Por DEPUTADO ROMÁRIO

Galera, hoje o dia está agitado…e tudo para o bem!

A Confederação Brasileira de Futebol e o Comitê Olímpico Brasileiro tomaram bola nas costas hoje no Congresso Nacional.

De manhã, o Projeto de Lei 253/12 foi aprovado em caráter terminativo no Senado Federal e seguirá agora para a Câmara dos Deputados. A proposta limita o mandato dos dirigentes esportivos, com direito a apenas uma reeleição, e vem ao encontro das propostas de moralização da gestão do esporte, que tenho defendido no Parlamento durante todo o meu mandato. Na prática, acaba com as gestões eternas dos cartolas apegados ao poder. Foi uma vitória histórica!

Acabo de conversar com o autor da matéria, senador Cássio Cunha Lima, que “passou a bola” para mim. Aceitei o desafio e prometi me empenhar para conseguir a relatoria do projeto junto aos meus colegas deputados para lutar por sua aprovação e, assim, contribuir para a modernidade do nosso esporte.

No outro drible contra a CBF e o COB, comissão mista (formada por deputados e senadores) aprovou a Medida Provisória 620 que altera a Lei Pelé. Entre outras coisas, a matéria prevê o fim das reeleições dos dirigentes, exigência de gestão profissional, a participação democrática dos atletas nas eleições e transparência na gestão esportiva. E o mais importante: as entidades só poderão receber recursos públicos e isenções tributárias se cumprirem as novas regras previstas na MP.

A ação pegou os lobistas da CBF e do COB de surpresa e representa uma importante derrota aos cartolas brasileiros.

Agora, para que essas propostas sejam derrubadas, os parlamentares alinhados aos interesses da cartolagem terão de pedir destaque na votação em plenário. Quando isso ocorrer, saberemos quem se opõe à democracia no esporte.

Facebook Comments