Advertisements

Pazuello não se importa

Da FOLHA

Por MARILIZ PEREIRA JORGE

General ache que sua missão foi cumprida porque serviu de capacho para Bolsonaro

Que Eduardo Pazuello mente não há dúvida, o que a CPI da Covid deixou claro é que ele não se importa com a tragédia que devasta o Brasil e na qual atuou como protagonista. O passeio sem máscara no shopping não foi descuido, demonstra que ele comunga com a retórica do presidente de que “pessoas vão morrer um dia” e não havia muito o que fazer. Portanto, não fizeram nem o mínimo.

Pelo contrário, o ex-ministro da Saúde tem a sua assinatura em medidas que só aprofundaram a crise. Ignorou medidas de isolamento, o uso de máscaras, foi cúmplice na prescrição de medicamentos comprovadamente não eficazes no tratamento da doença, ignorou a urgência no socorro a Manaus, sabotou a divulgação de dados de infectados e de mortes, negligenciou a compra de vacinas.

Presunção de inocência é uma coisa, Pazuello não estar preso com tantas evidências é algo que ultrapassa as questões jurídicas. Tivesse algum remorso, algum sentimento de culpa, teria assumido erros e apontado as responsabilidades de Jair Bolsonaro.

O seu depoimento mostra que decidiu honrar apenas pela metade o juramento que jovens militares fazem à bandeira: “prometo cumprir rigorosamente as ordens das autoridades a que estiver subordinado”. Sua submissão ao presidente ficou clara, em detrimento de “dedicar-me inteiramente ao serviço da pátria, cuja honra, integridade e instituições defenderei com o sacrifício da própria vida”.

Pazuello acovardou-se não apenas por lealdade, mas porque não se importa. Alegou “missão cumprida” ao ser questionado sobre sua saída do ministério, em depoimento à CPI da Covid. Resta saber qual era a desafio, visto que o general assumiu interinamente a pasta quando o Brasil contabilizada 14.817 mortes. Mais de dez meses depois, quando considerava seu trabalho feito, já eram quase 280 mil vidas perdidas.

Talvez o general ache que sua missão foi cumprida porque serviu de capacho para Bolsonaro. À custa da vida de milhares de brasileiros.

Facebook Comments
Advertisements

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: