Advertisements

O Pacaembu quase foi do São Paulo

Dois trechos do jornal “A Noite”, da década de 40, demonstram que muito antes do Corinthians pleitear o arrendamento do Pacaembu, este pedido já havia sido feito pelo São Paulo ao então interventor Adhemar de Barros, quando o Morumbi ainda nem existia.

O clube quase conseguiu a posse definitiva, em troca de 10% das rendas, mas esbarrou na oposição dos adversários, entre eles o Palmeiras.

Confira abaixo as históricas publicações que relatam este fato.

pacaembutricolor

pacaembutricolor2

Fotos: Ostras Virtuais

Facebook Comments
Advertisements

88 comentários sobre “O Pacaembu quase foi do São Paulo

  1. Guilherme Zattar

    Daí, depois, veio o Governo do Estado de São Paulo, construiu o Morumbi e deu pro São Paulo, mas isso aparentemente não incomoda o seu jornalismo verdade hein Paulinho?

  2. tales.ebner

    paulinho, vc pode até ter pego as imagens dos ostras, porém o post deles foi em 12 de maio enquanto que as mesmas imagens foram postadas na SPFCpedia no dia 9 e foram conseguidas junto ao são-paulino Régis Augusto Romualdo. Só arrume a fonte para a correta.
    abraços.

  3. Rafael Costa

    Nossa!
    Quanto mais mexem no passado do SPFC mais FEDE! Oh Timinho sujo.

  4. JUNIOR

    já pensou se o presidente desse um campo pro timão oq vc falaria paulinho agora faz uma reportagem do estadio do morumbi que foi doado para o sao paulo foi o governador da epoca que doou abcs…

  5. House

    Não sei o que veem neste estádio… É um lixão, não cabe quase ninguem, está deteriorado e ainda por cima, não se pode fazer mudanças estruturais significantes nele.

    Esse trambolho é da prefeitura, eles que lidem com ele.

    O Corinthians precisa ter uma arena NOVA, 100% NOVA.

  6. Carlos Almeida

    Ainda bem. Temos que agradecer ao Palmeiras, pois se nossos dirigentes continuassem a pensar pequeno o São Paulo Futebol Clube, não seria a potência que é hoje e o Corinthians teria acabado, pois não teria onde jogar.

  7. Marquinhos

    Ta bom, ainda ia pagar 10%, ja o time do pegador de traveco só da despesas a prefeitura.

  8. Carlos

    O SPFC só visa o bem público,isto prova.
    Não conseguiu com o pacaembu,num entanto com o morumbi……….

  9. william

    Então o que um dia o são paulo tentou , hoje o Corinthians tambem não irá conseguir . Por que o Pacaembu é o estádio da prefeitura. Se no Rio o Maracanã é de todos os times por que aqui em são paulo não pode ser a mesma coisa??

  10. Claudia

    O SPFC conseguiu mais do que obter o pacaembu, conseguiu que o estado construísse o Morumbi, e agora esta esperando que o mesmo estado pague sua reforma para copa 2014, e vai conseguir, e a imprensa como sempre vai ficar muito feliz, exceto voce. Abçs

  11. Paulo Roberto

    Mais essa, eh so fucar que aparece coisa do arco da velha do time do Jardim Leonor.

  12. Luís Carlos

    Quer dizer que além da compra forçada do Canindé junto ao Deutsch Sportive por 740 contos de Réis; da tentativa de levar o Parque Antarctica e as dependências do Germânia (atual E.C. Pinheiros) na mão grande e de construir o Panetone com dinheiro roubado dos paulistanos pelos larápios Laudo Natel e Adhemar de Barros, o time da Floresta poderia ainda hoje (a negociata previa a posse definitiva) ser dono de 90% do Pacaembu?

  13. Alexandre -Avante Rogério- Amaral

    a micurêzada sempre ficando c/ os restos do São Paulo

    e as esmeraldinas barrigas d aulguel sanguessugas delNerianas sempre c/ invejinha do Soberano.
    Ao invés d olharem pra frente ficam mais preocupadas c/ a gnt, resultado: os ultrapassamos d maneira inexorável!

    Por essas e por outras q acho q o sonho d todo parmerense é ser SãoPaulino

  14. Leao

    E agora rezam aos céus para entrar dinheiro público para reformar o Sucatão. Eles não tomam jeito. Vem com aquele papinho manso para roubar a grana do contribuinte. Diretoria 1-7-1 é assim mesmo. Ladrão engravatado é chique, não é? Já reparou como as meninas re-escrevem a ‘própria história. O passado os condenam.

  15. Jair Pedro

    Uma ironia do destino. Se o São Paulo tivesse conseguido essa concessão teria se acomodado. Hoje seria no maximo do tamanho do Vasco ou do Palmeiras (sem desméritos aos dois citados).
    Enquanto isso, o Corintians privado de seu local de jogo, teria desacomodado e talvez hoje tivesse um imenso estádio particular.
    Como não o São Paulo não conseguiu a concessão, continuou focado no crescimento, conseguiu um estádio fantástico cuja construção durou quase vinte anos, durante os quais o time abdicou de grandes conquistas. O sacrifício valeu a pena, pois terminado o estádio diferenciado, o clube tbm se tornou diferenciado e foi ultrapassando todos os adversários até chegar a posição de terceira maior torcida do país e segue no encalço de Corintians e Flamengo.

    Durante os quase vinte anos não foi fácil obter recursos e não fosse o Bradesco, dirigido por Laudo Natel, talvez o São Paulo não pudesse ter saído vitorioso. E fez tudo sem ajuda governamental, ja que laudo Natel só virou governador dois anos depois do estádio concluído e estreado.
    Se os outros clubes paulistanos tivessem metade da fé que tiveram os pioneiros tricolores, o estado de São Paulo seria hoje uma fortaleza de equipes e estaríamos hoje rivalizando com os grandes europeus. basta ver que equipes muito menores em termos de torcida que Palmeiras e Corintians tem arenas muito superiores. Em São Paulo, posso citar o Botafogo de Rib. Preto, O Moises Lucarelli da Ponte preta e o Brinco de Ouro do Guaraní. Podemos citar tbm o Couto Pereira do Coritiba, o Olímpico do Gremio, o Beira Rio, o estádio do Goias e tantos outros. Em todos esses já tive o prazer de assistir um jogo e são muito melhores que parque Antartica e que dizer então do Corintians que sequer construiu um estádio…
    E pensar que tem gente que fica argumentando que seria impossivel o São Paulo honestamente construir o estádio tendo na época pouca torcida, com tantos exemplos sob seus narizes (ou orelhas para dar maior anrangência).
    Em vez disse preferem tentar difamar quem trabalha. Uma praxe nesse brasil, arremedo de nação, onde a falsa modéstia é cultuada.

    Aos que insistem em amenizar o comodismos de seus dirigentes, certamente a torcida do São Paulo não tem nada a declarar. Continuem ladrando à caravana que passa.

  16. Nitto

    Paulinho, acho que você deveria fazer um post sobre as acusações de pessoas estúpidas e manipuladas que falam que o Morumbi foi construído com o dinheiro do Estado.

    Alguém na imprensa suja que você tanto desmascara aqui falou essa babaquice sem prova nenhuma e, como é do interesse dos rivais, a acusação infundada virou verdade. Mais uma vez fica provado que a única verdade existente é aquela que atende aos interesses pessoais.

  17. Beto Beto

    é o clube ligado ao que de mais retrogrado existe em nosso pais :
    Pessoal do golpe de estado de 1964, que depois formou a arena que deu origem ao DEM (Kassab. MAC…)
    Clube das “elites” ? que até 1990 sua torcida comemorava os titulos na Paulista mais sem sair da Kombi….

    torcida da modinha….

  18. Fábio Barbano

    Até quando vocês torcedores rivais vão acreditar nessa LENDA?

  19. Fábio Barbano

    Doado? Mas de onde você tirou isso, Junior? Se não sabe, o São Paulo construiu o Morumbi. A única coisa que foi doada para o clube foi o terreno, e não foi por nenhum orgão público, e sim pela Imobiliária Aricanduva.

  20. Fábio Barbano

    Outra que acredita em lendas. O coelhinho da páscoa te trouxe um ovinho no mês passado?

    Quem construiu o Morumbi foi o São Paulo Futebol Clube. Engulam.

  21. Osvaldo SEP

    Sonho ? Eu consideraria pesadelo, porque ficariam a todo momento duvidando da minha masculinidade.

  22. Osvaldo SEP

    vcs tem um estadio no FIM DO MUNDO, e ainda se enchem igual sapo-boi ?

    Vai chupar meia.

  23. william

    POIS É VC PODIA MANDAR ESTE LINK PARA DR. MENTIRA QUE É O CARA QUE FALA QUE O SÃO PAULO É LADRAO DE ESTÁDIOS . E NUNCA FALOU SOBRE ESTES FATOS.

  24. JR

    Pois é esta provado que o pacaembu e patrimonio da cidade e o governo deveria torna-lo acessivel a toda populaçao da capital, ama vez que encontra eletizado, e o corinthians deveria parar de chorar e tomar um rumo se quer jogar la joga e ponto final o campo esta la pra jogar agora essa demagogia de dizer que vai repassar e que o spfc ganhou o estadio do morumbi com dinheiro publico, a vai lavar meia hora de roupa no tanque

  25. Jeferson Dascanio

    Concordo com vc House…
    Mas, nas condições atuais, teríamos como construir uma arena?
    E onde ela seria?
    No extremo da ZL, no ABC…

    Acho o pacaembú muito bem localizado, tem restrições, mas quem não tem cão…

  26. RICARDO LOPES - ORIGNAl

    AQUI NÃO TEM 6 BRASILEIROS
    NÃO TEM 3 LIBERTADORES
    NÃO TEM 3 MUNDIAIS
    NÃO TEM A 3 MAIOR TORCIDA DO BRASIL
    NÃO TEM O MAIOR ESTÁDIO DO BRASIL
    NÃO TEM ROGERIO CENI
    NÃO TEM JOGADOR NEGRO NEM JUDEU

    AQUI TEM ASA DE ARAPIRACA
    MENOR TORCIDA DE SP
    AQUI TEM SEGUIDORES DE HITLER
    AQUI TEM SEGUIDORES DE MUSSOLINI
    AQUI TEM GÁS DE PIMENTA NO RIVAL PRA SAIR DA FILA
    AQUI TEM ESQUEMA PARMALAT
    SE NÃO FOSSE A PARMALAT MEU TIME SERIA UMA PORTUGUESA
    AQUI TEM TRAFFIC
    AQUI NEGRO NUM PASSA NEM DA PORTA
    AQUI TEM KU KLUX KLAN
    AQUI SÓ TEM RACISTAS

    AQUI É PALMEIRAS, QUENGAS, MERETRICIO SUJOS E PEQUENOS, TIME DE COLONIA, TIME EM EXTINÇÃO.

  27. RICARDO LOPES - ORIGNAl

    AQUI NÃO TEM 6 BRASILEIROS
    NÃO TEM 3 LIBERTADORES
    NÃO TEM 3 MUNDIAIS
    NÃO TEM A 3 MAIOR TORCIDA DO BRASIL
    NÃO TEM O MAIOR ESTÁDIO DO BRASIL
    NÃO TEM ROGERIO CENI
    NÃO TEM JOGADOR NEGRO NEM JUDEU

    AQUI TEM ASA DE ARAPIRACA
    MENOR TORCIDA DE SP
    AQUI TEM SEGUIDORES DE HITLER
    AQUI TEM SEGUIDORES DE MUSSOLINI
    AQUI TEM GÁS DE PIMENTA NO RIVAL PRA SAIR DA FILA
    AQUI TEM ESQUEMA PARMALAT
    SE NÃO FOSSE A PARMALAT MEU TIME SERIA UMA PORTUGUESA
    AQUI TEM TRAFFIC
    AQUI NEGRO NUM PASSA NEM DA PORTA
    AQUI TEM KU KLUX KLAN
    AQUI SÓ TEM RACISTAS

    AQUI É PALMEIRAS, QUENGAS, MERETRICIO SUJOS E PEQUENOS, TIME DE COLONIA, TIME EM EXTINÇÃO..

  28. Emerson

    Uhum e o São Paulo era cúmplice de Hitler, ajudou a matar milhões de Judeus, foi responsável pela crucificação de Jesus, estava metido na queda da bolsa de Nova York, ajudou o AI5, disseminou a gripe do Frango e tudo indica que também é responsável pela gripe suína. Poderoso esse Tricolor Paulista

  29. Jack Daniel

    Compra forçada que custou 4x o preço do Leonidas da Silva. Queria eu ser forçado assim. Sobre a história do Estado, perceba que Laudo Natel só assumiu o governo em 1971 e era adversário político de Adhemar de Barros (eleiçoes para vice eram independentes), que nunca foi ligado ao SPFC.

    Contente-se em ser pequeno!

  30. Joao Psiricon

    nao é lenda, é fato que o sao paulo ganhou o terreno (q era uma praça) e durante a ditadura teve apoio financeiro para terminar a construcao do estadio, que foi iniciado alguns anos antes.
    Nao da pra dizer que todo o estadio foi construido com dinheiro publico, como nao da pra dizer que nao teve uma grande ajuda para termina-lo.
    Devia sim se chamar Estadio Laudo Natel…
    Mas obviamente a “imprensa rosa”, que é grande maioria no estado de sao paulo, nao investiga e divulga esse tipo de noticia.
    Sao paulino, conheca sua historia…..

  31. Joao Psiricon

    O Corinthians ganhou inumeros “projetos” de construcao de estadio… o Sao Paulo ganhou um estadio…

    Grande diferenca

    Isso sem contar como eles “conseguiram” o atual estadio da Portuguesa….. que foi vendido para a lusa e com a grana iniciaram a construcao do morumbi….

    Saopaulino: conheca sua historia!!!

  32. Joao Psiricon

    Luis, o saopaulino nao conhece sua historia… nao acompanha o time no estadio, tem um idolo que nunca foi titular da selecao.. enfim, falta informacao ou vontade a esses torcedores.

  33. Joao Psiricon

    terceira maior torcida do pais???

    AHAHAHAHAHAAHAHAHAHAAHAAHAHAAHAHAHA

    sabia que saopaulino tinha mania de grandeza… so nao sabia q era tanto….

  34. Justiceiro

    Teríamos que viver comemorando gols de mão, de bunda, de impedimento, vitórias nos bastidores, classificações no tapetão, grupos amarelos e afins.

    Nem pensar. Tô fora.

    PS: Quem é que quis tomar o estádio do outro e sonha em fazer o clássico paulista? Pois é…

  35. geraldo lina

    SOH UMA COISA, O MERETRICIO FEZ OPOSICAO ?
    E MESMO ASSIM O SAO PAULO TINHA A PRIORIDADE NA REALIZACAO DOS SEUS JOGOS ?

    DESDE SEMPRE AS QUENGAS TEM QUE PERDER E FICAR NO CANTO COM A CARA AMARRADA.

    EEEEEE ESCORIA, CLUBE MEDIOCRE.

    UM DIA SERAO ARRANCADOS

    O DIA ESTAH PROXIMO

    ***(*) ******(*)

  36. LOL

    interessante que hoje em dia há uma quantidade enorme de documentos antigos, jornais e afins digitalizados e disponíveis na internet
    eu gostaria de ver algum documento da época, alguma denúncia séria quanto a construção do morumbi

    fica difícil sustentar tais acusações só com os boatos lançados no ar por meia dúzia de jornalistas, e repercutidos por gente que nem foi ver direito o que aconteceu realmente

  37. Jorge HEXA

    Palmerense antigamente brigava com o corintians dizendo ter maior torcida.
    Hoje brigam com o São Paulo dizendo ter maior torcida.
    Em breve brigarão com o Santos dizendo ter maior torcida
    Depois brigarão com a portuguesa, com o guarani. com a ponte…

  38. Fernando Miller

    AQUI NÃO TEM 6 BRASILEIROS,tem 8,vão ser reconhecidos…

    NÃO TEM 3 LIBERTADORES – mas nunca precisamos inverter mandos ou
    pular etapas para irmos para frente nelas.

    NÃO TEM 3 MUNDIAIS – nem vocês…(Copa Toyota não era mundial.2005 pra vocês e 51 para nós – 1 x 1)

    NÃO TEM A 3 MAIOR TORCIDA DO BRASIL ( mas torcemos melhor que vocês…)

    NÃO TEM O MAIOR ESTÁDIO DO BRASIL (mas teremos o melhor em breve, é só a Arena vai ficar pronta…)

    NÃO TEM JOGADOR NEGRO NEM JUDEU (Já ouviu falar em Og Moreira?)

    AQUI TEM ASA DE ARAPIRACA (lembra do Once Caldas??)
    MENOR TORCIDA DE SP (não é a nossa)
    AQUI TEM SEGUIDORES DE HITLER (sim,aí no Morumbi tem mesmo)
    AQUI TEM SEGUIDORES DE MUSSOLINI (…claro,por consequência, no Morumbi tem também)
    AQUI TEM GÁS DE PIMENTA NO RIVAL PRA SAIR DA FILA (que foi investigado pela polícia,não?)
    AQUI TEM ESQUEMA PARMALAT (que revolucionou a gestão esportiva no Brasil,lembra?)
    SE NÃO FOSSE A PARMALAT MEU TIME SERIA UMA PORTUGUESA ( e se não fosse a esmola que palmeirenses e corinthianos deram no Jogo das Barricas,vocês nem uma Portuguesa seriam…)
    AQUI TEM TRAFFIC (o que demonstra que atraímos investimentos e valorizamos jogadores,ao invés de vender um Kaká a preço de banana,como disse o Berlusconi)
    AQUI NEGRO NUM PASSA NEM DA PORTA (aqui onde,cara pálida?)
    AQUI TEM KU KLUX KLAN (ah,deve ser no Morumbi…pode ser que sim,não sei…acho difícil)
    AQUI SÓ TEM RACISTAS (aqui onde,cara pálida?)

    AQUI É PALMEIRAS, QUENGAS, MERETRICIO SUJOS E PEQUENOS, TIME DE COLONIA, TIME EM EXTINÇÃO. (Aqui é Palmeiras,clube que vocês tentaram matar no tempo da Segunda Guerra e foram os primeiros a sentir nossa força,no célebre episódio da Arrancada Heróica,quando vocês fugiram de campo…)
    agora o gran finale…

    NÃO TEM ROGERIO CENI (Graças a Deus ! Temos Marcos…basta,não?)

  39. Paulo Roberto

    PurpuLINA vc eh poderoso, heim? Vai montar o “exercito dos mauricinhos” para “arrancar” o Verdao do pais?
    Nao se estresse que esse dia nunca chegara, vc eh insignificante, LOUCA!!!!

  40. CRIS GARDNER

    Parabens Paulinho ai se mandou bem apesar dos caras meio doidos do blog supracitado vc publicou a verdade sobre MADAME

  41. Fábio Barbano

    Não, não é fato. O Morumbi foi inaugurado em 1960, bem antes da ditadura. A inaguração total foi em 1970, um ano antes de Laudo Natel assumir o governo do Estado.

    Mas, e daí se o governador for são-paulino? Então eu devo assumir que a reforma do Palestra Itália será bancada pelo governo do estado, só porque o governador Serra é palmeirense? NADA A VER!

    Ninguém comprovou desvio de verba algum, é tudo choradeira dos rivais ao verem o tricolor do Morumbi construir o maior estádio da capital.

  42. Fábio Barbano

    Terceira maior do país e segunda do estado sim senhor. Qualquer pesquisa atesta isso. Inclusive a que determinou as cotas do Pay Per View esse ano.

  43. Alexandre -Avante Rogério- Amaral

    meu caro blogonauta jujusticeiro camarada… c tá enganado!
    Mas a única coisa q enche o saco são as tramóias d bastidores p nos ferrar por pura inveja. S houvesse justiça ñ haveria problema algum, infelizmente vivemos num país injusto.
    abs

  44. Wiliam Junior

    Não sei para que tanta confusão, o Panetone exisitia por um simples motivo: gerava renda em virtude das finais e dos clássicos que lá eram disputados, ou seja, um salão de festas mesmo, basta ver qual foi o maior público da história do Panetone.
    Aguardemos o fim do ano para saber o prejuízo que as meninas terão em virtude da falta de jogos e de público. Aliás, há quanto tempo não tem um jogo no Panetone ?

  45. Fábio

    Então foi graças ao Laudo Natel, presidente do Bradesco, e não o governador do estado, que o São Paulo consegui fazer o Morumbi.

  46. Luiz

    O São Paulo quis ganhar do governo o Parque Antarctica.

    O São Paulo quis ganhar do governo o Pacaembu.

    O São Paulo ganhou do governo o Morumbi.

    O SÃO PAULO TEM A MAIS VERGONHOSA HISTÓRIA DOS CLUBES BRASILEIROS.

  47. Luiz

    O São Paulo quis ganhar do governo o Parque Antarctica.

    O São Paulo quis ganhar do governo o Pacaembu.

    O São Paulo ganhou do governo o Morumbi.

    O SÃO PAULO TEM A MAIS VERGONHOSA HISTÓRIA DOS CLUBES BRASILEIROS.

  48. investigador

    > Verdadeira História do São Paulo F C
    >
    >
    > Capítulo I – Nasce o Clube
    >
    > O São Paulo foi fundado em 1930 e faliu em 1935 por dívidas
    > acumuladas. Diante da enorme dívida, os dirigentes são-paulinos,
    > liderados por Paulo Machado de Carvalho, sugeriram a incorporação pelo
    > Clube de Regatas Tietê, que pagaria as dívidas e ficaria com o
    > patrimônio do clube, incluindo a Chácara da Floresta, vizinha ao C. R.
    > Tietê.
    >
    > Alguns sócios se rebelaram contra a decisão, mas acabaram aprovando a
    > fusão em Assembléia (realizada em 14/01/1935), pois do contrário
    > teriam que assumir a dívida. Com a incorporação, a dívida foi paga
    > pelo Tietê.
    >
    >
    >
    > Capítulo II – Renasce o Clube
    >
    > No final de 1935, o atual São Paulo foi re-fundado sem dívidas, mas
    > também sem qualquer patrimônio. O time era tão fraco que, nos dois
    > primeiros anos (1936/37), terminou o Campeonato Paulista em 8º e 7º,
    > respectivamente.
    >
    >
    >
    > Capítulo III – Re-Renasce o Clube
    >
    > Novamente atolado em dívidas, fundiu-se ao C. A. Estudantes da Mooca
    > em 1938, salvando-se de nova falência. O novo time titular foi
    > composto com 9 atletas do Estudantes e 2 do São Paulo, que passou a
    > mandar seus jogos na Mooca, sede do Estudantes.
    >
    > Para “ajudar” financeiramente o São Paulo, Palestra e Corinthians
    > disputaram, em 1938, o famoso “Jogo das Barricas”, assim chamado por
    > causa das barricas colocadas na entrada do Palestra Itália para o povo
    > depositar dinheiro. Os dois clubes nada receberam e ainda doaram a
    > renda para ajudar o São Paulo a pagar suas novas dívidas. Neste “Jogo
    > das Barricas”, Porfírio da Paz, Presidente do São Paulo, andou no meio
    > das torcidas adversárias com uma bandeira esticada, para que os
    > torcedores atirassem algumas moedas para ajudar o São Paulo.
    >
    >
    >
    > Capítulo IV – A Tomada do Patrimônio Alheio
    >
    > Em 1942, com apenas 7 anos de vida e sem patrimônio, os dirigentes
    > são-paulinos vislumbraram uma grande oportunidade. Com a entrada do
    > Brasil na II Guerra Mundial e a declaração de Guerra ao Eixo, o
    > Governo publicou um decreto que permitia a desapropriação de
    > patrimônios de súditos alemães, italianos e japoneses.
    >
    > Após a desapropriação de bancos alemães e companhias aéreas, a
    > possibilidade de tomar o patrimônio dos italianos animou os
    > são-paulinos, que tentaram a todo custo se apropriar do Palestra
    > Itália. Não conseguindo tomar o atual Parque Antarctica, se
    > contentaram com um alvo mais fraco: a “Associação Alemã de Esportes”
    > (também conhecida como “Deustsch Sportive”), que ficava na região do
    > Canindé. Então, com a ajuda da ditadura, ganharam finalmente uma Sede
    > em 29/01/1944, registrando a escritura em Cartório de propriedade de
    > Cícero Pompeu de Toledo.
    >
    >
    >
    > Capítulo V – O Morumbi
    >
    > Em dezembro de 1950, a Imobiliária Aricanduva (cujo dono era o Adhemar
    > de Barros), conseguiu empréstimo do Governo do Estado (o Governador
    > era o próprio Adhemar) para terraplanar e criar toda a infra-estrutura
    > em uma gleba na região do Morumbi. Um escândalo de corrupção na época.
    > O bairro, com todas as benfeitorias, passou a se chamar JARDIM LEONOR,
    > nome da esposa do Ademar de Barros. Um ano depois, em 1951, o São
    > Paulo convidou Laudo Natel (político ligado a Adhemar de Barros) para
    > ser tesoureiro do clube. Este negociou a compra de 68 mil m2 na região
    > e “ganhou” do Governo do Estado mais 90 mil m2.
    >
    > Em 1955, três anos depois, o São Paulo VENDEU ao Governo do Estado o
    > terreno do Canindé (aquele que GANHOU 11 anos antes), sem qualquer
    > benfeitoria adicional. O Governo comprou e repassou à Portuguesa, que
    > se viu obrigada a construir campo e arquibancada par a começar a usar,
    > pois estava completamente abandonado.
    >
    > Em 1966, em pleno regime de ditadura militar, Laudo Natel já havia se
    > tornado Presidente do São Paulo e, ao mesmo tempo, Governador do
    > Estado, quando o seu mentor, Adhemar de Barros, foi cassado por
    > corrupção.
    >
    > O então Governador determinou que os estudantes da rede pública
    > vendessem carnês chamados “Paulistão”. O dinheiro arrecadado seria
    > para a formatura dos alunos, mas, parte da arrecadação serviu para
    > ajudar na construção do novo Estádio. Ou seja, em um período de
    > ditadura, da censura aos jornais, sem explicações sobre a origem do
    > dinheiro, sem um clube de associados que pudesse gerar receita, sem
    > rendas (pois jogava em estádios praticamente vazios), o SPFC construiu
    > um estádio que nem nos dias atuais (de direitos de TV, patrocínios,
    > venda de atletas) conseguiria construir…
    >
    > Com medo de um vexame, o SPF C pediu emprestado 2 jogadores ao
    > Palmeiras (Julinho e Djalma Santos), 2 ao Corinthians (Almir e Ari) e
    > 1 ao Santos (Pelé, contundido, não compareceu) para a festa de
    > inauguração do estádio, contra o Nacional do Uruguai.
    >
    >
    >
    > Capítulo VI – E Sabia também…
    >
    > Que, em 1990, o São Paulo foi rebaixado para a segunda divisão do
    > Campeonato Paulista, mas com o apoio dos dirigentes da FPF,
    > conseguiram reverter no tapetão a fórmula de 1991. Disputaram a
    > divisão inferior, mas conseguiram fazer com que esta indicasse vaga
    > para as finais, e ainda considerasse a campanha da segunda divisão
    > para os critérios de desempate na finais de 1991.
    >
    > Que em 1994, irritada com o ostracismo provocado pela rivalidade
    > Palmeiras e Corinthians, a Diretoria do São Paulo mandou esburacar o
    > gramado do Morumbi para impedir que o último jogo do campeonato, de
    > entrega de faixas, entre Palmeiras e Corint hians, fosse realizado no
    > Morumbi…
    >
    > Que o São Paulo nunca disputou a Taça Brasil (antigo Campeonato
    > Brasileiro), pois este torneio admitia somente os campeões
    > estaduais…
    >
    > Que o São Paulo é o único clube grande da capital que NUNCA vestiu a
    > camisa da Seleção Brasileira…
    >
    > Que maiores públicos no Morumbi são:
    >
    > 1) uma reunião de Testemunhas de Jeová, em 1985 [162.957 pessoas],
    >
    > 2) um jogo entre Corinthians X Ponte Preta, em 1977 [138.032],
    >
    > 3) do Show do Queen, em 1981 [~131.000]
    >
    > 4) um jogo entre Palmeiras X Santos, em 1978 [123.318].
    >
    > O São Paulo só aparece na lista em 9º lugar, ainda assim em um jogo
    > contra o Corinthians, em 1982.
    >
    >
    >
    > Capítulo Final – Conclusão
    >
    > O time dos quatrocentões, da extrema direita paulistana, dos políticos
    > sempre relacionados com a ditadura, que sempre cresceram nos piores
    > momentos do País, conseguiu amealhar um bom patrimônio, mas nunca
    > venceu sua maior dificuldade.
    >
    > Com uma história propositadamente mal contada, envergonhados do
    > próprio passado, os dirigentes lutam por criar uma identidade que não
    > existe, um clube sem alma e sem história, restando criar o simbolismo
    > de “clube da moda”, de embalo, na eterna luta de tentar transformar
    > “simpatizantes” em “torcedores reais”.
    >
    > O verdadeiro vínculo e a verdadeira paixão, o marketing nunca
    > conseguirá resolver…

  49. geraldo lina

    FASCISTAS, ESCORIA, LIXO, PORCARIA DA HUMANIDADE.

    VAO PROS QUINTOS DOS INFERNOS

    ***(*) ******(*)

  50. geraldo lina

    VAI TE CATAR VELHO ESCLEROSADO !!!!
    TU EH UM ZERO A ESQUERDA !!!
    AS TUAS MENTIRAS NAO FAZEM MAL PRA NINGUEM, LIXAO !!!

    ***(*) ******(*)

  51. geraldo lina

    ONDE SE LE CITADOS, ENTENDA-SE COITADOS.
    NA DIGITACAO O REDATOR ESQUECEU O “O”

    ***(*) ******(*)

  52. geraldo lina

    MODINHA EH A TANGA QUE ELA USA PRA IR NA PRAIA MOSTRAR A CELULITE… HAIHAIAHIAHIAHIAHAIHAIHAIHIHAIHAIHAIHAIHA

    LIXAO

    ***(*) ******(*)

  53. geraldo lina

    VOCE EH O QUE ? PAULO BOBERTO ? O DONO DA HISTORIA ?

    SE TOCA LIXAO, PORCARIA, ESCORIA !!!

    VAI ACABAR, O TEMPO VAI MOSTRAR.

    ***(*) *******(*)

  54. geraldo lina

    INFELIZMENTE EU NAO CONSIGO LER TUDO QUE ESSA MERXX ESCREVEU, PORQUE PELO QUE EU NOTEI, O SONHO DA QUENGA EH COMPARAR O SAO PAULO A ESCORIA E TENTAR NOS IGUALAR POR BAIXO.

    VC NAO PODE DIZER QUE SOMOS IGUAIS A VOCE EM NADA, MAS PRINCIPALMENTE POR UM MOTIVO MUITO SIMPLES, DE TODOS OS CLUBES GRANDES DE SAO PAULO, O MERETRICIO EH O UNICO QUE NAO TEM UM MUNDIAL.

    PORTANTO NAO SOMOS E NAO SEREMOS IGUAIS, PORQUE TEMOS 3 DE ACORDO COM A FIFA, E NAO TENHO CULPA SE VOCE, SEU MERXX CAIU DE PARAQUEDAS AGORA NESTE BLOG, PORQUE EU JAH ESFREGUEI NA CARA DE VARIOS IDIOTAS IGUAIS A VOCE O LINK DA FIFA.

    VOCE EH ESCORIA, EH PEQUENO E VAI ACABAR

    ***(*) ******(*)

  55. geraldo lina

    DE QUALQUER FORMA CONSTRUIMOS COM NOSSO TRABALHO.
    DIFERENTE DE OUTROS CLUBES MERETRIZES QUE SE VENDEM PRA TER ELENCO…

    NAO TEM VERGONHA ???

    ***(*) ******(*)

  56. geraldo lina

    VERGONHOSA DEVE SER A VIDA DE QUEM TE POIS NO MUNDO.
    DEPOIS DE TANTO SUOR E TRABALHO TER QUE ACORDAR E SABER QUE VOCE VAI DECEPCIONAR MAIS UM DIA.

    VAI TRABALHAR VAGABUNDO !!!

    O MEU CLUBE EH 6-3-3

    E AI TEM O QUE ???

    ESCORIA !!!

    ***(*) ******(*)

  57. geraldo lina

    O MORUMBI CONTINUA NOSSO, E AS MENTIRAS, ESSAS SIM GUARDE SUA BOCA BNAGUELA COM ELAS.

    PORQUE ESCORIA EH ISSO, UM DIA PERDE OS DENTES E OUTRO PERDE A LINGUA,

    ***(*) ******(*)

  58. manour86

    Uuaauahauauayuaya!

    Que piada!

    Mais uma das 300 mentiras que falam do São Paulo.

    Prova aí bandidão! Tem nota fiscal do governo?

    Tem comprovante do cimento?

    Cada um que aparece aqui pra falar besteira!

    Maldita inclusão digital!

  59. manour86

    Luis, você que não conhece história de ninguém.

    Veja a média de público dos ultimos brasileiros pra vc calar a sua boquinha.

    Nunca foi titular da seleção? Raí foi titular da seleção brasileira e capitão por 3 anos. de 1991 a 1994.

    Quem não conhece porcaria nenhuma de história é você.

  60. manour86

    Cara. O meu quarto tá até cheirando mal de tantas fezes que você escreveu. Perdeu seu tempo pra fazer isso? rsssss

    Pra começar você não entende porra nenhuma da história do tricolor paulista!

    Foi refundado? Foi! E daí?

    Refundado, mais novo do trio de ferro e mais vitorioso.

    Chupa!

    Vai demorar 2 séculos pro teu timinho ter os todas as glórias do tricolor.

    Se o São Paulo nunca vestiu a camisa da seleção é o time paulista que mais cedeu jogadores pra seleção brasileira na história.

    Nem vou citar o que você escreveu. Só prova o quanto malicioso e idiota que você é.

    Sempre querendo associar o São Paulo com a ditadura, tsc, tsc.

    Pra começar o time que mais de deu bem no perido militar foi o Santos.

    E no São Paulo tem democracia. Todos nossos presidentes foram eleitos.

    Mas tem times aí que gostam de ditadorzinhos de plantão, Vicente Matheus que quando não ganha, candidata a mulher no lugar. Nem vou falar do Alberto Dualib. E o Mustafá Contursi? E o office-boy do Kia? E o Marcelo Teixeira?

    Pagando de moralista barato.

    Passa um perfume na boca e nos dedos antes de falar do São Paulo FC

    Patético.

  61. Alviverde/SP

    Faz o seguinte Geraldolina…vai VOCÊ primeiro, e depois você nos conta como é(SE voltar)…RSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRS

  62. Alviverde/SP

    O PANICO NA TV que o diga…eles pagam um pau absurdo pro SPFC, do Richarlysson…RSRSRSRSRSRSRSRS

  63. Alviverde/SP

    Essa coisa FRESCA de passar perfume na boca, nos dedos…SEI NÃO.
    Não é com a gente não…
    RSRSRSRSRSRSRS

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: