FUTEBOL: POLÍTICA, ARBITRAGEM E VERDADE

Fiori é ex-árbitro da Federação Paulista de Futebol, investigador de Polícia e autor do Livro “A República do Apito” onde relata a verdade sobre os bastidores do futebol paulista e nacional.

http://www.navegareditora.com.brEmail:caminhodasideias@superig.com.br

apito limpo

“Quem diz a mentira, se alivia, quem diz a verdade, sofre”

Provérbio Ucraniano

——————————-

O

Abandono administrativo do SAFESP teve início no dia 08/01/2020 com a posse da diretoria liderada pelo juris171consulto.

Nestes

Quatriênio nenhuma ação para explicar, e bem explicadinho, as acusações sobre desmandos financeiros praticado pelo antecessor Arthur Alves Junior, somado a admissível conveniência do tesoureiro Carlos Donizeti Pianosqui.

Faltando

Três meses para convocação da futura eleição, sou convicto que a próxima administração encontrara muitos percalços para soerguer a outrora maior e melhor entidade representativa da arbitragem brasileira.

——————————————

16ª Rodada da Série A do Brasileirão 2023

Sábado 22/07

Flamengo 1 x 1 América-MG

Árbitro: Rodrigo Jose Pereira de Lima (PE)

VAR

Rafael Traci (SC)

Item Técnico

Considerei aceitável o desempenho do árbitro e assistentes

Item Disciplinar

Cartão Amarelo: 02 para Rubro-negros e para defensores do Coelho

Bahia 0 x 0 Corinthians

Árbitro: André Luiz Skettino Policarpo Bento (MG)

VAR

Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (FIFA-RN)

Item Técnico

1º – Próximo do término da primeira etapa, lada esquerdo do ataque da equipe da casa, Acevedo tendo a sua frente o oponente Bruno Méndez, chutou a redonda em direção a meta corintiana;

Na

Tentativa de interromper o trajeto da bola, Bruno Méndez girou o corpo e bola nele tocou (no ato, via TV, fiquei na dúvida); contudo: bem, colocado, árbitro soprou o apito apontando a marca da cal.

Sem demora

VAR solicita que vá até o monitor; lá chegando: viu, reviu, voltando ao campo gesticulando que a redonda bateu abaixo da axila do braço esquerdo e, aboliu o que houvera apontado

2º – Correto ao acatar a sinalização da posição de impedimento do corintiano Gil no instante que cabeceou a redonda para o consorte Bruno Méndez cabeceá-la pro fundo da rede.

Item Disciplinar

Cartão Amarelo: 03 para Tricolores e 02 para alvinegros

Copa do Brasil 2023 – Terça Feira 25/07

Corinthians 2 x 1 São Paulo

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA-GO)

VAR

Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (FIFA-SP)

Item Técnico

Durante o transcurso da contenda ao apito final, observei poucos deslizes do árbitro;

No todo

Entendi que árbitro e assistentes desempenharam suas atribuições com regularidade.

Item Disciplinar

Cartão Amarelo: 03 para são-paulinos; dentre os quais encontra-se o são-paulino Luciano, sempre zangadiço para com determinações do árbitro e assistentes, como também fingidor de ter sofrido faltas e outras peripécias.

Desta feita

Após ter marcado o gol de sua equipe, Luciano apontou o dedo e correu na direção dos torcedores corintianos a fim de provocá-los, estes movimentos de conformidade com o inserido na Regra 12: Comemoração de gols no item que diz:

‘Subir nos equipamentos de proteção do campo ou se aproximar dos espectadores de modo que cause insegurança ou fira os princípios de insegurança’

Quarta Feira 26/07

Grêmio 0 x 2 Flamengo

Árbitro: Raphael Claus (FIFA-SP)

VAR

Igor Junio Benevenuto de Oliveira (FIFA-MG)

Item Técnico

Flamengo vencia por 1×0 quando Raphael Claus acertou por ter determinado a marca da cal no instante em que Bruno Alves defensor gremista tendo o braço direito bem aberto espantou a pelota.

Penal

Batido por Gabigol, defendido pelo goleiro Gabriel Grando.

Item Disciplinar

Cartão Amarelo: 04 para gremistas e 03 para flamenguistas

Vermelho: Walter Kannemann defensor do Tricolor dos Pampas, após segundo amarelo recebido por falta temerária no oponente Everton Ribeiro.

Concluo

Na primeira etapa Raphael Claus deixou o jogo correr sem amarrá-lo quando dos contatos pela disputa da bola;

Na

Segunda o caldo engrossou: ocorreram reclamações dos dois lados, jogadas em que litigantes fingiram receber falta e com este comportar jogo foi truncado.

///   ///   ///   ///   ///   ///   ///   ///

Coluna em vídeo

Devido a cobertura pelo Blog do Paulinho da partida da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de futebol feminino, a gravação da versão em vídeo da Coluna restou prejudicada.

O programa retornará na próxima semana.

///   ///   ///   ///   ///   ///   ///   ///

Política

Com movimento milionário, Cid gabaritou no teste de perversão

Pessoas destemidas preferem se arrepender do que experimentaram do que não experimentar, exceto, é claro, queda de avião, ensopado de jiló e tudo o que dá cadeia. Alheio aos riscos, o tenente-coronel Mauro Cid gabaritou no teste de perversão ao bater continência para as conveniências de Bolsonaro.

Na penúltima revelação pendurada nas manchetes, o Coaf apresenta Cid como um suspeito de lavagem de dinheiro com movimentação bancária milionária, atípica e incompatível, com indício de “lavagem de dinheiro. Entre ingressos em e saídas, coisa de R$ 3,2 milhões em seis meses —de julho de 2022 a janeiro de 2021.

Sozinha, a cifra já seria esdrúxula, pois destoa do contracheque mensal de R$ 26 mil que Cid recebe do Exército. Porém, há mais. Muito mais. Quem percorre o gabarito do coronel esbarra no pagamento dos confortos de Michelle, falsificação dos cartões de vacina do capitão e de sua filha, tentativa de reaver joias sauditas na carteirada, conversas vadias sobre golpe e guarda de documento apócrifo com declaração de estado de sítio.

Se o desapreço de Mauro Cid por sua própria biografia serve para alguma coisa é para demonstrar que não se deve confundir um certo militar com um militar certo. Ao gabaritar na ajudância de ordens da Presidência, Cid confundiu farda com impunidade, presidente com divindade, burrice com lealdade, pose com dignidade, mão grande com agilidade, bagunça com atividade. Nada disso rima com impunidade.

Josias de Souza – Colunista do UOL publicado no dia 27/07/2023

—————————————-                 

Finalizando

“A subserviência cega e a ausência de princípios promulgam a inversão de valores na sociedade, as quais sustentam o corrompido sistema do mundo”

Oséias Gulart: Pensador

———————————-

*Chega da desavergonhada corrupção praticada por senadores, deputados federais, estaduais, vereadores, membros do Judiciário, ministério público; idem funcionários públicos de todas as escalas e nos bastidores do futebol brasileiro

——————————————-

Se liga São Paulo

Acorda Brasil

SP-29/08/2023

Facebook Comments
Advertisements