Advertisements
Blog do Paulinho

Jornal Nacional – um ator político em cena

Durante quatro anos, desde o impeachment de Dilma Roussef até a eleição de Jair Bolsonaro, a jornalista Eliara Santana, mestre em liguística e lingua portuguesa, estudou, diariamente, o Jornal Nacional.

Trata-se de uma análise séria, crítica e corajosa do mais relevante telejornal brasileiro.

O trabalho, a princípio de tese acadêmica, para nossa alegria, transformou-se em livro.

A obra, publicada pela Editora Meraki, com prefácio dos professores Adail Sobral, Angela Carrato e Jane Quintiliano já está à venda nas versões impressa e digital.

Em rede social, Eliara detalhou parte do trabalho:

“Foram quatro anos de mergulho no JN, nas estratégias discursivas do jornal de maior audiência do país – e isso continuou (e continuará por bastante tempo), rendendo o boletim e o blog”

“Analisar as coisas enquanto elas ocorrem é bem desafiador, porque não temos a devida distância. Mas me propus a isso e toquei o bonde, com o olhar cuidadoso e fantástico do meu orientador, prof. Hugo Mari”

“Em muitos momentos nesse período, eu precisei parar e respirar, para não contaminar a análise – porque eu já sabia, pela cor da gravata de Bonner, que ia aparecer sacanagem na edição”

“Enfim, foram horas e horas e horas de JN, até quando fiquei em NY no Teachers College – assistia a todas as edições”

“Confesso que fiquei um pouco (ou muito?) viciada – dizem que é a síndrome de Estocolmo”

“Mas ver o funcionamento do jornal é viciante mesmo, eles são nas estratégias, nas construções simbólicas, enfim, na construção da narrativa. Depois, com o tempo e com a Vaza Jato, fomos vendo os desdobramentos. Enfim, o JN foi e ainda é um ator muito importante”

Encontramos o livro à venda no site ‘Clube dos Autores’ pelo valor de R$ 51,57 (mas, segundo o site, poderá ser encontrado também noutras lojas):

Jornal Nacional, um ator político em cena , por Eliara Santana – Clube de Autores

Facebook Comments
Advertisements

Um comentário sobre “Jornal Nacional – um ator político em cena

  1. Antonio

    04 anos entre o impeachment e a eleição de Bolsonaro… Só isso invalida qualquer tese… Quanta mentira! E “sem crime de responsabilidade”? Faltou nas aulas de contabilidade pública! Vocês mulheres, Comunidade Alfabeto sem H e M, neonegros, sempre arrumam uma desculpa pra defender bandidos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: