Advertisements

China irrita sambistas brasileiros e censura batucada

MAURÍCIO SAVARESE – REUTERS

PEQUIM – Dias de clausura, alimentação limitada a sanduíches e proibição de batucada dentro de um bar pela polícia chinesa. Os integrantes da velha guarda da escola de samba Vila Isabel dizem que não esperavam por isso ao serem convidados para uma nada política apresentação na sede das 29as Olimpíadas.

Em mais um esforço pré-Olímpico para promover diferentes culturas, o Ministério da Cultura chinês organizou na sexta-feira e no sábado o show “Noite Latino-americana” no Grande Salão do Povo, em Pequim, onde se reúne anualmente o Congresso Nacional do Partido Comunista. Mas, segundo os sambistas, não soube lidar com os convidados estrangeiros.

“Na quinta-feira chegamos às 9 da manhã e tivemos de esperar dez horas para ensaiar. Não podia sair. No dia seguinte foi a mesma coisa. Não aguento mais ver sanduíche e água, que foi tudo que comemos. E comemos no chão, porque não podia sair nem do camarim”, disse à Reuters o mestre Adilson Pereira após o show do sábado.

“Batucar também não podia. Nem aqui nem na rua. Quando batucamos em um bar do outro lado do hotel onde ficamos veio polícia e tudo. O que a gente passou aqui não é mole”, comentou outro membro da delegação da Vila Isabel.

Segundo ele, os policiais consideraram 1 da manhã um horário inapropriado para manifestações culturais barulhentas dentro do bar.

Uma fonte da diplomacia brasileira em Pequim afirmou que a embaixada deve divulgar uma nota oficial nos próximos dias para lamentar o tratamento dedicado aos sambistas, que seguirão no país para outras apresentações.

PASTICHE

Além dos problemas fora do palco, os sambistas brasileiros também sofreram com o pouco tempo que tiveram para, possivelmente pela primeira vez na história, colocar quatro mulatas para dançar seminuas em um palco onde se reúnem membros do governo chinês.

Visivelmente frustrados, os membros da Vila Isabel tocaram “Kizomba” e “Aquarela Brasileira” em cinco minutos, após esperarem 1h20 ao som dos artistas de Argentina, Cuba, Colômbia, Peru e Bahamas.

Para o sonolento público chinês presente, não fez diferença quando os brasileiros entraram no palco para sua breve performance. Houve quem saísse do salão e quem se espantasse com os trajes sumários das mulatas.

Ao lado da reportagem da Reuters, uma moça colocou as duas mãos sobre a boca, em sinal de incredulidade. Um senhor preferiu ir embora e voltar apenas quando começou a apresentação dos mariachis mexicanos.

Muitos homens olharam sem demonstrar nenhum desejo, nem mesmo quando as moças desciam sensualmente até o chão. O Carnaval não é transmitido na China, por ser considerado lascivo demais. No final, aplausos não mais do que formais.

O ápice da programação oficial foi quando o grupo de mexicanos entoou a canção chinesa “Molihua”. Aplausos quase delirantes.

Para os brasileiros, a recepção do público foi boa o suficiente.

“É um público que mal sabe o que fazemos e que, levando isso em conta, foi muito bacana com a gente. Mas espero que tocando nos bares a gente consiga chamar a atenção um pouco mais para o samba de verdade do Brasil”, disse mestre Adilson, campeão do Carnaval do Rio de Janeiro de 2006.

Facebook Comments
Advertisements

11 comentários sobre “China irrita sambistas brasileiros e censura batucada

  1. Gabriel

    Que fase Paulinho… heheheh…. ninguem te dá moral na polemica com o Birner!!! tente ser mais imparcial… um exemplo: não há logica de perseguir Wanderley Luxemburgo e exaltar Caio Jr. Os numeros falam por si só e o coraçao de qualquer palmeirense dói!!!

  2. Alexandre

    Paulinho

    Que confusão é essa com o Birner?

    Sobre a China, outro País meu caro, outra cultura…

    Será que o Ocidente pesava mesmo que seria diferente?

  3. Sérgio

    Parabéns aos chineses. É por essa mania de só mostrar batucada e mulher seminua fazendo caras e bocas que os estrangeiros acham que toda mulher daqui é vagabunda.

  4. Kakashi

    O q esperar de um país onde impera a lei do porrete(comunismo)?!Dá até nojo..Pais desgraçado!!Falcatrua então, muito pior.Morei 5 anos naquela porcaria de país, e posso SIM dizer alguma coisa.De positivo não tem NADA!Vc trabalha literalmente, com pausa apenas pra comer e pra dormir.Já passei noites trabalhando desse jeito, tendo só o almoço e o tempo pra dormir, ainda assim sendo pouco.Mal acordava e eu tinha que trabalhar.Salário??Que nada..Só depois do trabalho feito,e ainda assim pagavam muito mal.Regime comunista e escravista , praticamente.Graças a Deus voltei…Depois de morar lá que entendo pq tem tanto chinês vindo morar aqui no Brasil.Política desgraçada!Pais de m****…País POLUIDO até demais!Nunca mais volto pra lá.Sem mais.
    Cordialmente.

  5. Divanio

    Impressionante, que um País onde nasceram tantos filósofos, com um passado tão rico em conhecimento sobre o ser humano, consiga chegar com a sua modernidade a esse nível de proibição no que diz respeito a liberdade de expressão!Confúncio deve estar se revirando no túmulo!

  6. Divanio

    Paulinho,

    Quanto aos comentários dos que falam que ninguém te dá moral sobre o Birner, não preocupe, VOCÊ JÁ A TEM DE SOBRA COM OS LEITORES SÉRIOS DESTE BLOG!!!Os que comentam sobre este assunto o fazem como a imprensa marrom, que tanto condenam!

  7. alessandro

    Depois os brasileiros são considerados baderneiros e as brasileiras putas lá fora ninguem sabe pq, e ainda vêem falar de discriminação..

  8. Douglas

    Se é a lei de lá beleza. Agora tem que pegar esses chineses, que vem vender muamba aqui e descer o pau.
    Somos obrigados a escutar eles grunhindo aui em nosso pais, se fechando em comunidades e cometendo ilicitos, aliás como muitas outras nacionalidades fazem aqui, e viver sorrindo.
    Um pais onde se come cachorro e não se pode navegar na web, não pode ser levado a sério.
    Esse papo de globalização de china ser pais rico etc etc, para mim china e argentina é a mesma coisa !!!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: