Por ROBERTO VIEIRA

www.oblogodoroberto.zip.net

O campeonato brasileiro segue surpreendente. Disputado. Emocionante.

Embora a classificação apresente um viés.

Sem levar em consideração o fator econômico, toda análise do Brasileirão é tendenciosa. Os líderes do campeonato passam a impressão de empresas bem administradas. Os clubes que seguram a lanterna ganham o rótulo de incompetentes.

Dirigentes se consagram como super heróis. Enquanto outros são execrados pelas suas torcidas.

Mas o que aconteceria se a classificação do Brasileirão admitisse o handicap econômico? Se o futebol fosse uma gigantesca Bolsa de Valores?

Vamos levar em consideração apenas as cotas de televisionamento da Série A. Única receita conhecida de verdade. Sem caixa 11. Esqueçamos toda a dinheirama de publicidade. Calculemos quanto custa cada ponto conquistado na Série A baseados nessa cota de televisionamento.

Vejam, meus senhores, quem são os clubes e diretorias mais eficientes do Brasileirão. Quais os clubes que fazem mais com menos, muito menos. Quais os clubes que tiram leite de pedra.

Quais os clubes que liderariam a Bolsa de Valores do Futebol:

 

1. Ipatinga 110 mil reais/ponto

2. Figueirense 134 mil reais/ponto

3. Náutico 158 mil reais/ponto

4. Coritiba 224 mil reais/ponto

5. Goiás 229 mil reais/ponto

6. Vitória 245 mil reais/ponto

7. Grêmio 250 mil reais/ponto

8. Cruzeiro 259 mil reais/ponto

9. Sport 262 mil reais/ponto

10. Portuguesa 305 mil reais/ponto

11. Botafogo 306 mil reais/ponto

12. Internacional 312 mil reais/ponto

13. Atlético-PR 314 mil reais/ponto

14. São Paulo 339 mil reais/ponto

15. Palmeiras 344 mil reais/ponto

16. Atlético-MG 366 mil reais/ponto

17. Flamengo 368 mil reais/ponto

18. Santos 375 mil reais/ponto

19. Fluminense 417 mil reais/ponto

20. Vasco da Gama 618 mil reais/ponto

 

Caso fossem empresas, em quais você iria investir?

No impressionante Ipatinga que lhe devolve um ponto a cada cem mil reais empregados?

Ou no Vasco da Gama que torra mais de meio milhão para conseguir um empate?

Facebook Comments
Advertisements