Advertisements

Coluna do Fiori

fiori_g.jpg

FUTEBOL: POLÍTICA, ARBITRAGEM E VERDADE

Fiori é ex-árbitro da Federação Paulista de Futebol, investigador de Polícia e autor do Livro “A República do Apito” onde relata a verdade sobre os bastidores do futebol paulista e nacional.

http://www.navegareditora.com.br   Email: caminhodasideias@superig.com.br

apito

CHACOTEOU

Segundo declarações postadas pelo presidente da CEAF-SP Marinho, Sálvio Spinola lhe expressou pedido de desculpas informando não ter visto o lance de Ronaldo quando da violenta entrada na perna do são-paulino André Dias, por isto não o expulsou.

Ora! Se não viu, como deu amarelo para Ronaldo?

Com certeza Sálvio Spinola deve nos julgar calouros, tenho convicção que grande parte dos assistentes presentes recordam-se da agressividade por parte de Ronaldo, vi pela TV.

Spinola que estava de frente para o lance, alega que não viu, o presidente da CEAF-SP aceita,             de pronto deveria responder: Spinola tudo bem, notifico que está fora dos próximos “sorteios”.

INTERFERÊNCIA

Arbitrando a segunda partida pelas semifinais do Paulistão entre Palmeiras x Santos no sábado 18/04/09, Sálvio Spinola voltou a demonstrar não ser o árbitro ideal para eventos decisivos, seu trabalho nos parece ser pautado por alguma ingerência.

Percebo que Spinola deva ser fruto da doutrina arraigada pelos professores escola de árbitros da FPF e dos “exercícios táticos” implantados pelos componentes da CEAF.

O entendi essencialmente político, quando aos 31 minutos do segundo tempo deixou passar batida a agressão de Diego Souza em Germano, o episódio ocorreu na linha lateral, Spinola era senhor da situação, ou seja, lance totalmente seu, creio que não tomou providencia para não desagradar aos torcedores e dirigentes palmeirenses, Diego deveria ter sido expulso, seu nervosismo ficou claro, a câmara do canal Sport TV foca com clareza o desatino de Diego Souza por algumas ocasiões, como exemplo, no lance que antecedeu o gol palmeirense marcado por Pierre, dividiu deslealmente a bola com o santista Madson.

DOMINGOS vs DIEGO

O acontecimento entre Domingos e Diego Souza, poderia e deveria ser evitado pelo árbitro, tornou-se claro que:

O primeiro ato de Domingos ao receber autorização para adentrar em campo, foi correr em direção a Diego de forma objetiva, comprovando que grudaria no próprio.

Neste instante o árbitro por obrigação deveria se fazer presente chegaria em Domingos e lhe advertiria verbalmente sobre conduta não esportiva, assim agindo, Spinola inibiria escorregadelas momentâneas, fazendo-os ver que estava de olho daquele instante em diante.

Como não o fez, ouve inicio de desacerto, Spinola continuou distante, a proporção aumentou, quando tomou decisão, expulsou ambos, ai o circo pegou fogo, Domingos não esboçou reação e Diego comandou o triste espetáculo.

Em seu relatório Spinola postou que tudo se originou por troca de cabeçadas, isto não aconteceu, Domingos usou de seus braços e mão para manter Diego a distancia, em seguida, observamos o continuar e final.

NOVA DESCULPA?

Aguardaremos que o presidente da CEAF-SP faça publica sua possível conversa com Spinola sobre os acontecimentos na partida Palmeiras x Santos, ressaltando que novo pedido de escusa por parte do árbitro dizendo que não viu os lances anteriores de Diego, corroborara seu preterir para com a verdade.

CORINTHIANS x SANTOS

Árbitro: Wilson Seneme; nada a contestar, sempre em cima das jogadas, aplicou bem os cartões e não cedeu a pressões dos os litigantes.

“SORTEIO”

Na tarde da quarta feira 22/04/09, realizou-se o “sorteio” para se saber o nome do árbitro que atuara na primeira partida entre Santos x Corinthians, do mesmo participaram:

Wilson Seneme, Paulo César Oliveira e Sálvio Spinola.

A partida terá arbitragem de Wilson Seneme.

FINAL DO INTERIOR

A partida entre Ponte Preta x Barueri, será arbitrada por:

Luiz Flávio Oliveira

C. A. JUVENTUS

Transmito minha tristeza pelo derrotar futebolístico do simpático C.A. Juventus.

No mês da comemoração de seus 85 anos de sua fundação 20/04/09, o time desceu para terceira divisão do futebol de nosso estado.

POLITICA

Impressionante a cara de pau dos portadores de mandato parlamentar e os candidatos a este, centenas de suplentes em dias passados lotaram o Congresso para pressionar os senadores a votar a emenda que limita os gastos das câmaras Municipais.

Se aprovada esta emenda possibilitara a criação de mais de sete mil vagas para vereadores em todo o país, somos conhecedores que grande parte dos municípios não possui 30% da população moradora no bairro cidade Tiradentes, situado na zona leste da capital do estado de São Paulo.

APRIMORAMENTO

Estou convicto que o mandato de vereador é a escola inicial das ladroeiras praticadas pela maioria dos nossos pseudo-s representantes.

MORDOMIAS

Farra das passagens, verbas para todas situações, desculpas deslavadas como: O parlamentar em Brasília e a mulher não podem vir. Sim! Pode e deve, o que não pode é o ir e vir constante lhes proporcionamos residência, salário e vários outros benefícios, o dinheiro é retirado dos impostos que pagamos com suor e sacrifício, os parlamentares se definem idealistas e patriotas, apregoam fazer tudo pela pátria, portanto, antes de almejarem cargos eletivos são sabedores que deverão fixar residência em Brasília quando mandato federal.

INICIATIVA PRIVADA

Vários de nossos “representantes” são empresários, quando da mudança de sua empresa de uma localidade para outra, oferecem a seus funcionários caso queiram acompanhar, valores correspondente à mudança para toda família e pagamento compatível, na concretização, os gastos passarão para o contratado.

ABREVIANDO

Cumpram com vossos deveres, façam-no com retidão, parem de enganar, de agredirem nossas esperanças, quer tenhamos sido ou não vossos eleitores, ao serem empossados devem legislar para o conjunto, parem de praticar o repugnante Toma Lá Dá Cá.

Por isto persisto:

Acorda, Brasil.

SP-24/04/09

As opiniões acima são de minha inteira e total responsabilidade

Facebook Comments
Advertisements

10 comentários sobre “Coluna do Fiori

  1. Alexandre

    Perfeito nas conclusões!
    Muito boa coluna
    Valew Paulinho por postar sempre a coluna dele aqui, tem sido bem esclarecedor de ler, deu até vontade de comprar o livro dele, deve ser beeeeem interessante
    Abs

  2. Carlos Almeida

    Consta que o Salvio Spinola irá ganhar o sorteio (?) para o segundo jogo Corinthians x Santos. É aguardar.

  3. Vicente

    Spinola é um nome que toda vez ouço, já imagino que vai dar #$%#!!

    Nota-se que muitas vezes o arbitro depois que toma uma decisão, mesmo sabendo que errou, ele não volta atrás… Oras na justiça há recurso, se o juiz não voltar atrás, outro superior a ele volta…

    Creio que a arbitragem deveria ser repensada no futebol, imagina o mesmo Spinola sendo avaliado constantemente por outros juizes que poderiam mudar sua decisão caso cometa equívocos, imediatamente… Acabaria até com aquelas historinhas de mala preta… Deveria haver uma bancada que decidiria as decisões mais complicadas e/ou corrigia equívocos…

    Eu sei que essa ideia é complicada de realizar na prática, mas jogo sujo faz parte só do truco até onde sei e futebol esta parecendo um jogo de truco.

  4. Cláudio

    salvio não é o mesmo que anulou gol legitimo do Adriano contra o corinthians e não deu penalti no Dagoberto no mesmo jogo e ainda deu cartão amarelo para o jogador do são paulo ????

    então tá explicado…

  5. Romeu

    Hip Hip Hip… O que queria o coronel Marinho? Ceder à pressão da imprensa para que Sálvio o expulssasse? É lance de interpretação, e não de expulsão direta. Sálvio acertou. A mesma imprensa que pressiona os miolos moles e são paulinos do coronel Marinho fecham os olhos para a entreda criminosa de André Dias em dentinho segundos antes da entrada de Ronaldo. É de se lamentar…E o choro é livre sr. Cláudio. kkkkk

  6. Cesar Augusto Dias

    Será que o tecnico Mancini vai passar ileso , o bate boca com Diego
    e aconfirmação na coletiva que ele mandou Domingos pegalo ou desculpe marcalo, e o Domigos aquele que quebrou o vestuario do Nautico quando estava no Gremio deu risada fez gestos de positivo.
    Será isso é futebol?????

  7. euclydes zamperetti fiori

    Senhor Romeu, o “chefe” da arbitragem de São Paulo, deveria sim dar um chega pra lá em Sinola, se nada viu no lance, inclusive a entrada de Adndré Dias em Dentino, ñ poderia ter dado amarelo para Ronaldo.
    Grato pela participação, respeito suas colocações + na pratica a teoria é outra, deve haver objetividade e rapidez, bem como ter criterio, mesmo no erro o árbitro se faz respeitar quando mostra convicçõa de seu ato, esta determinação nunca foi demonstarda por Spinla, haja visto a partida posterior por ele arbitrada, cometeu erros maiores.
    zampéretti fiori
    cidadão e,
    árbitro de futebol

  8. euclydes zamperetti fiori

    Senhor Romeu, desculpe os erros, sou limitado.
    Abraços, tudo de ótimo .
    zamperetti fiori

  9. euclydes zamperetti fiori

    André Azevedo,
    minha limitação se resume na lingua Portuguesa, a sua, de seus patrões, bem como de seus amigos, na honestidade.
    Deva ser politico e praticante do : Toma Lá Dá Cá.
    zamperetti fiori
    cidadão e ,
    ex-árbitro de futebol

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: