Advertisements

Coluna do Fiori

fiori 

FUTEBOL: POLÍTICA, ARBITRAGEM E VERDADE

Fiori é ex-árbitro da Federação Paulista de Futebol, investigador de Polícia e autor do Livro “A República do Apito” onde relata a verdade sobre os bastidores do futebol paulista e nacional.

http://www.navegareditora.com.br   Email: caminhodasideias@superig.com.br

apito

QUADRO NACIONAL DE ÁRBITROS

ANO 2.009

Em 18/05/09, enviei e-mail para o SAFESP efetuando algumas perguntas prontas e gentilmente respondidas via e-mail datado em 19/05/09.

ENVIADO:

Senhor Sérgio Corrêa da Silva

Enquanto ex-árbitro gostaria de manter-me informado sobre o nome e número de todos os árbitros de São Paulo que serão ou estão integrados ao quadro nacional, durante a temporada 2.009, bem com se o número é fixo ou móvel.

Não querendo ser mal interpretado, pergunto:

a) se for indicação da federação, quais os critérios usados pela mesma,

b) os quesitos para galgarem o quadro nacional,

c) a idade limite

d) se os testes físicos e de conhecimentos sobre regra são eliminatórios,

e) se o quadro nacional é subdividido em grupos,

f) quantos são os integrantes do quadro nacional seus nomes e função e o estado em que atuam.

Espero contar com vossa colaboração, meu propósito é o de não cometer injustiças quando fizer comentários uma vez que mantenho humilde coluna em blog na qual comento sobre:

Futebol, Política e Arbitragens.

Aguardo resposta.

SP-18/05/09

Euclydes Zamperetti Fiori

cidadão e,

ex-árbitro de futebol.

RESPOSTA:

Prezado Senhor Euclydes Zamperetti Fiori,

Ao receber o seu e-mail, redirecionei-o ao Presidente Sérgio Corrêa, que gentilmente respondeu com as respostas para as suas perguntas. Espero que seja do vosso agrado, tendo necessidade de novas informações, terei prazer em ajudá-lo.

Um forte abraço.

 Marçal – Safesp  

Senhor

Sérgio Corrêa da Silva

Enquanto ex-árbitro gostaria de manter-me informado sobre o nome e número de todos os árbitros de São Paulo que serão ou estão integrados ao quadro nacional, durante a temporada 2.009, bem com se o número é fixo ou móvel.

A CEAF tem direito a 42 vagas para 2009. A sugestão da CA-CBF é que o número de assistentes seja maior. Em 2008, eram 20 árbitros e 22 assistentes. Neste ano caiu para 19 árbitros e 23 assistentes, sendo que os internacionais estão dentro o número de vagas disponíveis.

Não querendo ser mal interpretado, pergunto:

a) se for indicação da federação, quais os critérios usados pela mesma.

As indicações são feitas pelas Comissões, observando seu ranking e dentro do número de vagas disponíveis. Os critérios diferem de Federação por Federação.

b) os quesitos para galgarem o quadro nacional,

Entre outros, ter atuado dois anos na primeira divisão local. Se novo, ter o terceiro grau completo, passar na avaliação física, etc.

c) a idade limite

Novos. Até 35 anos (para chegar a condição FIFA o árbitro e o assistente devem ter, no ano do ingresso, até 38 anos). Quem já pertenceu a Renaf deve ter nascido até 1969 e para retornar deve ter atuado na Série A do Brasileiro.

d) se os testes físicos e de conhecimentos sobre regra são eliminatórios,

As Federações indicam 30% a mais do número de vagas disponíveis. Todos realizam a verificação física e se forem aprovados, a CEAF indicará em conformidade com o seu ranking estadual. No caso de SP existe uma classificação Ouro, Prata e Bronze.

e) se o quadro nacional é subdividido em grupos,

Temos categorias diferenciadas… Árbitro FIFA, ESPECIAL (EX-FIFA que deixou a lista antes de completar 45 anos), ASP-FIFA (até 37 anos), CBF-1 e CBF-2.

f) quantos são os integrantes do quadro nacional seus nomes e função e o estado em que atuam.

Assim que a RENAF estiver fechada, o site trará os nomes dos seus integrantes (www.cbf.com.br).

COMENTÁRIO

Interpretando o respondido à pergunta inserida na letra F, estou convicto que o quadro nacional de árbitros e assistentes tenham sido concluso ao menos 10 dias antes do início do campeonato nacional da Serie – A.

Quanto à publicação da lista geral de todos os participantes do quadro nacional, tenha o presidente da CONAF à certeza que se faz imperativo, respeitando o habitual transluzir.

ÁRBITROS PAULISTAS

Quanto aos árbitros de São Paulo pertencentes à RENAF de 2.009, anotei que:

Flávio Rodrigues de Souza 15º do Ranking e, Marcelo Prieto Alfieri 19º, não trabalharam até o momento.

Flávio Rodrigues Guerra 20º e, Guilherme Cereta de Lima 21º do ranking, já o fizeram.

CONCLUINDO:

Participo que respeito os acima, bem como os demais, quer estejam ou não no quadro nacional, no entanto, se o numero dos árbitros paulistas na RENAF é dezenove inclusos os FIFA, devem corresponder à ordem numérica.

As opiniões acima são de minha inteira e total responsabilidade

SP-26/06/09

Acorda Brasil

Facebook Comments
Advertisements

4 comentários sobre “Coluna do Fiori

  1. André

    Por favor, me responda Fiore. Quem vc acha que apita a final da Copa do Brasil? se não pode ser gaúcho nem paulista, nem o Héber, vai ser o Roman?? Ou o Beltrami??

    É a terceira vez que pergunto e nada.

    obrigado.

  2. euclydes zamperetti fiori

    Caro amigo André,

    Com sinceridade lhe afirmo, caso nos reportarmos nas ultimas atuações,
    tenho convicção que deste mato não sai coelho.

    Beltrami é ruim que dói, Heber e Roman, sai de baixo, Alicio depende da lua, então! ficaremos na dependencia da SORTEEEEEEEEE, rsrsrsrsrsrsrs.

    Abraços,

    zamperetti fiori

  3. André

    Realmente, concordo contigo. O Alicio já foi vetado, pelo menos, chega, um ano já basta. Vamos aguardar o sorteio e torcer para não aparecer mais que o jogo.

    abraço

  4. Fábio

    Caro Fiori,

    Certamente tem algo confuso, pois já estamos na 8ª rodada do campeonato e a lista dos árbitros 2009 ainda não está fechada. E muito bem lembrado sobre os árbitros de SP, que estão mais bem ranqueados e não trabalharam ainda.

    Abraços,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: