Os treinadores de Guaratinguetá

Guaratinguetá, cidade localizada no Vale do Paraíba, em São Paulo, possui duas equipes conhecidas, ambas habilitadas, neste momento, à disputa da quarta divisão estadual.
O Mantiqueira segue atuante enquanto o Guará, que já disputou a série principal no passado, em período de licença para reestruturação.
Em comum, além da rivalidade e do município de origem, está o comportamento de seus dirigentes.
Anos atrás, o dono do Guaratinguetá, João Telê, passou a treinar a equipe e inovou, buscando jovens valores na várzea e também nos campeonatos de futsal.
Perseguido em campanha difamatória por ter se recusado a pagar propina ao site ‘futebol Interior’ (muitos profissionais de clubes menores, extorquidos, pagam para evitar o achincalhe), o treinador, apesar dos resultados inesperados, revelou atletas que explodiram, posteriormente, em grandes equipes e também no exterior.
A FOLHA de hoje mostra que, assim como no Guará, o dono do Mantiqueira, Geraldo Márgelo de Oliveira (Dado), filósofo de profissão, deixou a presidência do clube nas mãos do filho e se aventurou na preparação técnica dos jogadores.
Seus métodos, como o de treinamento falado, sem bola, são curiosos, mas o que, de fato, chama a atenção é uma cartilha obrigando seus comandados a não praticarem ‘malandragem’.
Exemplos: se colocar a mão na bola intencionalmente, avisar o árbitro; não simular faltas, etc.
São profissionais fora da curva.
Telê, neste período de pausa, concluiu curso de Direito, obteve carteirinha da OAB, montou escritório de advocacia e se prepara para retornar ao mundo do esporte, desta vez nos campos da Justiça Desportiva.
Enquanto a Série A do Brasileirão acolhe alguns treinadores nitidamente repetitivos em seus métodos e desqualificados intelectualmente, o município de Guaratinguetá possui dois exemplos de sucesso pessoal, ambos alijados, porém, da possibilidade de voos maiores no esporte por não integrarem a patota que, há anos, organiza o ‘rodízio’, patrocinado pelos intermediários, com aval da imprensa pouco investigativa, dos mesmos nomes, nas agremiações habituais.
