Advertisements
Anúncios

Jornalismo esportivo está na UTI da televisão brasileira

Há mais de uma década, não havia programa que pudesse rivalizar com as tradicionais “mesas redondas”, quase sempre realizadas aos domingos, após as rodadas dos campeonatos, fossem eles regionais ou nacionais.

A audiência batia, por vezes, os dois dígitos, preocupando concorrentes doutras atrações, nos mesmos horários.

Fantásticas rodas de jornalistas tornaram-se lendas nas cabeças dos torcedores, como a FACIT, com Armando Nogueira, João Saldanha e Nelson Rodrigues, o Cartão Verde, com Juca Kfouri, Trajano e o Flavio Prado dos bons tempos, ou até a Mesa Redonda de Milton Peruzzi, na Gazeta.

O tempo passou e a qualidade despencou.

Ainda mais do que os números do IBOPE, cada vez mais rasos.

Hoje, comemora-se, 1, 2 pontos de audiência, e, quando chegam a 3, solta-se rojões nas redações.

Tirando as partidas de futebol, ao vivo, não há razões para que as emissoras sintam contentamento com o retorno esportivo na sua grade de programação.

A Rede Globo, por exemplo, nem se preocupa em realizar os referidos debates, a não ser em ocasiões especiais, como Copa do Mundo e Olimpíadas.

Mas, a grande culpa para a decadência no jornalismo esportivo televisivo é, justamente, das próprias emissoras, que mantém em seus quadros profisisonais absolutamente desqualificados em cargos de chefia.

Gente incapaz de perceber a deficiência moral dos “jornalistas” que comandam.

Analisando os programas que ainda estão no ar, verdadeiras aberrações são encontradas, com nenhuma responsabilidade jornalística, somente o desejo de lucrar, seja comercialmente, ou até mesmo com subterfúgios inconfessáveis.

Tirante a TV Cultura, que tem no Cartão Verde a melhor opção para os que não possuem programação a cabo, mesmo assim com claras limitações críticas, por ser uma emissora ligada ao Governo, fica difícil não mudar de canal.

O SBT, desistiu.

A Globo, apresenta apenas “programetes” ancorados por “Joãos Sorrisões”, sem nenhum aprofundamento intelectual.

A Record tenta imitar a Globo, e também não possui programas dignos de citação.

Um grande pecado é a Mesa Redonda da Gazeta, que, apesar de manter o formato clássico de outrora, nem de longe apresenta discussões relevantes, tomada que está por amarras editoriais, e acordos nada jornalísticos.

Wanderley Nogueira é uma ilha de isenção ao lado de um Flavio Prado “amarrado” e “bozos” que se vestem de jornalistas.

Desnecessário falar do que passa na tela da BAND, onde a opinião tem preço, e a decência inexiste na maior parte da programação.

Pobre Mauro Beting…

Sorte de quem tem TV a CABO, que pode ainda assistir ao Linha de Passe da ESPN Brasil, única sobrevivente de um jornalismo que há tanto tempo está em coma na UTI da mediocridade.

Um programa em que pode-se até odiar a opinião dos apresentadores, mas há a certeza de isenção e respeito à profissão.

Embora exista também algumas bobagens, como o BEM AMIGOS, da SPORTV, em que, além do padrão Global de entretenimento, todos são realmente “amigos”, até os que não são dignos de conviver em sociedade, como o tratado no programa como “Doutor”, Ricardo Teixeira.

Advertisements
Anúncios

Facebook Comments

28 comentários sobre “Jornalismo esportivo está na UTI da televisão brasileira

  1. Gostei da frase: “Wanderley Nogueira é uma ilha de isenção ao lado de um Flavio Prado “amarrado” e “bozos” que se vestem de jornalistas.”

    Outra coisa: Paulinho, você já meteu a rola no Eduardo?

  2. Concordo plenamente. Acrescento porem que a ESPN Brasil também esta amarrada em seus editoriais, ate porque detém direitos de campeonatos regionais e copa do Brasil.
    E quanto a foxsports? Me parece também com grandes limitações de aprofundamento jornalistico.

  3. já conseguimos as assinaturas de deputados e senadores para a instalação da CPI da Copa. Até agora 186 deputados e 28 senadores já assinaram e isso é mais que o suficiente.

    Assim, cabe a Renan Calheiros decidir se inicia o processo de abertura da CPI ou não.

    Essa decisão será tomada dia 20 de agosto.

    Cabe a nós pressionarmos o presidente do Congresso para que se tenha início a CPI.

    mais informações:
    https://www.facebook.com/CpiDaCopa

  4. Perfeito Paulinho

    O que esperar de um Osmar de Oliveira???

    De um Ronaldo, De um Chico Lang

    NADA… chamar esses caras de jornalistas é uma ofensa aos verdadeiros formadores de opinião

  5. Um programa que me agrada muito é o Fox Sports Radio. Programa bem dinâmico e cheio de discussões sem aquela camaradagem tosca do Bem Amigos.

  6. estão muito chatos, ficam em uma noticia por muito tempo, discutem lançes ridiculos, são pobres de noticia e como fazer um programa esportivo

  7. Vai me desculpar, mas o seu amigo Juca Kfouri faz uma força danada pra se candidatar a um posto de comentarista da BandRINTHIANS. Deprimente ele não criticar com a mesma veemência o uso de dinheiro público no Itaquerão. É um jornalista quando fala do uso de dinheiro público nos demais estádios, e outro quando fala do uso de dinheiro público no Itaquerão. Sem contar a pouca vergonha que foi o artigo dele na Folha de SP rebatendo aqueles que o criticam por não abordar de forma isonômica essa situação idêntica do estádio do Corinthians e dos demais com recurso público.

  8. – a globo é podre mas a band consegue ser pior n so a diferença q a globo n tem mesa debate dps das rodadas so um bate-bobagens de sempre e a band so fala nas curicas,enche a bola desse bando de ladrões,é uma pena q apesar de ter u

  9. **torcedor fiel e do bem ainda convive com outros da criminalidade,isso é ruim n so p curicas mas em todos os time do Brasil.

  10. A única mesa redonda jornalística é a da ESpN. O Bem Amigos é de dar pena dos comentaristas que são obrigados a dar opiniões padrão Globo, isto é, chapa-branca. Eu que respeitava o Paulo César da Sportv quando trabalhava na ESPN, vê-lo chamar o Ricardo Teixeira de Doutor, é de chorar.

  11. Paulinho e amigos, eu trabalhei com Assessoria de Imprensa, creia tinha Emissora ai que pagava “Dinheiro de pão com mortadela” como direito de imagem para os “participantes”(convidados,jogadores etc.) se o “participante” fosse com um boné, ou camisa com ‘Publicidades” tinha diretor que tinha um piripaquê.(rindo muitooooooooo!! Isso eu sei Pq tinha e tenho muitos amigos Boleiros, ahahahaha!)

    Simplesmente ganhavam com publicidades dos anunciantes do Programa, davam uma “lancheira”(rindo) como direito de imagem para o convidado e ainda ficavam P. com o convidado?

    Brincadeira né?

    Eu acho a maioria das Mesas Redondas um pé!

    FUTBA é algo que dá bastante retorno, ainda mais se a Emissora ganham bem com Publicidades(anunciantes) e por exemplo não pagam nada para os Clubes(Colocando Gols da rodada ou VT’s a titulo de “informação”) e dinheiro de “Sanduba” para os convidados, se mesmo assim não consegue dar lucro é PQ o Programa não presta mesmo.(rindo mais ainda)

  12. pior são os programas esportivos do rio grande do sul (globo esporte rs, jogo aberto rs) e outros, sem falar em outras merdas como sala de redação e balanço final…

  13. PAULINHO FOI UM TEXTO QUASE PERFEITO, MAS ESTOU COM O SERGIO, O REDAÇÃO SPORTV DO ANDRE RIZEK É EXCELENTE.
    MESMO NO BEM AMIGOS SALVAMOS O ALBERTO HELENA, RUI OSTERMAN, MARCO ANTONIO RODRIGUES, ALEM CLARO DO PAULO CESAR VASCONCELOS.
    O LINHA DE PASSE JÁ FOI BOM, MAS A FALTA DE EDUCAÇÃO DO PESSOAL DE SP QUE PRATICAMENTE INIBE OS COMENTÁRIOS SEMPRE INTELIGENTES DE MARCIO GUEDES E DO ESPETACULAR PROFESSOR FERNANDO CALAZANS, QUE MUITAS VEZES TEM QUE GRITAR PARA SER OUVIDO, E NÃO SER INTERROMPIDO QUASE SEMPRE POR JUCA KFOURI. TUDO ACABA FICANDO LAMENTÁVEL E IRRITANTE. ESTÁ FALTANDO TOSTÃO. O CARTÃO VERDE COM JUCA, FLAVIO E TRAJANO ERA LAMENTÁVEL SE COMPARADO AOS TEMPOS DE ORLANDO DUARTE.
    ENFIM , TIRE ESSES CITADOS, MAIS O WANDERLEY NOGUEIRA E JOGUE TODOS OS DEMAIS NO LIXO. O BRASIL ESPORTIVO NADA PERDERÁ.

  14. APESAR DISSO TUDO, O FATO QUE O MALDITO CAIU JÁ DARÁ AUDIÊNCIA NO ZORRA TOTAL.
    NÃO VAI CAIR, JÁ CAIU VAGABUNDO.
    A OPERAÇÃO SALVAMENTO ESTÁ COM ESCUTAS EM VÁRIOS LOCAIS. AGUARDEMOS OS ACONTECIMENTOS POLICIAIS.
    SERÁ POSSÍVEL RESOLVER ESSE IMBRÓLIO COM A TRUCULÊNCIA COSTUMEIRA UTILIZADA NO ESTÁDIO DO MORUMBI ? DUVIDO.

  15. pior é ver um tal de p.ernersto tendo um chilique ao vivo aqui no rs. a torcida do gremio jogou um foguete no gramado e as faiscas atingiram um integrante da equipe colorada, não é que esse senhor só faltou ir ao hospital para tentar provar que ele estava fingindo? sobre o foguete ele nao comentou, só queria saber do laudo medico do outro dia, nunca mais assisti esse programa ridiculo e gremista.

  16. mas será que ninguém percebe que o problema maior é justamente essa ”corintianização” em torno dos debates sobre futebol,principalmente nas redes de são paulo.você meu caro amigo,citou o indiscutível Mauro Beting,como um dos maiores críticos esportivo e analista capacitado pode perder espaço para um comentarista circense como o Denilson ou um ignorante Ronaldo que chama as pessoas de cavalo,ou pior ainda para um ”Neto” da vida que em meio ao um jogo ou comentário sobre duas equipes das quais ele não torce,ele consegue comentar sobre o corinthians na maior incoerência,isso sim faz o torcedor inteligente descobrir que não deve perder seu tempo assistindo asneiras e quero ressaltar o trabalho dos profissionais do esporte interativo:queiram ou não eles sim são capacitados,conhecem todos os jogadores e suas caracteristicas,analisam deste a lfa ( liga de futebol americano)até jogos de wor,e mais,o que acaba com a audiência é justamente a própria ditadura de mídia.

  17. O Linha de Passe e o Bate Bola primeira edição são disparados as melhores mesas redondas da TV.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: