Advertisements

Coluna do Fiori

fiori4 

FUTEBOL: POLÍTICA, ARBITRAGEM E VERDADE

Fiori é ex-árbitro da Federação Paulista de Futebol, investigador de Polícia e autor do Livro “A República do Apito” onde relata a verdade sobre os bastidores do futebol paulista e nacional.

http://www.navegareditora.com.br   Email: caminhodasideias@superig.com.br

apito

GRAU DE RELACIONAMENTO

Em verdade jamais contestei como também não contestarei amizade entre pessoas, porém, permutar amizade com possíveis troca de favores é maléfico.

O ser humano Sérgio Correa da Silva pode e deve ter relação de amizade com quem queira, contudo no exercício da presidência da CONAF não pode confundir com o “profissional” da arbitragem de futebol.

EXEMPLOS

CASO 01

A permanente escalação do mediano árbitro Evandro Rogério Roman quer seja nas séries A e B, como também sua permanência no quadro FIFA, gera interpretações de troca de favores.

CASO 02

Conforme rumores Sérgio deve ser compadre de alguém abotoado ao árbitro Guilherme Cereta de Lima que em anos recentes ultrapassou vários de seus colegas no ranking da arbitragem paulista.

Guilherme Cereta de Lima ao meu entender atua com normalidade, no entanto, por tê-lo com pouca experiência estranhei que seu nome tenha sido colocado no famigerado “sorteio” e contemplado para arbitrar a partida Corinthians x Santos comentada abaixo.

23ª RODADA

BRASILEIRÃO – SÉRIE A

CORINTHIANS x SANTOS

Árbitro: Guilherme Cereta de Lima (SP)

Partida sem emoção, pouco exigiu do árbitro e de seus assistentes.

A meu ver Guilherme Cereta deveria ter dado cartão amarelo para Dentinho no lance em que deu cotovelada no santista Fabão.

INTERNACIONAL x ATLETICO-MG

Árbitro: Francisco Carlos Nascimento (AL)

Arbitragem normal contenda com raríssimos lances de trabalho ao árbitro e seus assistentes.

PALMEIRAS x BARUERI

Árbitro: Cléber Wellington Abade (SP)

Se houver o ínfimo de coerência por parte do presidente da CONAF, Cléber Abade em meu entender deva ser afastado por algumas rodadas de todos os campeonatos brasileiros em suas diversas séries, após a marcação da inexistente penalidade em Obina, que cavou a “falta” lançando-se ao solo.

SPORT x BOTAFOGO

Árbitro: Sálvio Spinola (SP-FIFA)

Atuação não convincente inverteu a marcação de algumas faltas, assim como, assinalou outras que não ocorreram.

Na parte disciplinar foi complacente com o reclamar vindos de alguns atletas.

CRUZEIRO x SÃO PAULO

Árbitro: Luiz Antonio Silva dos Santos (RJ)

Partida meia boca, arbitragem normal.

ATLETICO-PR X FLAMENGO

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden

Não fosse o episódio provocado pelo técnico Antonio Lopes lembrando seu tempo como profissional de policia, ficaríamos na mediocridade da anêmica contenda.

22ª RODADA

SÉRIE B – BRASILEIRÃO

ATLETICO-GO x VASCO

Data: 05-09-09

Árbitro: Evandro Rogério Roman (FIFA-PR)

Quando contestado usou o chamado jeitinho brasileiro de agir, não ouviu e não viu.

Entendo que a penalidade que marcou em favor do Vasco não aconteceu, Antonio Carlos defensor do Atlético não colocou a mão na bola.

AUTOMOBILISMO

Execrável o comportamento do piloto Nelsinho Piquet afirmando que no grande premio de Cingapura em julho de 2.008, seguindo orientação de Flavio Briatore, provocou o acidente que deu origem a vitória de Fernando Alonso.

O papo que estava emocionalmente frágil não convence a ninguém que tenha o mínimo de discernimento.

É uma das varias provas que a ganância é a mola propulsora de todos os desentendimentos.

POLITICA

A censura imposta ao jornal “O Estado de São Paulo” acatando pedido do defensor do “impoluto” presidente do senado, reflete o atual estado da “democracia” alardeada pelo mais “ético” de todos os brasileiros.

Acorda Brasil

SP-11/09/09

Advertisements

Facebook Comments

26 comentários em “Coluna do Fiori”

  1. Só uma pergunta: Como faz para “assistir” tanto jogos ao mesmo tempo para se atrever a comentar sobre arbitragens e qual a sua informação política para discorrer sobre o assunto, ou será que além de escritor é jurista também……

  2. Luiz,

    O senhor deva ser um dos muiros que se contetam com as “informações” oficiais, quanto a ser bem informado posso lhe afiançar que tenho leitura em varios periódicos, as conclusões são minhas ñ sou como o senhor.

    Quanto a ver varios jogos sabes muito e bem que temos reapresentações dos mesmos.

    Nã sou escritor, o contido nas paginas de meu livro é verdadeiro, sua postura ma faz crer que devas fazer parte da pá que comanda ou que se favorece das bandalheiras que tomaram a administração deste Brasil brasileiro, tanto no publico quanto no setor privado.

    zamperetti fiori

    cidadão e,
    ex-árbitro de futebol

  3. Senhor Luiz,

    Além do + o senhor também se mostrou eclético em varios assuntos conforme se faz entender pelo comentario postado.

    Sabe oq postei é produto de minha leitura, de imagens atraves TVs e de ouvir varios canais radiofonicos.

    Aquem destes, saibas que:

    O comandante de minha opinião sou eu, jamais e nunca serei comandado, se o fosse, teria que sê-lo por pessoa portadora de carater, que não se envolva com sacanagens, q. ñ seja personalista, q. ñ pense somente no vil metal ou em progredir na vida qualquer que seja o meio para atingir o objetivo.

    Tenha ótimo domingo.

    zamperetti fiori

    cidadão e,
    ex-árbitro de futebol

  4. Não entendi porque ficar zangado……..o Sr. deve fazer como fazem quase todos os “conceituados jornalistas” que emitem pareceres técnicos sobre os jogos assistindo os melhores momentos nos programas esportivos. Faça como o Paulinho, consiga uma carteira de cronista e vá aos jogos e depois comente, senão será apenas mais um papagaio repetindo o que ouve no rádio ou tv. Em relação a imprensa politica de um modo geral, são comprometidas, se ler dois jornais, terá a mesma informação com análise diferentes e sendo o Sr. claramente contra o governo, sua opinião, para mim, não significa a expressão da verdade e sim a sua verdade. Bom domingo.

  5. Luiz não perca o seu tempo com alguém que acha que os outros somente sobem na vida com amizades.

    Ele falou com quem para dizer que o juiz Ceretta ou alguém é amigo deste ou daquele°.

    Sou da cidade do juiz e o mesmo apita na primeira divisão de São Paulo desde 2006, quando o Coronel Marinho assumiu e promoveu uma renovação (muito bem feita) dos juizes paulistas. Então como pode ele ser apadrinhado. Então o Seneme, o Salvio, o Braghetto (amigão do Godoy, do Spironelli , do Fiori e do Aragão) nunca apitaria no Brasileiro.

    Conversei com um juiz sobre o Ceretta e ele disse que isto é inveja de alguns, mas que a união dos juizes paulistas gera ciúmes nos ex-dirigentes e ex-juizes. Os juizes de São Paulo são unidos e aprovam o trabalho do Coronel Marinho e da renovação feita pela Conaf.

    O Euclides Fiore fala mal do Arthur, do Silas, da Silvia, do Walter Reis, do Peraci e de quem mais entrar na FPF. Ele fez um livro com notícias que sairam publicadas na imprensa e aproveitou-se para se dizer um grande lutador da moralidade na política, na polícia e no futebol.

    Como sempre dizia o professor Gustavo: respeito sua opinião, mas fico com a minha. Isto é um direito.

    Ele poderia muito bem falar o que acha dos juizes paulistas abaixo e em que divisão eles deveria apitar ou em que categoria deveriam estar.

    Salvio, para ele não poderia ser da Fifa e nem apitar.
    Paulo César, idem.

    Indique os bons juizes que o Coronel Marinho é uma pessoa correta e sensata e dará oportunidades. Seja avaliador dos juízes. Ligue para a FPF e se coloque a disposição para ajudar no descobrimento dos juizes paulistas. Ao invés de escrever e falar produza algo de útil.

  6. Sabe a culpa nem é do senhor, é de quem posta essa sua coluna ridicula e ultrapassada. Dizer que se pauta pela midia ja deixa claro seu desconhecimento da maioria dos temas que pretende julgar pois ha tanta corrupção e tantas inverdades na midia quanto há em todos os setores de nosso governo. Há vendilhoes em todos os templos, a imprenssa lamentavelmente não esta imune a eles. Tambem a corrupção, o mau caratismo e a podridao não foram inventadas ontem e esse mal assola o mundo ha muito tempo. Querer ser o guardiao da ordem e dos “ditos” bons costumes, não ajudam em nada. O que vale é o exemplo, principalmente de respeito pelo proximo que deixamos. Vale para voce tambem Paulinho, paladino da “moral”

  7. Artur Silverio com o senhor já disse vamos conversar pesoalmente, quanto ao subier na vida por amizade e por troca de favores temos varios exemplos em todas as atividdades o + esta no congresso nacional ou na subsirviencia de muitos em troca de algo

    O Silas Santana nunca foi bom árbitro e fazia segurança para o Farah q. combati na ativa e combato enquanto cidadão afirmando: Farah devolva o Titulo de Cidadão Paulistano que lhe foi concedido por propositura do então vereador Antonio Carlos Caruso hj membro do Tribunal de Contas.

    Silas chegou então ao quadro de aspirante FIFA invencionice brasileira como aspirante FIFA q. abriga entre outros os q. entregaram seus distintivos para a CONAF + q. recebem os mesmos valores como se da FIFA fossem.

    Você deva ser um dos que se juntam ao circulo de amigos do rei.

    Bem o espaço é pequeno o melhor seria o papo ao vivo.

    zamperetti fiori

    cidadão e,
    ex-árbitro de futebol

  8. Luiz,

    Não fiquei zangado devas ser árbitro + tudo bem, desde 1.992 após minha despedida da arbitragem de futebol após ter encarado dirigentes e politicos de todos os matizes na defesa dos árbitros ñ adentro em arenas futebolisticas, porém topo ir em sua companhia para trocarmos opiniões sobre o trabalho da equié de arbitragem.

    zamperetti fiori
    cidadão e,
    ex-árbitro de futebol

  9. Cláudia vc deva ser árbitra afirmei e afirmo ñ vou a campo e a Tv mostra-,e as jogadas se ao vivo ou ñ opino pelo primeiro lance, quanto ao ler varios periódicos se vc se reportar ao primeiro comentário do eclético Luiz q. julgou-me sabedor de tudo uma vez q. sou contra a censura imposta ao jornal” O Estado de São Paulo” conforme pedido do defensor do “ilibado” presidente do senado José Sarney.

    Tenha certeza sempre caminhei e caminho na paralela + proxima da linha da honestidade, com isto ñ faço + q. minha obrigação, obrigação esta q. ñ é compartilhada por muitos dirigentes, politicos e membros de nossa “justiça”.

    Enquanto árbitro briguei na mão em defesa da “categoria” enquanto oa malas caminhavam pelos imundos bastidores para galgarem postos na arbitragem ou tirarem proveito da função.

    O mal de nossa cultura éq cada um vê seu lado os demais q. sf.

    zamperetti fiori

    cidadão e,
    ex-árbitro de futebol

  10. BRINCADEIRA! VOCÊS SÓ PODEM MESMO ESTAR DE BRINCADEIRA! INSULTAR DA FORMA COMO OS SENHORES ESTÃO INSULTANDO O GRANDE EUCLIDES ZAMPERETTI FIORI SÓ PODE SER POR DOIS MOTIVOS: INTRIGA PESSOAL, O QUE ALGUNS AQUI JÁ DEMONSTRARAM TER (MORADORES DE MESMAS CIDADES DE ÁRBITROS) OU CEGUEIRA TOTAL. NUNCA O FUTEBOL PAULISTA ESTEVE COM UM NÍVEL TÃO BAIXO DE ÁRBITROS. NÃO QUERER ENXERGAR ISSO É O MESMO QUE QUERER DEFENDER A MANUTENÇÃO DE UM CORONEL QUE NADA ENTENDE DO ASSUNTO NESSE CARGO BEEEM REMUNERADO. ESSA CLÁUDIA CERTAMENTE É MULHER DE ALGUM ÁRBITRO… TODOS FRACASSADOS. ABADE ANULOU O GOL MAIS BONITO DO TEVEZ AUXILIADO PELA PÉSSIMA ANA PAULA, A DESTRUIDORA DA COPA DO BRASIL DO BOTAFOGO… TODOS OS DIAS É UMA NOVA PALHAÇADA ARMADA POR ALGUM ÁRBITRO DESSA FEDERAÇÃO. E É LÓGICO, ELES SÃO UNIDOS. OS MEDÍOCRES TÊM QUE SE UNIR, POIS SOZINHOS NÃO SÃO NINGUÉM. JÁ FIORI PROVOU COM O SEU LIVRO O QUE DIZ. É UM HOMEM DE VERDADE. DÁ A CARA A BATER. ANTES DE FALAR DELE, OS SENHROES DEVERIAM ADQUIRIR NO MÍNIMO MAIOR CAPACIDADE MORAL. ANDRADE NETO, CIDADÃO, EX-TORCEDOR E DEFENSOR DA HONRA, DA MORAL E DA JUSTIÇA.

  11. Senhor

    Andrade Neto,

    Grato por ter lido o livro, sempre botei e boto a cara pra quebrar,
    o mundo do futebol segue a politica e a cultura de grande parte de nossa gente q. ñ pratica e ñ admite seriedade e agride aos que seguem a linha paralela + proxima da honestidade.

    Evandro Rogerio Roman em tempo ñ muito distante veio a publico afirmando q. haviam árbitros desonestos em seu estado, posteriormente, no programa de TV comandado por Milton Neves o tb árbitro do estado do Parana Herbert, me fugiu o nome completo, participou e se disse honesto.

    Nada aconteceu e Evandro Rogerio Roman foi alçado ao quadro internacional – FIFA.

    CONCLUSÃO:

    Entendo que:

    TÁ TUDO DOMINADO

    CHEGA de CORRUPÇÂO e do Toma Lá Dá Cá.

    Acorda Brasil

    zamperetti fiori

    cidadão e,
    ex-árbitro de futebol

  12. Ah, essa coluna é a melhor do blog! mistura humor com linguagem empolada, linguagem tosca, linguagem de mano, teorias da conspiração…..tudo que vai contra ao ancião ele rebate dizendo :” já sei que vc é árbitro”, “imagino que sejas árbitra”…..acorda fiori……seu tempo passou…….agora vai tomar a sopinha vai…..

  13. Sou ancião na idade topo um Téte a Téte com vc seu covarde, saibas q. tudo q. posto provo e tanto vc quanto os demais q. são bajuladores da podridão por dela tirarem proveito, são os verdadeiros culpados da imoralidade q. reina em todos os setores deste Brasil- brasileiro onde impera a corrupçao e o Toma Lá Dá Cá.

    estou a sua disposição para oq der e vier

    Você deve ser seguidor do rouba + faz e do tudo bem desde q. ganhe o meu.

    É por este comporetamento que o pais esta no fundo do poço da imoralidade.

    zamperetti fiori
    cidadão e,
    ex-árbitro de futebol

  14. Celso

    Chamas-me de ancião + sabes q. se ñ quizeres chegar a tal deva dar fim a sua existencia + como todos os covardes vc ñ se elimina.

    Tenho convicção dq. nem vc nem seus amigos fariam oq fiz na defesa dos árbitros e ñ possuem solidez para competirem comigo em materia de honestidade, de comportamento na defesa de todos os árbitros mesmo os que como vc bajulam os dirigentes tirando proveito para serem escalados ou “sorteados” no fajuto sistema legal imposto no estatuto do torcedor por obra dos corruptos parlamentares.

    zamperetti fiori

    ciudadão e,
    ex-árbitro de futebol

  15. Sr. Fiori, calma! Para com isso! Para com essas bobagens de querer sair no braço com todos que o contrariam. Acredito até que seja honesto, eu pelo menos sou. Vivo duramente do meu trabalho, limpo e digno. É óbvio que existem canalhas e ladrões em toda a sociedade, mas acusações sensacionalistas e demagógicas não fica bem…..

  16. CARO ZAMPERETTI FIORI, NÃO LIGUE PARA MENTECAPTOS DESSE MATIZ. QUEM NÃO SABE RECONHECER OS VALORES DOS MAIS VELHOS, DAQUELES QUE CONSTRUÍRAM E PERMANECEM NORTEANDO A VERDADEIRA CONDUTA MORAL DE NOSSA NAÇÃO, NÃO MERECEM A VIDA QUE TÊM. CONTINUE COM SEU MAGNÍFICO TRABALHO. ANDRADE NETO, CIDADÃO, EX-TORCEDOR E UM DEFENSOR DA ÉTICA, DA PROBIDADE E DA LIBERDADE.

  17. Senhor Luiz

    Tenha certeza ñ acuso tudo q. aq posto, provo.

    Quanto a honestidade ñ faço + q. minha obrigação em seguir nesta linha.

    Sempre defendi aos árbitros, nunca admiti como ñ admito favorecimentos e protecionismo como ocorria no passado e com certeza deva ocorrer no hj.

    Volto a lhe dizer, tomara todos os jovens de hj como o senhor deva ser, pudesssem chegar aos 63 anos percorrendo-os pela linha + proxima da honestidade como o fiz, na arbitragem vi e combati injustiças trombando com muitos mesmo q. com os mesmos tivesse bom relacionamento, fiz expontaneamente e por ser minha filosofia de vida, ou seja, se houver agressão fisica ou outra mesmo q. contra pessoa com qual ñ mantenha distância, sintia e simto-me na obrigação de estar a seu lado até q. a verdade venha a tona + ñ a “verdade” imunda criada nos bastidores.

    Tenha Bom Dia junto aos seus e no seu local de trabalho.

    zamperetti fiori

    cidadão e,
    ex-árbitro de futebol

  18. Senhor Luiz

    Por ultimo, se for árbitro lhe afirmo: Os bastidores ñ são confiaveis por serem tão ou + podres que os do congresso nacional e varios executivos deste Brasil, brasileiro.

    zamperetti fiori

    cidadão e,
    ex-árbitro de futebol

  19. Artur Silverio você é árbitro, seu nome ñ é o postado, caiste em contradição quando afirma:

    Conforme dizia o professor Gustavo:

    Respeito sua opinião + fico com a minha.

    Ora! Gustavo foi professor da escola de árbitros da FPF se você ñ era aluno como pode saber desta colocação?

    Quanto a Silvia Regina, Artur Alves Junior, Silas Santana e Roberto Perassi, Aragão ou quem citei e cito, não falei, disse e digo.

    E + vc ganhou muitas posições para chegar onde chegou, estas lhe foram presenteads por algum padrinho, certo?

    Em meu livro posto verdades, se quizeres checa-las, faça-o.

    Briguei e brigo pela verdade com Farahs e cia, nunca pedi apoio do SAFESP , com isto e por minhas lutas a favor de todos fui eliminado por duas vezes.

    Bem + como sou burro estou respondendo para o anonimo q. deva ser ou o é uns dos favorecidos.

    zamperetti fiori

    cidadão e,
    ex-árbitro de futebol

  20. Artur,rsrsrsrsrsrsrs,

    Sim, varios fatos sairam na imprensa + contei em detalhes, na época em que os mesmos ocorreram os reporteres viam q. este ex-árbitro brigava pela verdade, com os mesmos troquei palavras na frente de varios árbitros vez que nunca fiz nada na calada da noite ou na escuridão do dia.

    Sempre agi e continuo agindo claramente, primeiro por ñ ser covarde e segundo por ser filosofia de vida dizer a verdade e pratica-la, sabendo q. estas agridem aos anões moral como você.

    zamperetti fiori
    cidadão e,
    ex-árbitro de futebol

  21. Luiz,

    Ou é pau mandado , ou é lambe botas ou contumaz provocador .

    Se vc tiver algo se apresente ao vivo com elementos suficientes e comprobatórios, caso contrario seras por mim comparado a grande maioria dos politicos deste Brasil brasileiro: Covardes, ladrões e todos os adjetivos dq são merecedores.

    zamperetti fiori
    cidadão e,
    ex-árbitro de futebol

  22. Luiz

    Você se disse honesto, conforme seu ultimo comentario, colocas em duvida este seu afirmar.

    zamperetti fiori

    cidadão e,
    ex-árbitro de futebol

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
Powered by
%d blogueiros gostam disto: