Pia, Samir, Rincon Velho……Valdson…agora fica cagando regra…

    Paulinho: A bem da verdade, não foi Citadini que contratou esses atletas. Foi Andres Sanches, enquanto diretor de futebol de Dualib

  13. Queria que o Citadini me mostrasse uma foto do lugar em que ele vê a foto do Pato na loja da Nike na 57th, em New York. Vou para lá a cada 3/4 meses, há mais de 7 anos, e toda vez ‘religiosamente’ passo na loja da Nike (sem contar que meu hotel fica na 58th, uma quadra acima) e nunca vi e nem me lembro de ter visto alguma vez essa foto do Pato. Vai ver que teve um dia, mas foi por um período muito curto. Por sinal a camisa brasileira se vê muito pouco por ali. O que se vê mais são camisas de clubes europeus e americanos e num espaço muito pequeno destinado ao futebol. Por sinal, camisas de seleções costumam aparecer mais em época de Copas do Mundo. Fora desse período muito pouca coisa.

  14. Para começo de conversa quem nasce em Pato Branco é paranaense não gaúcho, no resto o texto condiz com a realidade, não só do Pato, mas de boa parte dos boleiros brasileiros, por culpa de dirigentes e empresários gananciosos, que criam verdadeiros fenômenos de marketing e vendem gato por lebre.

  15. ROQUE CITADINI CRITICA O PORTUGUÊS DE PATO, MAS ELE MESMO, NESTE POST, COMETE UM GRAVÍSSIMO ERRO DE CONCORDÂNCIA, A SABER: Após duas ou três frase …( sic )
    LAMENTÁVEL SR. ROQUE CITADINI !!

  16. AGORA FIQUEI DECONFIADO PORQUE ELE É CONVOCADO OLHA QUEM É O PATROCINADOR DOS DOIS,AGORA EU ENTENDO PORQUE O DIEGO DO ATLETICO DE MADRI,QUER JOGAR PELA ESPANHA.

  17. Quem tá bem é o Luis Fabiano que custou baratinho tbm para as meninas né?
    hahaha
    credibilidade, uuuuuuuuuuu, Deus tá vendo.

  18. Citadini nao entende nd de futebol. Alias ja comparou o mediocre Gil ao ex melhor do mundo Kaka

    Volta Citadini. kkkkk

    Mas essa do Pato ele acertou. Mas tb isso eh tao obvio qto andar pra frenre. Pato eh jogador mediano q vive dos 3 gols q fez nas porqueiretes e da sua imagem fora de campo

  19. Como diz as faixas da torcida beija flor:

    É MUITA ENCOMPETENCIA

    hahahahahahahahahahahahahahahahahaha

  20. O citadini disse tudo que os dirigentes nao tem coragem de falar, nao sei se nao o fazem por medo ou por incompetencia. Qto as contratacoes citadas por alguns leitores desinformados, quero dizer que as mesmas foram efetuadas pelo andres sanches….. Abracos.

  21. Isso só mostra a grandeza do Corinthians.

    Quantos times tem seus uniformes patrocinados pela Nike, numa ação de marketing ela escolheu o Corinthians, ou seja, até para a Nike somos uma vitrine.

    Já teve clube Inglês que ofereceu R$ 20 milhões de euros, e que irá oferecer 25. Pato, boa viagem.

  22. O Citadini é tão bem informado que acha que o Pato é gaúcho – sendo que o apelido dele vem justamente do fato de ter nascido em PATO BRANCO/PR.

    E ele reclama dos erros de português do Pato, mas maltrata mais ainda a concordância verbal e nominal. Ainda escreve “Nova York” ao invés do correto, em português, “Nova Iorque”.

    Além disso, estive algumas vezes em Nova Iorque nos últimos anos e não me lembro de ter visto painel algum com a foto do Pato na loja da Nike (a “Niketown”). O futebol fica em segundo plano por lá – sempre o painel central da fachada tem uma foto de um jogador de basquete, de um tenista, de um jogador de beisebol ou até mesmo de um lutador de MMA – ano passado o Anderson Silva era o fotografado. Futebol, só em época de Copa do Mundo e olhe lá, com ênfase para a seleção dos EUA. Duvido muito que o Pato tenha recebido algum destaque.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: