Coluna do Fiori

FUTEBOL: POLÍTICA, ARBITRAGEM E VERDADE

Fiori é ex-árbitro da Federação Paulista de Futebol, investigador de Polícia e autor do Livro “A República do Apito” onde relata a verdade sobre os bastidores do futebol paulista e nacional.

http://www.navegareditora.com.brEmail:caminhodasideias@superig.com.br

apito limpo

“Reflita os erros do passado, recomece trilhando novos caminhos.”

Domingos Netto: Pensador

—————————-

Mensagem sem papas na língua

José de Assis Aragão: Presidente do SAFESP

No início do seu alternado quarto mandato, sucedendo a calamitosa gestão Aurélio Santana Martins a quem alcunhei “juris171consulto”, cordialmente manifestei votos de sucesso na tarefa de reerguer a outrora principal entidade representativa dos árbitros das diversas federações do futebol brasileiro.

Relembro

Fazemos parte das dezenas dos fundadores que, por anos e anos, contribuíram na elevação do SAFESP.

Desde

A primeira diretoria comandada por Zé Astolphi mantive conduta apoiando colegas que sofriam agressões dentro e fora do campo, protocolando missivas relacionando o ocorrido, incluído a possível solução.

Recentemente

Baseado nas publicações do http://blogdopaulinho.com.br seguido por milhares de leitores/ouvintes das diversas regiões do nosso país e exterior, publicou dois lamentáveis episódios:

1º – Manifestação da diretoria do Santos F.C. contestando a escala da árbitra Edina Alves Batista. Passado o primeiro dia o site SAFESP nada publicou; como sempre; expusemos nosso parecer e dia depois: solidariedade postada no site

2º – Na Arena do Corinthians, intervalo da contenda com a Ponte Preta no momento que o dirigente Rubens Gomes alcunhado Rubão e outros invadiram o vestuário agredindo verbalmente o árbitro ameaçando-o fisicamente.

Concluo

Não é atrativo abdicar solidariedade aos não associados, certamente: deve ser escopo da atual administração persuadir os árbitros federados e amadores.

———————————-

10 Rodada da Série A do Paulistão 2024 – Sábado 24/02 – TV Cazé

Palmeiras 3 x 1 Mirassol

Árbitro: Edna Alves Batista (FIFA) – 44 anos – Diploma ano 2001

VAR

Thiago Duarte Peixoto

Item Técnico

1º – Correta a marcação da penalidade máxima favorável a equipe alviverde no momento que Flaco López foi derrubado pelo oponente Lucaz Gazal.

Penalidade

Batida por Raphael Veiga, bola no fundo da rede, segundo gol palmeirense 2×1

2º – Dez minutos depois bola foi alçada para área alviverde, na descendente, antes da linha da pequena área, um defensor palmeirense clara e levemente, puxou a camisa do oponente Luiz Otávio segundos antes de cabecear a redonda pra cima da meta defendida por Weverton.  Árbitra nada marcou, VAR não Interveio, jogo seguiu.

Concluo

Luis Otávio não reclamou. Fosse malicioso terei se jogado no gramado buscando a penalidade máxima.

Item Disciplinar

Cartão Amarelo: 03 para alviverdes

Domingo 25/02 – Santos 2 x 1 São Bernardo – TV Cazé

Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza – 43 anos – Diploma ano – 2003

VAR

Thiago Duarte Peixoto

Item Técnico

Em um ataque santista aplicou corretamente a lei da vantagem. No todo: Trabalho normal do árbitro e assistentes

Item Disciplinar

Cartão Amarelo: 02 para santistas e 04 a são-bernardenses

Corinthians 0 x 1 Ponte Preta – TV TNT

Árbitro: Matheus Delgado Candançan – 25 anos – Diploma ano 2017

VAR

Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral

Item Técnico

Quando de um ataque corintiano, tendo visão total do fato, deixou de apontar a falta em cima do goleiro pontepretano; jogo seguiu, refletiu e, atrasadamente definiu ter sido falta.

Item Disciplinar

Cartão Amarelo: 03 para corintianos, incluso técnico Antonio José Cardoso de Oliveira, que o mereceu por constantes reclamar das decisões do árbitro, , seguido do desempenho da assistente 01: Neuza Inês Back, idem: para com o quarto árbitro: Rodrigo Gomes Paes Domingues

Ressalva

Tentando desestabilizar a equipe de arbitragem, técnico corintiano está trilhando o mesmo caminho do compatriota técnico palmeirense técnico palmeirense

Trabalho

Do árbitro não influenciou no resultado.

Revoltante

A ameaça física e agressões verbais provindas do diretor corintiano Rubens Gomes, apelidado Rubão, direcionando-se ao árbitro.

Complemento da 5ª Rodada da Série A do paulistão 2024 – Quarta Feira 28/02 – Portuguesa de Desportos 0 x 2 Palmeiras – TV TNT

Árbitro: Thiago Luis Scaracati – 40 anos – Diploma ano 2004

VAR

Adriano de Assis Miranda

Item Técnico

Não influiu no resultado; desempenho aceitável.

Item Disciplinar

Cartão Amarelo: 04 para lusitanos

Vermelho: Correto para Victor Andrade Santos defensor da Lusa por ter atingido o oponente Luan Garcia Teixeira quando a partida estava inativa.

Internacional de Limeira 0 x 3 São Paulo – TV Record

Árbitro: Fabiano Monteiro dos Santos – 26 anos – Diploma ano 2017

VAR

Jose Claudio Rocha Filho

Item Técnico

O lance que definiu o placar foi antecedido da correta aplicação da vantagem, determinando segue o jogo na falta em cima do Calleri

Item Disciplinar

Cartão Amarelo: 02 para limeirenses e 03 a são-paulinos. Enfatizo: Quando da opção da equipe que daria o chute inicial, Calleri disse ao árbitro: Vê se apita direito, dá outra vez, você foi mal. Fabiano olhou e deixou pra lá. Poderia ter advertido o gringo com cartão amarelo.

No todo

Adequado desempenho do árbitro e assistentes

///   ///   ///   ///   ///   ///   ///   ///

Confira abaixo o programa “COLUNA DO FIORI” desta semana

Nele, o ex-árbitro comenta assuntos, por vezes, distintos do que são colocados nesta versão escrita

*Não serão liberados comentários na Coluna do Fiori devido a ataques gratuitos e pessoais de gente que se sente incomodada com as verdades colocadas pelo colunista, e sequer possuem coragem de se identificar, embora saibamos bem a quais grupos representa.

————————————-

Política

Carta ao presidente Lula

POR LYGIA JOBIM*

Prezado Presidente Lula,

Para usar um adjetivo suave, devo dizer que a entrevista que concedeu ao Sr. Kennedy Alencar na data de ontem, 27.02.2024, me causou profunda estranheza.

Nela, ao lhe ser perguntado sobre como trataria o aniversário de 60 anos do golpe militar de 1964, afirma que o irá tratar da maneira mais tranquila possível, até porque está mais preocupado com o ocorrido em 08.01. Prossegue dizendo que já faz parte da história, já causou o sofrimento que causou.

Em ato falho diz: “os generais que estão hoje no poder” não tinham nascido. Me desculpe, Presidente, mas quem está no poder é o senhor e estou esperando que o senhor os tire do poder.

Mais adiante reconhece que não temos todas as informações sobre o que aconteceu durante os longos 21 anos em que os militares nos jantaram, porque tem gente desaparecida ainda. Se sabe que tem gente desaparecida reinstale a Comissão Sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, instituída por lei e cancelada por uma canetada daquele que o antecedeu na Presidência e, com cujo nome, prefiro não sujar nem minha boca nem os olhos de quem vai me ler. Aliás, Presidente, todas as noites agradeço a Deus que o senhor o tenha tirado da Presidência.

Sou uma pessoa que obedece a quem respeita, mas me recuso a seguir seu conselho de que devemos construir o futuro e não ficar apenas remoendo o passado. O futuro é sempre resultado do passado. Ou ele é fruto do esquecimento do que aconteceu ou ele é fruto daquilo que com ele aprendemos. O que aconteceu em 08.01 é consequência direta da impunidade do que nos fizeram há 60 anos.

O Brasil tem que aprender que não pode haver desaparecidos, que a uma filha, como é o meu caso, não lhe pode ser negado ver o corpo de seu pai por ter sido barbaramente torturado e que a um irmão, como no seu caso, não pode ser negado o direito de velar seu irmão nem de se demorar no enterro do neto.

Nós não vamos esquecer o que lhe fizeram, portanto, não esqueça o que nos fizeram. Não nos menospreze, pois o ajudamos a eleger. Não nos menospreze, pois somos a resistência.

Resumindo, Presidente, mostre sua grandeza e nos peça desculpas criando a Comissão que tanto queremos. Será uma retratação à altura de suas palavras tão descuidadas e infelizes. Não fale para os generais, Presidente, fale para nós.

Respeitosamente,

*Lygia Jobim é jornalista, filha do embaixador João Jobim, torturado e morto pela ditadura sob o comando do general João Figueiredo e integrante do Coletivo Filhos e Netos por Memória e Verdade e do Coletivo Memória, Verdade, Justiça e Reparação.

Publicação do Jornalista Juca Kfouri no UOL do dia 01/3/2024

————————————

Chega da “desavergonhada corrupção praticada por presidentes, governadores, prefeitos, senadores, deputados federais, estaduais, vereadores, membros do judiciário, ministério público; idem: funcionários públicos de todas as escalas e nos bastidores do futebol brasileiro

———————————————-

Finalizando

“O progresso só será alcançado quando mudarmos os erros do passado, os pensamentos do futuro e as atitudes do presente”

Matheus Pedrosa: Pensador

———————————————

Se liga São Paulo

Acorda Brasil

SP-02/03/2024

Facebook Comments

Posts Similares

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.